O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Gabriela4059 27/03/2024

Gostei, mas não é o melhor do Machado. é tipo um conto e faz refletir sobre o que é a sanidade e a loucura

Rafael.Abel 26/03/2024

Resenha - O alienista
O livro "O alienista" se passa no final do século XVIII. Conta a história de Simão Bacamarte, um psiquiatra muito conhecido. Simão tem uma ideia inusitada. A ideia de criar um local onde pessoas consideradas "loucas" poderiam ser estudadas e tratadas, com o objetivo de achar a cura da loucura.
Essa é uma leitura rápida, mas também, uma obra muito bem escrita e reconhecida. Tendo 13 capítulos, o livro tem críticas socias muito bem estabelecidas.
Achei uma leitura prazerosa, embora tenha me sentido um pouco desconectado da história.
Em alguns momentos, o livro se aprofunda na história de alguns personagens, voltando a seu passado e contando um pouco de seus dilemas. Nesses pequenos trechos, me senti muito confuso ao tentar diferenciar o passado do presente.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, e a escrita é muito fluída, apesar de um pouco complexa.
Embora essa tenha sido uma experiência satisfatória, ainda assim, não é uma obra perfeita. Acho que o autor poderia ter dado descrições um pouco menos detalhadas, e não ter se prolongado muito em cenas desnecessárias.
De modo geral, valeu a pena a experiência. Foi a primeira obra que li do autor, espero ler mais algumas de suas histórias no futuro.

maria 25/03/2024

O alienista
A história tem início com Simão Bacamarte, um médico formado em faculdades de renome da época, percebendo a necessidade de um estudo acerca da sanidade mental - um assunto ainda inexplorado no contexto do livro.

Tendo em vista a importância de estudar as faculdades mentais, o médico abre a Casa Verde, a qual funcionava como um sanatório em que Simão Bacamarte levava todos aqueles que julgava como desequilibrados de algum modo. Com o tempo, o médico enxergava em todos uma característica que precisava ser tratada e os levava para a Casa Verde, e isso fomentou revoltas e rebeliões em Itaguaí.

O final foi inesperado e ao longo da narrativa percebe-se contextos sociais da época que podem ser associados ao imaginário coletivo contemporâneo.
Sander.Garcia 05/04/2024minha estante
Eu amei esse.

beatrizkhouri 24/03/2024

?Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo.?
Achei a leitura um pouco cansativa, o que faz sentido por ter sido escrito há muito tempo, porém gostei do livro.

Beatriz3345 24/03/2024

"A LOUCURA E A RAZÃO ESTÃO PERFEITAMENTE DELIMITADAS"
Ler Machado de Assis, na maioria das vezes, é um desafio, porém, dessa vez não foi. O livro é curto, e por mais que existam algumas palavras e formas de escrita de difícil compreensão, a leitura é quase que leve, pode se dizer.

A história, resumidamente, conta sobre o retorno médico Simão Bacamarte à Itaguaí, sua cidade natal, trazendo consigo o desejo de abrir uma espécie de "hospício", para que ele possa estudar as faculdades mentais dos cidadãos da cidade, podendo assim fazer um diagnóstico e, consequentemente, encontrar uma cura para esses.

Daí pra frente a narrativa começa a desandar, pois as pessoas da cidade não concordam com o médico em suas escolhas de quem internar ou não, causando rebeliões, disputas de poder, etc.

Gostei muito do livro, e o final me pegou um pouquinho de surpresa. Recomendo demais.

"Não há remédio certo para as dores da alma."

Maisavila 24/03/2024

Começo chato, final legal
Sinceramente eu achava que por ser do Machado iria ser um saco, e o começo para mim realmente foi. Da metade para o final fluiu bem melhor e o final foi bom demais.

Daniel 23/03/2024

Clássica
Um clássico da literatura brasileira, um livro curto e um conto longo kkkk.
Não é atoa que é um clássico.

maria.duda 22/03/2024

Li para a aula de literatura
incrível como o Machado falou de um assunto que até hoje existe um tabu de uma forma tão boa

como vemos que na verdade o problema estava nele e não na cidade

machado sendo machado

Hethaly 20/03/2024

A obsessão pela sanidade e loucura
Este livro conta como um cientista ficou alienado pelo estudo e aplicações de "cura" em determinadas pessoas que ele julgava ser louca. Preso neste propósito ele deixa a cidade em estado de terror, loucura e protestos, mas nenhum destes fatores o faz recuar, apenas ele mesmo com sua obsessão.
Um ponto importante que o livro retrata que vivemos na nossa atualidade é a questão da política. Como os oportunistas podem se aproveitar do momento de desespero da população para se tornar líder e ganhar nome para se obter poder.
Na internet podemos ver tantos políticos que se aproveitam da falta de segurança, da situação precária da educação e saúde para provocar um grupo insatisfeito e ganhar nome, porém, quando se obtém o poder de líder, aceitam o sistema como ele é.

Mariana 20/03/2024

A questão da nota inferior não é pq o livro é ruim, mas sim pq é uma edição condensada. Desde o ano passado eu estava com vontade de ler esse livro, por volta de março eu encontrei essa versão na minha escola. Infelizmente achei um pouco decepcionante, foi um livro sem personalidade, pois é uma edição resumida. No futuro tentarei ler a edição normal, vou ver se vou encontrá-la. :D

lubzwp 20/03/2024

?A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente.?

mah 19/03/2024

O alienista - Machado de Assis
O livro, o alienista apesar de ter sido escrito há muito tempo tem um olhar moderno retratando um tema hoje muito comentado, a insanidade mental.
A história se resume na trajetória do médico renomado Simão Bacamarte que resolve voltar a sua cidade de origem (Itaguaí-RJ) com o propósito de encontrar a cura para a loucura, abrindo um manicômio e colocando lá quem bem entendesse. O enredo principal da história se resume a isso, por mais que seja um cenário completamente voltado a realidade, a narrativa consta de pontos que fazem com que se torne uma linguagem metafórica.
Traz também uma reflexão sobre os órgãos públicos, a influência do povo mediante a cargos de poder, além de reflexões como a causa da loucura e o perfeito desequilíbrio das faculdades do cérebro. Um livro muito bem escrito, chega a ser teatral e metafórico. Machado de Assis continua sendo um dos maiores nomes da literatura brasileira até os dias atuais.

Thiago Fernan 19/03/2024

Fazia tempo que não lia Machado. Vinha de algumas leituras completamente diferentes. Não sei se meu momento não casou com o livro, mas esperava um pouquinho mais. A bem da verdade, ele é, sim, interessante. Foi irônico, cômico e me arrancou algumas risadas.

jefferson226 19/03/2024

Lendo Machado
Revisitar a obra de Machado de Assis foi bem legal, reavivar histórias esquecidas com o tempo. Em o alienista, o autor discorre uma súmula interessante, quem é são e quem é louco. Poder ler isso em um tempo em que se tanto fala de sanidade mental e adoecemos para chegar nesta sanidade, trás uma crítica social legal. Com um português bem aplicado, em alguns momentos a leitura fica conflituosa mas nada que impeça apreciar a obra do saudoso Machado.

Paola 19/03/2024

Meh
Eu sei lá, eu entendi e achei válida a crítica dele, até concordo que o ser humano as vezes quer dar a opinião dele sobre a loucura quando não é assim que funciona, e o paradoxo complexo de que se ele é o único normal então seria ele o único louco? Porém, o escritor (talvez pela época) redige o enredo de forma tão maçante que eu lia uma página e me pesava mais como se eu tivesse lido 300