A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

yaspery 14/04/2024

O lado ácido da maternidade/ Cecília precisa de um terapeuta
Andréa del Fuego nos presenteia com um retrato provocativo da vida de Cecília, uma pediatra que desafia todas as expectativas do que se espera de alguém em sua profissão. Somos apresentados a uma protagonista que é tudo, menos convencional, e que nos leva a questionar nossas próprias noções sobre maternidade, medicina e relacionamentos.

Cecília é uma personagem complexa e multifacetada. Sua falta de afinidade com crianças, combinada com seu humor ácido e sua frieza aparente, a torna uma figura de fácil aversão. No entanto, é sua jornada de autodescoberta que realmente cativa o leitor. À medida que ela se vê confrontada com a ascensão de um concorrente mais humanista em sua área, e com o despertar de sentimentos inesperados por um menino cujo nascimento ela testemunhou, somos levados a explorar os recantos mais profundos de sua psique (ELA PRECISA DE UM TERAPEUTA).

Del Fuego habilmente tece uma narrativa que mistura humor negro com reflexões sobre temas sérios, como maternidade, medicina tradicional versus alternativa e relacionamentos complexos. A abordagem crítica de Cecília em relação ao parto natural e à medicina alternativa oferece uma perspectiva intrigante sobre um assunto muitas vezes tratado com reverência excessiva (como estudante de enfermagem foi MUITO difícil ler sobre esse conceito de medicina tradicional sem querer jogar o livro longe).

eloisa 10/04/2024

Meu Deus que loucura esse livro?????????
Que mulher doida e ao mesmo tempo sei lá, metida e fofoqueira. O prazer dela é cuidar da vida dos outros, literalmente.
E que final abrupto, mesmo assim bom, desde o começo estava imaginando que isso iria acontecer.
Sobre o livro: a escrita é maravilhosa e você lê numa sentada, eu não conseguia largar e dormir pra no outro dia trabalhar. É envolvente demais e eu amo livros doidos igual esse.

Marlonbsan 09/04/2024

A Pediatra
Cecíllia não é nada do que se espera de uma pediatra, já que o espírito maternal passa longe de sua essência. Porém, a medicina foi o caminho natural ao seguir os passos de seu pai.

O livro é narrado em primeira pessoa por Cecíllia, tem uma linguagem relativamente simples e flui bem.

Esse é um livro peculiar, tanto pela personagem, quanto pelos acontecimentos em si. A profissão fica muito no centro da trama e questões que a envolvem.

Mas o que prende a leitura é a capacidade de escrita e desprendimento, já que a personagem é inteiramente fora dos padrões e fugir do senso comum faz com que a história tenha camadas e mais camadas, mesmo sendo um livro curto.

Porém, existe alguns pontos que podem incomodar, como é o caso de tantas referências médicas, nomes, procedimentos, remédios, que podem não ser do conhecimento ou do interesse de todos e tornar algumas partes menos acolhedoras.

Há várias questões que são levantadas também, sobre trabalho, relacionamentos e maternidade que fazem refletir sobre as cobranças, interesses e o que se busca de cada uma desses eixos.

A abordagem mais crua sobre vários fatos, sentimentos e relacionamentos, faz com que seja uma leitura muito interessante, claro, vai depender da capacidade de cada leitor de se conectar com que está sendo contado. Por isso, não é uma leitura que recomendaria para todo mundo.

Saádia 08/04/2024

Como é estar na mente de alguém?
Pode não ser muito confortável? e é exatamente essa sensação de acompanhar os pensamentos de Cecília. Uma mulher extremamente racional e ao mesmo tempo vacilante. Cecília acha que tem total controle sobre seus sentimentos e que seria capaz de manter relações sem se envolver emocionalmente, mas isso faz se mostrando de forma contrária até o desfecho final, que eu de certo modo já esperava, mas consegui me surpreender com a forma que foi feita. Confesso que fiquei com um gostinho de quero mais para saber o fim dessa história. Muito bom! Instigante, ótima escrita, recomendo!

manu368 07/04/2024

Magnético
Fernanda Torres estava corretíssima ao dizer que é "impossível não se deixar seduzir pela fúria insana de Cecília, a pediatra canalha"

Cecília é uma pediatra que não tem afeição nenhuma por crianças ou por sua profissão, sendo inapta (por sua própria descrição), embora muito requisitada e bem sucedida.
O pano de fundo da história é o novo pediatra humanista que acaba roubando seu espaço.
Mas o verdadeiro drama acontece quando ela se envolve com um homem casado, o pai de um recém-nascido que ela acompanhou o nascimento.
A criança traz um impacto na vida de Cecília que ela nunca sequer cogitou, e ela então se viu como a mãe do menino que não era seu filho. Ela se torna obcecada, mas com uma discrição impecável.

Os diálogos não tem travessão nem aspas, são "jogados" no meio das frases, entre pensamentos e acontecimentos. Ainda assim, é fácil de ler porque é envolvente e instigante.
Eu não sei explicar, mas é como se a escrita da Andrea Del Fuego fosse algo magnético, que te prende e te faz querer mais e mais.

Ale Lima 07/04/2024

Gostei
Esse livro é muito acelerado, talvez por isso chamou tanto atenção. Uma vida totalmente fora dos padrões, mas dentro dele, descreve a pediatra Cecília e sua vida pessoal e profissional. Quero mais desse final.

Lurene 05/04/2024

Loucura?? Ou frieza??
Acredito ser uma das personagens mais insanas que já li!
Buscava um livro leve, entre algumas leituras pesadas, como um descanso. E realmente encontrei.
Cheguei a dar risada de como Cecília é fria e sarcástica!
Teve momentos que me perguntei, o que a levou ser pediatra se não gostava de criança.
Mas creio, que seria assim (crua, fria e mordaz ) em qualquer profissão.

Natascha 05/04/2024

O que dizer dessa doida? Doida. Mas não sei dizer se gostei ou não, gosto da sinceridade da querida, não gosto de como ela age

Gabriele 04/04/2024

Um livro surpreendente. Uma pediatra que não cria vinculos com seus pacientes nem com sua própria família, entra numa relação amorosa conturbada e com final surpreendente.
O mais interessante é o quanto a repulsa que a personagem principal nos causa é o que nos prende a leitura.

caentrelivro 02/04/2024

ELETRIZANTE
Já no primeiro capítulo que a gente percebe que algo na escrita da autora nos amarrara de uma forma inexplicável. O livro nos prende do começo ao fim, me lembrou muito a escrita de Elena Ferrante (sou cadelinha dela) pela problematica de personagens tão humanos sem medo de demonstrar decisões ?erradas? e aptas a julgamento. Ameiii

indi.sass 31/03/2024

Leitura fluida
É um livro que eu me peguei enrolando pra ler pra não acabar logo. A escrita é muito fluída e se você quiser, acaba rapidinho. Por eu ser de São Paulo, me trouxe ainda um certo conforto e identificação dos lugares que ela traz. A maneira como ela constrói uma espécie de "anti-heroina", ao trazer uma pediatra que detesta crianças, traz um tom um pouco cômico em alguns momentos. Eu já imaginava o que aconteceria no final, mas ainda assim adorei que o meu sentimento tenha sido concretizado ahahaha. Recomendo a leitura!

Michelle Niedja 30/03/2024

Que mulher fria?
Cecília foi a mulher mais intrigante que já tive o prazer (e desprazer) de conhecer.

Esse livro me levou a uma ambiguidade de sentimentos. Ao mesmo tempo que achava a protagonista fria, insensível, sarcástica e com humor negro; me vi em VÁRIOS momentos tendo os mesmo sentimentos que ela. E isso me trouxe uma reflexão muito profunda de como nós somos hipócritas em apontar nosso dedo para o defeito de alguém e não enxergamos ele em nós mesmos.

Em tantos momentos achei ela louca, que estava delirando e não se conectava a realidade. Em tantos outros, achei que por se conectar tanto com a realidade justificava cada uma de suas falas e atitudes.

Uma leitura que me impactou de muitos jeitos.