O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

cacá ð 27/02/2024

O alienista
Esse livro foi uma obra que minha professora de literatura passou pra sala ler e eu fui animada, era o primeiro livro do machado que eu leria, e eu honestamente gostei muito! a leitura é fluida e muito interessante. não tem muito o que falar, a escrita de assis é simplesmente perfeita e cativante, a narrativa mais interessante que eu já li até hoje. eu amei, só isso mesmo

Lucas 27/02/2024

A honorável ciência
Se alguém estudou muito sobre um assunto, então quem somos nós para discordamos da opinião de uma honorável especialista?

Nesse quadrinho, com desenhos muito bonitos, temos uma crítica inteligente ao saber cientifico, uma reflexão acerca da natureza humana, com suas falhas e virtudes. Uma obra inteligente e também muito divertida.

Aconselho a todos a leitura!

mimie 26/02/2024

O alienista
É no fim o verdadeiro louco é aquele que profere tal fala aos outros. Sendo assim cada um de nós meio louco e meio são.

Aline 25/02/2024

Maravilhoso
O alienista de Machado de Assis é sem sombra de dúvida,uma obra de genialidade surreal...Na figura do Alienista são amplamente explorados a realidade de alguém que não impõe limites a suas ideias e as aplica sem medo das consequências... Machado de Assis faz uma crítica a plena crença na ciência sem que haja questionamentos ou uma saudável correlação com outros campos do pensamento...A falta de limites para chegar aos objetivos destrói a sociedade e por fim,o próprio indivíduo...Quem dera,os homens ouvissem a voz da razão nessas interessantes páginas...Quem dera a Literatura lhes lançasse luz sobre tantas questões envolvendo experiências científicas...Quem dera olhassem sob a perspectiva desse homem tão a frente do seu tempo... Talvez as páginas da história não estivessem tão manchadas de sangue!

maryszz 25/02/2024

Quem é o louco entre nós?
Um conto de Machado de Assis que fala sobre loucura e sanidade, achei muito legal a forma que foi abordada, Machado era realmente um gênio, tive dificuldade em compreender alguns trechos da história devido a linguagem mais complicada (que é normal pela época) mas é uma leitura tranquila, só não me prendeu muito. Mas, não deixa de ser bom.

mcrgrath 24/02/2024

Se espera uma obra genial de Machado de Assis, mas é muito satisfatório quando realmente se sente prazer em caminhar por ela.

Para mim foi uma tarefa da cadeira de Psicopatologia e muito interessante chegar na segunda metade e entender pra onde a história estava indo... e o final não poderia ser melhor!

Eduardoow 23/02/2024

O alienista
Gostei, é um conto bem divertido, cheio de críticas, ironias e vários elementos bem construídos, fácil de ler, só demorei porquê tava com muita ocupação na faculdade e mal tinha tempo pra focar na leitura, mas valeu a pena.

Beatrizjesus 23/02/2024

?[?] mas pode entrar no animo do governo eliminar a loucura? Não. E se o governo não a pode eliminar, está ao menos apto para discriminá-la, reconhecê-la? Também não; é matéria de ciência.?

Bárbara 23/02/2024

Ótima primeira impressão
Confesso que no início eu não estava entendendo nada não sei se foi pq nunca tinha lido um livro do Machado, se era pq tava num português mais antigo ou oq mas não estava entendendo bulhufas, mas com o passar do tempo a história foi passando mais e mais rápido e ficando cada vez melhor e acabou sendo uma leitura muito boa divertida, uma ótima entrada no mundo que é Machado de Assis

Giselle.Marilize 22/02/2024

Interessante!
Interessante como Machado de Assis trata o assunto da Loucura. Foi um livro interessante mas demorei para ler embora seja um livro curto. Não foi um livro que me atraiu.

Marih 21/02/2024

Gostei mto da história, é mto revolucionária para a época em que foi escrita e acho q é mto relevante até hoje, aonde mtos ainda são rotulados de loucos e tratamos como tal. O único problema pra mim nesse livro foi a escrita, achei mto arrastada, acho que pode ser um problema dessa edição em específico mas não sei, pretendo reler em outra edição para ver se é a escrita do Machado de Assis que não funciona para mim ou a edição

Fernanda3582 21/02/2024

Autor: Machado de Assis

O alienista foi a primeira obra do autor que li e amei, gostei de todos os personagens do livro e pretendo ler outras obras dele, a história é curta e perfeita.

Machado de Assis é um autor que faz você querer ler vários livros dele e é isso que vou fazer.

JAlia502 21/02/2024

Paralelo com o normal e a loucura
Machado de Assis sempre genial, ele trás uma reflexão sobre cobre a loucura e o normal de uma forma bem humorística.

O conto é super curto e rápido, além de ser uma delícia aprender palavras novas ele faz a gente realmente refletir sobre essa questão do adoecimento mental.

Maravilhoso, sem mais.

Mariana113 21/02/2024

Divertido
Achei a leitura divertida, a narrativa dos acontecimentos é rápida, mas bem construída, dá pra acompanhar bem a ordem dos acontecimentos, gostei da leitura, e achei o personagem do alienista completamente maluco, e eu achei bem engraçado a obsessão dele pela ciência.

mlnprf 20/02/2024

Um livro ímpar, curtinho e leve para refletir sobre os limites da loucura e da sanidade sob o ponto de vista médico e social. Cômico, sagaz, político e irônico na medida certa. Rico em tantas referências (filosóficas, históricas, literárias e religiosas) que comprovam a genialidade da escrita de Machado.

Nota 10 para a edição da Antofágica com as artes de Portinari de 1948 que enriqueceu visualmente a história.
Andressa 20/02/2024minha estante
Me lembrou que já li e não coloquei aqui que li ?

Andressa 20/02/2024minha estante
Coloquei rsrsrs

mlnprf 20/02/2024minha estante
que bom que te ajudei a lembrar ? você gostou?

Andressa 21/02/2024minha estante
sim! É ,no mínimo, interessante

Matheus 26/02/2024minha estante
Esse é um dos livros que preciso reler na vida!

Lucas 27/02/2024minha estante
Se é nota 10 por que você deu 3 estrelas? Vejo que este é um caso típico de insanidade avaliativa e incapacidade de apreensão da realidade. Está moça precisa ser encarcerada imediatamente! Seguranças, a camisa de força!

kkkkkkk

mlnprf 01/03/2024minha estante
perdão lucas bacamarte! mas peço que reveja minha condição! foi "nota 10 para a edição" e não para o livro ?

Lucas 02/03/2024minha estante
Após reavaliação, eu, Lucas Bacamarte, emito laudo constatando que a srt. Minprf encontrasse curada de sua insanidade avaliativa e incapacidade de apreensão da realidade. Deste modo, declaro que a mesma encontrasse em prefeito estado mental e apta para retornar ao convívio em sociedade.