O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas -

Renata1004 16/03/2024

Recomendo!
Que livro!!! Extremamente bem escrito, envolvente, profundo, sensível e sim, muito revoltante. Uma reflexão sobre o racismo e suas consequências nefastas na vida das famílias e da sociedade como um todo.

Julia5751 15/03/2024

Livro denso e instigante
O Avesso da Pele era um livro que estava na minha lista de leitura há algum tempo e sinto que fiquei evitando a leitura por achar que seria extremamente pesada. E é, como realmente deve ser.
Um livro que aborda o racismo e outras violências, pelo ponto de vista de quem sofre com essas violências. Livro denso porém muito instigante.

LetAcia1104 15/03/2024

Eu acredito que um dia alguém que entenda mais (de tudo) vai ler esse livro e dar nome a um novo sentimento.

pri_resenhas 14/03/2024

Importantíssimo
Uma leitura obrigatória, O Avesso da pele mostra os abusos cometidos contra as pessoas pretas, todo o racismo a intolerância, o quanto a cor da pele determina a qualidade de vida de uma pessoa, é impactante, é impressionante é uma leitura que todos deveriam ler.

Jose213 14/03/2024

Um livro pra nos deixar um nó na garganta, para nos deixar sem problemas. Este romance expõe um pouco do tanto sofrimento que a população preta sofre em nosso país, como vivem em instinto de sobrevivência 24/7, como são excluídos e maltratados. Deveria ser uma leitura obrigatória para todos os brasileiros, principalmente para os que dizem que racismo nao existe.

Alisson5h 14/03/2024

Potente
Que leitura dura, crua, avassaladora e extremamente forte. Escrita potente, linda e dolorida.
Rodeada pela dor, pela perda, pela beleza de viver e a angústia de viver. Um retrato da sociedade na sua total crueldade.

Eu senti muita angústia lendo, a injustiça, a dureza que as pessoas tratam os outros, a hipocrisia de uma sociedade elitista e privilegiada apenas por ser branca. Eu enquanto pessoa branca, durante a leitura me peguei em vários momentos refletindo e entendo um pouco mais dos meu privilégios. é um livro que fala sobre sobre o racismo em todas as suas formas, sobre o abuso de poder, injustiça e maldade. É um retrato que mostra o quão o ser humano se importa mais com a cor de sua pele do que com o seu caráter.

J.â­ 14/03/2024

Simplesmente espetacular, conta uma trsite história baseada em nossa sociedade, um conto triste, mas incrível, apagaria da minha memória pra que eu pudesse sentir novamente o prazer que foi lê-lo a primeira vez
Fernanda3048 14/03/2024minha estante
Uma obra fantástica, que infelizmente caiu nas garras dos fanáticos políticos e religiosos. Não me recordo ao certo, mas esse livro está sendo banido de algumas escolas brasileiras , o pretexto é o mais absurdo possível.

Claudinei 14/03/2024

Um relato bastante realista sobre o ser humano, raça e se descobrir em um mundo hostil a sua pele! Nesse livro a realidade é mostrada sem filtros e nos apresenta um personagem denso, humano e que sobrevive até a violência policial lhe tirar aquilo que lhe era mais sagrado!

Amanda 13/03/2024

Uma leitura crua e sensível ao mesmo tempo...
A história é narrada por Pedro que perdeu o pai assassinado durante uma abordagem policial e em uma narrativa crua e real relata acontecimentos da história de seus pais e familiares, escancarando um país que ainda hoje é marcado pelo racismo estrutural, aborda o relacionamento familiar e o sistema educacional falido. O livro também traz a religião do personagem como parte importante da narrativa, marcando o início e o fim da história.

Confesso que fiz essa leitura por causa de toda a polêmica em que o livro está envolvido e quis tirar minhas próprias conclusões sem tomar partido de A ou B. Mas ao finalizar, pude entender a grande questão que envolve isso tudo e tenho uma péssima notícia pra você que apoia a censura com o discurso velado de que o livro possui termos e jargões impróprios para menores: algumas coisas precisam ser jogadas na nossa cara e muitas delas são importantes para nossa formação. O livro não contém nada de tão absurdo que um adolescente de 15 anos não possa ler, sugiro parar com a hipocrisia. A realidade é que o que incomoda é o racismo escancarado, a religião citada, a região que se passa a história, a realidade do sistema educacional falido ainda nos dias de hoje... tantos detalhes que em um país extremamente hipócrita e racista, uma grande parcela da população insiste em negar. É uma leitura pra nos fazer pensar e pensar pelo visto é bastante perigoso, principalmente quando você faz parte de uma minoria. O avesso da pele cutuca a ferida e, por isso, incomoda tanto.

Melissa 12/03/2024

Necessário
Após a censura que sofreu nas escolas, fica mais importante discutir sobre a necessidade de levar esse tipo de literatura para adolescentes. Entender que esse é um problema social, e que todos têm seus deveres para não deixar que continue se estendendo por mais tempo.

gizaguerra 10/03/2024

Choque de realidade
Para refletir sobre luto, racismo e profissão docente. Me vi em vários momentos na história, especialmente no que se refere ao desencanto com a sala de aula, que me acompanhou por alguns anos.
Acho que é um livro para professores lerem. É uma conversa entre colegas, um conselho de classe ampliado. Triste mas bonito. Simples e complexo. Inventado e tão real.

Marli31 10/03/2024

O avesso da pele

O livro conta a história de Henrique, homem negro, desde a mais tenra idade até a sua morte pelas mãos de um policial.
Quem conta a história é seu filho Pedro, que vai revivendo - ou recriando - a história do pai com quem não teve muito contato ao crescer.
Ao contarmos essa história, o autor cria um retrato bem fiel da nossa sociedade totalmente preconceituosa, racista, excludente! Vai mostrando ao compor os personagens como a cor da pele determina a vida destes e de muitas pessoas. Também expõe o sul do Brasil como um dos lugares mais reacionários e racistas do nosso país. Talvez por isso, tenha vindo de lá, Porto Alegre, uma das primeiras manifestações para banir esta obra das escolas, desconsiderando todo o trabalho que é feito para escolha de um livro para o PNLD.
?É necessário preservar o avesso. Preservar aquilo que ninguém vê . Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo.?
Super, mega recomendo a leitura!!! ?????

Greice Waragai 10/03/2024

Um dos melhores livros que já li. A leitura é fácil e prende sua atenção de forma que não quer parar de ler e nem percebe que passou tanto tempo lendo. Situações do cotidiano e momentos de racismo colocadas de forma tão poética. Esse livro não é sobre o que é o racismo e sim como o racismo muda tantas pessoas e como essas pessoas se sentem. Pessoas não negras, que tenham um mínimo de senso, sabem, pelo menos, quando e onde o racismo está presente. Mas não sentimos, não vivemos, não mudamos quem somos por conta de racismo. Vemos, presenciamos, ajudamos, mas sempre voltamos para nossa casca não negra. Não sofremos a violência e a solidão impostas por um preconceito que mata. A necessidade de todos lerem esse livro é imediata!