O Alienista

Machado de Assis

Resenhas - O Alienista

Guilherme2611 14/04/2024

Livro viciante!
Li tudo em um dia, totalmente possível pelo fato de suas pouquíssimas páginas e ótima narração, prendendo o leitor a cada novo momento.

Stephany 14/04/2024

Adorei o livro do início ao fim, acredito que de todas as minhas leituras do Machado de Assis, essa seja a melhor

Albaneide.Oliveira 10/04/2024

Que final foi esse????? Esse final me deixou muito pensativa sobre toda a história, foi algo que eu esperava, mas não que fosse do jeito que foi, o final me fez gostar do livro.

@eusoudanivieira 10/04/2024

Maluco Beleza
Machado publicou ?o alienista?, uma de suas obras mais importantes, originalmente em 1882, parte do período considerado realista de sua produção literária.

o enredo gira em torno de simão bacamarte, médico renomado, cujo objetivo é estudar a natureza humana e a loucura.
ele abre um hospício na fictícia itaguaí, chama-o 'casa verde', desejando classificar e curar os tipos de desequilíbrios mentais.

claro que, de início, a grande massa apoia-o.

à medida que cada vez mais pessoas são internadas, incluindo aqueles considerados saudáveis ou apenas os que tinham comportamentos peculiares (vocês não entenderiam ?), os cidadãos de itaguaí começam a questionar seus métodos.

bacamarte se apoiava em teorias próprias, complexas e controversas sobre a loucura, chegando inclusive a afirmar que a maioria da população era insana mesmo.

tão insanos quanto ele, inclusive, que passou a considerar que os que não estavam internados eram loucos e os que já estavam dentro do hospício eram sãos!

e é essa inversão que dá o tom de conflito e reviravolta nesta novela machadiana!

à medida que bacamarte intensifica suas pesquisas e experimentos, o hospital fica superlotado enquanto a cidade vive o puro suco do caos.

os cidadãos começam a questionar a autoridade de simão e as arbitrariedades cometidas em nome da ciência e claro que em meio a essa crise, ocorrem traições, romances proibidos, revoltas populares...

(eu poderia dar mais exemplos, mas prefiro não ?)

ao final da história, dr. bacamarte, percebendo o caos que sua obsessão estava provocando decide...

bom, o que ele decide você só vai descobrir lendo pois, eu é que não vou contar!

aproveita que o livro é curtinho, dá pra ler numa sentada ou em várias, tudo a depender do seu tempo ?

o que é importante levar em consideração ao decidir ler este livro:

entender que machado usou e abusou de ironias com seu estilo literário refinado, expondo fragilidades humanas nesta sátira social e psicológica, que explora (quais são) os limites entre razão e loucura.

Apenas leia.

CAssia296 10/04/2024

Um clássico, conta uma história que mescla a realidade com a ficção, com críticas sobre o entendimento da loucura e o seu diagnóstico! Muito interessante de ler, gostei bastante!

Joseane 10/04/2024

Gostaria de ter lido antes. Mas sou grata por ter lido essa célebre obra machadiana. Já li Memórias Póstumas de Brás Cubas e agora O Alienista. Acho que o próximo será Dom Casmurro.

Natalia 10/04/2024

O alienista
Um médico que pauta suas escolhas da vida na ciência, até a escolha de sua esposa. Ele resolve abrir um hospício, como era chamado na época, e logo começa a internar varia pessoas que aparentemente tinham indícios de loucura, mas logo passa a internar pessoas por motivos banais, como inveja, bajulação e outras.

Esse livro é repleto de ironias, humor e sarcasmo , o que torna a história leve, divertida e muito envolvente para o leitor. Tudo isso te ajuda a enxergar a crítica do autor aos seguidores quase religiosos do cientificismo ou de qualquer outra corrente de pensamento, como a religião, o trabalho e as celebridades, por exemplo.

Afinal, é possível transformar qualquer coisa ou paixão num culto obsessivo. Por isso, acredito que a principal lição desse livro é que não podemos transformar a nossa vida a um único tema, simplificando-a e reduzindo-a a uma forma restrita de enxergar o mundo.

Além disso, com essa leitura você me questiona: o que é a loucura? Até onde vai a sanidade? Porque essas são algumas das perguntas que o próprio Dr. Bacamarte parece se fazer. Ah! E o final é inacreditável! Com um uma reviravolta incrível ?

iarakessia 09/04/2024

Será que ele é doido mesmo?
Essa história é muito boa e reflexiva. Quanta criatividade para criar uma cidade em que um psiquiatra (alienista) consegue colocar todo mundo que quisesse num hospício (casa verde)?! o final foi ótimo!!!!

Gui--no--meio--do--caminho 09/04/2024

Dr. Simão Bacamart, tão interessado pela mente humana, decide internar aqueles que ele julga vítimas da loucura e a partir daí, quanto mais ele vai analisando e investigando e esmiuçando a mente humana, o comportamento, mais ele e o leitor vão se surpreendendo o quanto nós vivemos em um mundo de loucos, pois sobreviver é uma sandice.
A ciência tudo justifica, quando não quem defina o que é ciência ou não.
É o meu preferido do Machado, pra mim aqui ele mostra todo o poder do seu sarcasmo. Fico imaginando o Machado vivendo depois da metade do século vinte, o que ele poderia ter produzido em uma época não tão carola quando a que ele vivia.

Joyce 08/04/2024

Como já esperado de Machado de Assis, temos críticas sociais em doses sarcásticas. Achei muito interessante o enredo, e como Assis critica a obsessão de Bacamarte pela ciência, o qual acredita que tudo pode ser explicado por esta, o que nos faz pensar até onde uma pessoa vai por aquilo que acredita cegamente. Fiquei pensando ao longo da leitura: alguém realmente tem o 'perfeito equilíbrio mental e moral'?

Enfim, é possível perceber ao longo da narrativa que o próprio alienista vai se tornando o alienado, mas ele se internar na Casa Verde deixa tudo ainda mais intrigante.

Radmila.Ribeiro 08/04/2024

Amo o alienista, não é a primeira vez que leio e provavelmente não será a última. "O terror também é pau da loucura".

Tita 07/04/2024

Loucura, loucura, loucura?
Por ser um clássico achei que eu não iria conseguir da sequência a leitura, mas eu me envolvi desde o começo coma história. Amei a leitura e os personagem. Como diz o ditado ? "De médico e louco todo mundo tem um pouco"

?O médico concluiu que o normal era ser desequilibrado de vez em quando, e o louco era ser equilibrado o tempo todo.?