A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

luan.willian00 01/07/2023

Gostei muito do livro, pois é abordado questões muito importantes sobre finanças, elas são fruto de nossas experiências e crenças, que apesar de exiterem inúmeros exemplos de gigantescos sucesso, eles talvez não façam parte da nossa realidade, o autor também aporta questões importantes sobre ganância e o desejo de se mostrar a própria riqueza a terceiros, leitura fluida e rápida e o principal, que mantém os pés no chão em relação à finanças.

Paulo.Henrique 23/02/2024

Coerência
A narrativa em torno de Andy Gottesman e as discrepâncias observadas no comportamento em relação ao dinheiro e decisões médicas ilustram um fenômeno psicológico e social comum: a diferença entre o que as pessoas dizem e o que realmente fazem. Isso se aplica não só ao investimento financeiro, mas também a várias decisões da vida cotidiana, incluindo escolhas de saúde.

A ênfase na importância de viver abaixo dos próprios meios e manter um estilo de vida modesto, mesmo com o aumento da renda, reflete uma filosofia de vida que valoriza a segurança financeira e a independência acima da ostentação ou do consumismo. Essa abordagem é apoiada por autores como Nassim Nicholas Taleb, que argumenta a favor de estratégias que reduzem a vulnerabilidade a eventos imprevisíveis e promovem a resiliência, em vez de competir em uma corrida sem fim por status ou riqueza.

O contraste entre o discurso e a ação, bem como a complexidade das decisões individuais, seja em finanças ou saúde, evidencia a necessidade de uma abordagem mais personalizada e informada. Reconhecer essa discrepância pode ajudar as pessoas a fazer escolhas mais alinhadas com seus valores e objetivos pessoais, em vez de seguir cegamente conselhos gerais ou tendências.

Dalmo 21/10/2023

O livro A Psicologia Financeira explora a interseção entre a psicologia e as finanças pessoais, revelando como nossos comportamentos, emoções e pensamentos afetam diretamente nossas decisões financeiras. Escrito por Morgan Housel, renomado e premiado especialista em finanças, a obra oferece uma profunda compreensão dos aspectos psicológicos e tendências emocionais que influenciam nossas decisões de consumo e investimento e, até mesmo, como criamos dívidas sem ao menos percebermos.

Leia a resenha na íntegra em nosso blog: www.redumbrella.com.br.

site: https://www.redumbrella.com.br/noticia/cópia-de-a-psicologia-financeira-lições-atemporais-sobre-fortuna-ganância-e-felicidade

Badlouis 23/04/2022

Excelente leitura
Talvez esteja louco por dar 5 estrelas, mas aí está, é penta!
Gostei dos temas abordados, leitura fácil, descomplicada e sem enrolação.
Daria destaque para os capítulos: 5, 7, 9 e 10. Aprendi bastante!
Eu gosto disso, livros que nos trazem engrandecimento, sabedoria , ideias de como melhorar, ser fora da curva.
Excelente!

Giiocarla 28/10/2023

6/10
Eu particularmente esperava mais desse livro, acho que por causa do título. Tem algumas partes muito boa de reflexão e insight, mas também muita coisa que para mim não era interessante. Se você quer começar a cuidar da sua vida financeira e antes não fazia nada sobre, esse não é o livro mais indicado. Ele traz bastante conceito sobre investimentos, renda e outros que se tornam confuso pra quem não conhece. Eu sei superficialmente mas ainda sim algumas coisas não entendi.

Fefe 16/04/2022

Leitura indispensável!!
Todo investidor, por mais leigo que seja, ou aquele que faz planos para começar a aplicar sua renda no mercado financeiro precisa ler esse livro!
Morgan Housel não vai te ensinar como investir, nem dará dicas sobre quais os melhores investimentos.
O autor sugere por meio de exemplos reais, uma reflexão para aquele que investe no mercado; levando sempre em consideração qual a real necessidade para determinado objetivo.
Uma leitura agradável e de fácil compreensão.

CDL 28/05/2022

Leitura necessária
Fui surpreendido com esse livro, adoro livros sobre comportamento e esse é um livro que fala sobre o comportamento humano em relação ao dinheiro, porque fazemos o que fazemos, as decisões que tomamos, tudo tem relação com uma base histórica.

Rafael 30/11/2022

Ação e reação...
Uma ótima leitura para compreender um pouco como o mundo das finanças não é uma ciência exata, pois sua complexidade se dar ao fato de inúmeras variáveis como o plano individual, seu sentimento, como lidamos com as informações que nós é apresentado. Ainda temos muito a apreender mas e prestarmos atenção de como queremos jogar e não prestar atenção no jogo dos outros, podemos ter uma clareza melhor para onde queremos ir. Afinal de contas sabemos o que nos espera na linha de chegada da vida, a questão é qual tática iremos usar nela e se realmente valeu a pena.

Kirk 07/02/2022

Valeu muito a pena
É um livro muito diferente para um tema muito parecido. Você vai se surpreender com a abordagem. São muitos paralelos da psicologia pessoal frente aos riscos em relação ao seu presente e futuro financeiro.

Já parou para pensar no seu comportamento diante do dinheiro?
Rinaldo.Sousa 17/02/2022minha estante
Excelente!

eupoetizo 04/12/2021

Rascunho 15
Um dos melhores livros sobre Educação Financeira que já li na vida. Entrou na minha lista de melhores livros do ano!

Thiago 30/11/2021

Dinheiro e comportamento, sem clichês
Depois de ler sobre o papel da sorte no sucesso de Bill Gates, sobre as eras glaciais, sobre o faxineiro que ficou milionário, sobre o tratamento de uma doença por meio da contaminação de pacientes com outras doenças e tantas outras histórias interessantes, fica fácil lembrar das lições d'A Psicologia Financeira.

Gostei como o autor explica os conceitos, na maior parte das vezes abrindo mão de nomes técnicos. Ele prova que dá para falar de assuntos complexos (juros compostos, bolha imobiliária, aversão à perda, liberdade financeira etc.) sem complicar e sem ser chato.

O livro é ótimo para nos ajudar a entender o jeito esquisito que a mente lida com o dinheiro e como podemos melhorar o comportamento para ter mais chances de sucesso financeiro.

Morgan Housel cita dados e pesquisas para reforçar suas ideias, além de complementar com citações de autores como Daniel Kahneman e Nassim Taleb.

Muito bom de ler, objetivo, sensato... Curti demais!

site: https://leiturasdotrader.com/a-psicologia-financeira/

Rafaela 19/03/2023

A psicologia financeira
A leitura desse livro vai permitir a reflexão de como você lida com aspectos financeiros e a partir da apresentação de algumas histórias poder refletir e colocar em prática alguns ensinamentos lidos.

Junior Santos 17/07/2022

Um tapa na cara
Nós seres humanos somos muito complexos mesmo, tudo é emoção, a psicologia financeira é para mim um livro complexo, mexeu um pouco com meu sentimento de que financeiramente esta tudo bem...nós não nos planejamos, apenas gastamos o que produzimos sem pensar no risco, os poucos que agem no risco obtem progresso mais recompensador do que os demais.

Luana.Scardini 28/04/2023

Gostei bastante, o livro é bem didático, os exemplos são legais e ilustram bem o tema abordado. Recomendo

Tiago Torres 19/09/2021

MA-RA-VI-LHO-SO!!!
Mais um marco na minha vida. Este livro é excepcional. Assim como foi um divisor de aguas quando li "Pai Rico e Pai Pobre", o livro marca demais e me faz REFLETIR muito sobre a vida financeira que estamos levando. Claro que eu como Planejador Financeiro Pessoal tem um peso bem maior e um cuidado com cada frase e ensinamento do autor. Tenho certeza que foi a leitura que mais fiz marcações de trechos em toda minha vida. Vou re-lê de forma dinamica e passando por cada marcação feita. É um livro para QUALQUER PESSOA! Nao precisa ser especialista em finanças. LEIAM e mudem suas vidas financeiras. Vocês verão que não precisa de "ciência de foguete" para ter sucesso na sua vida financeira. INDICO FORTEMENTE!!!