Somos Todos Adultos Aqui

Somos Todos Adultos Aqui Emma Straub

Resenhas - Somos Todos Adultos Aqui

moisa.a 01/01/2024

Amei. fala sobre a vida, relações, preconceitos, família, amizade. tem de tudo um pouco. e cada personagem consegue ter sua própria história de uma forma muito interessante.

Bia 29/12/2023

Comecei o livro com altas expectativas, me frustrei a princípio por não me apegar a nenhum dos personagens. Mas a partir da metade me encantei com a história da Robin.
Outro ponto muito positivo foi o final, achei incrível!

rae 27/12/2023

Que adultos são esses, meu deus?
Uma história leve sobre aprender a conviver com os erros do passado, se perdoar e se tornar plenamente um adulto, mesmo que você pense já estar velho demais pra isso.

Meu único grande problema com o livro é que falta um tempero, um desenvolvimento de personagem que poderia agregar mais ao tema (Elliot e Nick são os que mais sofrem nesse quesito.) A autoria ou poderia ter reduzido o livro pra umas 250-300 páginas ou, o ideal, mantido as 346 mas focado em poucos personagens em vez de querer abraçar o mundo com as duas mãos.

No todo, é uma leitura fluída, divertida e que toca em tópicos interessantes, mas que não sai do debate superficial, o que era a intenção da autora com essa obra.

Raila 18/12/2023

"A perfeição é impossível, e o erro inevitável "
Somos todos adultos é com certeza um dos meus tipos de livro preferido.
Achei genial a forma cíclica que as relações são retratadas na narrativa, que de fato é oque acontece na realidade.
É interessante como achamos que os personagens são escrotos em certos momentos, até que ao longo da história entendemos o pq de cada reação.
Amei demais as perspectivas do Elliot e da Cecelia, mas achei incrível a da Astrid também.

"Cecelia se perguntou se devia começar a fazer uma lista de todas as vezes que se sentiu deixada para trás. Quanto tempo levaria até ficar sem papel e caneta?"

marie5 17/12/2023

?Às vezes fazer a coisa certa era uma merda?
Esse livro foi difícil pra mim, não tô acostumada com livros que retratam a realidade como esse livro retratou.

gostei muito da história de cada personagem e entendi o por quê de cada um agir como age, mas foi um livro que não me prendeu em nada, foi difícil terminar.

simplesmente achei uma sequência de fatos, sem plot nem nada, mas sei que essa é a ideia do livro, então não posso me basear em romances clichês pra avaliar, mas definitivamente esse não é meu estilo de livro!

mas de fato foi um livro que me fez pensar e refletir MUITO!! menção honrosa a cecelia, porter e NICKY MEU LINDO

?Você não pode pedir para uma pessoa ser tudo para você, porque essa pessoa pode ser levada embora.?

?Fale. Fale agora, enquanto você tem a chance?

?O amor não curava tudo, não em termos de comunicação ruim e sentimentos feridos?

Mips 12/12/2023

Uma boa história de família
Eu amei muito o livro, é uma história sobre família cheia de representatividade. Sobre erros, arrependimentos e mudanças.

Bcvc 09/12/2023

Apaixonante
Até entendo a baixa avaliação desse livro, mas não concordo com ela. O livro não é pra quem gosta de ação, o livro é pra quem gosta de relações humanas e evolução de personagens, e eu amei.

Mariana 06/12/2023

Lindo, fofo, calminho
Eu AMEI esse livro. Sério, é tão fácil se indentificar com os personagens e as situação que vc acaba se conectando com a história muito rápido.
A autora fala de vários assuntos de forma muito leve, tipo relação pais e filhos, gravidez, amizade, sexualidade.
É aconchegante. Acho que todo mundo devia ler esse livro.

Sarah 04/12/2023

Parece um espelho, mas não é.
Somos Todos Adultos Aqui, é uma grande reflexão sobre a vida, nas em várias esferas de complexidade. Os dilemas da temporalidade são recorrentes, em todos os personagens. Como o passado impacta o presente, como o presente é crucial para o futuro.
Eu consegui me ver um pouquinho em todos ali e isso tornou essa leitura tão especial, me apeguei à família Strick, ao amigos de Clapham.
O livro explora muito bem as relações familiares, mas é quando Emma Straub escreve sobre a amizade que me tocou de jeito. Ela nos faz ver como é especial ser um ser humano e como pra isso é preciso olhar ao seu redor e valorizar quem está ao seu lado, olhar pra si e se perdoar.
As vezes ser adulto pode ser aceitar aceitar as nossas falhas e as de quem amamos, nos dando a oportunidade de seguirmos em frente.

Alanna. 29/11/2023

Uma grata surpresa
Somos todos adultos foi uma grata surpresa pra mim. O contexto de como esse livro veio parar nas minhas mãos é maravilhoso, porque acredito que seu eu fosse escolher deliberadamente por título ou capa eu jamais teria lido e teria perdido essa experiência maravilhosa.

Recentemente eu ganhei alguns livros da TAG de inéditos de um irmão meu, que por sua vez pegou da prima dele que estava doando e sabendo que eu gosto muito de ler trouxe pra mim. Um dos títulos era esse aqui, esse nem veio com aquela caixinha que os livros da TAG tem, muito menos com a revista, uma pena porque sem dúvidas a revista seria também uma boa leitura.

Uma das coisas que mais amei nessa história é a simplicidade da mesma. Não, esse livro não é um livro cheio de reviravoltas, nem de pegava ardente, nem de mistérios profundos, nem de itens mágicos incríveis, não, nada disso. Na verdade, é uma simples história de família. E eu acho que foi isso que me pegou mais na leitura. A gente geralmente vem de um caos de muitos elementos, narrativas superestimadas, até mesmo uma sociedade febril e ansiosa, e ler esse livro tão simples foi um respiro pra mim.

E ao mesmo tempo que é simples, ele tem sua complexidade, pois conforme você vai lendo você conhece as camadas dos personagens, naquele clichê de pétalas de uma cebola, sabe? Que você vai tirando as camadas e novos elementos de construção de personagens vão se revelando. Astrid, seus filhos, netos e até mesmo as outras pessoas que são envolvidas na construção dessa história são pessoas muito reais, com problemas, defeitos e intenções reais, e a autora consegue construir muito bem essas diferenças e ir apresentando aos poucos as questões dessas personagens.

As personagens dessa história são tão comuns, mas são complexas em suas próprias construções, com temas pessoais bem delimitados, e conflitos que são tratados de forma plausível e real durante o livro. E as soluções encontradas também são reais e são apresentadas de maneira natural. É um livro sobre questões familiares, sim, mas também fala muito sobre expectativas, expectativas que colocam em você e sobre expectativas que você mesmo tem sobre si.

Eu li uma série de resenhas sobre essa história, e as opiniões são bem divididas. Eu consigo entender quem não gostou tanto da história, mas para mim foi uma leitura maravilhosa. Sem dúvidas foi a minha leitura favorita desse ano. Acho que justamente porque não ter expectativas e por não esperar nada desse livro, assim como pelas minhas vivências e experiências, esse livro foi tão bom para mim.

Gostei bastante da leitura, mas não é um livro que é unanimidade. Pra mim foi perfeito, porém depende demais da experiência pessoal e do momento para ser uma boa leitura.

_lara_borges_ 28/11/2023

Apesar de algumas reflexões interessantes, a maior parte do livro é extremamente chata e parada. Não me prendeu.

Lara 23/11/2023

Leitura válida e interessante!
Dinâmica familiar repleta de mágoas, segredos e rancor. Leitura muito válida que desperta a reflexão a respeito de nós mesmos dentro da nossa relação familiar, além de trazer temas atuais muito importantes sobre gênero e sexualidade.

Rebeca 15/11/2023

Pensei em abandonar esse livro
Fazia tempo que queria ler esse livro, e iniciei com altas expectativas.
Não me importo em ler livros sem plots, com capítulos longos, mas fui pegar o embalo da leitura mais ou menos nos 70%.
O livro tem reflexões importantes, mas foi uma leitura chata e arrastada. Acho que ele poderia ter sido mais objetivo. Em alguns momentos achei que nada fazia sentido.

dudacarrot 13/11/2023

"As pobres crianças esperavam amor sem contexto, mas o contexto sempre existia"

Um dos livros mais lindos que eu já li, te faz lembrar que seus pais também são só crianças que cresceram.