O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

luanasanch3s 01/04/2024

Não é o tipo de leitura que estou acostumada então sinto que vou precisar ler de novo pra conseguir entender melhor, mas ainda sim me surpreendi com o final e achei a experiência de lê-lo muito interessante

lela 01/04/2024

O alienista talvez sempre tenha sido o alienado
Primeira vez lendo um livro do Machado todo, já tive contato com sua escrita diversas vezes, mas nunca engatava na leitura.

eu gostei da história, não achei inovadora, mas entendo que pra época, Machado revolucionou com sua escrita e ironia marcada por ambiguidades.

acredito que não foi o que eu estava esperando, achei que esse livro me geraria diversas reflexões e não foi isso que aconteceu, chegou em um momento que se tornou monótono e previsível, mas isso não exclui o peso da escrita de Machado, não é um livro ruim, mas também não achei as mil maravilhas.

rosinha:) 31/03/2024

?reflexão legal?
°.?gostei bastante do livro, achei a reflexão do "será que o alienista que não é o doido na real" muito boa (óbvio que ele não fala assim né, mas resumindo kkkkkkk).
só achei confuso a parte que tem uma revolução e do barbeiro.
mas gostei muito e é rápido, vale a pena??

gui.gvz 31/03/2024

Reflexões sobre Loucura e Poder
Nesta obra de Machado de Assis, O Alienista, conta uma história que se passa na cidade de Itaguaí, onde Doutor Simão Bacamarte decide construir um hospício, a Casa Verde, desencadeando assim temas como poder, loucura e ciência.
Doutor Bacamarte, que é um médico respeitado, busca a compreensão da mente humana, que por essa razão transformou sua casa em um hospício. Ele passou a internar pessoas, sem considerar se elas realmente precisavam de cuidados psiquiátricos ou se estavam mentalmente doentes. Conforme o número de internos aumenta, a população se divide entre aqueles que apoiam e aqueles que se opõem à iniciativa do médico.
Machado de Assis foi sábio ao usar o personagem de Doutor Bacamarte para questionar a sanidade mental do ser humano, explorando os aspectos da loucura e da racionalidade. O conto levantou profundas questões, refletindo sobre a essência da verdade e do poder, indicando que o conhecimento científico nem sempre fornece respostas conclusivas para os enigmas da mente humana e que a busca pelo poder tem o potencial de corromper mesmo os ideais mais nobres.
O Alienista, mesmo sendo uma obra do século XIX, ainda reflete suas ideias nos dias atuais sobre as condições humanas e o papel da ciência na sociedade moderna. Um conto que questiona o poder político, a igreja, a medicina tradicional ou até mesmo a própria estrutura social da época. Ao final do conto, nos deparamos com a incerteza do que é normal e do que é louco, refletindo sobre a complexidade do ser humano. O Alienista deixou um legado na literatura brasileira.

-Ka 31/03/2024

O alienista
Para o Dr Simão Bacamarte qualquer pessoa que tenha um comportamento considerado por ele atípico é acolhida na Casa Verde, local onde faz seus estudos sobre a loucura e o tipo de cada louco. Logo ele começa a reparar que grande parte dos cidadãos de Itaguaí são ?mentecaptos? e os acolhe a força dentro da casa verde, a situação sai de controle e uma certa confusão entre os cidadãos ainda não capturados toma conta da cidade, chegam a dizer até que o Dr. tem apenas o intuito de ganhar dinheiro dos loucos. O desenrolar da história é pouco surpreendente, mas a história em si é criativa e a leitura é boa. Recomendo.

Madu Olifotet 30/03/2024

O que é um louco?
Em 'O Alienista', Machado de Assis adentra os recônditos da mente humana, desvendando a intricada relação entre sanidade e loucura.

O protagonista, Dr. Simão Bacamarte, surge como uma figura emblemática, cujas boas intenções se corrompem sob o peso de uma obsessão desmedida pelo controle e pela fé na ciência.

Nesse ímpeto, Bacamarte desvela uma miríade de diagnósticos questionáveis, expondo a fragilidade inerente ao conceito de sanidade.

Machado nos instiga a indagar as fronteiras arbitrárias que delimitam tais estados mentais, incitando uma reflexão profunda sobre a própria essência da normalidade.

?Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz?

- Arnaldo Baptista / Rita Lee

Sapphire.Moon 30/03/2024

Triste mas ao mesmo tempo engraçado
Rapaz, eu estava querendo ler há algum tempo esse livro/ conto. Sempre tive curiosidade, até que vi a oportunidade e li. Devo dizer que achei hilário o fato do alienista ser o maior alienado de todos. Ele julgava os defeitos das pessoas, que eram defeitos em sua maioria comuns, como casos de loucura, e ao receber o aval do governo, criou uma casa para loucos. Não seria um problema, se ele não tivesse metido a maior parte da população da cidade lá dentro. Hahaha! O final foi um pouco previsível e melancólico, mas o Machadão era meio doido mesmo. Genial! Acho que deveria ser mais recomendado esse conto nas escolas para os fundamental i e ii a princípio, e depois que fosse recomendado Dom casmurro, assim não assustaria tanto a garotada com o Machado. (E não traria tantos traumas para os pequenos não leitores haha)

Iran28 30/03/2024

Tecnocracia é fruto da maldade e loucura
Nessa novela de Machado de Assis vemos sua crítica ferrenha aos metodos desumanos de ciências da época, mas que infelizmente se mantém até os dias de hoje achando que pela sua expertise tem o direito de tratar a pessoa em análise sem ética como apenas um objeto de uso para a criação de um futuro, de uma evolução científica, esse comportamento arrogante é definitivamente botado em crise pelo livro onde o protagonista de tão excepcional acredita em sua anormalidade e se tranca sozinho em uma casa verde que outrora era cheio desses "anormais".

Leitura.antiquada 30/03/2024

A hipocrisia humana
Que reviravolta para o Alienista, fiz a leitura desse livro no meu ensino fundamental, mas a leitura agora parece que foi um livro diferente, é bom ter uma visão de mundo madura para a escrita de Machado, que sempre surpreende;

Amo saber novas palavras antigas; Uma ascensão e ?queda? de um médico sagaz; os acontecimentos para o Alienista descobrir que a cura estava um pouco mais distante de suas mãos.

Maykon Souza 29/03/2024

No fim, uma boa leitura!
O livro, em suas últimas palavras, surpreende o leitor ao afirmar nas entrelinhas que os "loucos", aos quais nomeamos como tal, são os verdadeiros sãos, e que o eu, que afirma ser o único são, é na verdade o mais "douto" de todos.

É uma leitura agradável que vale a pena.

Will 02/04/2024minha estante
Lembro que quando li, apesar de achar a reviravolta da história previsível, o modo como é construída pelo Machado Assis torna-a impressionante. Isso sem falar na abordagem do tal gaslighting sendo imposta já naquela época.

Leonardo896 28/03/2024

Assim como outras obras de Machado de Assis, fica evidente o cinismo, a crítica e a sátira. Cheia de humor, sátira e ironia, em um enredo curto e de fácil leitura. Talvez por ser curto tenha sido o livro dele que menos gostei, mesmo não tendo desgostado.

Paulo2175 27/03/2024

Um conto irônico sobre um caso sério

Imagine você, uma pessoa vai estudar na Europa e volta de lá com a cabeça chega de novas ideias e uma destas ideias é abrir um manicômio e lá internar todas as pessoas loucas da cidade. Simão Bacamarte é o personagem central deste conto de Machado de Assis. Este médico promete zelar e até curar essas pessoas, consideradas por ele como loucas. Porém a trama toma tamanha proporção que o manicômio fica lotado e este médico não tem critérios para internar as pessoas, o interessante é que chega numa parte que não sabemos mais quem é louco, se as pessoas que lá se encontra internada ou o próprio médico.
A outra nos abre um precedente para avaliarmos o papel a respeito do papel da mente humana e as instituições sociais, assim como até que ponto devemos entrar de cabeça e confiarmos cegamente na ciência. Em suma o livro é também uma crítica sobre até que ponto , podemos ou devemos confiar cegamente na ciência.

Gabriela4059 27/03/2024

Gostei, mas não é o melhor do Machado. é tipo um conto e faz refletir sobre o que é a sanidade e a loucura

Rafael.Abel 26/03/2024

Resenha - O alienista
O livro "O alienista" se passa no final do século XVIII. Conta a história de Simão Bacamarte, um psiquiatra muito conhecido. Simão tem uma ideia inusitada. A ideia de criar um local onde pessoas consideradas "loucas" poderiam ser estudadas e tratadas, com o objetivo de achar a cura da loucura.
Essa é uma leitura rápida, mas também, uma obra muito bem escrita e reconhecida. Tendo 13 capítulos, o livro tem críticas socias muito bem estabelecidas.
Achei uma leitura prazerosa, embora tenha me sentido um pouco desconectado da história.
Em alguns momentos, o livro se aprofunda na história de alguns personagens, voltando a seu passado e contando um pouco de seus dilemas. Nesses pequenos trechos, me senti muito confuso ao tentar diferenciar o passado do presente.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, e a escrita é muito fluída, apesar de um pouco complexa.
Embora essa tenha sido uma experiência satisfatória, ainda assim, não é uma obra perfeita. Acho que o autor poderia ter dado descrições um pouco menos detalhadas, e não ter se prolongado muito em cenas desnecessárias.
De modo geral, valeu a pena a experiência. Foi a primeira obra que li do autor, espero ler mais algumas de suas histórias no futuro.