Indomada Carina Rissi

Resenhas - Indomada

Lara.Bia 07/10/2021

Adeus
Eu dei essa nota principalmente pelo apego emocional que eu tenho por essa série e por esse ser o último livro. Mas se for ver bem, ele é fraco. Gosto da escrita da Carina, só que não aguento mais problemas por falta de diálogo, todo livro isso caramba! Por ser muitos personagens e pontos de vista, pareceu tudo muito superficial, sem aprofundamento. Esse foi um dos livros que eu passei mais raiva lendo, mas a Carina tem alguma magia que mesmo com esses problemas, eu gostei. Porém, ele poderia ser bem melhor.

Temos nessa história três pontos de vista: Sofia, Marina e Ana Laura.

Sofia: Ela não precisava ter tantos capítulos, na maior parte deles só para falar mal do Ian e ela continua sendo imatura como sempre. Sério, se passaram 20 anos e age como uma adolescente?! Paciência;

Marina: Possui a mesma personalidade que a mãe. A Nina é infantil demais para a idade que tem e pode ser resumida como: "ela gosta de socar as pessoas". No começo eu gostei bastante do par que ela fez com o Samuel (Lucas 2.0), mas com o passar do livro foi me desgastando bastante ;

Ana Laura: Analu para os íntimos. É a salvadora do livro! Amei essa personagem, amei o par que ela fez com o Alexander. Eles roubaram a cena o tempo todo, queria que esse fosse um livro só deles. Eles merecem bem mais!
A explicação sobre ele ficaram um pouco confusas, acho que a Carina também se perdeu um pouco.

Não estou falando que o livro é horrível, longe disso, mas que por ser o último, esperava bem mais! Em geral? Uma série muito boa de se ler
Jessica Borges 10/10/2021minha estante
Abandonei a série depois do "Prometida" justamente por causa desses problemas por falta de diálogo. Isso me irritou muito hehe

gabriel lightwood 12/10/2021minha estante
medo de passar mais raiva com esse livro do que com Destinado ou Prometida kkk

Lara.Bia 12/10/2021minha estante
Gabriel, te desejo sorte e paciência kkkkkkkkkkkkkk

Duda 15/10/2021minha estante
Eu só li os dois primeiros e gostei do livros em si, mas não gostei da Sofia.

Mel 15/10/2021minha estante
Tô lendo a duas semanas e não flui, tô lendo por apego mesmo mas a história em si não tá me cativando.

Nane 16/10/2021minha estante
Lara vc falou tudooooo! Eu passei muita raiva com essa história de falta de diálogo. Clichê, chato, infantil... Não acrescento e não retiro nada do que vc disse e amei o Lucas 2.0. Nao tinha reparado, mas foi bem isso mesmo.

Jovem solitária dos livros 17/10/2021minha estante
Errada não tá. Mas amei o livro ,porquê tenho um apego emocional pela série

Jovem solitária dos livros 17/10/2021minha estante
Mas não precisava do ponto de vista da Sofia

Mah 18/10/2021minha estante
Mulher eu amo Carina mas esse livro foi uma bomba de ruim mds, era melhor ter esperado 5 anos e saído um livro bom do que esse ruim.Não acredito que tu deu 4 estrelas kkkkkkk dei 2,5 por carinho a Carina se não dava 1 ???

Simone 21/10/2021minha estante
Concordo totalmente com você

Jenifer36 24/10/2021minha estante
Gente,oq raios o Ian fez?

Mah 24/10/2021minha estante
Mulher é só Sofia fazendo drama,se prepara que vai ser enrolação

Mel 26/10/2021minha estante
Nao perdoo ela, por nao ter uma cena sobre a primeira vez de Alexander e Ana. Sério. Quero muito. Amei sua resenha.

Nane 28/10/2021minha estante
Verdade Jey, cadê o Ian?

Isabella 28/12/2021minha estante
Resumiu bem meus sentimentos. Adoro os livros da Carina, mas esse eu basicamente me arrastei pra ler. Analu e Alexander salvam demais esse livro. Sophia e Nina bem desnecessárias nas atitudes. A Nina parece que só fazia pra fazer merda! Cada capítulo ela só piorava as coisas. Vou considerar que o livro foi só pela Analu.

Anemayh 06/01/2022minha estante
Concordo totalmente. Comecei ler há mais de 1 mês, nunca demorei tanto pra terminar um livro dessa série, me parece tudo superficial demais. Muitas páginas de pura enrolação. Estou tentando concluir ainda essa semana...

Kárita 06/04/2022minha estante
Infelizmente tenho que concordar, pego o livro agora pela segunda vez, para ver se consigo lê-lo e caramba, meu sonho era que o último livro fosse sobre Marina (séc. 21), pois estava ansiosa para o futuro dela com o seu cônjuge e para ver as cartas de Sofia sendo lidas vagarosamente pela amiga e de certa forma fazendo parte da vida da mesma. Viajei bastante, mas criei essa expectativa depois do livro da Valentina (que por sinal, amei bastante)

tsyane 19/05/2022minha estante
prometida foi o que me fez entrar de vez no mundo da leitura em 2015 depois de ter abandonado qnd era mais nova e eu qria mt ler as continuações mas abandonei em prometida, fiquei c mt raiva, trouxe cmg pro canadá meu exemplar de perdida que já li milhões de vezes e agr tô relendo pra marcar algumas partes. mas agora eu quero muito saber o que diabos o ian faz???? não quero ler esse livro pq o ian sempre foi um exemplo de homem literário que eu sempre amei e não quero apagar essa imagem dele

Mari 07/06/2022minha estante
Amor sob encomenda ,um dos meus favoritos

01/01/1967 09/06/2022minha estante
e

Somejoice 20/06/2022minha estante
Siim, eu estou até demorando mais para os padrões de um livro da Carina, muito bem colocado ?

Aline 03/11/2022minha estante
Eu acho que Carina ter intercalado três narrativas deu uma certa canseira hahahaha Acho que o livro teria que ser só da Analu e da Marina. Concordo com você que deveria ter um livro só da Analu e do Alexander. Esse casal merece mais >.

Di 11/01/2023minha estante
Demorei um tempão para ler justamente por esses pontos que tu comentou?

Wil 01/02/2023minha estante
Vou começar... Vendo vcs falarem assim, fiquei até com medo... Porque o terceiro livro pra mim foi muito ruim... As memórias do Ian, indo é vindo. E a Sofia tendo que explicar tudo desde o começo toda vez... Ficou muito desgastante...
É sem sombra de dúvida o melhor livro pra mim até agora foi o 5... Sério, o Leon Navas foi foda! Amei o sarcasmo dele....e a Valentina e tudo q eu gosto de uma personagem... Amei demais ?

Só espero não quebrar meu raipe nesse último volume... Más, vendo vcs falarem já estou ficando com medo.

Aline 01/02/2023minha estante
Vai na fé e leia. Eu sou suspeita pra falar, pois amo carina Rissi. E aproveitei esse livro até o fim. Terminei em dois dias ahhahaha

Wil 01/02/2023minha estante
Eu tô aproveitando também ??

Natalia1442 04/04/2023minha estante
Tbm achei que faltou algo a mais sobre "Analu e Alexander" senti que ficou faltando algo. Queria um livro pelo ponto de vista de um deles, com mais detalhes.

Wil 04/04/2023minha estante
@ Naty concordo

Tatiane320 20/08/2023minha estante
Vou ter que concordar com sua resenha ganhei o box de presente de aniversário amei os outros livros todo da série mais odiei esse ainda não terminei de ler tô com a pagina marcada pra quando ler ja tiver onde parei mais levei um pequeno spoiler mais concordo com tigo ganhei esse livro ano passado

tsuksvh0 04/11/2023minha estante
NOSSA SIM!!!!! o único problema era falta de diálogo, e isso acaba total com a experiência. analu e alex mereciam um livro só deles

-Koraline 15/03/2022

Poxa, Carina
Em Indomada, as protagonistas do livro são Analu e Nina, as filhas de Ian e Sofia, que já tem aproximadamente 20 anos. Por ter gostado muito de perdida, e de todos outros da saga, por ser o último (acho), esperava bem mais do que foi entregue. A evolução do romance da Nina foi bem construído e bem coerente, mas o da Analu foi absurdamente rápido, e sem nenhum motivo para acontecer. Eu não vou nem entrar no aspecto feminista, por que cai na mesma coisa da Carina ignorar a existência do período escravagista, e mulheres não ingressavam na faculdade nessa época em que a história se passa. Muitas coisas na história, para mim, não fizeram muito sentido, como o Ricardo Chagas, que não tem razão nenhuma de existir, a repetição das ameaças do noiva da Nina, que acontecem algumas vezes da mesma forma, e as dezenas de mini obstáculos que impedem os casais de ficarem juntos, que a cada cinco páginas acontece alguma tragédia diferente/igual. O final foi absurdamente apressado pra um livro com mais de 600 páginas, e gostaria que tivesse focado um pouco mais na Sofia, que falou o livro inteiro que não queria que suas filhas saíssem de casa, e nada aconteceu quanto a angústia dela. Enfim, não achei esse livro necessário, a não ser que você queira revisitar os personagens anteriores.
roberta | @robertabooks 15/03/2022minha estante
Esse livro é um dos mais fracos da série (se não o mais fraco), e realmente, muito arrastado, pra nos 30% finais apressar tudo e ficar mal escrito, mal explicado e mal finalizado. A série podia ter terminado no quinto livro que estaria ótimo.

Hailuj 15/03/2022minha estante
Concordo q poderia ter sido melhor, principalmente o desenvolvimento do romance da Analu

Mari 07/06/2022minha estante
Exatamente, estou no meio da leitura e estou sentindo a mesma coisa. Analu tem meu coração. Eu amei o livro da Valentina, Elisa e o primeiro, foram meus favoritos sem dúvidas. Sou apaixonada pela série, e pelos livros da Carina, mas este último,e o do ian, deixaram muito a desejar, porém vou sempre amar a escrita dela...

Raissa462 08/09/2023minha estante
Esse livro é terrível

Nina 21/11/2021

Despedida...
Chegou o fim de um ciclo. A série perdida pra mim tem um valor sentimental muito grande, e digo que vou sentir falta de cada um dos personagens dessa história. O livro indomada não é o meu livro favorito da série, teve aspectos que me incomodaram, mas no geral foi uma boa leitura, cativante como qualquer livro da Carina Rissi sabe ser. Amei o desenvolvimento da Nina e do Sam, gostei do fato de ter pequenos fatores históricos citados na história e da aspiração da Analu em um tempo tão difícil para as mulheres. Enfim, foi um bom encerramento, e recomendo a leitura.

Yally 14/11/2022

Não fiquem em dúvida: LEIAM
Encerramento mais que digno para essa série. Estava com medo de ser um livro desnecessário, porém houve o fechamento de ganchos deixados desde o terceiro livro, tudo super conectado. Uma História incrível, com personagens apaixonantes. Só o romance de Sofia e Ian já é emocionante... A adição dos casais formados por cada uma das filhas Clarke foi surpreendentemente envolvente, todos com problemas reais e personalidades complexas, entretanto, sem deixar de lado o bom humor característico da série. Livro recheado de ensinamentos e nostalgia. Vou sentir muita falta desses personagens que aprendi ao longo dos anos a amar tanto ?

Booksbysmy 22/09/2021

Adeus
Esse é o último livro da série, e tem seu foco principal na busca pelo final feliz de Ana Laura e Marina, filhas do nosso querido casal Ian e Sofia. Todos os personagens citados durante a série possuem participação no livro e na história em si.
Por ser o último, eu chorei horrores. Sou super apegada nessa série, completamente viciada e apaixonada, então dizer ?adeus? é um pouco mais complicado.

Virou um dos meus preferidos da série, já estou preparada para reler a série toda inclusive kkkkkkkkk.
lena ama feysand 24/09/2021minha estante
a ana laura fica com alguém no final??? eu preciso saber disso tô desesperada

Rute.Sousa 25/09/2021minha estante
Fica com o Alexander

Rute.Sousa 25/09/2021minha estante
Na verdade é bem interessante essa coisa toda com o Alexander no final. Surpreendente

Mylla 27/09/2021minha estante
Com quem a Marina fica? Só preciso saber disso pra continuar minha vida

Rute.Sousa 27/09/2021minha estante
O Sam

Geo 02/10/2021minha estante
Gente, o Alexander é o ''anjo da guarda'' né? oq aparece em um dos livros anteriores

Nôra 04/10/2021minha estante
@Geo isso mesmo, ele aparece tão pouco e eu me apeguei tanto, sabia que ele teria mais coisa na história ??

Adriely.Araujo 06/10/2021minha estante
A Ana Laura vai pro futuro com o Alexander?

Rute.Sousa 07/10/2021minha estante
Não

Geo 30/01/2022minha estante
Obrigada @Nôra

Ane 14/04/2022

Finalmente o final feliz! Depois de tanta confusão, era o mínimo que eu esperava kkkkk. Comecei a ler perdida ainda com meus 15 aninhos e naquela época eu fiquei completamente apaixonada pela história de Sofia, pois era diferente de tudo que eu já tinha lido até então. Agora, com 21 anos na cara kkkk ainda guardo o mesmo carinho que senti aqui dentro e todas as memórias boas que tenho daquele tempo, mas, como tudo na vida, eu mudei e meu pensamento crítico também, e isso influenciou na forma que eu li esse último livro da série.
Dei quatro estrelas porque amei os personagens antigos e novos, mas essa última estrela que faltou foi descontada ao longo da história por diversos motivos, como a enrolação no início, a forçada de barra pra algumas coisas "fazerem sentido", enfim, pequenas coisas que me fizeram não amar essa história do livro.
Foi bom ter lido e ter fechado um ciclo. Não deixarei de amar Sofia nunquinha, apesar dela ser uma chata muitas vezes kkkkkk.
Valeu Carina por ter criado esses personagens incríveis, fez um ótimo trabalho, apesar dos pesares e das polêmicas envolvidas.
Kaylane.Martins 14/04/2022minha estante
Aaa também li o primeiro livro com 15 é meu livro preferido amo o Ian até hj

Ane 14/04/2022minha estante
Que massaaa! Como não amar o Ian né?! Meu xodózin dms

Ana 24/12/2021

Laços Inquebráveis
Esse livro me conquistou de uma forma arrebatadora desde o início, e não pude deixar de me encantar por ele, pois ele foi um turbilhãode emoções. Antes de tudo, devo ressaltar que minha nota foi baseada no valor sentimental que possuo pelo série, mas isso não significa que o livro não seja incrível.
Sendo assim, irei analisar o livro por partes, iniciando com a escrita. Sobre ela, é necessário dizer que Carina Rissi não me decepcionou e nos deu um texto leve, fluído e viciante.
Desta maneira, analiso também a construção do enredo, o qual dividiu minhas opiniões. Eu amei muito a história e todos elementos históricos adicionados na narrativa. Entretanto, devo complementar que o desenvolvimento do livro ficou um pouco confuso; pareceu que ela tentou adicionar diversos tramas, mas não soube conduzir alguns de forma clara. Contudo, ressalto que tais pontos citados anteriormente não diminuíram a emoção e o aproveitamento da história.
Falando um pouco dos personagens, não tenho palavras para descrever o amor que sinto por eles. Carina realmente soube realizar uma incrível construção de cada um, com personalidades maravilhosas e únicas. Confesso que vou sentir muita falta de todos.
Para finalizar, quero dizer que adorei o fato da autora ter abordado assuntos complexos como a transsexualidade, violência doméstica, entre outros. Acredito que são temas importante de se retratar e achei interessantes a forma como ela escreveu sobre.

Monithex 26/01/2022

Indomada
Confesso que vou bem arrastado até o meio mais ou menos. Depois as histórias começam a ficar mais interessante. De fato é longo, contra os três romances, de Sofia e Ian, e das filhas e cônjuges Nina e Sam, Analu e Alexander. Posso dizer que amei o desfecho de todas as histórias, foram cheia de ação.

Thaise66 18/11/2021

600 PÁGINAS DE PURA FALTA DE DIÁLOGO
"— Por favor, não me olhe desse jeito. Não preciso de mais nenhum encorajamento para desejar beijá-la de novo. Me ajude! Eu não sou o tipo de homem que tem escolha, que pode ambicionar algo para si.
— Mesmo assim, você deseja. — A voz dela mal era um sussurro.
— Tanto e com tanta frequência que fico procurando desculpas para furtar qualquer migalha que você possa me oferecer. — Abriu os braços, exaurido. — Um resvalar de dedos, um esbarrão de ombros. Digo bobagens apenas para poder ouvir seu riso, um bufar irritadiço, qualquer coisa. Dois dias atrás, no riacho, eu quis tanto beijá-la que saí correndo feito um idiota"

Eu poderia ter dado uma nota maior por conta do meu apego emocional, eu simplesmente amei o primeiro livro - Perdida -, e amei todos os outros livros da Carina Rissi, sua escrita é simples e direta e seus romances são sempre fofos e muito bonitos.
Mas vamos lá, primeiro ponto do livro que foi extremamente chato: A falta de diálogo entre todos os envolvidos me deixaram entediada e revirando os olhos. Segundo ponto: A Sofia está extremamente chata nesse livro, culpando Ian por coisas que claramente ele pensou ser o certo a se fazer em determinada época. Terceiro ponto: A Marina me decepcionou como protagonista, ela é impetuosamente sem noção e toma as mais desesperadas escolhas baseadas em....Nada
Mas calma, temos um ponto positivo nesse livro: Analu
Meu deus eu amei a mais nova dos Clarke, ela é doce, gentil e racional. Senti muito que no fim não teve um espaço maior no livro, que infelizmente estava focado....Surpresa! Em Ian e Sofia
Poxa, o nome do livro e as duas na capa deveria significar que o livro seria das duas filhas de Sofia e Ian, mas não, Sofia tomou todo o espaço com seus problemas que não eram problemas e sim uma falta de confiança no próprio marido a quem jurou amar.
Mas voltemos a Analu, porque ela é maravilhosa, e o romance dela com certa pessoa? Oh meu deus, foi incrivelmente satisfatório e sinceramente eu meio que esperava e se não acontecesse eu iria ficar decepcionada pra caramba.
No fim? Eu gostei razoavelmente. Foi um bom encerramento? Não, poderia ser bem melhor. Teve romance? Sim, só que foi bem frio. Então foi um livro mediano e talvez eu estivesse esperando bem mais.
Bruna 19/11/2021minha estante
Eu to lendo esse livro tem UMA SEMANA! Nunca demorei tanto pra terminar um livro da Carina. E só vou concluir por consideração à Analu ???

Thaise66 19/11/2021minha estante
Simm, a minha única e verdadeira curiosidade era saber somente sobre Analu porque até a Nina estava me chateando absurdamente

Inae 31/10/2021

"Indomada" ??
Não poderia de deixar de escrever uma resenha para esse livro.
Conheci a série de livros de perdida a poucos meses e me apaixonei, se tornaram meus livros favoritos.
Essa história como todos os livros da Carina tem aquela boa dose de drama que nos estressa mas mesmo assim continuamos lendo. ?
Fico triste de pensar que esse é o último e que não teremos mais Ian e Sofia juntos, Elisa, Lucas, Leon, Valentina entre outros personagens, mas estou feliz porque esse livro não poderia ter encerrado a história de maneira mais perfeita. Estou completamente apaixonada por tudo, sou apaixonada por esssa história.
Só tenho a agradecer Carina Rissi por criar essa história que fez que eu me apaixonasse ainda mais por esse mundo dos livros ?
Aninha.Costa 07/05/2022minha estante
Ai tô louca pra ler esse!! Amo esse universo!!

Inae 07/05/2022minha estante
Esse é perfeito amiga ?

Erica 07/11/2021

Indomada
"Não existe obstáculo que consiga romper os laços construídos sob os alicerces do amor."

Nem sei por onde começar essa resenha, Perdida foi um dos livros que me fizeram entrar e amar o mundo da leitura, eu já lia algumas outras coisas antes disso mas depois desse livro não consegui mais parar.

A Sofia e o Ian me acompanharam em diversas faces da minha vida durante esses últimos anos, e ler o livro final dessa série traz um misto de sentimentos que é até difícil descrever.

Gostei muito desse livro, assim como todos os outros da série. O livro traz o ponto de vista da Sofia e de suas duas filhas, Marina e Analu, a busca delas pela felicidade e a luta para conquistar os seus sonhos, apesar de todas as dificuldades encontradas pelas mulheres daquele século.

Fico imensamente feliz por ter tido a oportunidade de acompanhar todas essas aventuras pelo século XIX e já estou morrendo de vontade de reler a série inteira.

"Não deixe que o mundo destrua seus sonhos nem quem você é."
roses in winter 07/11/2021minha estante
recomenda?

Erica 07/11/2021minha estante
Sim!! Essa série é maravilhosa

Júlia.Tessa 03/01/2022

Todos os tipos de finais felizes
Escrever sobre essa serie que me marcou de tantas formas inimagináveis traz uma sensação agridoce de alívio e saudade. Alívio de saber que todos os personagens que conheci e pelos quais desenvolvi um carinho enorme, encontraram seus finais felizes, suas realizações e sua paz. Saudade por pensar neles como velhos amigos que não verei por um bom tempo, mas de alguma forma gosto de pensar que suas vidas continuam mesmo após a última página, em algum universo mágico que somente a nossa imaginação é capaz de conhecer. Carina mais uma vez me deixa de coração quentinho com suas palavras e construções linguísticas precisas e profundas, que tocam não apenas o coração do leitor, mas o âmago da sua alma. Uma escritora brilhante e absolutamente inspiradora, ouso dizer que é também uma das maiores revelações da literatura brasileira.

Bruna 18/06/2023

Final da Série
Depois de vinte anos, Ian e Sofia continuam juntos e felizes, mas algo que Ian escondeu por muito tempo pode colocar essa felicidade em jogo, além da preocupação de possibilidade de perca da fábrica que Sofia cuidou com tanta dedicação.
Marina acaba aceitando um pedido de casamento, mas não sabe que sua irmã sempre foi apaixonada pelo seu noivo, além da volta do primo e melhor amigo, Samuel, que desperta sentimentos conflitantes em seu coração.
Analu quer ser médica, mas mulheres não são aceitas nas universidades e agora sua irmã está noiva do cara por quem sempre foi apaixonada. Porém, a chegada de Alexander e de um perigo iminente para Nina podem mudar a percepção que Ana tinha de si mesma.

Esse livro foi uma enxurrada de informações e novos conflitos.
Minhas cenas preferidas foram aquelas que envolviam Nina e Samuel e Alexander e Analu.
Já Sofia e Ian me cansaram um pouco, acho que enjoei deles depois de tantos livros.
Foi bom rever os outros personagem e descobrir o que aconteceu com todos depois de vinte anos.

Com certeza a autora conseguiu criar um desfecho a altura para toda essa série e seus personagens. Carina soube criar um mundo tão bonito e entrelaçar todas as histórias de um jeito que vai nos deixar com saudades de todos esses personagens.

Karina 03/11/2021

Dizer que foi decepcionante é pouco pra descrever.
Acompanho a Carina há uns seis anos, desde que eu tinha 16 anos consumo as histórias dela, tudo começou justamente com Perdida então tenho muito apego a série, por motivos óbvios estava tão ansiosa para essa conclusão. Uma pena que eu não soubesse que seria essa morte horrorosa de conclusão. É muito raro autores de série a concluírem de modo satisfatório.

Bom, vamos começar dizendo os motivos por não ter gostado; quando Carina anunciou que o livro teria mais de 600 páginas e seria narrado por três pontos de vista eu já fiquei receosa, conhecendo a escrita da autora eu já começava a teorizar no tanto de enrolação desnecessária que teria por falta de diálogo. (E eu não tenho mais paciência nenhuma pra isso) surpresa nenhuma foi perceber que eu estava certa! Como consumo a autora a anos, e de certo modo fui evoluindo nas minhas leituras, eu comecei a perceber o padrão que a Carina bota, a história sempre gira em torno de uma mentira ou mal-entendido que faz os personagens brigarem em algum momento quando a bomba explode. Todo livro mais do mesmo "Era só trocar duas palavras e resolvia, meu Deus". Os livros onde isso é mais notável e irritante são Prometida e Amor sob encomenda da autora (justamente os que menos gosto haha) amo a Carina, amo suas histórias, mocinhos e seu jeito de escrever, mas puta merda hein bonita, vamos dar uma mudança de plot pelo amor de Deus!

Indomada foi um surto coletivo, mais de seiscentas páginas e mesmo assim pecou no desenvolvimento, deixou pontas soltas, o plot twist é ruim, os motivos de afastamento dos personagens são pobres... Ler esse livro foi um martírio. Nina é chata igual a mãe, personalidade totalmente resumida a socar os narizes dos garotos e amar cavalos, Ian que era perfeito virou um capacho da Sofia, um mero coadjuvante na própria história. Enquanto lia só conseguia pensar que ele merecia alguém melhor (eu me ofereço como tributo) Sofia percebemos que idade não significa maturidade, todo o auê que ela fez pelo Ian ter omitido uma coisa que o consumiu durante anos e ela julgando o coitado do homem, sendo que ela fez a mesma merda de mentir pra ele DURANTE TRÊS LIVROS. Enfim, a hipocrisia né gata? Sério, pra mim não tinha nem que ter ponto de vista da Sofia aqui, tem zero necessidade ou faria falta na trama. E como se já não bastasse todo o drama que ela fez "nunca vou perdoar o Ian" quando revela o porquê e a resolução em 24 HORAS. Ah me poupe né. Esse era o livro das filhas, das irmãs! Mas como a Carina tem apego a Sofia né...
Eu amei reencontrar Elisa, Lucas, Valentina, Leon, Thomas, Teodora, e principalmente ver suas famílias, Elisa e Lucas hein... Misericórdia quantos filhos (tem televisão em casa não? Hahaha)

Como eu já li e reli a Série Perdida várias vezes o "plot" do Alexander eu já desconfiava, inclusive obrigada Analu e Alexander por carregarem esse livro INTEIRO NAS COSTAS. Li tudo por vocês ??. Uma das falhas de desenvolvimento aqui é justamente Analu e Alexander, tem pouquíssimas cenas deles, mas toda vez que aparecia era um consolo no meu coração, já Nina e Samuel... Samuel é uma versão 2.0 do pai, personalidade resumida a ser médico. Era óbvio pra todo mundo a tensão sexual e amor reprimido mas por conta de vozes da cabeça dos dois ficou uma situação insuportável pela demora deles de ficarem juntos. Inclusive, quando eles finalmente ficaram não teve nenhuma emoção. Assim como eles não passam emoção separados. É tudo muito raso e vago.

Gostei da Carina ter tocado no assunto de uma personagem trans, a luta das mulheres para conseguirem entrar na universidade, a violência doméstica e relacionamento abusivo. Porém, todos esses assuntos valeram na nota que ela botou no final, porque na história é tão??? Isso sem falar que ela ainda joga dois psicopatas na história. Sério, pra que? Que novela mexicana digna dos piores picos de audiência. Como conclusão de série é um livro muito ruim, como livro único também, porque é o mais fraco.

Na moral mesmo, tudo que eu queria era mais de Alexander e Analu (zero defeitos para os dois) eles são cativantes, engraçados, exalavam emoção. E foram personagens com potenciais incríveis desperdiçados.

Enfim, as expectativas já eram baixas mas... Conseguiu piorar o que ja tava ruim. Nada é emocionante, convence ou causa ansiedade, é tudo raso, sem tempero. Esse livro parece uma sopa de macarrão sem sal. Constância ruim.
Sandy 03/11/2021minha estante
Só a sinopse desse livro me dá dor de cabeça, promete uma verdadeira confusão ridículo e desnecessária. E a Sofia enchendo o saco como sempre, essa personagem é um purgante, Ian tem um baita mal gosto

Karina 03/11/2021minha estante
Sofia purgante hahahah eu alto e concordo plenamente. Ian merecia mais tadinho. Amiga esse livro é uma bomba

Bea 07/11/2021minha estante
Eu acabei de terminar esse livro e também achei que Analu carregou ele nas costas. Sofia parece que tem 15 anos e não aprende, pelamor! Dei uma nota maior pelo apego emocional mesmo.

Rami 08/11/2021minha estante
Acabei de terminar a minha resenha de duas linhas e eu praticamente escrevi tudo isso que vc falou, só que em metade. Graças a Deus que foi o último pq desde Destinado eu já não aguentava mais os mesmos plots com casais diferentes.

Karina 08/11/2021minha estante
Rami, amiga o textão foi grande pra demonstrar a INDIGNAÇÃO hauahaauau UM HORROR

Karina 08/11/2021minha estante
Bea, a minha nota também foi por apego, porque na realidade eu queria dar metade de uma estrela hahahahah. Analu merecia mais, beeem mais

Rami 08/11/2021minha estante
Eu fiquei tão pê da vida que eu não tive muito o que escrever. A Carina já fez isso e cagou kkkkk. E sim, Analu merecia beeeeeem mais!!

Vitória Oliveira 18/11/2021minha estante
Estou morrendo pra terminar esse livro e essa resenha resumiu completamente o que estou sentido

Bruna 19/11/2021minha estante
Fiquei tão feliz com sua resenha, pq eu to agarrada lendo tem uma semana e não consigo terminar! Eu nuuuuunca leio resenhas antes de terminar o livro, mas abri essa exceção pq queria saber se o problema era eu, e até pensei q fosse qd vi mil e uma resenhas de 5 estrelas falando que está tudo perfeito! Pra mim não está, e to realmente decepcionada. Só vou terminar em consideração à Analu, que não merecia ter sua história tão menosprezada no meio de outras chatas

Leth 11/11/2021

Um final digno para a série Perdida, com toda certeza!!!
Acompanhar a trajetória da Analu e da Nina foi algo extremamente empolgante e emocionante. Elas tem tanto da Sofia e do Ian ao mesmo tempo.
Eu amei rever os personagens; acalentou o meu coração saber que eles estão bem, vivendo o "felizes para sempre".
A forma como a Carina desenvolveu o romance da Nina e da Analu foi muito singular e especial. Eu sou muito cadelinha da Nina e do Sam, mas meu coração bate tão fortemente por Analu e Alexander.
Eu amei a série como um todo, uma das melhores séries de romance, com certeza!!! E com um final digno de aplausos, cheio de muitas referências históricas e personalidades importantes para a construção da medicina, da valorização da mulher e do LGBTQIA+. Uma obra com referencial histórico e representatividade ??