Gótico Mexicano

Gótico Mexicano Silvia Moreno-Garcia

Resenhas - Gótico Mexicano

Thaisa 18/04/2024

Noemí, uma bela e jovem socialite que vive na Cidade do México nos anos 50, recebe uma importante missão: após Catalina, uma prima próxima, se casar com um desconhecido e mudar rapidamente para uma pequena cidade do interior, ela escreve uma carta para a família totalmente confusa, estranha e enigmática, demonstrando estar com a saúde mental abalada e pedindo a companhia de Noemí. É assim que ela embarca em uma viagem para a cidadezinha, conhecendo a nova e antipática família de Catalina, afim de passar algumas semanas neste macabro casarão enquanto tenta ajudar, de alguma forma, a prima, que além de ter sido diagnosticada com tuberculose, recita palavras incompreensíveis e frases pouco coesas - mas seu marido, o aristocrata Virgil Doyle, parece não estar abalado pelo comportamento da esposa...
Noemí, então, recorre à outros meios para ajudar Catalina, mas quanto mais ela revolve este casarão e seus moradores, mais acontecimentos estranhos irão se revelando; e entre sonhos febris e incoerentes, uma inexplicável conexão com antigas moradoras e as falas e os atos indizíveis de membros da família, Noemí cairá, mais e mais, em um buraco do qual talvez não consiga sair.
O título é perfeito, já que a ambientação gótica e a cultura mexicana são importantes na construção narrativa. Além disso, a autora decide apresentar uma trama com diversas camadas, desde a superficial, onde encontramos uma história de terror clichê, até uma grande analogia sobre a sociedade machista, racista e xenofóbica, abordando temas como o colonialismo, o sexismo, a luta pelo poder, a mentalidade de colmeia, os relacionamentos abusivos, a toxicidade familiar, a objetificação da mulher, o absurdo da eugenia, a sororidade como libertação, entre outros.
Garcia também utiliza elementos como a abelha e a cobra para representar o mal que ronda essa casa e como o sobrenatural pode ser muito menos assustador do que a crueldade humana.
Gostei bastante da escrita da autora, apesar de achar que, em alguns momentos, a história se arrasta mais do que deveria e poderia ser muito mais concisa.
Também é importante mencionar que "Gótico Mexicano" presta homenagem à diversas obras marcantes do horror (pela narrativa ou pelas temáticas) e é possível vislumbrar uma amálgama de "O Papel de Parede Amarelo", de Charlotte Perkins Gilman, "O Bebê de Rosemary", de Ira Levin, "Drácula", de Bram Stoker, "O Caso de Charles Dexter Ward", de H. P. Lovecraft, "A Assombração da Casa da Colina", de Shirley Jackson, entre muitos outros.
No geral, além de ter gostado bastante do livro, achei ele necessário e intrigante, já que a autora soube como explorar o cenário mexicano da época e transformar os pesadelos da vida real em uma narrativa fever dream aterrorizante em toda a sua loucura.

Thaina271 17/04/2024

Gente?
Que livro impecável, nunca achei que sentiria medo de palavras!! É simplesmente insana a história, cheia de suspense e terror sem igual. A cada hora que lê a história vai ficando mais pesada e inacreditável.

Daniela742 16/04/2024

Que sabor!!
A escrita do livro é um pouco lenta, então para quem não gosta, realmente pode ser um problema. Mas como eu até mesmo prefiro narrativas mais lentas, essa não foi uma questão para mim. Na verdade, a minha experiência com esse livro foi uma leitura muito envolvente e deliciosa.
Entretanto, na minha opinião, o ponto alto desse livro é o subtexto sobre racismo, desigualdades de gênero e de classe. Todo o debate sobre o silenciamento, objetificação das mulheres e eugênia foi o que me fez amar esse livro.

Júh 14/04/2024

Gótico mexicano foi um livro bem cansativo pra mim ler, mas que no fim a leitura valeu a pena, já que eu me aventurei em um gênero que eu não leio muito.

gepaes 05/04/2024

Um livro para agradar a minha eu de 15 anos, fã de um terror aterrorizante mas não traumatizante. Pra colocar uma cerejinha no topo da história viciante, a Silvia me da um casal fofo.
Perfeito!
Leiam!
Eu vos comando em nome dos fungos!
Vaz.Dek 05/04/2024minha estante
---O empurrão que eu precisava pra criar coragem e ler esse querido

amandapteix 02/04/2024

Nem tão gótico e um pouco britânico
Começa bom, aí fica um pouco chato e lá pro final fica empolgante de novo mas a explicação fez as coisas ficarem meio bobas (pra mim). E aí termina sem saber o que vai rolar depois.
Mas ainda assim não odiei

Jamily.Alves 31/03/2024

Gótico mexicano
No início do livro, eu não fui presa de primeira, acho que até a página 40 eu tinha muita preguiça de ler e quando eu lia, me dava bastante sono kkk. Porém, ao desenvolver a leitura e insisti nela, eu comecei a gostar bastante e fiquei curiosa para saber o mistério dessa família. Essa é a primeira vez que eu leio algo gótico e eu gostei demais, vou até procurar outras leituras parecidas, eu senti que em vários momentos eu estava receiosa sobre o que iria acontecer com a Noemí. Antes eu pensava que um livro jamais me deixaria com medo, e eu estava errada, mas um livro gótico me deixou não só com medo, mas um tanto enojada também, o que esse livro retrata é algo que eu não tinha visto em canto nenhum, me surpreendeu. O meu sentimento final é que eu queria saber mais da vida da Noemí.

ajbelei 27/03/2024

Fico feliz por ter enrolado quase dois anos pra ler esse livro, se eu tivesse lido mais nova eu acho que a experiência seria totalmente diferente.
Ironicamente, eu não esperava que seria mesmo um conto gótico e, se não me engano, este é o meu primeiro. As características de um conto gótico são bem específicas e esse livro gabaritou todas.

Tah Sykes 26/03/2024

Até que vale a pena
Comecei com uma expectativa baixíssima e me surpreendi com o decorrer da história, e felizmente o final valeu a pena.

Thais.S 19/03/2024minha estante
Se encaixa em qual gênero esse livro amg???

Allexyaamorinn 20/03/2024minha estante
Eu considero mais um mistério/suspense

Felipe1503 12/03/2024

Terror/suspense que foge do lugar comum.
Há de se destacar, antes de qualquer coisa, o padrão da Darkside. Essa editora dá atenção demais pra detalhe, qualidade, impressão, etc. É muito boa a experiência de se ter livros de Darkside.

Sobre o livro.

Achei muito bom. Rico em detalhes. Um cenário pouco comum para esse tipo de obra, mas tudo muito bem encaixado pra que faça sentido.

Ao mesmo tempo, há discussões sobre eugenia, colonialismo, questões étnicas e antropológicas.

Um ótimo livro, com desdobramentos coerentes e fora de lugares comuns.

Vale muito a pena a leitura.

lendo_e.viajando 10/03/2024

Suspense misturado com terror e um leve romance.
é um livro que te prende do começo ao final, você se apega a todos os personagens, começa a querer entender tudo oque está acontecendo junto com a Noemí. Quando você descobre, fica perplexa como ela, tudo é tão fantasioso que não parece real.
eu amei esse livro, daria tudo para esquecer ele e poder ler de novo, só que mais rápido.

Camila1856 09/03/2024

Uma vibe de A Casa Monstro + The Last Of Us
Esse foi o primeiro livro de terror psicológico que eu li e preciso dizer: ME SURPREENDEU MUITO.

Eu não esperava ter todas as emoções que tive lendo esse livro. A história é tão bem detalhada e te coloca dentro da narrativa de um jeito que você visualiza cada passo que os personagens dão, de uma forma que te faz sentir todo o desconforto que o livro quer passar.

A princípio a trama não tem nada de inovador e revolucionário. É uma casa e uma família que tem movimentações estranhas, como se fossem assombrados, mas durante o livro você descobre que tudo isso acontece de forma racional, e aí sua mente explode.

Simplesmente perfeito. E o final... Ah o que dizer desse final.. exatamente o que eu esperava.

Ps: eu sou cagona.. tenho medo de tudo, mas esse livro não é sobre ter medo.