A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Jardii 19/07/2022

Necessário.
Livro extremamente necessário e inteligente. Me fez ter uma nova visão sobre finanças, de longe o melhor livro sobre o assunto que já li.
Atemporal!

Silvia Helena 10/10/2023

Incrível ?
É um excelente livro de entrada no mercado financeiro.
A leitura é fluida e com muitos exemplos que trazem a reflexão  sobre a importância dos estudos em finanças, reserva de emergência e sobre viver a vida de forma simples, sem se deixar influenciar pela vida do outro.

Recomendo a leitura!

?????

Brave 26/02/2024

Agrega.
É um bom livro para os amantes da economia e/ou aqueles que querem mudar a própria vida financeira.

Não achei ele muito rico, mas isso se deve a grande propaganda que esse livro recebe no meio dos investidores e obviamente as espectativas que criaram em mim. Mas é uma boa didática pra quem curte o assunto.
Lina_2013 26/02/2024minha estante
Bom saber, tenho curiosidade para ler ele, mas agora acho q não vou kkkk

Brave 26/02/2024minha estante
Eu já li outros muitos melhores que esse, que passavam as mesmas informações.

Lipehag 22/01/2023

Um dos melhores livros financeiros que existe.
Explica de forma clara e objetiva algumas crenças limitantes que temos em relação ao dinheiro e como utilizamos. Uma excelente leitura.

Peupaiva 19/01/2024

Incrível
Leitura obrigatória!
Um livro muito simples e super didático, com uma comunicação super acessível e um conteúdo extraordinário. Para investidores, iniciantes ou pessoa como eu que apenas precisam organizar o fluxo de caixa, haha.

Moreira 22/05/2022

Brilhante e inteligente, leitura praticamente obrigatória
Sempre que surge um novo livro sobre finanças, a primeira coisa que devemos esperar é que uma grande parcela da leitura não será mais do que ?mais do mesmo? para quem já é familiarizado com o assunto. Questões sobre frugalidade, diversificação de investimentos e métodos para fazer com que o dinheiro trabalhe para nós é de praxe no gênero. Curiosamente, em ?A Psicologia Financeira? isso não acontece. Ao menos não na mesma proporção que de costume. Morgan Housel trás uma abordagem original a respeito da relação entre questões psicológicas e o dinheiro.

A Psicologia Financeira é um livro de leitura simples e de fácil compreensão, mas com um conteúdo de grande relevância para quem busca a tão sonhada liberdade financeira. Analogias certeiras e precisão nas exposições tornam o livro rápido e prazeroso de se ler. Ao longo de vinte capítulos, o autor discorre sobre como a maior parcela da sociedade americana foi moldada a pensar em finanças de maneira imediatista e consumista, e nos oferece lições sobre como tomar as decisões corretas para não cometer os mesmos erros.

No fim, Housel nos oferece uma última lição: Nem só de racionalidade e matemática devem ser tomadas nossas decisões. Quando se trata de dinheiro, mais importante do que estar certo é tomar a decisão que te faça dormir melhor. Brilhante, inteligente, inédito e leitura praticamente obrigatória, assim defino a obra prima de Morgan Housel.
Priscila 22/05/2022minha estante
Ótima resenha. Obrigada, vou colocar na minha lista. ???

Priscila 22/05/2022minha estante
Ótima resenha. Obrigada, vou colocar na minha lista. ???

Pereira 05/06/2023

Além dos Números
Obra perspicaz que vai além das típicas fórmulas financeiras e dicas de investimento, destacando a importância do comportamento humano em nossas decisões financeiras. Housel aponta que sucesso em dinheiro tem menos a ver com quem tem o melhor plano financeiro e mais a ver com quem tem a melhor perspectiva psicológica.

A obra explora a ideia de que a riqueza é o que você não vê - uma perspectiva contraintuitiva que sugere que a riqueza real é dinheiro que não foi gasto, em vez de bens materiais exibidos.

O autor também aborda temas como a necessidade de ter uma mentalidade de longo prazo em finanças, a importância da paciência, a compreensão de que o risco é sempre mais do que parece e a compreensão de que você é uma pequena parte de um enorme sistema financeiro.

Livro fundamental para qualquer pessoa que queira entender melhor as nuances psicológicas que influenciam nosso comportamento financeiro. Nos faz pensar criticamente sobre nossos próprios hábitos e crenças em relação ao dinheiro e oferece perspectivas valiosas que podem nos ajudar a tomar melhores decisões financeiras.

Acácio 15/04/2022

O livro que todo nerd financista planilheiro deveria ler
Apesar de ser formado em Finanças sempre tive claro comigo de que esse era um tema de humanas e não de exatas e isso não ocorre pela inexatidão dos cálculos financeiros mas pela subjetividade da tomada de decisões.
O livro é extremamente simples e didático nos exemplos, trazendo histórias facilmente traduzíveis em princípios que levam a decisões financeiras. Isso torna prazerosa a leitura de um tema complexo e profundo.
Recomendo fortemente o livro! É válido para nerds financistas planilheiros, como eu, mas também para todos os que adotam outros estilos de tomada de decisão financeira, pois trata da forma de decidir e não de uma fórmula que todos deveriam seguir. Por fim, é um livro mais sobre felicidade e valores do que sobre dinheiro em si.

Samantha.Karoline 26/04/2024

Pensamentos inteligentes
Quando se trata de dinheiro, é sempre difícil tomar decisões. O livro trouxe várias ideias interessantes sobre isso. Gosto bastante do pensamento de aumentar a verba mas tentar manter o mesmo custo de vida e isso tem me ajudado muito a economizar e pensar mais no futuro. É um leitura tranquila de fazer, apesar de ser o tipo de livro que não me identifico. É relevante, no geral.

César 14/07/2023

Não é só sobre dinheiro
Que livro sensacional, impressionante como aborda diversas áreas e faz analogias em relação com o dinheiro. É o livro mais pé no chão que já li, muito sincero e realista. Totalmente me identifiquei.

Sabrina382 16/04/2022

A Psicologia Financeira
Esse livro trouxe grandes reflexões e insights relacionados a como nosso comportamento influência nas nossas decisões financeiras e também como podemos tomar decisões melhores sabendo disso. Muitos conceitos apresentados pelo autor também são vistos em livros de outros grandes autores financeiros, mas ele conseguiu extrair as ideias de forma simplificada.

A Psicologia Financeira é um livro rápido, de fácil entendimento, com muitas ideias e exemplos que ajudam na compreensão. Não é um livro técnico, mas muito importante para um investidor.

VS06 07/07/2023

Neste livro, Morgan Housel desafia as noções convencionais de economia e finanças, aprofundando-se na psicologia humana para explicar por que tomamos as decisões financeiras que tomamos.
Ele aborda temas como a influência das emoções nas decisões financeiras, a importância da paciência e da disciplina, e como nossas experiências de vida moldam nossa abordagem ao dinheiro. Para ele, a lógica e a razão muitas vezes têm pouco a ver com nossas decisões financeiras. Em vez disso, somos guiados por nossas emoções, preconceitos e experiências passadas. O livro não oferece conselhos práticos sobre como investir ou economizar, mas oferece insights valiosos sobre por que agimos como agimos quando se trata de finanças.
O autor usa uma mistura de histórias pessoais, pesquisas acadêmicas e exemplos da vida real para ilustrar seus pontos, o que torna a leitura bem interessante.

Karina Paidosz 02/09/2023

Que pena não ter tido esse conhecimento há mais tempo.
É uma virada de chave real.
Essa mentalidade de investidor já deveria vir desde o nosso primeiro emprego.

hugofreitas 23/06/2022

Já nasceu como um clássico
Esqueça planilhas, números, indicadores econômicos e análise fundamentalista ou de gráficos. Morgan Housel argumenta que as maiores decisões financeiras da sua vida levam em conta muito mais uma conversa com sua família no jantar do que qualquer recurso citado.

Dividido em 20 capítulos, que originalmente eram postados em seu blog, o autor vai trazendo situações concretas para ensinar como devemos lidar com o dinheiro, explicando conceitos de riqueza, fortuna, reserva de emergência, mercado de ações e dívidas.
Já li muitos livros sobre finanças e mercado, nada chega a ser tão prático, divertido e informativo. As lições possuem realmente o poder de mudar a sua vida.

Conceitos importantíssimos para uma boa saúde financeira como: o maior fator para o enriquecimento é o tempo, viva uma vida mais frugal, investimentos passivos são excelentes, pare de disputar com o seu ego, enfim... Tudo é muito bom.

Leitura fundamental para toda e qualquer pessoa que deseja aprender um pouco mais sobre dinheiro e a tomar melhores decisões financeiras na vida.

Matheus.Toussaint 30/07/2023

A psicologia financeira
Psicologia e finanças em uma mesma linha de raciocínio? Sim. É necessário entender isso.

O sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento.

Grandes tendências de enriquecimento ou como consegui-lo vem de educação financeira e controle sobre o dinheiro de forma pessoal, sendo minimalista e econômico. Mas muito mais além, o autor Morgan Housel, em seu livro, busca demonstrar que muitas das nossas atitudes em compras de ativos e passivos, gastos e investimentos, vem muito do fator psicológico.

De todas as nossas ações, fazemos por emoção ou por racionalidade.

E de forma racional, o investimento em longo prazo contém bons retornos. Seja de ações e investimentos diversificados.

Toda decisão financeira que uma pessoa toma é fruto da informação que ela tem à disposição no momento, associada ao seu modelo mental único sobre a forma de como o mundo funciona.

Mas o autor não aborda apenas a situação financeira, ele aborda também exemplo como o investimento que uma pessoa faz com o seu corpo, de uma que se cuida de forma saudável e atlética para uma que não se cuida de forma saudável e não atlética. Tudo é questão de preparo, constância e paciência.

Nada justifica arriscar algo que você já tem e do qual precisa por algo que você não tem e do qual não precisa.

O fator emocional e psicológico reflete em todas nossas ações e decisões, então porque não ler sobre e ter um entendimento melhor? Esse foi um dos motivos por ter iniciado e concluído a leitura para poder indicar a todos vocês.