O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Nichelle0 16/03/2024

O alienista
Afinal quem é o louco? Um médico que tomou-se de curiosidade e paixões pela psiquiatria, enxerga em Itaguaí, uma população doente da cabeça, sua curiosidade o fez dar início a vários estudos na Casa Verde. Após longos debates a respeito de quem estaria de fato doente você se surpreenderá com o final inusitado. Uma clássico tem nome!

me_mel 16/03/2024

É uma HQ muito engraçadinha!! É SUPER leve de ler e BEM rápido!! O desenho é bem engraçadinho também, os traços. Gostei bastante do livro, e a reviravolta que deu, eu não esperava kakaka

Gabriel 15/03/2024

Um livro curtinho que levei anos pra ler kkkk. O importante é que esse ano finalmente tomei vergonha na cara e li a novela de Machado de Assis. Eu gostei, apesar de sempre desconfiar quem era o louco na história rsrs

distópica 14/03/2024

Cientificismo cego
Nesse conto de Machado, a grande pauta gira em torno do vício e fanatismo em determinadas crenças e ideologias.
Simão Bacamarte é O Alienista, um médico especialista em doenças mentais, que ao longo do processo de instalação de uma clínica especializada chamada de Casa Verde, se vê diante do grande duelo intelectual da diferença entre loucura e sanidade.
A vila de Itaguaí, onde a história se passa, sofre as consequências de um cientificismo cego, que pouco a pouco recolhe à Casa Verde pessoas de todos os tipos durante a dualidade de pensamento do médico sobre o real sentido de loucura.
Desfecho muito bacana, história divertidíssima de ler!

MichelleSN 13/03/2024

A loucura é um ponto de vista?
O que é a loucura? Quem, entre nós, tem o direito de apontar o que é loucura?

Quando ser "diferente" do senso comum, quando quebrar as "regras do status quo" coloca um alvo nas costas... Se não fossem pelos "loucos" será que teríamos/saberíamos o que temos/sabemos hoje?

Esta releitura despertou reflexões que, minha "eu" do passado não conseguiria, àquela ainda era muito esperançosa, e esta, ainda possui uma rebeldia insana e que também pode cegar...

Lerei daqui uns anos, quem sabe o que a "eu do futuro" irá sentir?

Acredito que ainda continuarei vendo como as guerras são insanas, como alguns atos em nome da religião são insanos, como trabalharmos sem cessar é insano... Mas essas são apenas reflexões de uma louca, não dêem ouvidos!

mayoko 13/03/2024

O alienista
Primeiro livro do Machado de Assis que eu li, por escolha própria, acredito que não é o melhor dele mas também não é o pior mesmo sendo um pouco complicado de ler e entender as críticas e analogias continua sendo um passatempo muito viável.

CAMBARÃ 11/03/2024

O livro conta a história do Dr. Simão Bacamarte, um médico alienista que decide aplicar seus conhecimentos científicos no estudo da mente humana em Itaguaí, uma cidade fictícia.
Ao longo da narrativa, o Dr. Bacamarte constrói um hospício chamado Casa Verde, onde começa a internar cada vez mais habitantes da cidade, em busca de descobrir a essência e os limites da sanidade mental. Aos poucos, o médico se torna obcecado pela ideia de classificar as pessoas entre "normais" e "alienados", gerando conflitos e questionamentos sobre os critérios de normalidade.
Com ironia e humor, Machado de Assis aborda questões filosóficas, científicas e sociais no livro, provocando reflexões sobre os limites do conhecimento humano e as arbitrariedades do poder. "O Alienista" é uma obra-prima da literatura brasileira que permanece atual e instigante, explorando as complexidades da mente e da sociedade.

passos 11/03/2024

?Nas mais de 200 páginas de O alienista,
Simão Bacamarte não pergunta a nenhum pa-
ciente "o que é que você tem?". Não era o paci-
ente que, ao reconhecer a própria loucura, diria
sim à dança. Era o olhar do médico, e só ele, que
reconheceria a loucura no paciente. E, neste
vaivém, chamaria loucura de doença. E, uma
vez que havia uma doença, haveria também
uma cura. Em seus estudos, Bacamarte descre-
veria, classificaria, estabeleceria gradações, até
encontrar algo em comum entre os casos, algo
que revelaria o coração da loucura. É neste
lugar insondável que o médico, e só ele, reconheceria a cura.?

Tati 10/03/2024

O que é a loucura? Quem define quem é louco? Muito bom ler Machado de Assis com sua escrita marcante sobre o que seria sanidade plena e quem estaria apto a defini-la e identifica-lá. Com um desfecho muito inteligente, leitura muito boa.

Sâmya 10/03/2024

" a razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia "
Meu primeiro real contato com Machado de Assis, pelo tamanho do livro acredito que seja o mais fácil para iniciar. Um médico chega na cidade e abre com apoio do poder político um lugar para internar aqueles que eram considerados "loucos" de acordo com o que ele considerava o normal. E vira uma confusão na pequena cidade. Gostei e pretendo tentar outros do autor.

Molusco Bookstanático 08/03/2024

"O Alienista" de Machado de Assis é uma obra clássica da literatura brasileira que mergulha nas profundezas da mente humana de uma forma brilhante e irônica. O enredo gira em torno do Dr. Simão Bacamarte, um médico que decide investigar a loucura em sua cidade, acabando por construir um manicômio e internar uma boa parte da população.

A genialidade de Machado está na maneira como ele satiriza as pretensões científicas e o poder autoritário do personagem principal. Bacamarte, inicialmente visto como um homem de ciência sério, revela-se cada vez mais obcecado pelo controle e pela busca pela suposta normalidade.

Ao fazer uma ligação com a luta antimanicomial no Brasil, percebemos que "O Alienista" oferece uma crítica social profunda sobre a maneira como a sociedade lida com a diferença e com o conceito de normalidade. Assim como Bacamarte, muitas instituições psiquiátricas ao longo da história do Brasil têm sido acusadas de abusos e arbitrariedades contra aqueles considerados "loucos".

A obra de Machado de Assis nos lembra da importância de questionar os padrões impostos pela sociedade e de lutar por uma abordagem mais humanitária e respeitosa em relação à saúde mental. A luta antimanicomial busca justamente isso: o fim da exclusão e da marginalização das pessoas com transtornos mentais, promovendo sua inclusão social e o respeito à sua dignidade como seres humanos.

Sara277 07/03/2024

Gostei
N tenho facilidade em ler machado, li memórias póstumas e demorei meses n entendia nada n gostei do tema tbm. mas esse aq me entrigou e o plot do final foi bom e inesperado p mim " e se o médico tbm encontrasse nele mesmo algo incomum? a loucura seria isso, afinal, algo incomum?" as notas do final fizeram um bum na minha cabeça juntamente com a história.

Bia 07/03/2024

5 estrelas!
Machado de Assis sendo Machado de Assis. Uma obra muito divertida, de leitura muito fluida (para os padrões do autor) e com personagens bastante interessantes. Adorei passar esse tempo com as histórias sobre a Casa Verde. Apenas me arrependo de não ter lido antes!

Marcia.Moutinho 07/03/2024

Nessa obra, Machado de Assis discute a fragilidade da sociedade diante de uma pseudo autoridade intelectual/científica. Em princípio toda a cidade colabora com o alienista sob o argumento de que a ciência não pode ser contestada. Quando a situação sai de controle, a população questiona a conduta do médico e parte para o confronto. A partir daí algumas reviravoltas deixam a leitura ainda mais instigante. Essa edição contém comentários sobre os hábitos da época assim como vocabulário de palavras selecionadas que ajudam muito na compreensão do texto.