Comer, Rezar, Amar

i

Resenhas - Comer, Rezar, Amar

Regis 26/02/2023

Recomeços...
Tomada pelo pânico, tristeza e confusão Elizabeth Gilbert enfrenta um doloroso divórcio, uma depressão que a deixou esgotada e o fracasso de um outro amor.

O livro começa com Liz narrando como chegou até o ponto onde está. Completamente perdida e frustrada com o fracasso de seu casamento e seu novo amor, partindo para uma viagem de autodescoberta e reflexão durante a qual Liz vai rever sua vida e se curar de suas antigas feridas.

A história emociona, faz rir e faz pensar. Uma autobiografia que conta como a autora superou uma crise de meia idade precoce e se reencontrou ao se dar um ano viajando pela Itália, Índia e Indonésia.

Gosto de como a autora e personagem se mesclam para nos contar sua vida e seu momento de autodescoberta onde conhece novos amigos, tem sua fé restaurada encontrando um ponto de equilíbrio e ao final dessa jornada um novo amor.

A escrita é fluída, cativante e despretensiosa. Elizabeth é uma jornalista que usa de sua afinidade com a escrita e seu bom humor para narrar sem pudor e meias palavras seus medos, decepções e descobertas da vida adulta. Dando origem a um romance que foi adaptado para o cinema e que conquistou um grande número de fãs, incluindo eu mesma. Rsrsr

Obs: A trilha sonora do filme é ótima.

É um livro emocionante com uma história contagiante e inspiradora que recomendo.
Nilsonln 26/02/2023minha estante
Tenho o livro e está entre minhas intenções de leitura. Assisti o filme a um tempo atrás, amo e até tenho em blu-ray. Excelente resenha!

Regis 26/02/2023minha estante
Obrigada, Nilson.
Também assisti ao filme primeiro e gostei muitíssimo do filme. ?

Paty 18/11/2013

COMI sem vontade, REZEI para o livro acabar logo e AMEI quando finalmente terminei esta tortura!
Aline 03/12/2013minha estante
kkkkkkkkkkkkkk
simples e direta.
Tambem senti a mesma indigestão.

Silvio 20/05/2016minha estante
Faço minhas as palavras de você dois.

*Rô Bernas 05/09/2010

Vivencia mais que real
Quem esperar um livro cheio de histórias mirabolantes, ação, suspense...tsc tsc tsc...não vai achar.
Este é um livro vivencial.
É a história real de uma mulher que saiu em busca dela mesma.
É um livro com muitas partes emocionantes, muitas partes engraçadas e muiiiiiiiitas partes chatas, mas que não interfere no geral.
É um livro real.
Pena que quando separeei não pude me dar a este luxo de viajar por um ano...hehehehe
sonia 25/04/2013minha estante
detestei.
não consigo ver com bons olhos alguém que vai para a Itália para comer - a ela só come, mesmo, nem percebe toda a arte que está ao redor dela?
depois vai para a India - e garanto que todo praticante de yoga fica horrorizado com os comentários da sem noção sobre a yoga - como alguém que viesse ao Brasil e dissesse que os nativos daqui fazem oferendas a seus deuses matando galinhas nas encruzilhadas ou que somos um povo vagabundo porque nossas praias estão sempre cheias de gente (já ouvi estes dois comentários, acreditem) me pareceu um livro bem comercial.

Aline 18/10/2013minha estante
Não me identifiquei com o livro, nem com a autora.

thaisbohn 26/09/2011

Idiotice é uma qualidade meio inerente aos best-sellers, mas esse se supera.
Fran Moura 14/10/2011minha estante
Concordo! Esse livro é uma idiotice insuperável. Alguns falam que depende do seu estado de espírito no momento da leitura para se identificar ou não, mas o fato é que odiei esse livro e só não abandonei porque não gosto de iniciar uma leitura e não terminá-la. Realmente, tem muitos best-sellers que não dá para se entender como chegaram nas listas de mais vendidos. Eu devia imaginar que não gostaria, porque nem o filme consegui chegar ao final e não teria perdido essa leitura.

Silvio 07/11/2011minha estante
Concordo com a Thais e com a Fran. O livro é uma desgraça; até duvido que tenham sido vendidos 8 milhões de exemplares

Taciane 17/07/2013

Não mereceu a lista dos mais vendidos.
Kálita 28/08/2013minha estante
Gostei muito do filme..
Tenho vontade de ler.. mas num futuro distante rs

Taciane 29/08/2013minha estante
Tenho ele, se quiser, te empresto.

Luana 09/10/2021

Tenho absoluta certeza que sou totalmente influenciada pelos livros que leio e comer, rezar e amar conseguiu fazer com que eu tivesse vontade de me conectar com a minha espiritualidade.
Bianca Brighenti 09/10/2021minha estante
Quero muito ?

Luana 09/10/2021minha estante
Vale cada minutinho de leitura ?

Darlan 08/04/2017

Pintura íntima
Liz é uma pintora com sua palavras, descrevendo perfeitamente e na medida certa cada situação vivida sob um ponto de vista tão humano que chega a ser cômico, muitas vezes me peguei rindo bastante por estar conhecendo uma pessoa que mesmo morando muito longe de mim e tendo uma realidade tão diferente da minha, pudesse descrever tão bem, com tamanha praticidade e concisão, tudo o que eu queria falar sobre as adversidades da vida.
Apesar de termos visões bem distintas sobre religião, ou ainda sobre a necessidade delas, ela consegue fazer um misto de imparcialidade com intimidade, compartilhando seus sentimentos ao mesmo tempo que deixa espaço para que o leitor possa avaliar aquilo tudo em sua própria perspectiva, e se este não tem uma, ela consegue transmitir toda a ideia do conceito da melhor maneira que pode, conseguindo ser, pelo menos pra mim, muito clara.
Adoro livros reportagens então confesso que adorei as partes que ela descrevia ambientes, culturas, monumentos, etc, tudo da bela maneira já supracitada.
Liz Gilbert tem o dom de traduzir sentimentos colocando-os no papel, ponto final.
Destaca-se também o bom trabalho da tradutora que não deixou muitas pontas soltas ou piadas serem totalmente perdidas com a adaptação.
Van 21/11/2018minha estante
Tô amando esse livro!

Darlan 22/11/2018minha estante
É maravilhoso

Heloo 03/05/2021

Reze e ame incondicionalmente e coma também
No geral, o livro é muito bom! Me causou um pouco de ressaca literária, devido ter muitas explicações/detalhes. Isso é importante em um livro (claro), mas, no meu ponto de vista, nesse caso, impediu um pouco da história fluir, o que não me instigava a terminar.
Por outro lado, não posso negar que a lição que esse livro deixa é fantástica, envolve superações, crescimento espiritual, autoconhecimento, saúde mental, amor, enfim... temáticas bem pertinentes. É isso e o Felipe é um amor. ?
Nub 03/05/2021minha estante
Ai amiga tudo de bom, já vou botar na lista p ler ???

Heloo 04/05/2021minha estante
Leia, linda! ??

Fe Sartori 21/02/2011minha estante
Lu,
Adorei a sua resenha perfeita!
Você conseguiu me deixar com vontade de ler =D
Será que esse livro muito gente não gosta pelo fato de ser um livro de conseguir se identificar com ele?
Um beijo

Nadz 26/04/2012minha estante
Achei um livro incrível e me identifiquei muito com Liz... foi como se tivesse escrito pra mim hahaha! Certeza de que muita gente se sente assim também.
Eu também curti todas as partes, e não achei nada longo, queria mais de tudo... acho que vivi com ela cada transformação.

Sandra de Oliveira 15/08/2010

Digamos que eu tenha ficado com a sensação de que faltou algo em grandes proporções, o que me deixou um tanto frustrada com a leitura e suspeitando que o filme seja mais um caso, não raro, diga-se de passagem, de trailer que engana pelo encanto de 4 minutos, mas que não condiz com a realidade do filme em si ou mesmo do livro no qual foi baseado.

Explico: Comer Rezar Amar, o livro, é interessante, mas lá pela metade sua história se torna um pouco enfadonha. A sensação de “falta alguma coisa nessa conversa” é algo evidente.

Está dividido em três partes, essencialmente que remetem às palavrinhas do título.

Comer - Ítalia

A personagem Liz Gilbert, narradora da história (baseada em suas próprias experiências) é uma americana aparentemente feliz, casada, com vida financeira estável e muitos amigos. Eu disse aparentemente feliz, já que sua vida na verdade atravessa um momento confuso e cheio de indecisões.

Num rompante de desespero por busca de algo que faça sentido em sua vida, abandona tudo e embarca numa viagem que dura exatos 12 meses.

Seu primeiro ponto de parada é a Ítalia, já que seu sonho é aprender o idioma mais belo e sexy da face da Terra. Aqui a metáfora Comer - Ítalia deve ser levada ao pé da letra. Num país bom de garfo conhecido por seus pratos deliciosos e uma vida regada a vinhos, pães e massas, Liz se entrega ao prazer da comilança. Por 3 meses. Conhece pessoas diversas e vive apenas para desfrutar desse sonho (sem trocadilhos) de aproveitar a vida sem pensar no resto.

Rezar - Índia

Após toda a extravagância, é hora de buscar o equilíbrio interior, resolver problemas que parecem impossíveis de serem solucionados, tudo atráves da meditação e Ioga. Nessa parte, a autora esmiuça toda a história dessa tradicional prática indiana, o que é bastante interessante.

Amar - Indonésia

A última parada, e mais aguardada, no entanto ,resolveu ser a mais cansativa e fora de ritmo. Depois de viajarmos com Liz pela encantadora Ítalia e a misteriosa Índia, pouco sobrou para a Indonésia. O relato contado sobre as experiências nesse país tornam o livro clichê demais, cansativo e com final feliz que não emociona. E estamos falando de uma história baseada nas experiências reais da autora.

Fico então imaginando como será o filme ( de trailer tão interessante e descompromissado) e torcendo para que, assim como em Anjos & Demônios, o filme, em um momento de extrema exceção, supere o livro.

Confesso ter me decepcionado com o livro, mas se você não se opuser a um final feliz onde falta um tiquinho de açúcar ou mesmo uma pitada de tempero, ele é uma opção que pode agradar. Quanto ao filme, o jeito é esperar e pagar para ver o resultado.

Evy 20/09/2010minha estante
Eu parei a leitura um pouquinho depois da Indonésia. Não conseguia continuar de jeito nenhum... quem sabe em outra fase da vida!

Nadia 11/07/2011minha estante
Eu nem na Indonésia consegui chegar! Acredito que para a autora foi tudo muito significativo.
Pretendo retomar a leitura um aoutra hora, só pra ver no que dá!

Jessica Online 03/10/2011minha estante
Primeira vez que um livro me desagradou mais que o filme. Muito monótono, apesar de ter algumas passagens bem inteligentes no decorrer da leitura.

Izilda 27/02/2012

Adorei esse livro. Ele me livrou de uma série de problemas emocionais. Imagine só se eu tivesse a sorte de fazer a viagem da autora?
Flavia 27/02/2012minha estante
Seria maravilhoso fazer aquela viagem!

Prí 20/03/2012minha estante
Estou lendo,mas o filme me parece muito melhor. O filme achei 10.

Wal :) 06/03/2018

“Para chegar ao castelo, você precisa nadar pelo fosso.”
O livro conta a história da Elizabeth Gilbert que com 30 anos decide se divorciar de um casamento já acabado e isso não é nada fácil pois o ex marido não facilita a vida dela, em um estado de solidão e depressão (que ela mesma chama de amigas) ela consegue se relacionar com um rapaz mais novo, mas não dá muito certo e ela acaba se perdendo mais ainda na vida.
O livro é dividido em três partes:
A primeira parte é quando ela decide parar de sofrer e vai a busca de dois prazeres considerado por ela que seria aprender italiano e comer, comer muito. A cada cidade que ela visita ela vai direto nos restaurantes com a fama de melhor refeição da região.
A segunda parte do livro é bem diferente da primeira, pois ela vai para Índia com o intuito de encontrar Deus e sua paz interior e sua rotina é de trabalho árduo e com refeições vegetarianas e nada em abundância.
A terceira e última parte do livro ela corre atrás do seu equilíbrio na Indonésia com o seu amigo xamã chamado Ketut ela aprende algumas meditações tradicionais de Bali em troca de algumas aulas de Inglês para ele, devido a situações colocadas pelo destino ela conhece uma curandeira que se torna sua melhor amiga e por fim além de encontrar seu equilíbrio ela acaba conhecendo um Brasileiro que também é divorciado que passou por situações parecidas e acaba sendo seu mais novo amor.
Apesar do livro ter uma narração divertida, confesso que me enrolei para terminar a leitura. O livro é ótimo para nos mostrar situações de autoconhecimento e Fé.
Lary.Momentolitera 07/03/2018minha estante
Resenha excelente!!!

Wal :) 07/03/2018minha estante
Obrigado Lary!!

Iara.Antunes 29/05/2018

" Rumi certa vez aconselhou seus discípulos a escrever as três coisas que mais queriam na vida. Se qualquer item dessa lista estivesse em conflito com outro, avisava Rumi, o autor estava fadado á infelicidade".

"É melhor viver seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra é pessoa com perfeição".

"Afinal de contas, você é o que você pensa. As suas emoções são escravas dos seus pensamentos, e você é escravo de suas emoções "

"Perder o equilíbrio ás vezes por amor faz parte de uma vida equilibrada"

Acompanhamos a história de Elizabeth Gilbert após passar por um difícil divorsio e estar totalmente infeliz com toda sua vida e desequilibrada com seus sentimentos. Ela resolve viajar por dois ano. Iniciando na Itália, onde vai em busca do prazer através da comida e aprender este belo idioma. Na Índia vai para encontrar a sua fé, se comunicar com Deus e perdoar as pessoas que tanto partiram seu coração e o mais importante se perdoar pelas suas escolhas. Por fim, para Indonésia onde sem planejar encontra o amor e onde irá aprender a recomeçar um nova história de amor, mesmo tendo medo de partir o coração.

O livro acaba se tornando um diário de viajem, onde a autora narra suas experiências e reflexões , ou seja, o que ela aprendeu em cada país através da sua busca pelo equilíbrio e conhecer a si próprio. Além de contar sobre a cultura de cada país através de histórias ou fatos. Porém, em vários momento da história ela foge muito do assunto principal do livro, ficando assim a leitura monótoa e chata.
O livro trás grandes reflexões sobre perdão, recomeços e que estamos sempre a procura do equilíbrio na vida, todos nos precisamos dele, porém não é fácil manter dias após dias com tantas emoções e dúvidas que temos. Por fim, somente um novo amor para concertar um coração partido e que não devemos ter medo de tentar.
Mathias.Weirich 29/05/2018minha estante
Adorei a resenha, o livro parece ser bom, porém muito enrolado, então acaba tornando-se cansativo!

Um livro que pode ter elementos bons, mas que deixa a desejar.

Iara.Antunes 29/05/2018minha estante
Exatamente!

Troia 18/01/2022

Livro difícil. Pelo menos para mim, a parte que me serviu mais, foi a segunda sobre a viagem para a Índia. Tirei bastante lições sobre buscar a paz e intimidade com Deus. Mas achei a terceira parte, sobre a viagem para a Indonésia cansativa. O livro não me prendeu como achei que aconteceria. Me decepcionei um pouco. Esperava mais!
Fabiana873 18/01/2022minha estante
Esse livro foi uma decepção pra mim. Você deu 1 estrela, não dei nenhuma

Troia 06/03/2022minha estante
Não me prendeu. Foi uma leitura difícil porque não consegui me apaixonar pela história