Devoradores de Estrelas

Devoradores de Estrelas Andy Weir

Resenhas - Devoradores de estrelas

leotatim_ 14/05/2024

Devoradores de estrelas
O livro é muito fluido e divertido de ler. Conforme os capítulos vão avançando, o livro fica cada vez melhor e isso é extremamente impressionante.
Embora tenha poucos personagens, isso não atrapalha e todos são muito interessantes.
A única coisa que me agradou foi que senti o final apressado, mas ainda foi um final que me deixou feliz.

.Igor 01/05/2024

Dessa vez, vou começar escrevendo o mais importante logo: ?Devoradores de Estrelas? é um dos melhores livros que já li!

Conheci a prosa incrível do Andy em Perdido em Marte (que também é uma obra genial, especialmente por ser o primeiro livro dele), e, a cada livro que passa, ela fica melhor: em ?Devoradores?, ele transita de momentos leves e super engraçados, para aulas detalhadíssimas (e agradáveis, por mais contraditório que isso possa parecer) de física relativística, química orgânica e microbiologia, para momentos tensos e dramáticos com fluidez e coerência raríssimas.

Queria muito falar mais sobre o enredo desse livro, mas a experiência de ler ele pela primeira vez, sem saber de absolutamente nada, é incrível! Ok, isso geralmente se aplica à muitos livros, mas aqui é especial: o protagonista aparece com amnésia, então não sabemos de nada do que tá acontecendo. À medida que a memória dele vai voltando, vamos aprendendo o porquê dele ter acordado em uma nave espacial sozinho, e, mesmo assim, esse cara desmemoriado não é um narrador lá muito confiável. Creio que por causa disso, poder descobrir gradualmente o que tá acontecendo nessa bagunça toda é um dos maiores charmes desse livro.

Com essa incerteza permeando a narrativa, o enredo evolui de forma bem imprevisível, criando uma jornada cujo resultado final é belíssimo e adequado, que faz valer a pena cada página lida. Não sei quanto à você, mas encontrar esses momentos é um dos motivos pelos quais leio!

Francisco 10/01/2023

Razoavelmente bom, mas não à altura de Heinlein, Asimov ou Clarke
Ryland Grace é um microbiologista que afastou-se do meio científico de produção de artigos científicos e agora leciona Ciências para alunos do Ensino Fundamental. No entanto, é convocado para participar de uma missão tripulada (com o religioso nome de "Projeto Hail Mary") formada por membros da comunidade científica de todo o mundo. Tal missão tem como objetivo por um fim à ameaça de uma forma de vida alienígena ao nosso Sistema Solar.

A forma de vida alienígena é denominada pelo autor de "astrofágicos" (do grego "fagos": engolir, fagocitar...), cuja fonte de subsistência é a radiação térmica de orbes celestes, vindo a transformar esse consumo em radiação infravermelha (elevados comprimentos de onda se consultarmos o espectro eletromagnético). Nessa missão, Grace conhece Rocky, um outro alienígena que muito o auxilia em sua missão utilizando suas habilidades de engenharia.

Escolhi como objeto de estudo Física por sempre ter gostado muito das Ciências da Natureza (posso dizer que Física é que mais possui empecilhos ao longo de seu estudo). Logo, esse livro deveria ser uma leitura imprescindível. Contudo, tenho (em minha concepção) que a história como um todo serviu apenas como fundamentação para o autor mostrar sua "erudição científica". De todos os personagens o único que realmente gostei foi Rocky e os demais me pareceram apenas "clones de uma mesma forma".

Do ponto de vista científico, o livro é riquíssimo. Mas é importante dissociar um pouco ficção de Ciência (no livro estão misturadas como toda ficção científica): principalmente no que concerne aos conceitos de "gravidade zero", "produção de pares" e "princípios básicos de mecânica quântica". Por essa razão, recomendo sempre ao leitor de ficção científica realizar pesquisas de forma que sua fonte de conhecimento científico não detenha-se apenas na própria leitura.

Por outro lado, o autor desenvolveu razoavelmente bem os conceitos de dilatação temporal (Relatividade Restrita: vide "Paradoxo dos Gêmeos"), a inviolabilidade dos dois postulados da Relatividade Restrita, em especial o segundo postulado acerca da constância da velocidade da luz no vácuo e de como nenhum ente ultrapassa tal velocidade e por fim os efeitos de campos gravitacionais e eletromagnéticos sob os humanos em órbita. Por fim, recomendo tal leitura aos usuais leitores de ficção científica (não que seja uma leitura ao nível de Heinlein, Clarke ou Wells) com as ressalvas supracitadas, pois embora não tenha gostado tanto você venha a gostar. Mas de uma coisa tenho absoluta certeza: algumas das situações da história serão comentadas e utilizadas ao longo de minha carreira docente.

Wagner47 04/07/2022

O cientista e o engenheiro
Antes de mais nada, é um livro sobre amizade.

Dr. Ryland Grace acorda sozinho em sua nave, com os outros dois tripulantes mortos e sem muita memória de como foi parar ali, apenas sobre o que tem de ser feito: salvar a humanidade. O Sol está "morrendo", sendo consumido por microorganismos alienígenas chamados astrofágicos.

A partir daí o livro se divide em dois tempos: as medidas necessárias no presente para investigar uma forma de pará-los e outra no passado quando tudo não passava ainda de um plano distante para enviar uma equipe a Tau Ceti, um astro que não sofre os efeitos desses seres microscópicos.

Andy Wei foi fabuloso ao dividir o livro intercalando passado e presente, uma vez que tinham acontecimentos muito interessantes nos dois períodos. A medida que Ryland vai recuperando suas memórias, a primeira sensação que temos é que sabemos como foi parar ali.
Mas será que sabemos mesmo, pergunta?

Nesse meio tempo ele descobre que não está sozinho e uma nova amizade nasce ali. O humor sarcástico do protagonista é feito na medida certa e como isso molda tanto ele como Rocky, seu mais novo companheiro é sentido em cada página.

Meu único porém é sobre períodos do passado que o Ryland se emociona com lampejos ao se lembrar de sua amizade com a tripulação, mas na real foi muito superficial (isso pra não falar inexistente). Foi feito de um modo que parece ter sido esquecido.

O final é muito simples, mas cheio de significado. Parece ser a escolha certa a se fazer, mas pelo que sabemos do Ryland, vemos uma evolução enorme ali.
Morri de amores pelo final. Eu simplesmente precisava de um assim

Com uma linguagem por muitas vezes complexa, ainda é direto em seu ponto principal. Palavra, luz ou oitava alguma será mais enigmática do que o sentimento de amizade.

Fabio 13/02/2022

Espetacular, Genial, Envolvente, Dinâmico e Imersivo!
Um dos melhores livros que eu já li, ele é incrível, porque, antes da página 100, eu já sabia que este livro seria um dos melhores da vida. Andy Weir é genial!

Mari 14/08/2021

Incrível?! Como eu poderia descrever algo tão precioso????
Ai, entra um dos melhores livros que li esse ano ????

É absurdo de bom!!!
Se você quer ler, não leia a sinopse! Acho que assim pode criar um misteriozinho sobre o que na história.

Eu adorei a história! Adorei toda a física, química e biologia na história e na maioria das vezes, o pp explica de uma forma fácil!

Eu fiquei super emocionada durante dois momentos do livro!!!! Sério, o primeiro momento tocou o meu coração, foi muito legal ver tudo aquilo!! Mas o segundo momento foi de cair o queixo! Eu não imaginava nada daquilo e fico feliz com aquilo! Deixou meu coração quentinho!

Aliás, é um livro muito engraçado!! Morri de rir com o que rolava na nave!!!

Achei que rolaria algo, mas não! Mas tá tudo bem!

João 11/06/2023

Que livro! Não sabia nada sobre a premissa, e foi maravilhoso ir descobrindo ao longo da leitura.

Toda ciência contida no livro é de fácil entendimento, e apesar da situação catastrófica da trama o autor acerta em cheio nas doses de humor. Não da para falar muito dos personagens sem entrar na história em si, mas aqui, é construída uma das melhores relações de amizade que eu já li ou assisti.

Lançado em 2021, Devoradores de estrelas já é considerado por muitos um clássico da ficção científica.
GiSB 11/06/2023minha estante
João, o livro é legal, eu li, mas não a trama não é tão bem amarrada. Por exemplo, os alienígenas que o humano tenta ajudar e consegue, têm uma tecnologia avançada em determinado aspecto e outros aspectos a tecnologia humana é superior e salvadora da pátria. Fica inverossímil em certos momentos e em outros torna-se quase um livro de divulgação científica. Pra mim a história tem seus altos e baixos. Não existe perfeição.

GiSB 11/06/2023minha estante
É um livraço. Não me entenda mal. Só acho que não fechou todas as pontas. O perdido em Marte, livro dele também, creio, seja mais bem amarrado. Mescla de modo mais verossímil ficção científica com divulgação científica.

GiSB 11/06/2023minha estante
João, entendo esse lado sentimental. Você se apegou à história. Legal trocar essa ideia contigo, irmão.

Regis 11/06/2023minha estante
Também adorei esse livro, João.
É impossível não se apegar aos personagens principais. É uma amizade muito fofa.

João 11/06/2023minha estante
O final conseguiu ser ainda mais fofo, Regis. Rsrs

Regis 12/06/2023minha estante
Só de lembrar, João, deu até vontade de ler de novo. ?

Max 12/06/2023minha estante
Também gostei muito do livro, João! O lado "humano " torna toda a história muito interessante!

João 12/06/2023minha estante
Sim, Max. O lado humano acrescentou muito no livro.

Rayssa 27/07/2021

Ser humano X imensidão do universo
Esse livro me cativou completamente. Que história linda de amizade, companheirismo, respeito e empatia. Além de ser informativo, bem escrito, engraçado e ter um plot central bem pensado e super plausível. A história nos faz refletir sobre a existência humana no universo, a sua amplitude de possibilidades, a nossa evolução diante de problemas inimagináveis e a capacidade de lidar com novas formas de vida.

Ps: É importante dizer que quem não tem nenhuma ou pouca noção de física pode ter alguma dificuldade em entender algumas referências dadas pelo autor.

site: https://www.instagram.com/abibliotecaoculta/
Thais 27/07/2021minha estante
Estou doida pra ler esse, adoro Perdido em Marte do mesmo autor.

Jéssica 28/07/2021minha estante
Esse está na minha listinha!

Rayssa 28/07/2021minha estante
Gostei tanto desse que assim que acabei já peguei Perdido em Marte pra ler ?

Emma 08/11/2021

Vai por mim, quanto menos souber, melhor
Ig literário: @livros_paralelos

"Como você chamaria um organismo cuja dieta consiste em estrelas?"

Quando tal pergunta é feita a Ryland Grace, um professor de ciências do ensino fundamental, ele não tinha noção do quão grande era a enrrascada que ele acabará de entrar

Nunca tinha lido antes livros sobre viagem espacial, e confesso também que minhas bagagens com filmes sobre o assunto é quase inexistente, o que basicamente significa que ler "Devoradores de estrelas", de longe, foi a experiência literária mais louca que já vivi

Descobri esse livro totalmente ao acaso e comecei a ler sem nenhum tipo de informação, eu gostei da capa e só fui! E fui bem feliz com a escolha

Nos primeiros 5% eu já estava viciadissima. Devoradores de estrelas é um livro de ficção científica de suspense, isso mesmo! É aquele tipo de narração que você vai descobrindo as coisas com o personagem. Mesmo que Ryland seja o personagem principal, ele não sabe de nada, pelo menos, não no começo e isso é o ponto chave que vai te instigar do início ao final de tudo

O leitor, assim como Grace, não tem um pingo de paz aqui, sempre acontece alguma coisa, e várias coisas acontecem ao mesmo momento, monotonia não existe aqui, os acontecimentos têm algum sentido, sempre tem um propósito

Por ser uma ficção científica, o livro é cheio de ciência. O que confesso: foi uma das partes que mais me fizeram me apaixonar pela narração. É cheio de sacadas, teorias, cálculos e muitas, muitas fórmulas. Como estudante e aspirante á cientista viajei real sobre a teoria criada por Ryland e a possível probabilidade de isso acontecer, coisa que sinceramente, faz sentido, e nem duvidaria se existisse

Apesar de adorar todo esse fato mais científico e do autor explicar e encaixar os cálculos físicos em sua teoria, achei um pouco chato o excesso de fórmulas e contas em todo o decorrer do livro (que eu entendo ser importante) mas, chega uma hora que realmente deixa o leitor com preguiça de ler (haha)

A narração, enredo e desenvolvimento dos personagens são perfeitos. (Rocky ?). O final, apesar de ser agridoce, achei satisfatório e não poderia acabar de outra forma
Valena.Monteiro 08/11/2021minha estante
Livro perfeito, amo

Emma 08/11/2021minha estante
Muito

Gramatura Alta 30/08/2021

Quando Ryland Grace acorda, ele não se lembra de nada, nem sequer de seu nome. Está preso em uma mesa dentro de uma sala que parece uma enfermaria, com tubos enfiados na boca e em outras partes do corpo, para receber nutrição e para ter seus fluídos removidos. Aos poucos, consegue ganhar mais consciência e força para se desligar desses aparatos. Ao seu lado, não há ninguém, além de dois corpos de pessoas que ele não se lembra quem são.

Conforme as memórias retornam, Ryland descobre que está em uma nave espacial próximo do sol. As duas pessoas mortas, eram seus colegas, tripulantes. Os três estavam em coma induzido, uma forma de os preservar para viagens muito longas, mas, aparentemente, algo deu errado. Sua missão é descobrir o motivo do sol estar perdendo o calor, o que pode levar a vida na Terra à extinção no breve espaço de 35 anos.

DEVORADORES DE ESTRELAS é uma ficção científica raiz e muito bem escrita. A narrativa coloca o leitor no mesmo patamar do personagem principal. No início, da mesma forma que Ryland, não temos nenhuma informação do que aconteceu. E junto com ele, vamos descobrindo a cada página. Da mesma forma que Ryland se surpreende conforme as memórias retornam, nós também nos surpreendemos. E tudo o que acontece, as deduções a que Ryland chega, são com bases científicas e pura lógica.

Por exemplo, não é um spoiler, porque acontece já nas primeiras páginas, quando Ryland consegue se levantar da cama na enfermaria, ele se sente muito cansado, mesmo dando poucos passos, e não compreende o motivo, uma vez que se sente bem e fortificado. Sem querer, ele deixa cair um objeto no chão, e repara algo estranho. O objeto caiu rápido demais. Ele faz um experimento com cálculos de peso, massa e aceleração e descobre que a gravidade de onde está, não é a mesma gravidade da Terra, é maior. Por isso ele se sente mais cansado e por isso o objeto caiu mais rápido. E essa veracidade é reproduzida por quase toda a história, a cada descoberta, inclusive na causa para o problema com o sol.

Além de Ryland, conhecemos Eva Stratt, uma das personagens secundárias de maior importância. Ela é responsável por criar uma força-tarefa de cientistas para descobrir o que está acontecendo com o sol. E quando descobrem, ela precisa reunir três astronautas que possam viajar para resolver o problema e salvar o planeta. Mas Ryland não é um astronauta, nem sequer um cientista, ele é um professor. Então como parou dentro de uma nave espacial?

Eva é decidida, arrogante, colocada com uma autoridade que ultrapassa barreiras regionais, com autonomia para fazer o que for preciso, usar os recursos de qualquer país, para salvar a humanidade. É muito divertido acompanhar a relação dela com Ryland, como eles, aos poucos, ganham a confiança um do outro e criam um laço forte, mas que mesmo assim, não abala a convicção de Eva em fazer o que precisa.

Existe um terceiro personagem fundamental para a história. Mas dele, não posso falar nada, uma vez que é uma das grandes surpresas da história. A amizade desse personagem com Ryland é incrível e é o ponto central que dá um desfecho fenomenal para o livro. Deixa uma sensação de felicidade, de esperança, ao mesmo tempo que também deixa uma certa tristeza, de solidão.

DEVORADORES DE ESTRELAS é um dos melhores livros que li este ano. Profundo, surpreendente, uma aula leve de física, de comunicação, de como podemos ser pessoas melhores. Uma aventura única e que abre nosso olhos para como o universo é infinito e cheio de vida. Basta saber procurar.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/08/30/devoradores-de-estrelas/

Beatriz Matta 17/05/2024

Taumeba e astrofagico
I-N-C-R-Í-V-E-L!!
Esse livro foi um achado!!
Você começa a leitura pensando que é só mais um livro clichê de ficção científica e ele aos poucos vai se tornando MUITO MAIS que isso.

Suspense, Aventura, ação...tudo junto

Curiosidade, ansiedade, surpresa, alegria, pena, amor, tristeza, felicidade... Você passará por tudo isso ao ler esse livro.

Tem muuitos termos e explicações científicas, o que pode ser um obstáculo para algumas pessoas. Mas para quem gosta dessa caracteristica, esse livro deve ser um dos melhores!!!

Duvida? Avaliação média no skoob. É altíssima!!

ATENÇÃO!
A partir daqui seguem alguns trechos que podem revelar partes da estória!

----------

- Alívio! Eu tentar tanto tempo. Tantas vezes. Fracassar. - Ele fica quieto por um tempo. - Muito tempo aqui. Muito tempo sozinho

----------

- Entender - confirma ele. - Estar aqui quarenta e seis anos.
- Quarenta e seis anos?! - eu ofego. - Anos da Terra?
- Estar aqui quarenta e seis anos da Terra. Sim.

---------

- Esperar. - Ele levanta uma das garras. - Quanto astrofágico sua nave precisar para voltar para Terra, pergunta?
- Hum? Pouco mais de dois milhões de quilos - respondo.
- Poder dar para você ? diz ele.
Eu me empertigo na cadeira.
- O quê?!
- Poder dar. Ter extra. Poder dar isso e ainda ter muito para voltar para Erida. Poder ficar para você.

--------

- Todos os russos são malucos?
- Sim - respondeu ele com um sorriso. - Único jeito de ser russo e feliz ao mesmo tempo.

-------

- Chegar a hora. Nós ir salvar nosso mundo agora.
- Sim.
- Seu rosto estar vazando.
Enxugo os olhos.
- Coisa de humanos. Não se preocupe com isso.
- Entender.
Luan 17/05/2024minha estante
Por essa resenha e pelas avaliações, esse livro desse ser ótimo!

cami s2 17/05/2024minha estante
Amo amo amooooo. ?
Você acredita que eu chorei em algumas partes?

Luan 17/05/2024minha estante
Sério?! Agora a curiosidade aumentou rs.

Alexandra 11/09/2021

Para sair fora da casinha
Andy Weir consegue se superar nesse livro, com idéias acima de nossa visão, faz nós pensarmos em uma realidade distante (ou será que não?).

Alex 22/07/2021

Fantástico
Que livro ! Adorei cada passagem, igual ao do Perdido em Marte, diversão e ação do início ao fim, histórias reveladoras, final excelente.
Andy weir está entre os meus escritores preferidos agora, e mal consigo esperar o próximo livro.
Daniel 22/07/2021minha estante
Tem o livro Ártemis q tbm é do Andy

Thayane Andrade 16/03/2023

Amei esse livro!!
De início não tava tão apegada ao livro, mas depois foi ficando muito interessante! Gostei muito da relação desenvolvida entre o protagonista e outro personagem. Me surpreendi com o final. Foi uma boa leitura, recomendo demais o livro!