A estratégia do charme

A estratégia do charme Alison Cochrun
Alison Cochrun

Resenhas - The Charm Offensive

Naty__ 31/12/2022

Oi, gente. Tudo bem? Desejo um ótimo ano de 2023 para todos. Depois de uns dias de descanso, retomamos os posts aqui no blog, começando com um livro bem levinho para aproveitar as férias de janeiro, “A estratégia do charme”.

Vocês sabem que não é um gênero habitual pra mim, mas ano passado optei por ler obras mais leves para intercalar um pouco e tornar meu ritmo de leitura mais descontraído. Inclusive, ele me tirou de uma baita ressaca literária, então vale a indicação, né?

Aqui vamos conhecer a história de Dev Deshpande, que tem um trabalho dos sonhos: ele é produtor de um reality show chamado “Para todo o sempre”. Nesse programa, a função de Dev é fazer as pessoas encontrarem o seu par ideal, viverem uma história de amor nas telonas.

Dev não contava que Charlie Winshaw seria uma pedra em seu sapato. Sendo o escolhido como protagonista da nova temporada, as expectativas de Dev seriam as melhores possíveis. Só que ele é bem diferente do que Dev está imaginando. Charlie não consegue se comunicar tão bem, não consegue falar coisas românticas para as mulheres e ao invés de conquistá-las o efeito acaba se tornando o oposto.

Charlie parece o cara ideal no papel, o empresário da tecnologia e que tinha tudo para ser o príncipe encantado, o perfeitinho para continuar com o histórico de sucessos do Dev. Porém, na realidade, acaba se tornando o pesadelo dos produtores e não há nada que eles façam que possa melhorar essa imagem do rapaz. Pra começar, Charlie é cético quando o assunto é amor verdadeiro. Ele não acredita nisso, acha o programa apelativo e só decidiu participar para recuperar a sua imagem profissional. Ou seja, o trabalho da equipe será muito maior do que poderiam imaginar.

Achei essa parte da história clichê, mas bem engraçada, e não se torna enfadonha. Pelo contrário, o livro possui reflexões que a gente se pega pensando até mesmo quando finaliza a leitura. Charlie é um jovem inteligente, mas por dentro sofre traumas que serão enfrentados no programa. Dev não imaginava que ele tivesse passado por tantas coisas difíceis, e acaba auxiliando nesse processo.

Já deu pra entender o que vai acontecer aqui, né? Os dois têm uma ligação forte e precisam lidar com o dilema de viver uma mentira diante das câmeras ou de ser quem eles são de verdade e enfrentar o mundo.

Curiosidade:
Quando a autora escreveu esse livro, ela ainda não tinha se assumido como gay (homoafetiva), e foi com essa história que Cochrun escreveu a dela.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2023/01/livro-estrategia-do-charme.html
Blendon Moreira 07/01/2023minha estante
Feliz ano novo, amiga ???

Naty__ 08/01/2023minha estante
Feliz ano novo. Espero que tenha um ótimo ano com muitas leituras maravilhosa ?

Blendon Moreira 08/01/2023minha estante
Teremos ?

Clvb 30/03/2023

O livro é agradável, um romance muito bem feito e que trata de questão importantes. A história é muito boa no que se propõe, é clichê mas bem fofinho.

Nicole Dantas 19/01/2023

Eu li ?A estratégia do charme.?
Minha primeira ficção do ano e eu estou encantada. Amei as camadas dos personagens (principalmente do Charlie) onde podemos entender seus traumas e gatilhos. A ambientação (reality show) torna a história mais dinâmicas e divertida. Apesar de ter ficado muito envolvida com o desenrolar dos capítulos, o final não me agradou 100%. Por isso 4 estrelinhas e favoritado. Charlie e Dev tem muita química de uma forma tímida e cômica, por muitas vezes me vi torcendo pelos mesmos, apesar de achar o romance lento demais, fiquei contente com cada passo que esses dois davam rumo um ao outro. As cenas dos dois sempre são recheadas de fofura e apesar de ter cenas vai sensuais é tudo tão sutil que não se torna um incomodo.
Grifei vários trechos e tive meu coração aquecido
pelas doces palavras da autora. ?

Miihhhhhh 08/01/2023

Comecei esse livro sem nenhuma expectativa e que surpresa eu tive com o cuidado que a autora teve sobre saúde mental.

Ela soube abordar de forma magnífica a necessidade de terapia, que você não vale menos por não estar dentro do que a sociedade considera "normal" e que você não precisa seguir o tempo dos outros.

Além disso, tratou sobre temas como sexualidade, depressão, TOC, entre outros assuntos. Tudo isso em um romance digno de filme da sessão da tarde.

Clara.Dailly 11/03/2024

Só ganhou 2,5 ? pelo Charlie
Achei bem chatinho o começo. E quando finalmente começo a gostar, o Dev fica insuportável. Do meio pro final, a cada 5 segundos, eu queria bater nele.

Fora todo o drama por causa do programa que era bem chatinho.

Só valeu a pena o meu estresse por causa do Charlie. Esse homem é incrível.

Queria ter gostado mais, porém não foi dessa vez.

junirou 01/11/2022

Muito fofo!!
Deus. Que livro fofo!
Eu gostei muito. O livro tem um plot muito bom. Tipo, o Dev acabou de terminar um relacionamento de 6 anos e não tá afim de encontrar um amor de novo. E o melhor disso é que ele é produtor de um reality show que a intenção é, um homem ter que escolher entre várias mulheres, e se apaixonar por uma delas. E então o escolhido e o Charlie, gostoso, que nunca sentiu atração sexual por ninguém e só topou isso porque ele tinha acabado de ser demitido e precisava encontrar um forma de alavancar sua carreira de novo. Mas o programa tem toda aquela ideia de que o amor é possível, paixão e blabla.
No começo eu não amei, admito. Primeiro que foi só lá pelos 30% do livro que eu fui de fato engatar a leitura, é rápido de ler, bem rápido. Mas a escrita é difícil de se acostumar, então demora um pouco pra fluir. Mas é não ruim.
Eu não dou 5 estrelas porque ele não é de todo modo um livro tão legal, porque eu só realmente gostei do casal principal, e nada do resto, nem do reality, nem dos antagonistas. Só do Dev e do Char, o resto nem fede nem cheira, e eles não são tão bem desenvolvidos. Isso acabou me desagradando um pouco.
Mas o livro é muito bom, ele fala sobre assexualidade, descobertas, e com um bom desenvolvimento, tem muita representatividade, o que é muito bom. Fala sobre assuntos importantes. Recomendo demais.

Davi.Vasconcellos 20/09/2022

Um romance água com açúcar bom, foge bem do convencional, porém nem tanto e algumas coisas me incomodaram, mas n me atrapalharam n

Luke.with 16/01/2023

Primeiro favorito do ano
Esse livro poderia ser só uma comédia romântica clichê pra deixar o coração quentinho, e ele é isso mesmo porém não é só isso, ele é sobre auto descoberta, sobre problemas mentais e sobre a forma como crescemos acreditando em uma ideia de amor que a mídia nos apresenta, e como a realidade pode ser muito mais difícil quando não tem uma câmera ligada, é sobre entender as diferenças do outro não como defeitos mas como características q tornam aquela pessoa tão unica e incrível. É linda a forma como a autora aborda os problemas psicológicos, como ela mostra q na maior parte do tempo a gente ignora os sinais e esconde pq assim é mais fácil ser aceito, eu ri com esse livro, eu chorei e tinha cenas q eu tava com o sorriso bobo no rosto torcendo por esses dois.
Esse livro não é inovador e revolucionários, não tem um grande plott Twist afinal é uma comédia romântica mas ele entrega tudo q se propõe a ser, e no meio desse clichê ainda te entrega momentos tão delicados e profundos quando fala sobre doenças mentais, simplesmente lindo dei 5 estrelas pq não dá pra dar mais, favoritadissimo
Amyjuby 16/01/2023minha estante
Maravilhoso!!

francis31 12/07/2022

coração quentinho
eu ADORO esse livro, ele me traz um conforto absurdo e foi uma experiência incrível ter lido (ouvido) ele. é engraçado, soft, quentinho e com personagens ADORÁVEIS e sensiveis e reais e eu adoro como tudo foi tratado com seriedade nas partes importantes e como a autora lida com a neurodivergencia (TOC) do pp e a depressão + ansiedade e não banaliza o assunto. recomendo muito se você quer uma romcom soft mas com assuntos legais e muito divertida.

Dory Aventureira 29/03/2023

Me senti muito solteira, não gostei
Estou embreagada de amor, que leitura gostosa, livro divertido e um aconchego no coração, além de tudo ainda fala sobre amor próprio e saúde mental, quando eu pensei assim "ai meu deus o meu romance de conto de fadas utópico ta ficando triste", a história me trouxe um final feliz bem utópico do jeito que os personagens merecem, não só pros personagens mas pra autora, que ao final nos contou que o livro a ajudou a fazer terapia e também a se assumir, fiquei muito feliz e emocionada e sempre vou carregar aquela frase do Charlie "meu medo é que você não saiba que merece", merece gentileza, merece o amor, merece respeito.

Lary 17/03/2023

Você gostaria de se tornar meu príncipe ????
Mds q livro perfeito, mais uma leitura maravilhosa e provalvente a favorita desse mês. Eu simplesmente estou apaixonada por esse livro.
Amei como a autora trouxe tanta representatividade para o livro, e o fato do Charlie ser assexuado também me trouxe uma alegria enorme durante a leitura.
O dev é o Charlie são tão fofos juntos, toda vez que um deles chamaram um ao outro de amor ou de querido eu morria de amores.

Os personagens secundários também me conquistaram muito, amei a amizade do Charlie com a parissa e a Jules com o dev, até do Ryan que eu comecei odiando eu aprendi a gostar no final.
No geral fui uma leitura maravilhosa e muito divertida mas também soube ser complexa e delicada, estratégia do charme foi uma experiência incrível de leitura e eu super recomendo.

Meu Querido Livro 11/03/2022

REALITY SHOW + ROMANCE PROIBIDO EM UM ÚNICO LIVRO!
Eu simplesmente amei essa sinopse e fui ler toda animadinha tipo "hum nhumi nhumi romance gostosinho a vista", mas foi MUITO melhor do que eu esperava.

Os dois protagonistas são muito bem construídos e eu amei os dois (com um pouco mais de enfoque no Charlie que ganhou um espaço especial no meu coração). Além deles, eu gostei de um monte de gente também, ai foi lindo.

O livro em si não tem um plot muito chocante, mas mesmo tendo imaginado o que ia acontecer eu curti bastante o jeito que a autora fez.

Saúde mental é um assunto bem importante para a história e eu gostei de como ele foi tratado, além, é claro, da questão dos "relacionamentos" que foi lindamente explorada.

É isso. Eu chorei, gritei, surtei (várias vezes) na academia e não consigo listar um defeito do livro.

PS: eu li em audiobook durante 21 dias. Pretendo reler? Sim, mas admito que o formato de audiolivro da forma que eu consumo me quebra um pouco no andamento da história. Veremos.

lihgsilva 16/09/2022

Ok, preciso fazer um agradecimento à pessoa que me indicou esse livro após eu amar tanto vermelho, branco e sangue azul. A experiência dessa leitura foi fantástica e muito tocante, é impossível largar esse livro. A representatividade, a abordagem sobre as questões de saúde mental e como esse livro deixa claro que é sim importante ter pessoas que nos enxerguem, permaneçam conosco, sem isentar a necessidade da busca por ajuda profissional. Os personagens são extremamente cativantes, posso dizer que me apaixonei pelo relacionamento deles enquanto eles se apaixonaram um pelo outro e senti todas as emoções junto com eles. Eu AMEI esse livro.
Faby 16/09/2022minha estante
Está escrito na primeira pessoal ?

Não sei pq é MT difícil pra mim ler livros em 3 pessoa sla

lihgsilva 16/09/2022minha estante
Faby, infelizmente está em 3ª pessoa :(

Faby 16/09/2022minha estante
Poxa, como falso pra saber isso antes de comprar o livro

lexi 12/01/2023

todo mundo devia ler esse!
além de ser um SUCO dos melhores clichês possíveis, é um livro que conscientiza muito sobre saúde mental e transtornos psicológicos. me identifiquei muito tanto com o charlie quanto com o dev, mas principalmente com a daphne e quero muito um spin off com a história dela!!!!!! recomendo demais, esse é um livro pra você morrer de rir e de chorar também e sentir sempre aquele friozinho na barriga ?

@teteu125 24/03/2023

Resenhas do Teteu
Quanto vale um final feliz para sempre?

Charlie e Dev, descobriram que um final feliz é aquele onde você ser o que é.

Uma aventura cheia de romance e descobertas, de lealdade e principalmente: amor-próprio e cuidados.

Desde da primeira página você se encanta com os protagonistas e entende os medos que eles sentem.

A história me surpreendeu do começo ao fim.

Jurava que o fim, seria clichê e o tipico, casaram, tiveram filhos e viveram felizes para sempre.

Ao contrário, é bem pé no chão.

Amei, nota 5!