As Outras Pessoas

As Outras Pessoas C.J. Tudor

Resenhas - As outras pessoas

Fabio Shiva 24/03/2024

O MINISTÉRIO DA LITERATURA ADVERTE: ESSE LIVRO TEM GOSTO DE PLÁSTICO!
O plástico foi inventado em 1862, com o nome de parkesina. Mas foi só a partir de meados do século vinte, com a fabricação de diversos tipos de polímeros a partir do petróleo, é que o plástico passou a ser utilizado em larga escala em nossa sociedade. Não demorou para surgirem os primeiros alertas sobre o quanto essa nova substância poderia ser nociva para o meio ambiente. Pouco ou nada adiantaram os avisos: a humanidade continuou alegremente produzindo milhões de toneladas de plástico, em sua maioria transformados em lixo após um breve período de uso. Hoje um dos indícios alarmantes da poluição pelo plástico é a contaminação dos oceanos pelo chamado microplástico, que está presente inclusive na maioria dos peixes e frutos do mar consumidos pelas pessoas. Quais as consequências disso a médio e longo prazo? Só Deus sabe.

Essa triste lembrança de nosso (não tão) lento e inexorável envenenamento por plástico saltou em minha mente desde as primeiras páginas de “As Outras Pessoas”. Trata-se do novo sucesso literário de C. J. Tudor, autora do best-seller “O Homem de Giz”. Senti desde o começo da leitura um inconfundível e desagradável “gostinho” de plástico, que só foi ficando mais e mais pronunciado até o final do livro.

Mas o que quero dizer com “um livro com gosto de plástico”? Trata-se de uma trama evidentemente artificial, com o suspense sendo construído não a partir de episódios e acontecimentos, mas pela intencional e explícita supressão de partes importantes da narrativa pela autora. Notei esse mesmo tipo de “suspense artificial” em outro best-seller recente, “A ÚLTIMA FESTA”, de Lucy Foley (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2024/01/suspense-instantaneo-em-po-misture-agua.html). Será que esse estilo de escrita virou moda entre os jovens leitores de hoje? Custo a crer, mas tudo indica que sim.

Além disso, “As Outras Pessoas” segue conectando seus personagens em uma trama frouxa e para lá de inverossímil. Li pulando parágrafos inteiros, com um desgosto crescente, e só não abandonei de todo porque fiquei curioso com a novidade do elemento “sobrenatural” inserido na história tipicamente policial. Não chegou a ser uma surpresa chegar ao final do livro e descobrir que a parte “policial” foi a que teve explicações fajutas, enquanto a parte “sobrenatural” foi simplesmente a que ficou sem explicação alguma...

Não é que o livro seja ruim, veja bem. O problema é meu, que não curto muito o sabor do plástico.

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

Hester2 23/03/2024

Simplesmente ótimo. A escrita é maravilhosa. O cenário é impecavelmente detalhado. Os personagens são perfeitamente incríveis. Sem palavras. Esse livro é muito, muito, muito bom. Sem arrependimentos de tê-lo lido. O livro vale a pena por cada segundo passado com o mesmo nas mãos.

VitAria1331 20/03/2024

Para quem gosta de suspense, terror e um toque de sobrenatural esse livro é perfeito. Muito bem escrito, história desenvolvida especialmente com o intuito de envolver o leitor na história, instigando-o a tentar solucionar o caso. Uma história onde você não consegue ler apenas um capítulo por vez.

Luana.Caroline 19/03/2024

Ninguém sabe, até ser pressionado, quais são seus limites...
É um livro bom que aguça a curiosidade de quem está lendo, é um narrativa lenta que vai se formando e se construindo.. não é daqueles livros que te dão uma euforia para ler as páginas rapidamente pra saber o que irá acontecer a seguir. Refletimos muito sobre culpa, vingança e sobre fazer justiça com as próprias mãos... nos faz ter um questionamento sobre o que faríamos se fosse você naquela situação. Me lembrou muito o livro A corrente. Esse livro traz menos tensão e mais investigação... foi uma boa leitura e recomendo com certeza. Achei bem escrito e um bom mistério.

19/03/2024

Um pai com muitos segredos em busca da filha, uma garçonete que o vê frequentemente e tem as próprias frustrações com a vida, uma mulher que perdeu a filha e está cuidando de uma menininha! Muitos segredos e um grupo de pessoas em busca de uma justiça, não alcançada através das leis.

Maria19718 18/03/2024

Melancólico e intrigante
As outras pessoas trata de assuntos bastante tristes e delicados, explorando essa sensação de que em um mundo cheio de crimes e violência a maior parte das pessoas se sente "imune", como se nunca fosse acontecer com você. A narrativa se concentra em um personagem que perdeu a filha e busca desesperadamente por ela, o fio narrativo é bastante instigante e trás uma história que permeia o sobrenatural.
Apesar de parte do desenvolvimento e a conclusão deixarem a desejar, é uma leitura bem interessante!

Carol848 17/03/2024

Bom, mas nem tanto
Pra quem gosta de mistério com uma pitada de sobrenatural, esse livro é perfeito. Ele é bem escrito ? mesmo que algumas vezes pareça que todos os dias são iguais?, e convida o leitor a se aprofundar numa história misteriosa e, por vezes, com detalhes de embrulhar o estômago. Estou dando essa nota pois, embora o livro seja bem escrito e levante várias reflexões ao longo dele, achei o final bastante fantasioso e um tanto quanto decepcionante. Achei que o mistério se resolveria de uma maneira lógica, mas acabou que eu me enganei

Isis 16/03/2024

Confesso que não esperava muito desse livro, mas me enganei a história se tornou algo que vai ficar na minha mente por muito tempo.

Samantha Silva 14/03/2024

Às vezes, é bom conversar com... outras pessoas.
"As Outras Pessoas" é um thriller psicológico que prende desde do princípio! Com uma narrativa repleta de reviravoltas surpreendentes e uma atmosfera densa e sombria que mantém os leitores preso nesta tensidade, imbuída de uma sensação de suspense que permeia cada página.

À medida que Gabe desvenda os mistérios que cercam o desaparecimento de sua filha, ele se vê enredado em uma teia de conspiração e manipulação, onde as fronteiras entre o real e o imaginário se tornam turvas.

Além da trama intrincada, "As Outras Pessoas" também oferece uma reflexão sobre temas como perda, redenção, justiça, mas principalmente sobre luto!

No geral, "As Outras Pessoas" é uma obra do suspense psicológico, que prende e perturba até a última página. C.J. Tudor prova mais uma vez sua habilidade em criar narrativas envolventes e perturbadoras que permanecem na mente do leitor muito tempo depois que o livro é fechado.

steph 09/03/2024

As outras pessoas
Depois de tanto segurar essa leitura finalmente dei a oportunidade a esse livro, apesar das resenhas dele, e não vou mentir, gostei bastante.

Meu gosto pode ser até "meia boca", mas foi uma leitura que realmente me prendeu.

Agora vou seguir com mais uma obra dela e ver se esses suspenses continuam a me prender.

?Mas a vida é uma viagem demorada por uma estrada que leva à morte. Não importa quantos desvios você pegue, mais cedo ou mais tarde todos chegaremos ao mesmo destino. A única diferença é a duração da jornada.?

Isabella 09/03/2024

Que ironia!!!
Esse livro vem para esfregar na nossa cara que a vida é feita de ironias, as vezes cruéis demais. Deixa a reflexão do perigo do ?olho por olho e dente por dente?, o ser humano, em sua eterna busca por justiça, ou nesse caso vingança, nunca estará de fato livre das consequências de seus atos ou escolhas! Vale a leitura e a mensagem.

?A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena?

Dai 05/03/2024

É o segundo livro que leio dessa escritora, e já estou com vontade de ler outros, gostei muito, a escrita é fluída, e a trama é envolvente.

JP Schneider 03/03/2024

As Outras Pessoas
Gostei da premissa do livro. A autora conseguiu criar uma boa atmosfera de mistério, misturando investigação e sobrenatural.

Foi mto bom como tudo foi se amarrando e interligando as 3 histórias, como uma pista levava a outra. Revelando que tudo estava ligado a algo maior, meio que uma organização chamada "As Outras Pessoas".

Gostei de como acabou, o único ponto negativo foi que terminou com algumas partes em aberto. A autora não explicou bem a parte sobrenatural, que a meu ver, nem precisava ter sido inserida na trama.

Mari 01/03/2024

Até a metade do livro, eu tava curtindo a história apesar das falhas. Mas depois, o final pareceu algo completamente irreal e até mesmo previsível.