O Médico e o Monstro

Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Erebin 09/02/2024

O doido e o doidinho <3
Algo engraçado ao ler O Médico é o Monstro (meu corretor deu um spoiler que-não-é mais-spoiler sem querer) atualmente é o como o grande plot twist do final se tornou algo TÃO popular que deixou de ser surpreendente. Ainda assim, é muito divertido acompanhar os outros personagens se roendo para destrinchar esse tal Edward Hyde.

O último capítulo foi uma das melhores coisas que já li. A linha de pensamento do Dr. Jekyll foi algo tão magnífico de acompanhar; a forma que ele admite reprimir-se tanto ao ponto que ele próprio não poderia se "libertar", porém o respeitável médico ainda poderia criar uma forma de condensar todo o mal de seu ser em um duende de baixa estatura e, assim, esbanjar-se dos males e vícios.

Já ouvi falar de várias interpretações de Jekyll para Hyde: Alcoolismo (beber uma droga e mudar totalmente), transtorno de personalidade (né), também tenho uma memória embaçada de ter ouvido que há o entendimento de homossexualidade no caso. Jekyll não especifica quais "irregularidades" e crimes ele tinha em mente quando criou a droga. Então, naquela sociedade típica vitoriana, há a possibilidade de que Hyde sair para se encontrar com uns caras em plena noite também seria visto igualmente como mais um de seus atos "hediondos".

Brincando, eu disse a minha amiga que o livro era sobre o desejo de comer vs a necessidade de dar e agora a doida quer ler ele.

Li pronta para me contentar com um mais ou menos, sendo que recebi um grande favorito.

? Curiosidade que eu percebi: não há nenhuma personagem feminina no livro, igual a Hobbit. É mencionada acho que a mãe da criança pisoteada e uma empregada, mas elas não tem nome.

"Afinal, o culpado era Hyde, Jekyll não era tão ruim. Acordava de novo para suas boas qualidades aparentemente irrepreensíveis. Ele até se apressava, quando possível, para desfazer o mal feito por Hyde. E assim sua consciência adormecia"

"Jekyll tinha mais o interesse de um pai. Hyde tinha mais a indiferença de um filho"

"Assim, portanto, enquanto descanso a pena e prossigo para selar minha confissão, dou um fim à vida do infeliz Henry Jekyll".

Um detalhe que achei muito interessante no último capítulo era como tanto Jekyll como Hyde eram referidos na 3° pessoa. Mesmo havendo este trecho sobre o Hyde 4 páginas antes:

"Ele, quero dizer eu, mas não consigo dizer eu, aquele filho do inferno não tinha nada de humano".

Assuntos Literários 08/02/2024

Maravilhoso
O último clássico que fiz a leitura foi ano passado e esse ano resolvi tirar esse dos encalhados da estante

Desde o começo do livro, podemos perceber um incansável advogado empenhado em resolver um mistério, que envolve o misterioso Ryde. O que me intrigava bastante era como esse homem aparecia e desaparecia sem deixar rastros.

E de acordo com que as páginas foram passando até chegar aos finais, confesso que não imaginei em ponto algum de como seria esse mistério ( e olha que surgiram teorias de todos os lados), mas o que me intrigou mesmo é o último capítulo.

Achei as páginas bem diferentes dos livros que já li da principis, mas o que amei mesmo foi as páginas amareladas. Os personagens e a narrativa são bem construídas

Dalila 07/02/2024

Fofoca
Advogado e seu amigo primo oq for (??????) fofocam sobre a vida alheia. Incluindo seu cliente, o Dr Jenkyll.
Dr Jenkyll é completamente surtado? Tem dupla personalidade? Tem segredos e uma vida dupla? Que prazeres são esses que você tinba Dr Jenkyll que precisava de um ALTER EGO?

no fim surtou, e o advogado conseguiu a fofoca completa.

karine.ccc 07/02/2024

O Bem e o Mal
Não sei muito bem descrever esse livro, ele é uma daquelas leituras que exige muita atenção
no geral, eu não entendi direito o que a história quis dizer, mas imaginei que as transformações do dyckell e do hyde sejam uma alusão ao bem e o mal que existem dentro de nós mesmo, as nossas personas escondidas que lutamos para escondê-las e manter seus ímpetos.
acredito que se essa for a mensagem do livro, eu consegui entender bem.
eu fui lendo um capítulo por dia pra ser mais tranquilo, pois não é um daqueles livros que tu lê de qualquer jeito, exige calma e presença, mas ele é mais curtinho, então facilita um pouco

Mayrla.Kelly 07/02/2024

As últimas páginas me prenderam!
Sobre:
O livro narra a curiosidade de um advogado que decide investigar uma misteriosa relação entre Henry Jekyll, um médico pesquisador, e Edward Hady, um homem agressivo, julgado por todos que o vêem por causa da sua aparência espantosa, que inesperadamente aparece sendo beneficiário do Testamento de Henry. Várias ações de Hady acabam resultando em um isolamento da parte de Henry, o que gera mais curiosidade e desconfiança vinda do Sr:Utterson, o advogado.

Minha opinião:
Confesso que o decorrer do livro não me surpreendeu muito, pois eu já sabia um pouco do que aconteceria na história por meio de "Once Upon a Time", uma série da Disney. (Provavelmente Spoiler apartir daqui) A ideia do livro de falar sobre um médico que quer separar suas duas personalidades é muito boa (claramente ao ler o livro, você percebe que o Henry tinha transtorno de personalidade), ele começa a fazer pesquisas e logo depois experiências, que começam a surgir efeitos tanto fisicamente como mentalmente e é nessa parte que percebe-se as lutas psicológicas que o Henry tem que passar com o seu lado "mal".

Acredito eu, que o Henry acreditava que só teria benefícios com essas mudanças, pois ele poderia fazer certas coisas onde não seria punido, porquê ele conseguia mudar de forma e que ninguém saberia que era ele, mas ele acaba se apegando tanto a essa forma que as suas " poções" não estavam fazendo mais efeitos e ele acaba perdendo a própria essência e o controle sobre si mesmo.

O depoimento do Henry, no último capítulo do livro, me fez sentir como se eu estivesse presente na sua sala de pesquisas, testemunhando toda a sua luta para não ceder às maldades de Edward Hady.

Obs: Descobri porque era "O Médico e o Monstro"?.

Me sigam no insta:booksmaky

Mariza27 06/02/2024

Faltou algo
Sei que esse livro é um clássico, ele não é ruim é bem legal. Essa edição que li, talvez a tradução deixou um pouco a desejar. ?

Sem muitas delongas seguimos, o livro aborda um tipo de dupla personalidade inconsciente, envolvendo um médico. Sinto que cada leitor terá a sua opinião, mas... a minha é:
FALTOU UMA PITADA DE ROMANCE ??

Já sei que esse não era o intuito do livro, blá-blá-blá. Mas é só minha humildade opinião.

Finalizando, não é ruim!

Juliana 05/02/2024

Um livro muito interessante, que aguça a curiosidade e ao mesmo tempo que pode ser previsível te faz criar mil teorias.

Lu Sousa 05/02/2024

Esperava mais
Li algumas resenhas e fui com a expectativa alta, mas me frustrei. Tinha tudo pra ser um bom livro, um bom enredo, mas o final nada surpreendente. A trama em si é "ok", mas não achei que merecesse toda a fama.

Pablo.Alberto 05/02/2024

O Médico e o Monstro e a Influência desse debate em outras Obras
Existe algo em algumas obras góticas que me fascinam por demais. Talvez uma franqueza parcialmente coberta pelos diálogos mascarados de ''bom costumes'' e seus maneirismos rebuscados, mas que mesmo apesar desse disfarce ele não disfarça um tom realista e pessoal. Nesse livro, em meios a várias palavras dúbias, vemos ainda mais isso, pois se trata de uma obra sobre a dualidade humana e nossa vontade de reprimi-la ou expurgá-la.

Existe um clamor por materializar seus desejos, por mais vis que sejam. E talvez se apegar a essa forma formal de tratamentos, de costumes, seja algo que por medo ou por imposição social nos coloque em cheque em nossa consciência. Me lembrei de um trecho de Romanos 7:15-24:

15 - Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
17 - De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 - Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
20 - Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 - Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Sendo escrito em uma época e local muito influenciada pelos puritanos, acho muito interessante como esse ódio interno aos próprios desejos é narrado no livro. É uma batalha constante entre consciência e impulso, muito atrelado ao pecado em várias partes da sociedade.

Creio ser por isso que esse livro se faz tão universal e presente em outras obras. Apesar de ser uma leitura curta, ela é frontal. Ela conversa com os nossos dilemas morais mais profundos, aqueles que nos deixam desconfortáveis a ponto de pensarmos que isso não pode ter vindo da gente. E é aí que nos colocamos na pele do Dr. Jekyll.

Muitas obras nos trazem os anti-herois como grandes e complexos personagens, onde vemos O Médico e o Monstro em uma mesma manifestação corporal. Porém, nenhuma dessas manifestações está livre da dualidade humana.

gijo0 03/02/2024

Eu já tinha lido esse livro outras duas vezes, uma na escola e outra no começo da faculdade, e não gostei de nenhuma das duas

tentei hoje de novo, já acostumada com a ler livros clássicos/antigos e já no final da faculdade e adivinha...

continuo não gostando ???? vai ver esse livro realmente não é pra mim

Vamos_falar_delivros 02/02/2024

Um clássico da literatura, mistura romance com ficção científica, um livro rapidinho de ler, quem nunca leu e gosta do gênero vale a pena

lrn 01/02/2024

O Médico e o Monstro
A expectativa era que fosse uma história de terror bem fantasiosa. A princípio vem a curiosidade sobre quem é o monstro, mas ao final, ainda que reconheça ser um clássico, não me cativou.

LeonardoGS89 31/01/2024

O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, é um clássico da literatura de terror e ficção científica, que explora a dualidade da natureza humana e os limites da moralidade.
O autor, Robert Louis Stevenson, cria uma atmosfera sombria e gótica, que contrasta com a sociedade vitoriana da época (gosto muito disso), os personagens são bem construídos e complexos, mostrando as diferentes facetas da personalidade humana, a trama é envolvente e intrigante, mantendo o leitor interessado até o final, porém, achei que é revelado os mistérios da trama de forma muito precoce, diminuindo o efeito surpresa e o suspense, além disso, o livro é curto e pode deixar algumas questões em aberto, em todo caso, O médico e o monstro é um livro que vale a pena ser lido, pois é uma obra atemporal e influente, que nos faz pensar sobre os aspectos obscuros da nossa própria natureza.

Talhos 31/01/2024

O próprio livro me deu spoiler
Li quando era mais novo, adorei o livro do começo ao fim, pena que no meio da leitura acabei lendo a sinopse no final do livro e acabei levando spoiler do final, mas recomendo e uma leitura bem agradável.??