O Mistério da Casa Verde

O Mistério da Casa Verde Moacyr Scliar

Resenhas - O Mistério da Casa Verde

Beatriz1971 21/11/2023

?A importância desse livro...?
Esse livro conta a história de um grupo de amigos que pretendem descobrir os mistérios da Casa Verde, uma casa totalmente abandonada na cidade de Itaguaí. Logo eles descobrem a importância dessa casa, uma casa que foi retratada em um conto de Machado de Assis, o Alienista. Juntos eles estão animados em descobrir todo o mistério que ronda esse lugar.

Algumas considerações:
1- Achei muito interessante o autor retratar a Casa Verde e o Alienista como se ela realmente tivesse existido (eles não existem realmente, são lugares ficcionais do conto do Machado). Por um momento me deixei acreditar que realmente existia.
2- O desfecho não me agradou, achei que poderia ter sido feita de outra forma. Senti que o autor correu para finalizar o livro.
3- Esse livro é mais indicado para pré adolescentes e adolescentes. Então se você, um adulto, achar algumas partes bobinhas, é normal.
4- Se eu fosse uma professora de Literatura, eu, COM TODA CERTEZA passaria esse livro para os meus alunos. É uma forma muito interessante de incentivar os alunos a conhecer os clássicos e, obviamente, incentivar a leitura.
5- Valeu muito a experiência! A escrita é ótima!

Maria 13/11/2023

Uma leitura rápida e fluída. Faz você ter vontade de ler o clássico de Machado: ?O Alienista?. Explica a obra de uma forma resumida. Mesmo que só li pela prova, não posso dizer que foi uma leitura chata e não proveitosa.

marcellinhaswift 22/10/2023

Ehhh, bem "paia" né galerinha... optem por ler algum outro livro, é melhor p vcs
2.5 estrelas ? ?

Izadora9 10/10/2023

Revisitando Machado de Assis sob a ótica de Moacyr Scliar
Já havia lido ?O menino bruxo? do mesmo escritor desse livro, o qual me fez conhecer a história de Joaquim Maria Machado de Assis. Muito bom revisitar outra obra desse grande escritor brasileiro sob uma diferente ótica. Sou suspeita a falar de Machado de Assis, minha antiga professora de literatura me ensinou apreciá-lo. Gosto muito da abordagem de Moacyr Sclilar para com as obras do autor. A narrativa em si deixa um pouco a desejar com soluções óbvias e desenvolvimento raso, mas vale a pena, principalmente para quem já leu ?O Alienista?.
Eduzito 20/11/2023minha estante
Pode pá cachorro

Julia2342 01/10/2023

Livro rápido de ler, história muito boa e interessante. Foi uma leitura da escola mas mesmo assim o livro é legal.

Julia4015 06/09/2023

Decepção.
Os livros do descobrindo clássicos costumam ser legais, mas esse foi só tristeza.

A única parte boa do livro foram as partes que narraram falas ou acontecimentos do livro do Machado de Assis.
O livro apresenta algumas falas gordofóbicas e diálogos péssimos, que fazem questão de te lembrar o tempo inteiro que aquilo é um livro, o que estraga completamente a experiência.
Os personagens são chatos, desinteressantes, e mal desenvolvidos. O grupo de 4 amigos no qual história gira em torno são esteriótipos de personagens de filme adolescente.
O plot é forçado e mal desenvolvido e tudo se arruma magicamente no final.

O livro é fraco, decepcionante e irritante, uma perda de tempo.

Victor225 02/09/2023

Muito Bom!
Este livro é muito bom, a leitura é contagiante!
Acho que poderia ter uma continuação, para saber como que está a relação dos personagens após o livro...
Apenas elogios, nota 10!

Barbara193 25/08/2023

??
Para diminuir a ressaca literária, um livro curto e conciso era o que eu precisava.

Arthurzinho (Xereta), Pedro (Pedro Bola), André Catavento e Leo são os personagens responsáveis por descobrirem, na Casa Verde, um homem misterioso que se intitula como O Alienista.

O livro traz elementos de O Alienista, de Machado de Assis e, o parentesco deste homem misterioso com Simão Bacamarte (O Alienista).

Uma linda e misteriosa moça adentrando a Casa Verde - com roupas antigas -; um homem expulsando os garotos; um psiquiatra; um repórter muito intrometido; uma professora fã de Machado de Assis.

Para saber o que aconteceu com o misterioso homem, o quarteto, a garota e qual a relação com Simão Bacamarte recomendo a leitura.

A história é leve e bem amarrada, Moacyr Scliar conseguiu simplificar a escrita rebuscada de Machado de Assis.

????????

Luisa 13/08/2023

O mistério da casa verde
Li por que a escola obrigou, odiei, não leria de novo, não recomendaria para ninguém, foi uma tortura ler esse livro
Lembrando que é só minha opinião você pode gostar

Helena602 31/07/2023

Mistério da casa verde-Moacyr Scliar
Eu me surpreendi de forma positiva com esse livro! Comecei com 0 expectativa mas ao desenvolver da história, começou a se tornar um livro muito confortável e leve. Me agradou o fato de apresentar um livro clássico brasileiro "O alienista" do Machado de Assis várias vezes ao decorrer do livro mas não se torna um detalhe chato e repetitivo.
Não dou 5 estrelas pois eu achei que foi tudo de uma forma muito rápida e algumas coisas não tiveram um desenvolvimento bom.
Valeu muito a pena ler!

Laura1512 21/07/2023

N achei muito bom esse livro.
Ele é bem curto, acho deveria ter mais detalhes de cada cena.
E o mistério da casa verde eu n achei grande coisa

Anaju2020 13/07/2023

É um livro bem legal, tem mistério, um pouco de romance e é bem interessante a "continuação" do Alienista.