Gideon, a Nona

Resenhas - Gideão, o nono

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 15/08/2022

Resenha: Gideon, a Nona
Uma das minhas maiores obsessões envolvia esperar pela leitura de Gideon, a Nona. Ela chegou aqui pela editora Alta Novel, eu devorei a leitura, e não entendi nada. Portanto, foi um favorito.

A história acontece no espaço. Um universo dividido em nove Casas que servem a um grande Imperador, o Necrolorde, Senhor da Morte, etc. Gideon não se importa com nada disso. Criada na Nona Casa, o Túmulo Trancafiado, ela só quer dar o fora dali. E sua chance de ouro parece ter chegado.

Claro que não chega. Depois de perder uma disputa com Harrow, a senhora da Nona Casa, Gideon é forçada a se fingir uma grande e bem treinada cavaleira. Porque, aparentemente, todas as Casas receberam um convite para um desafio. Quem vencer esse desafio pode se tornar um Lyctor, grandes comandantes e conselheiros e generais do Imperador.

Mas, uma vez que chegam ao seu destino e os estranhos desafios começam a acontecer, a morte parece acompanhá-los. E não é o tipo de morte que duas garotas da Nona Casa estão acostumadas a ver.

"A Casa era dura como ferro. Ferro era esmagado nas partes em que estava fraco."

Gideon, a Nona, é um caos. Eu realmente não sei explicar o livro e o que aconteceu nele, e talvez por isso tenha me apaixonado tanto pela história. Às vezes, tudo o que a gente precisa é de uma leitura sem pé nem cabeça que vai terminar e te deixar com um grande ponto de interrogação no meio da testa. E tá tudo bem, porque é fascinante mesmo assim!

A história da Gideon e da Harrow é essa bagunça sombria, violenta e interessante do começo ao fim. As duas se odeiam e se suportam em nível de igualdade, trocando ameaças à vida uma da outra sempre que possível. Mas precisam ficar juntas para sobreviver e entender que diabo está acontecendo naquele planeta, então tudo bem uma trégua temporária.

Gideon é simplesmente uma das protagonistas mais despirocadas e maravilhosas que eu já li. Ela é 100% desprendida com a vida e com os problemas. Se pode resolver na porrada, ela resolve. Gideon só quer saber de revistas de sacanagem, da sua espada e de liberdade. Mas tem um pouquinho de honra no seu coração peludo, então faz a coisa certa quando precisa.

Sua relação com a Harrow é esse caos. Eu fui enganada pela quantidade de fanarts, e foi culpa minha esperar por romance (mas culpa do fandom também) porque não tem. Sim, são lésbicas necromantes, mas não tem romance. Tem umas faíscas bem sutis que poderiam resultar em alguma coisa, mas nunca resultam. Já fica o aviso para não quebrar a cara igual eu quebrei.

"Harrowhawk Nonagesimus estava olhando para ela com uma admiração incontestável."

Dá pra shippar e dá pra sofrer com os olhares e os sorrisos e os diálogos. Mas não tem romance.

Gideon, a Nona é sobre a morte, necromancia e o bom humor. Você nunca entende 100% o que está acontecendo nas cenas. Mas os personagens são muito bem explicados e desenvolvidos, e isso compensa. Confesso que tirei uma estrela da nota por causa da frustração com as cenas de ação; queria ter entendido o que estava acontecendo nelas! Eu me forcei a pesquisar quais eram os nomes dos ossos porque eles aparecem nas descrições de cenas envolvendo esqueletos e esqueletos gigantes e isso foi um pouquinho quebra de emoção (pelo amor de deus não me faça pesquisar nomes de ossos, livro).

Tirando isso, a leitura vale a pena demais. É uma história despirocada como a sua protagonista, e por isso funciona tão bem. Qualquer outra personalidade no lugar daquela que a Gideon tem não funcionaria. Esse livro pede por uma protagonista surtada em todos os sentidos. E é tão fácil se apaixonar por ela por isso!

A Harrow, por outro lado, foi um enigma interessante. Elas são os pontos chave da história, ainda que outros necromantes e cavaleiros apareçam no decorrer da trama. Cada dupla representando muito bem suas casas. Ela e Gideon são essas picuinhas, essas ameaças, mas tem o companheirismo com o passar do tempo. E a Harrow é de uma bizarrice sombria sem fim. Dos trejeitos às falas aos poderes necromânticos.

Toda a questão com os desafios e o que está realmente acontecendo naquele lugar se desenrola através das descobertas das personagens. Demora, mas começa a se enrolar numa trama que talvez faça sentido. Eu talvez me sentisse mais confortável lendo uma explicação para uma criança de cinco anos, mas tudo bem. Eu entendi o que acho que entendi, e é o suficiente por enquanto. Até porque é uma série, e o próximo livro deve cobrir mais explicações.

A edição da Alta Novel ficou muito bonita. Tem cor dentro da diagramação, nas divisões das partes da história. Só achei a diagramação espaçada demais. Não gostei do espaçamento que usaram, e acho que dava para deixar confortável sem espaçar tanto assim. A tradução da Laura Pohl salvou a minha vida, porque nunca que eu teria conseguido seguir essa leitura sem as adaptações maravilhosas que ela faz. Os diálogos com a Gideon sempre me arrancaram risadas, porque a localização da tradução ficou um esplendor!

"e, de alguma forma, uma parte distante da mente de Gideon sempre soube que era assim que morreria: em uma suruba de esqueletos."

Gideon, a Nona é uma história sem pé nem cabeça. Mas é o tipo de sem pé nem cabeça que fascina e prende, e você só quer continuar lendo e lendo até chegar no final. E que final, aliás! Foi um surto e uma pancada no emocional que eu, honestamente, não esperava.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/08/resenha-gideon-nona-tamsyn-muir.html
criistiinee 23/09/2022minha estante
Kkkkkkkk eu amei a sua resenha!!! agr, vou colocar na tbr com ctza

Parceira Do Az 05/10/2022

Lésbicas futuristas
To em choque!

Acabei agora e to em choque! Sei que não deveria fazer resenha agora (afinal eu estou em choque), mas é isso. Eu to em choque! Ksskkssk

Mas serio, quanto plot twist! E eu simplesmente não aceito e sei que vai ter reviravoltas enormes no próximo livro e também preciso ter esse livro físico pra ontem! Vou marcar todas as partes que Gideon Nav foi maravilhosa e uma das melhores protagonistas ever! (O livrl todo ksksksksks)

Virou um dos meus livros favoritos! Não foi uma leitura facil no começo, na questão de entender o universo e o qie crlhos estava acontecendo, mas me surpreendeu bastante e depois as coisas fizeram sentido! Amei tanto varios personagens dele, se não todos! Não confiava em ninguém mksksksksksksk e a Gideon e a Harrow se tornaram TUDO pra mim, junto com a Cam e o senhor da Sexta!

Fiquei devastada com algumas das mprtes, juro! E to louca para o próximo livro! Louca pra conhecer novos personagens e rever os antigos porque todos, absolutamente TODOS são incríveis!!!

Ps: eu juro que divido o mesmo neurônio da Gideon, junto com o Cassian de acotar, a Mia de nevernight e a Aelin de tog kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk SÓ OS MAIORES!!!!

Nicolas381 01/03/2023

Acho que esperava demais do livro, mas é bom. O final me deixou intrigada, ela poderia aproveitar mais alguns momentos e não ter sido prolixa em outros, mas quero o próximo livro para saber o desfecho.

sugurugeto 08/11/2022

gideon nav minha linda, eu sinto muito por você
Eu achava que esse ano nada superaria a decepção que foi os noivos do inverno, eu estava profundamente enganada, eu estou tão triste e com tanta raiva por esse livro, quero xingar muito essa autora, desperdiçou tudo o que poderia fazer esse livro ser um dos melhores do meu ano, ela tinha literalmente, a faca e o queijo na mão e enfiou a faca no uc e deu o queijo para os ratos.

O livro começa muito bem, a apresentação dos personagens e a trama que viria a seguir era perfeito, gideon e harrow iriam participar dessa competição entre as 9 casas desse universo, elas são inimigas desde criança, e fazem um acordo que beneficiaria as duas nesse processo. harrow iria participar da competição como representante de sua casa, a nona, e gideon seria sua protetora, e juntas iriam tentar vencer as outras casas para que harrow, viesse a ser uma lyctor e se encontrar com o cara maioral lá(que eu não sei o real papel, pois não é explicado, mas é quase como um deus).

Até aqui, tudo okay, a apresentação foi boa, essas personagens tem uma bagagem enorme que fazem elas serem interessantes de se acompanhar, a relação de fogo entre elas foi o que me deu ânimo para tentar terminar esse livro, elas se provocam, quase se matam, as conversas entre elas são sempre muito boas. gideon é uma personagem incrível, ela dá vida a esse livro, e as primeiras páginas me deixaram completamente animada com o que poderia vi a seguir, mesmo com as descrições e termos sendo chatos, estava tudo bem pra mim, já que era uma fantasia e no futuro, tudo ia ser encaixado na trama, mas foi aí que eu tomei no uc.

NADA é explicado em relação a esse mundo, lésbicas no espaço? Casas? Poderes? O thriller atmosférico com sabor gótico, repleto de catacumbas e sarcófagos, ressurreições e revelações, fantasia e horror que eu esperava não veio. Eu fui empurrada em uma trama completamente no escuro, estava acontecendo alguma coisa? Estava, mas eu não sabia o que ia dar, o motivo de acontecer, eu só seguia com a leitura juntamente com a personagem, pois nada faz sentido, tudo isso por que a autora não se preocupou em DESENVOLVER o crlhos desse mundo. A explicação dos diferentes planetas e das diferentes casas e pessoas que os habitam é borrada à insignificância. Simplesmente não tem como você escrever um livro de fantasia considerado sci-fi e não me explicar como diabos funciona esse mundo.

Do que adianta me entregar personagens incríveis e apenas joga-las ela no livro, gideon e harrow mereciam tão mais. Eu nem esbocei reação com os plot twists desse livro (que por sinal, demoraram a acontecer, só por volta de 65% do livro, pois enquanto isso só tinha uns acontecimentos aqui e acola, que eu não conseguia entender pois como eu disse, estava no escuro) por que eu simplesmente não conseguia me importar. As mortes? E daí, eu nem sei explicar por que ocorreram e o impacto real que deram na trama. Apenas uma morte em questão teve um peso pra mim, mas ela não me deixou triste, me deixou com ÓDIO.

Arrastei esse livro por um bom tempo e me forcei a terminar, a voz na minha cabeça gritava a todo momento, acaba pelo amor de deus.
Kiri 13/01/2023minha estante
Tô lendo essa resenha e ficando com medo pq eu meio q "abandonei" nos 15% mais ou menos a meses... Fiquei um tempão morrendo por esse livro mas já não consegui gostar desse o começo... Imagina depois se piora então? x.x
Tbm acho q vou terminar de teimosia mas ai... Sinto mto pelo seu (e talvez nosso) tempo perdido ?

sugurugeto 13/01/2023minha estante
nossa se vc n gostou do começo ja, o final vai te deixar com ódio
eu tmb tava obssecada com tudo sobre esse livro, comprei e achei um cu

GarotaQueer 13/08/2022

Gideon, a nona, pode contar comigo pra tudo...
Esse livro me fez relembrar o porquê de eu amar tanto ler. Amei os personagens, principalmente Gideon e Harrow, claro. A única coisa que deixa a desejar é o fato do segundo livro não estar disponível em pt Br ainda. Oque é um crime pra quem já terminou o primeiro. Vou ter que me virar com meu inglês Ratata, pois não vou aguentar esperar pelo lançamento de Harrow, a nona, aqui no Brasil não kk.
Sayane 15/08/2022minha estante
Amgg, eu comprei esse livro esse final de semana sem saber q era série aaa

Sayane 15/08/2022minha estante
Já lançou a continuação lá fora? Já tem previsão para vir pro Brasil?

GarotaQueer 16/08/2022minha estante
Sim, harrow, a nona, que é o livro dois, já foi lançado lá fora. Mais aqui no Brasil ainda não, e pelo que eu saiba ainda está sem previsão de lançamento.

Karini.Couto 31/08/2022

Surpreende e instigante!
Eu fiquei eufórica ao receber os livros da @altanoveleditora e o primeiro que fui ler, foi Gideon, a nona. Gente, na boa! Que livro é esse? Vocês não fazem ideia do que estão perdendo, quem ainda não leu. Além de uma edição linda, o enredo é daquelas que tu fica literalmente louca a cada virada de página, é eita atrás de eita!

Nesse enredo temos nove casas que servem a um imperador, Necrolorde, o Senhor da Morte e como em qualquer tipo de comunida, sociedade e etc, existem regras, o que se espera que cada um faça e etc. Mas Gideon, não está nem aí para para nada disso. Tendo sido criada na Nona Casa, conhecida como "Túmulo Trancafiado", ela não vê a hora de se ver livre desse lugar, e só o que ela está aguardando é a oportunidade certa, mas as coisas não saem como ela esperava e após perder uma disputa com a Senhora da Nona Casa, Gideon se vê não apenas forçada a "assumir seu papel", mas finge ser uma cavaleira bem treinada e disposta a cumprir com suas obrigações e isso se segue após um convite que parece que as nove casas recebem, e quem vencer taal desafio, se tornará Lyctor, que são aqueles que cercam o imperador, como conselheiros, generais, comandantes..

Quando tal desafio tem início, surgem peculiaridades jamais vistas, mortes estranhas, não como Gideon está habituado em seu papel, mas coisas muito além disso. O que irá acontecer a seguir é pura adrenalina, caos, e muita informação.. tanta, que se não prestar atenção, poderá sentir-se perdido..

Gideon, a nona é um livro que me ganhou na edição era capa, e me deixou instigada na Sinopse, a Editora, apostou corretamente, poisé é um livro que tem tudo para arrebatar grandes multidões de fãs. Diferente de tudo que já li no gênero, em alguns pontos do enredo, fiquei confusa, tendo que parar e retornar, para entender melhor, em outros instigada e por último extasiada.

Tem umas situações no enredo que me deixaram tipo "Como assim?", "Não tô entendendo!" e o final é de "pirar o cabeção", como dizia meu filho quando era pequeno.

Continuação resenha:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O enredo vai trazer cenas de violência, muitas cenas sombrias e a relação entre Gideon e Harrow é fascinante, confusa e me deixou presa em cada momento da leitura com essa dupla! Uma relação de amor e ódio, de respeito e asco, de ameaças em cima de ameaças que ambas trocam o tempo todo, mas também de união por um motivo comum, sobreviver! Não importa o quão instável seja a relação desses personagens, é simplesmente intrigante e instigante!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sobre Gideon, gente, se tem um personagem que não segue nenhum padrão, encontraram, sem contar que ela é fascinante, perturbada em vários sentidos e me conquistou completamente! Ela é palpável em um universo fantástico, ela é ação, adrenalina, surtos e simplesmente maravilhosa!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma trama com personagens bem delineados, que nos apresenta um humor sarcástico, cenas surreais, temos a necromancia, morte, tudo bem desenvolvido, apesar de ter umas cenas loucas e que tu fica tipo "hein?!" 😱
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não é um tipo de enredo simples, é um enredo complexo em alguns pontos, e que vai se emaranhado e aos poucos desenrolando em explicações plausíveis e que me deixaram muito satisfeita!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Terminei o enredo de boca aberta, e tem coisas que ainda não fazem total sentido, mas que sei que as continuações trarão o necessário para o desenrolar de uma grande série/trama e espero que não demore muito!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendo demais para quem curte histórias de fantasia, mistério, suspense de alta qualidade e diferente do comum encontrado por aí.

site: https://instagram.com/alempaginas
DANILÃO1505 31/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Airam.Etur 16/03/2023

Muito bom!
Me arrependo muito de ter demorado pra ler esse livro, é fácil desistir no início pq o mundo é complicado mas confia que vai valer a pena

Lari 18/12/2022minha estante
E tiveram a coragem de dizer que esse livro não tem romance

alinneasilva 26/03/2023

Esse livro é muito bom. Pra mim alguns momentos de descrição foram chatos mas no geral achei o mundo criado muito bom e os personagens complexos e cativantes.
Eu adorei a dinâmica entre Harrow e Gideon desde o começo e o jeito que elas se odeiam e trocam insultos e ironias. Também amei a forma como isso evolui mesmo contra a vontade delas. Elas querem continuar se odiando mas não conseguem lutar contra o fato de que começam a se entender.
Os desenrolar da trama com os desafios e os mistérios, as cenas de ação, segredos sendo revelados e momentos de conexão entre os personagens são muito bons. O pov único de Gideon é ótimo e ajuda a dar um bom ritmo pra história.
Ficaram perguntas sem respostas e quero muito ver como vai ser o próximo livro com o pov de Harrow.

ve_laris 09/10/2022

NÃO ERA O QUE EU ESPERAVA, MAS NÃO POSSO JULGAR TANTO ASSIM.
Por conta das resenhas, comentários, e da proposta de enredo, iniciei o livro sobre uma leitura afoita visto que fantasia sempre foi o meu nicho favorito. Entretanto, as confusões não demoraram para acontecer, pois o universo vasto e as palavras mais sofisticadas impediram que o meu ritmo de leitura fosse aquele o qual eu já estava acostumada. Outra coisa que descobri ao longo do tempo, é que a leitura se classifica melhor como sci-fi.

Desisti de ler no kindle e fui para o físico, achando que voltar as páginas me ajudaria a entender melhor. Eram muitos nomes introduzidos, classes, dogmas, dinastias até. Porém, quando percebi que isso estava me cansando, eu comecei a ficar chateada.

Quanto a leitura, apesar do tropeço no universo, ela começou bem, voltada para um único lugar antes de se expandir. A história de Gideon, interessante ao seu modo, envolvida em sentimentos dentro de um mundo que não queria estar, que na verdade queria escapar, mas se viu obrigada a colaborar para poder sobreviver e depois alcançar seus desejos... Gostei. Gostei também da proposta principal sobre a competição de cada casa, servidas ao imperador, competirem para conquistarem uma nova posição de poder e reconhecimento.
Mas o problema começou a ficar mais intenso a partir daqui.

Pra mim, a confusão foi de 5/10 para 10/10. Eu me peguei lendo trechos mais de três, quatro vezes para poder compreender os amarres que a autora foi fazendo, mas que não soube explicar tão bem assim. Se você tem que fazer tanto esforço para compreender uma história, eu não acho que alguma coisa esteja certa. Não é sobre descobrir o final, é sobre seguir cada pista que ela vai dando, e se surpreender no final. Quando esse sentimento não despertou em mim, e eu comecei a ficar no: ''acaba, pelamor de deus que isso não está fazendo sentido''.

Achei que uma luz veio a aparecer muito no final, o que me deixou focada nos sentimentos da personagem e no que ela estava vivendo.

Vi que também foi usado alguns termos que não se encaixam na narrativa e isso pra mim se tornou crucial a um tempinho.

Ex: Um personagem falando sobre um ''bombom de hotel chique'' sendo que no universo da história, isso não parece nem existir, ou certo, ou foi apresentado de alguma forma, ou o personagem teve algum contato com isso para saber o que significava. Ao longo da narrativa, o livro trás alguns desses ''defeitos'' e que infelizmente, soam como um ponto negativo.

Sei que se torna mais fácil para o autor explicar o momento, mas isso É A VISÃO DO AUTOR, não do personagem.

Quanto ao final, gostei dos embates, mas não gostei do encerramento dos personagens principais. Quer dizer, só da Harrow, e o que aconteceu com a Gideon foi compreensivo, mas as falas que ela soltou.... não teve muita evolução para o resultado final.

E agora, porque não posso julgar mais? porque não é o tipo de nicho que estou acostumada, e que leio constantemente. Sei de pessoas que adoram isso daqui, então fiquei sobre um empasse e fiz questão de ressaltar os pontos que ''eu não gostei''.

yellowcards 10/03/2023

Eu comecei com o pé esquerdo com esse livro, já que por algum motivo não tinha ido com a cara da Gideon e a escrita também era bem mais leve do que eu estava esperando (sinceramente, olha aquela capa). Mas eu decidi ver no que ia dar e acabei me apaixonando por essa mistura de ficção científica, fantasia e horror

As maluquices da Gideon são hilárias e em relação ao romance inexistente: eu realmente prefiro que tenha ficado dessa forma. Não tem coisa que me irrite mais do que romance enfiado a torto e a direito e ver personagens que deveriam se odiar amargamente se beijando do nada (sim, eu tô falando de vocês Jude e Cardan)

Os únicos defeitos que encontrei foi o começo, que é meio lento, e o número de personagens. Sério, são tantas casas que do meio pro fim eu já tava misturando eles e aqueles nomes esquisitos não ajudaram em nada

lavisnaotankou 21/12/2022

Apenas lágrimas
Eu não tenho nem palavras pra descrever o que esse livro me causou, mas ele me fez entrar em depressão de 1000 jeitos diferentes

Tio Nono 25/03/2023

Um caminho sem volta (feito com lasca de osso)
Caso esteja a procura de algo calmo, fofo, bonito, com um amor doce de lesbicas necromantes epaciais, cara... não leia isso aqui não, a Tamsyn fod*** minha mente com esse livro, está me deixando mais louco do que já sou com Harrow the Ninth, se eu chegar vivo em Nona e tiver sobrevivido para ler Alecto, vou ter um lugar reservado no céu, pois isso é tortura, é surto atrás de surto. O coração fica na garganta, só queria um casal gótico de mulheres fod* e não uma batida de trevas, dor e trauma.
Enfim, leiam, é o melhor livro da minha vida, mas boa sorte, talvez você não vai sobreviver até o final, fique ciente que nada é o que parece, não tem uma gota de amor, só suor de sangue E NEM A MERDA DE UM BEIJO EM UMA PORRADA DE PÁGINAS.

Maisa @porqueleio 18/09/2022

Resenha / Gideon, a Nona /@porqueleio
Gideon Nav tem dois objetivos na vida: escapar da escuridão claustrofóbica da Nona Casa, e se tornar um soldado para lutar pelo Imperador. Não pertence à Nona, mas não tem permissão de sair de lá.

Uma das mil tentativas frustradas de fuga bate com o chamado do Imperador: os primogênitos de cada casa e seus cavaleiros – espécie de segurança/secretário, deverão se dirigir para a Casa da Canaan, a primeira casa, para disputar uma vaga de Lyctor do Imperador. Além da reputação, leva de brinde a imortalidade...

Bom, Gideon não é a cavaleira da nona, mas considerando as opções, ela é o que tem de melhor e Harrow, a Nonagésima, filha dos esquisitos senhores da Nona Casa, a requisita. Inimigas declaradas desde muito cedo, embarcam a caminho das provas.

Todas as 8 casas enviam seus primogênitos que, ao chegar, tem as naves recolhidas e a comunicação cortada com seus lares. E quando as mortes começam a acontecer, Harrow será obrigada a admitir que ter Gideon a seu lado pode lhe manter viva...

Que livro mais excêntrico! Gideon é uma personagem maravilhosa, mas completamente obtusa do que se passa ao seu redor. E é com ela que vamos descobrindo, bem, bem devagar, a fria em que se meteu.
Harrow é odiosa em grande parte do livro, porque não quer dar o braço a torcer. Mas... se prepare! Panos prontos para essa garota esquisita, que faz questão de andar com o rosto coberto por uma maquiagem de caveira.

Vale ressaltar que a magia está na necromancia, e cada casa tem poderes específicos – Harrow consegue conjurar esqueletos a partir de lascas de osso. E ela não é a mais esquisita.

Primeiro livro de uma série, Gideon, a Nona entrega suspense, horror, ficção científica, fantasia e um tiquitinho de romance. E um final... avassalador!

site: https://www.instagram.com/p/Cii02QJrCd9/

Bel 05/04/2023

Atordoada
Terminei essa leitura atordoada, se foi pelos acontecimentos, pela ambientação, pela escrita, já nem si... Eu adorei essa leitura, não fica monótono nunca, não consegui escapar em terminar o mais rápido possível. Foi um excelente entretenimento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5