O Alienista

Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Joyce 08/04/2024

Como já esperado de Machado de Assis, temos críticas sociais em doses sarcásticas. Achei muito interessante o enredo, e como Assis critica a obsessão de Bacamarte pela ciência, o qual acredita que tudo pode ser explicado por esta, o que nos faz pensar até onde uma pessoa vai por aquilo que acredita cegamente. Fiquei pensando ao longo da leitura: alguém realmente tem o 'perfeito equilíbrio mental e moral'?

Enfim, é possível perceber ao longo da narrativa que o próprio alienista vai se tornando o alienado, mas ele se internar na Casa Verde deixa tudo ainda mais intrigante.

Radmila.Ribeiro 08/04/2024

Amo o alienista, não é a primeira vez que leio e provavelmente não será a última. "O terror também é pau da loucura".

Tita 07/04/2024

Loucura, loucura, loucura?
Por ser um clássico achei que eu não iria conseguir da sequência a leitura, mas eu me envolvi desde o começo coma história. Amei a leitura e os personagem. Como diz o ditado ? "De médico e louco todo mundo tem um pouco"

?O médico concluiu que o normal era ser desequilibrado de vez em quando, e o louco era ser equilibrado o tempo todo.?

Nicolly392 07/04/2024

Doidão
Tá aí um conto doidão do Machadão, foi deveras interessante! Ouvi o audiobook pela audible, tá ótimo.

Elizabeth 07/04/2024

Conto
Rápido, um pouco confuso, bem alienista, sendo alienista. Bom da cabeça quem será? O alienista é quem vai saber...

Jubookstan 06/04/2024

Clássico incrível
Assim como todas as obras de Machado de Assis, essa é incrível, por ser um clássico eu acreditei que não ia me prender tanto, mas você fica envolvido com a trama dos acontecimentos, como ele retrata a loucura, como ele vai classificando as pessoas, analisando elas, nos fazendo refletir sobre uma série de assuntos, como a eletrização do conhecimento e como ela manipula e afeta a sociedade, ele próprio é uma personificação disso, fico abismada e completamente extasiada com o final, onde o escritor simplesmente muda todo o nosso pensamento, obra incrível e com rápida leitura, super indico.

Franciele 03/04/2024

Alienação
Qualquer pessoa poderia se encaixar no diagnóstico do Dr. Bacamarte? A loucura é um estado patológico ou social? Pode o alienista ser um alienado? Afinal de contas, quem determina, através de comportamentos, os limites da loucura senão a sociedade em que se está inserida?
Alan.Oliveira 03/04/2024minha estante
????
Eu adoro esse livro

Alice197 03/04/2024

O alienista
Um dos melhores livros de Machado de Assis!! A leitura é pequena e te prende do início ao fim. O plot final é inesperado.

duda 02/04/2024

"A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente."

eududact 02/04/2024

Quem nos afirma que o alienado não é o alienista?
Essa história fala sobre um médico chamado Simão Becamarte, que está estudando a mente humana (do conceito de loucura)
A linguagem é coloquial, o que torna um pouco difícil a compreensão, mas você consegue entender ao decorrer do texto.
O livro é bom. Confesso que não estava colocando expectativas, pois li para um trabalho de escola. Entretanto, o jeito como Machado de Assis coloca as emoções de Simão Becamarte e a D.Evastade (esposa dele) é interessante dr se ver. Você fica curioso para saber o que acontece com os loucos que ele interna no hospício que ele cria (Casa Verde).
O final é a melhor parte do livro. Eu pulei algumas partes porque fui ler de madrugada e tinha prova no mesmo dia, então alguns acontecimentos foram confusos pra mim. Enfim, 10/10, talvez eu até leia outros livros dele.

Sophia.DaAvila 02/04/2024

O Alienista é um livro sério, maduro mas cheio de imaturidades, faz parte da história.
No final, o louco era ele.

Yanna 01/04/2024

Pra ser sincera eu não entendi metade do livro, com certeza ele não está na minha zona de conforto, então ler ele foi bem entendiante, a única coisa que eu gostei foi do final.

brenda 01/04/2024

Em ?O Alienista", Machado de Assis adentra os recônditos da mente humana, desvendando a linha tênue entre sanidade e loucura.

A história se passa por volta de 1800, antes do Brasil se tornar independente, na vila de Itaguaí. O Dr. Simão Bacamarte, o personagem principal, era o maior médico do Brasil, de Portugal e da Espanha. Viveu por vários anos na Europa mas decidiu voltar para sua terra natal para se dedicar à ciência. Ele então se casa com uma viúva, D. Evarista, que ele não achava nem bonita e nem simpática mas que apresentava condições fisiológicas e anatômicas boas o suficiente para que ela pudesse lhe dar filhos.

Alguns anos se passaram e Dr. Simão Bacamarte e D. Evarista ainda não conseguiram ter filhos então Bacamarte mergulha mais fundo em seus estudos, ele se interessa por um tópico não muito estudado na época: Doenças da mente. Ele consegue então a permissão da Câmara de Vereadores para fundar um lugar onde os ?loucos? seriam cuidados e estudados. Consegue que seja criado até um imposto, para pagar o tratamento dos pacientes que viessem de famílias mais pobres. Esse lugar recebe o nome de ?Casa Verde? por conta da cor de suas janelas esverdeadas. No frontispício da casa ele decide colocar uma frase do Alcorão mas que, para não fosse contrariado pelo padre, afirmava ter sido dita pelo Papa Benedito VIII:

?VENERÁVEIS SÃO OS DOIDOS. DEUS LHES TIRA O JUÍZO PARA QUE NÃO PEQUEM?

Em poucos meses a casa estava cheia de loucos, tantos que foi preciso aumentar o seu tamanho. O Dr. Bacamarte passa a se dedicar ainda mais a seus estudos, começa a se alimentar mal, dorme pouco e começa a deixar sua esposa ainda mais de lado. Ele divide os loucos em dois grupos e depois divide esses grupos em subgrupos. D. Evarista ficou inconsolável com a ignorância do marido, ele então decide mandá-la em viagem para o Rio de Janeiro e assim pode se dedicar totalmente aos seus estudos sem precisar se preocupar com a esposa.
?A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente.

Conforme os dias vão passando a ?Casa Verde? começa a ficar cada vez mais cheia e a população começa a questionar se essas internações são realmente necessárias. Um barbeiro começa a organizar uma revolta pelo fim da ?Casa Verde?, a revolta que começou com poucos se torna grande e é intitulada ?A Revolta dos Canjicas?. O barbeiro se encontra com o alienista após conseguir dominar o governo na vila e quando o alienista pensa que será preso e que ?Casa Verde? será demolida, o barbeiro propõe uma aliança, ele queria usar a influência de Dr. Bacamarte para conseguir o apoio de alguns poucos da vila que não gostavam dele. O Dr. Bacamarte recusa a oferta e identifica dois casos de loucura. O barbeiro era louco por ser duas caras e a população era louca por apoiá-lo. A certo ponto tudo passa a ser loucura. Apoiadores da revolta, parceiros do Dr. Bacamarte, o presidente da Câmara e até mesmo a D. Evarista, após a sua volta do Rio de Janeiro,são internados na ?Casa Verde?.

Até que, para surpresa da população, todos os loucos são liberados da ?Casa Verde? e envia um documento para a casa da Câmara para explicar o ocorrido.

A ?Casa Verde? recebe então novas internações e os loucos são novamente divididos em novos tipos de grupos e recebem novos tipos de estudos e tratamentos. Após 5 meses a casa estava vazia e todos estavam tratados. O Dr. Bacamarte chega então a conclusão que aquelas curas poderiam ter sido simplesmente o descobrimento do perfeito equilíbrio do cérebro e que os cérebros que ele tinha supostamente curado eram tão desequilibrados quantos os outros apenas com características dormentes. Passa pela cabeça de Bacamarte que ele possui o perfeito equilíbrio de suas faculdades mentais e que por isso poderia ser o único louco de Itaguaí. Ele convoca então uma tipo de julgamento com os seus conhecidos e apesar de seus companheiros afirmarem que ele não possui nenhum tipo de desequilíbrio mental ele diz que não se sente assim.

?A assembleia insistiu; o alienista resistiu; finalmente o padre Lopes explicou tudo com este conceito digno de um observador: ? Sabe a razão por que não vê as suas elevadas qualidades, que aliás todos nós admiramos? É porque tem ainda uma qualidade que realça as outras: a modéstia.?

Dito isso, para Bacamarte, não restam dúvidas, ele se considerava o maior dos loucos. Ele se tranca na ?Casa Verde? e se dedica ao estudo e a cura de si mesmo, morrendo cerca de um ano e meio depois no mesmo estado em que entrou.

Kellen.Priego 01/04/2024

Tudo meio a meio
Machado escreve sobre o Dr.Bacamarte que abre uma clínica para loucos! Termo muito usado na época, onde atende as pessoas da região, muitas delas que nem mesmo tem um sério problema de loucura vão parar na clinica e isso trás um pouco de comédia a história, ele entrega uma leitura rápida e direta bem construída, a parte do barbeiro é bem interessante e as mulheres nessa história nossa, são casos e casos kkkkk muito bom