Não aceite caramelos de estranhos

Não aceite caramelos de estranhos Andrea Jeftanovic

Resenhas - Não aceite caramelos de estranhos

Caroline Vital 21/04/2024

Acho que esse é o primeiro livro de contos que eu gosto absolutamente de todos eles. São contos sobre relações familiares, socos no estômago muito bem escritos, poéticos, viscerais.

Aline 17/01/2024

Indigesto, mas impossível de parar.
Sem dúvida esse foi um livro dificílimo de ler. Denso, pesado, cheio de culpas, vontades impopulares, pecado, pensamentos intrusivos que parecem pesadelos. Estupro, abandono, pedofilia, traição, morte, ódio. Repito, não é fácil se ele e talvez nem seja pra todo mundo (e tudo bem). Eu leio mesmo quando me incomoda porque acredito no poder da reflexão que o incômodo me traz.

*Não Aceite Caramelos de Estranhos* é formado por onze contos muito bem escritos que facilmente dariam onze histórias espetaculares. Eu não sou dos contos, não é meu gênero favorito e justamente por isso saio satisfeita desta experiência. A chilena *Andrea Jeftanovic* é profunda em suas descrições, cria cenas robustas e tem personagens bem polêmicos, o que dá bastante corpo para as histórias.

Andrea 07/11/2023

Estava gostando bastante até a metade...depois a escrita foi se perdendo, os contos ficaram meio estranhos, sem nexo, com a clara intenção de chocar de uma maneira rasa...sei lá, foi do 80 ao 8 muito rápido

Rostova 12/09/2023

Contos que devoram sua alma
Com uma série de contos, o livro aborda as nuances mais podres da humanidade. Não me fisgou tanto quanto eu pensei que fisgaria, mas o ultimo conto é emocionalmente lindo.

Gabi® 12/08/2023

Um livro curto, mas que tive muita dificuldade em terminar
Esse livro foi indicação de uma pessoa aleatória com quem conversei um dia no Sesc. Estava lendo um livro de contos e ela elogiou esse livro diversas vezes. Criei altas expectativas que não chegaram nem perto de serem alcançadas. Eu gostei de no máximo 3 contos, o que dá nome ao livro, o último e confesso de outro que não lembro, mas fiquei satisfeita com a leitura.
Confesso que talvez eu não tenha dado a devida atenção para cada linhas, mas a escrita da autora não me cativou.
No entanto, recomendo, sim, a leitura para que você tire suas conclusões.
Lucas 12/08/2023minha estante
Tem história... É o que importa muitas vezes.

Lori Bulhak 12/08/2023minha estante
Não aceite recomendações de estranhos (brincadeira)

Gabi® 12/08/2023minha estante
@lori hahhahahaha

Janaina 08/08/2023

À exceção de um conto...
.. que acho que se alongou em demasia, foi um livro excelente e que recomendo a todos que gostam desse estilo literário. Intenso, divertido, dramático. Do jeitinho que eu gosto.

Tales Martinelli 19/07/2023

Esta é uma coletânea de contos bem diferente do tipo de leitura que costumo ler, focando mais em tipos diversos de relacionamentos entre pessoas, sendo a maioria dos contos dentro do ambiente familiar.

Há alguns contos que abordam temas beeeem grotescos, o que causa um certo estranhamento e aversão... Inclusive o primeiro conto é bem difícil de engolir... Porém, há outros que eu achei brilhantes!

Independente dos temas abordados em cada história, todos eles são muito bem escritos, com uma escrita nem um pouco tradicional, puxando muito para versos poéticos, sendo essa característica um dos pontos mais altos dessa coletânea!

Fabíola 24/04/2023

Esse livro é porrada atrás de porrada!!
Gostei da maioria dos contos, dois contos que foram cansativos e arrastados, mas recomendo mesmo assim!

Jônatas Rafael Garpin 08/04/2023

O passado era uma escada que eu voltava a subir...
Livro extremamente forte e realista sobre a vida e as pessoas. Os maiores traumas que uma pessoa pode ter, mas que super recomenda a leitura.

Nazrat 02/04/2023

Descoforto
Um sentimento estranho é o que me passou ao ler esses contos... Como se a autora escrevesse sobre pensamentos invasivos que por vezes temos e elaborasse a história por cima deles. Coisas que negamos, que achamos imoral ou nos dá desgosto de imaginar que passou pela nossa cabeça. Gostei da leitura!

Mavi 05/03/2023

Desconfortável
Fiquei (e ainda estou) muito na dúvida de como avaliar esse livro. A autora aqui não nos poupa de passar por temas desconfortáveis e pesados, começando pelo o que eu classico como o conto mais pesado dos 11 (afirmo aqui a grande quantidade de gatilhos que o livro contém). Apesar disso, o modo como é escrito tem algo envolvente que nos faz querer ler os outros contos e continuar na escrita da autora. O livro é bem curto mas não consegui lê-lo tão rápido assim. Sinto que precisa de pausas entre as histórias para digerir a informação e continuar.
Passando por temas marcados pelo abuso e por relações desestruturadas, o livro nos leva a um misto de sensações de descorto, curiosidade e por fim, no ultimo de seus contos, um certo reconhecimento.
Não é uma leitura para todos mas é uma leitura muito diferente do convencional.

Sabrina 31/01/2023

Um livro de contos que misturam abuso, violência, assédio, incesto, crianças? é absolutamente perturbador, incômodo, mas tbm muito bem escrito. A autora brinca com questões morais e o julgamento fica por conta da válvula moral de quem tá lendo. Impossível não sentir repulsa em alguns momentos. Pra minha surpresa, o último conto (até que se apaguem as estrelas) é lindo, lindo. Pra sair da zona de conforto literário.

ThaiPedroso 05/01/2023

“Entendemos as coisas quando despencam sobre nós.”
Precisei respirar profundamente após o primeiro conto que li nessa coletânea da autora latina Andrea Jeftanovic. E não estou começando essa resenha dessa maneira pra assustar ou afastar ninguém, pelo contrário, espero que você seja um leitor curioso e vá atrás pra tentar entender o porquê do meu espanto.
Como diz na apresentação deste livro, são onze contos trazendo reflexões sobre pulsões reprimidas em nossas relações mais íntimas – as familiares e o ambiente doméstico.
Não fui atrás de nenhuma sinopse antes de iniciar a leitura, apenas tinha uma recomendação, então sem entender nada do que exatamente o livro se tratava acabei caindo em puro surto.
Se você conseguir passar pelo primeiro (O PRIMEIRO) conto deste livro, você consegue aguentar todo o resto dele. É simples assim. E não vou entregar o porquê disso, quero que você também sinta o estranhamento que eu senti.
O livro mostra situações que evitamos pensar justamente por perfurar aquele nosso nojo sobre determinados temas, é desafiar a si mesmo como leitor e colocar todos os sentimentos à mostra.
Tem um conto específico chamado “Primogênito” que precisei ler duas vezes pra sentir nas duas vezes o total desconforto e ferocidade que ele traz. Foi o que mais me marcou como leitora e também como pessoa.
Gosto de passar por temas desconfortáveis que me trazem de volta a realidade. Vamos ousar e falar/ler sobre desconfortos? Vamos cutucar a ferida do incômodo?
O ser humano tem inibições e vontades escondidas, nessa coletânea a autora coloca para fora justamente essas estranhas sensações invadidas. São histórias atrativas com soco no rosto, no estômago, mas é de trazer compreensão também.

Cuidado por conter gatilhos na leitura e bons incômodos a você.

site: @casualbooks

Pretti 03/08/2022

Pessoas são estranhas
Narrativas instigantes que buscam o estranhamento. A ideia do título acaba sendo explorada por meio de personagens estranhos e situações inusitadas. Poderia ser mais bem escrito, mas gostei da premissa.