Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

leehlacerdw 08/05/2024

Impressionante, mas nem tanto assim...
O que dizer sobre Jessica Jung? Uma idol que foi pioneira de elementos simples para a atual indústria. Ela fez parte do grupo lendário para ascensão das mulheres na indústria e o mais respeitado atualmente.
Confesso ter lido esse livro apenas pela fofoca do que teria de fato, ocasionado sua saída, mas não encontrei nada nesse. Porém, ela me deu um romance fofo (com uma rincha meio que água e sal), rivalidade feminina e claro, como a indústria da música sul-coreana é abusiva, escrota e incerta.
Mesmo que ela defina seu livro como uma ficção, a própria já havia dito que "voltou no tempo" enquanto escrevia seus livros para deixá-los mais autênticos e verdadeiros. O problema desse em si, é o foco ser muito no romance, e não em Rachel Kim (protagonista) lutar e fortalecer seu sonho, e isso me deixou intrigada, 80% do tempo, envolvia apenas Jason Lee, que particularmente, não entendi tamanha enaltação.
Por fim, entendo a frustração da Jessica em ser removida do grupo que ela permaneceu por exatos 7 anos (com renovação feita e uma catástrofe logo em seguida). O motivo real? Somente os envolvidos vão saber. Não acho que seja legal referenciar tanto a sua realidade no livro - mas acredito que seja sua forma de desabafar. Com esses "detalhes", muitos acabam tomando sua perspectiva como a correta e pintando os demais envolvidos como vilões.
Com esse livro, percebi o quanto analisar as demais respectivas é importante e fundamental para se chegar a um posicionamento.

Dani 08/04/2024

Talento não é tudo
Estou bem atrasado para esse livro desde seu lançamento, mas enfim consegui lê-lo. Fiquei impressionada com a escrita da Jessica por ser iniciante, mas devo admitir que fiquei imaginando muito Jessica na própria personagem Rachel e quanto daquilo é real e quanto a Jessica apenas criou. De certa forma, eu sabia que Rachel conseguiria realizar o sonho, mas consegui sentir o medo de que a personagem não conseguiria e torcia por ela.
É livro bem tranquilo de ler com romance fofo de uma adolescente, mas ao mesmo conhecemos a tragédia que o mundo do kpop é. Também vemos a super proteção de uma mãe que quer o bem da filha mesmo que seja querer que a filha desista de ser idol. Muitas cenas fiquei imaginando a própria autora em seu tempo de treinamento e todo seu medo de ser eliminada.

Giovanna.Nogueira 29/03/2024

"Shine" tem um brilho razoável
A obra de estreia de Jessica Jung, ex-integrante do lendário grupo de K-pop, Girls' Generation, retrata a trajetória de Rachel Kim enquanto trainee de uma das maiores empresas de K-pop, a DB Entertainment, seus conflitos, seus medos, inseguranças e adversidades, assim como, retrata diversas características intrínsecas aos bastidores da indústria, que se espelham na realidade e na história da própria autora.

A leitura não é densa, portanto é possível ler o livro com fluidez, entretanto, é notável uma falta de profundidade em diversos tópicos, como a relação da Rachel com seus familiares e com algumas amigas que são apresentadas durante o livro. Também é difícil acompanhar a grande quantidade de personagens e entender qual o seu papel na história, já que o desenvolvimento deles é mínimo.

Creio que falta uma contextualização mais convincente para as atitudes de diversos personagens secundários já que, apesar de se tratar de uma obra de ficção, é difícil imaginar um cenário em que tudo e todos giram em torno de uma trainee.

Apesar do enredo ter falhas, é possível ler a obra com a sensação de estar acompanhando uma novela. Particularmente, creio que teria aproveitado mais o livro caso o tivesse lido quando muito mais nova.

rikagreenbriar 25/03/2024

K-Pop é dureza.
Ler Shine levou um BOOOOM tempo. Ficou dois anos parado na minha estante por simplesmente não chamar minha atenção.

Se voce não consume conteúdo de K-Pop ou assiste Doramas, não vai entender quase nada do que eles falam, por que eles falam MUITO termos coreanos e tal. Então é necessário conhecer o básico ? ou pesquisar enquanto lê ? para entender o livro de certa forma.

A leitura é rápida, fofa e com uma história que abre seus olhos para a indústria do K-Pop.

Jason, eu te amo, mas também tenho certo ranço de você.

Rachel, você é demais.

Leah, te amo!

Eomma, te odiei por muito tempo mas te amei no final.

Mina, se mata.

Minjun, te amo garoto, casa comigo!

Dei três estrelas pq senti que não faz muito meu estilo, e tem alguns pontos que achei falhos na história, mas fora isso, a Jessica arrasou!

laura3198 05/03/2024

Shine sim ou nao??
Oii amigos vim falar do livro shine e principalmente sobre motivos para ler e motivos pra não!!

achei um livro bom realmente, mostrou que o mundo não é fácil, principalmente quando escolhemos seguir nossos sonhos e não ir pelo meio convencional.

mostra amizades verdadeiras e principalmente reais, pois mostram defeitos e

porem a parte do romance da Rachel achei que estava patinando no mesmo lugar e não estava saindo, eles ficavam juntos e terminavam umas 3 vezes acho (não tenho certeza) e particularmente não entendi como eles acabaram no final do livro

e outro motivo por ter me feito ler ele é que ele fala do ponto de vista de uma idol no kpop e o livro foi escrito por uma ex-idol.

eu gostei do livro mas não é um cinco estrelas!!

ThaAssa.Eichelberg 28/02/2024

Um livro muito gostoso E DIVERTIDO de ler, a protagonista muito muito engraçada e atrapalhada, de se sentir junto do treinamento dela e com um pé atrás com as outras trainees e do relacionamento amoroso que se encontra ali
eu adorei pelo fato de ser escrito por um ex-idol, que tem a vivência dentro da indústria e assim se tem a segurança de que a gente sabe que é verdade o que está se lendo (até triste

Taís 12/02/2024

Shine
Gostei muito do livro. Eu amo K-dramas, não sou muito fã do K-pop, mas me senti assistindo a um Dorama lendo esse livro!! Quero muito ler a continuação. Ficou muita coisa pra ser resolvida ainda! ??

Manuban 06/02/2024

Interessante, mas um pouco confuso.
Ganhei o livro com a curiosidade de saber o que ela contou em sua história, mas me deixou confusa com o que foi real e não. Sei que ela não pode ser diretamente explicita, mas achei mais ou menos esse romance da ?Rachel? com o ?Jason? e alguns acontecimentos dentro da história. O final me deixou mais de olhos abertos, um pouco curiosa sobre o que realmente aconteceu em sua vida de trainee.

maria18618 02/02/2024

Muito impactante
Eu achei que ia ser um livro bem levinho mas tem coisa que eu senti que foi a própria Jéssica passando por isso.

Esthefany 24/01/2024

Enrolou horrores
A temática é muito legal, foi o que me segurou no livro, mas de resto é bem fraquinho, esperava muito mais.

aurora ð¹ 19/01/2024

Ngm presta nesse livro é?
Fiquei muito confusa com muitas coisas ao longo do livro mas eu jurava que ia se resolver. resultado: fiquei acordada até tarde para BOSTA nenhuma pq não recebi as respostas que eu queria e acabei mais confusa do que quando comecei. o jason ele foi uma surpresa bem desagradável no fim das contas e pra piorar a mina nem teve arco de redenção, ela só era um escrota com momentos pontuais de bondade por causa de um pai escroto, mas nada justificável só inveja mesmo. a melhor surpresa do livro foi a mãe da rachel que acabou tomando senso e eu simplesmente ODIEI o que fizeram com a akari ela era uma das melhores (não que eu não gostasse das gêmeas cho) mas a akari era importante por fazer parte do outro mundo da rachel e logo quando as coisas deram errado a rachel nem procurou resolver nada? achei raso e sem sentido da mesma forma que foi o relacionamento o jason e da rachel que só existiu pq precisava existir pq se for pra ter química e lógica eles falharam miseravelmente. no fim, se vc gosta do mundo do k-pop pode ate ser um bom livro, se vc não é fã, mas queria dar um chance, esse livro não é uma boa opção pra começar. passei raiva e perdi tempo.

guiguidongui 16/01/2024

Divertido e contagiante
Me surpreendi com a escrita de Jessica Jung; muito clara, fluída e fácil de digerir. Tem uma trama com um temática criativa e bem explorada, e personagens bem construídos. É um livro divertido e leve; não se torna monótono em nenhum momento.