Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

eukarla 02/12/2023

Muy bueno
Gótico mexicano é um livro muito inteligente e surpreendente, mas eu senti que faltou alguma coisa no final pra ser perfeito. Foi uma das melhores leituras do ano.

scwry 01/12/2023

?O mundo podia ser de fato um círculo vicioso; a serpente devorando a cauda em um ciclo interminável de ruína eterna e voracidade infinita.?

O primeiro livro de terror e realismo mágico que eu li e me surpreendeu de forma positiva. A cada capítulo que passava me deixava mais intrigada, e como o livro está cheio de cogumelos, sabia que podia ter alguma relação com isso mas não fazia ideia dos plot.

A personagem principal, Noemí, conquistou meu coração por ser forte, destemida, a típica mulher de classe alta de 50, que vai até High Place resgatar sua prima Catalina, que se casou com uma família de origem inglesa, e que recentemente estava com os comportamentos estranhos. Os demais personagens são bem construídos mas poderia ser explorado um pouco mais.

O motivo de perder uma estrela é mais pelo final e pelo plot, eu entendi porém não entendi completamente, e acho que o final ficou um pouco corrido, sendo que poderia ter muito mais páginas com o desenvolvimento da história do plot, mas o livro vale muito a pena pela trama, pelo cenário bem gótico mesmo e intrigante.

O que me incomoda um pouco também, é a figura do pai de Noemí, sei que ele não estava em destaque no livro, era apenas mais um, mas poderiam ter trabalhado a ideia dele estar preocupado com as meninas, a curandeira também, então acho que a autora só pecou nisso, em não desenvolver todos os personagens de uma forma que não ficasse raso ou só parecendo que estavam ali por estar.

mayagraciele 27/11/2023

Assim como o título sugere essa é uma história com todas as características do gótico. Uma jovem vai para uma casa sombria para descobrir o que estava acontecendo com a sua prima recém-casada, que havia enviado uma carta para sua família. O que ela encontra lá é algo que ela não poderia imaginar.
Se eu pudesse comparar um livro que tem a atmosfera parecida com esse seria Rebecca, mesmo que seus plots sejam completamente diferentes, a atmosfera e ambientação dos livros são similares.
A casa em si é um personagem do livro, que é tão importante como qualquer outro personagem. é um livro tenso, porque assim como nossa protagonista, você também quer entender e descobrir qual o mistério dessa casa e de seus habitantes.
Definitivamente me entregou aquilo que eu esperava de um livro de terror: tensão, suspense e medo (mas um medo irracional, que você não consegue explicar o porque)

Henrique Vaz Martins 27/11/2023

Esse livro conta a história de Noemí Taboada que viaja para uma cidade que um dia foi próspera pelo minério de prata, mas hoje se encontra decadente para visitar sua prima, Catalina, que se encontra doente.

Todo o ambiente da casa de sua prima é lúgubre sem contar com a estranheza rígida do marido e da família dele, formando assim um ambiente perfeito para a proliferação de paranóias e a crença em fantasmas e maldições, mas o quanto disso tudo é realmente uma paranoia?

O que mais me chamou a atenção nesse livro é a forma como a tensão vai crescendo página a página, mostrando uma escalada perfeita e sutil terminando num ápice quando você menos espera.

Outra coisa maravilhosa é todo o background histórico e cultural não só mexicano como latino em uma forma geral além de mostrar o choque cultural entre Noemí, mexicana, e a família do marido da prima, inglesa.

É um livro instigante com reviravoltas maravilhosas que eu super indico principalmente para quem gosta de uma atmosfera mais sombria

Mylena 20/11/2023

Poderia ser um filme da A24 com certeza
Comecei o livro sem expectativas e acabei gostando muito da história, no entanto, achei que seria algo mais elaborado. Esperava um pouco de realismo mágico, mas não sei se foi bem isso que encontrei, acho que pende mais para fantasia mística misturada com horror. A história tem varias cenas "gore" e bem descritas, então tornou a experiência bem visual, por isso acho que daria um ótimo filme nas mãos certas. Achei engenhosa a explicação do uso de cogumelos na história, mas acho que poderia ter sido ainda mais explorado. Mesmo não sendo o ponto principal da história, ja que a personagem principal é bastante liberal para a época em que se passa, até que gostei do romance que se formou. De modo geral foi uma leitura agradável, mas não incrível.

Honey K. 14/11/2023

Tive problema com o final
Eu amei o livro até às últimas 80 páginas. personagem principal muuuito boa, discussões sobre gênero e raça, e um romance bem no padrão que eu gosto (a mulher fodona e o cara tímido).

mas acho que as últimas 80 páginas se perdem um pouco. o plot não me convenceu, mesmo tendo umas partes boas, a explicação do pq tudo acontece não me pegou. além disso, tem uma certa cena do livro que me ENCHEU DE ÓDIO, em que a personagem foge totalmente da sua personalidade construída nas páginas anteriores e toda uma decisão muito idiota por "falta de tempo", como a própria autora justifica.

mas enfim, mesmo o final nao agradando 100%, o livro vale demais e eu indico muito ?

Gabriel.Lima 14/11/2023

Isso aqui tem um caminhar muito bom e você não imagina nada até realmente revelarel. É de uma criatividade muito massa e que consegue amarrar tudo direitinho. Nunca pensei que leria algo parecido. Fiquei confuso em algumas partes e senti falta de um epílogo.

grazisapienza 03/11/2023

Os esporos de High Place
"Está tudo no sangue"

Gótico Mexicano definitivamente foi um livro que acabou por ficar muito acima das minhas expectativas iniciais. Sendo considerado um exemplo de terror gótico (não colocando aqui a outra caracterização pra não dar spoiler) Eu achei muito bom tanto a ambientação, quando o desenvolvimento da história e dos personagens num geral.

Foi muito interessante ver como a história foi bem utilizada como background e como as pequenas informações sobre os arredores e detalhes foram tão bem utilizados, usando de muita melancolia e bucolismo dentro da estória de High Place.

A Família Doyle foi muito bem caracterizada no geral e os horrores de sua história, conforme revelados ao leitor, causam um ligeiro horror e leve assombro (apesar de, historicamente, algumas daquelas práticas terem sido realmente feitas e eu achar que poderiam ter sido mais abordados os efeitos em si que são danosos à longo prazo).

Gostei bastante que também acaba tendo uns pontos co, o tocante da antropologia, química e alquimia. Teorias já desbancadas como Eugenia, pureza de raças etc são colocadas na mesa juntamente com o tema sobrenatural e eu achei isso um ótimo diferencial.

Dentro desse subgênero, eu sempre achei interessante e peculiar como a "ambientação" junto com a linha histórica acabam sendo, pelo menos pra mim, elementos perfeitos pro horror (que não precisa chocar pela sanguinolência somente)

Raissa670 31/10/2023

Tudo foi muito caótico, apesar do lento desenvolvimento, acredito que tudo se chocou perfeitamente no final fazendo sentido as histórias, personagens, cogumelos... estava tudo interligado! Amei, de verdade!!! Primeira leitura gótica e amei!!!

Juliana1929 29/10/2023

Final é incrivel
Não sei o que falar dessa leitura kkkkkkkj mas eu só terminei ela por conta do audiobook. O começo achei bem lento e o que me incomodava demais era a ideia higienista dos personagens, fora que o PDF que usei estava com diversos erros então me deixou desinteressada.
Mas o final compensa tudo! O suspense das últimas 80 páginas valem a pena demais!
Acho que é isso, é uma leitura ok. Te deixa desconfortável em diversos momentos, então a proposta dele é muito boa.

Bel 28/10/2023

Parece que tem 500 páginas
Pontos positivos:o inicio que é bem viciante,um personagem interessante.
pontos negativos:a história se torna complexa desnecessáriamente,a personagem principal(que antes ao mesmo tinha personalidade) torna-se completamente burra,a maioria dos personagens são superficiais(tirando o do marido que é muito bem construido) e tem pelo menos 500 personagens na história o que seja a ser ridiculo,a explicação final é um lixo e a história do nada agrega um romance tão brega que chega dar até vontade de rir,em geral gotico mexicano é cansativo,esgotante e com potencial totalmente desperdiçado.

Carol Luques 26/10/2023

Ganhei esse livro do meu marido, mas não sabia muito o que esperar dele. A história não me pegou no início, mas insisti na leitura. Ao final, fui surpreendida com um realismo mágico que me lembrou muito "100 anos de solidão" (e me fez ficar com vontade de lê-lo novamente)!

A história é ambientada na década de 50 e Noemí é uma mulher à frente do seu tempo! Ela mora na Cidade do México com o pai, mas, quando recebe uma carta misteriosa da sua prima Catalina, recém-casada com o britânico Virgil, ela decide viajar até o interior do país para investigar o que está acontecendo. Ao chegar a High Place, Noemi percebe que as coisas estão estranhas e começa a investigar o passado da família para entender o que pode estar acontecendo. Com a ajuda do médico da cidade e de uma curandeira, ela começa a conectar os vários fios que unem a história da estranha família.

Como eu disse no início, o ritmo da narrativa é bem lento. Mas, essa escolha faz todo o sentido para a história. A autora Silvia Moreno-García acertou no tom entre o mágico, o investigativo e o horror, sem contar que aborda vários aspectos da cultura mexicana (AMO!). Os personagens são bem construídos e a escrita nos envolve de tal maneira que provoca um misto de sensações como raiva, decepção, nojo, vibração... Recomendo a leitura!

GabI 23/10/2023

Gostei muito do livro, a história é envolvente e o mistério é muito bem construído. Quando as coisas começam a ser solucionadas, é um plot twist em cima do outro. O final foi satisfatório e eu curti muito a leitura. É bom sair do mundinho EUA, Europa de vez em quando

Mahalia 22/10/2023

Na onda dos cogumelos
O livro é ok. Muito lento e com poucas emoções. O que o faz ser um 'gótico mexicano' fica claro para o leitor do meio para o final, mesmo assim, de forma bem arrastada.