Ás de espadas

Ás de espadas Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ás de Espadas

Hopezito 28/04/2024

Vai ter spoiler
Eu queria muito ler esse livro, mas fiquei levemente decepcionado quando comecei a ler, achei os personagens (principalmente o Devon) meio chatinhos e a história meio nhe, só realmente comecei a achar legal quando eles começaram a descobrir mais coisas do Ases. Eu me lembrei muito do filme Corra, oq achei bem lgl na vdd. Fiquei realmente surpresa com os casais LGBTQIAP+ no livro. Gostaria que tivesse algum final a mais entre a Chiamaka e a Belle, mas ok. Por acaso EU AMO A CHIAMAKA.
No final acho que é um livro bom, apenas demora demais para ficar realmente divertido.
Recomendo S2.

Lgia.Moreno 26/04/2024

Niveus é uma academia prestigiada, cara, muitos se esforçam muito para entrar e continuar estudando lá. Chiamaka Adebayo e Devon Richards são dois deles, os únicos alunos negros na escola.
Eles começam a ser ameaçados, mas não querem permitir que a supremacia branca vença novamente. Eles elaboram um plano para derrubar a Academia Niveus, só não perceberam ainda que não podem confiar em ninguém.

"Nem todas as pessoas estão destinadas ao Ensino Superior. Especialmente gente do seu tipo. O seu tipo não precisa de educação."

...

"As histórias com as quais fui alimentado, de trabalhar duro e ser capaz de alcançar qualquer coisa... são apenas isso, histórias. Mentiras. Sonhos perigosos."

...

"Eles tratam minha pele negra feito uma arma ou granada ou faca que é perigosa e letal, quando na verdade eles é que são. Os caras do topo que alimentam tudo isso.
Se não for Niveus fazendo isso, qualquer um deles pode nos pegar."

...

"Penso em quantos espíritos negros foram mortos pela supremacia branca e suas mentiras. Quantos de nós foram experimentos. Corpo sem valor em um jogo qualquer."

...

O final (sem spoilers!) foi absolutamente brilhante.

JAlia372 25/04/2024

A cada dez anos, uma escola para brancos aceita dois alunos negros, deixa eles se acomodarem e no seu último ano escolar, fazem de suas vidas um inferno. professores e alunos se juntam para contar boatos, segredos e mentiras sobre a vida pessoal deles, com o intuito de fazer com que eles desistam e impedirem que eles conquistem o que deveriam.

tava maluca pra ler esse livro desde 2022 e agora foi o momento perfeito para ler ele, espero que ele me cure de uma ressaca literária que tá durando desde fevereiro.

me decepcionei com algumas pessoas, q eu realmente a achei q eram boas e que iriam realmente ajudar os dois e percebi que a quantidade de gente 🤬 #$%!& nesse mundo e que com certeza faria algo desse tipo, deve ser muito grande.

Miwy 24/04/2024

-ÁS
Gente?? Que livro sensacional! É uma mistura de PLL com personagens negros e LGBTQIA+, que por sinal, deu muito certo!
A principio só comprei esse livro pela capa ser um espetáculo de linda, mas nessa historia, aquele ditado "Não julgue o livro pela capa" se perde por completo, sendo incrível por dentro e por fora. O suspense é muito bem elaborado, os personagens bem construídos e o plot é simplesmente genial, nunca na vida que teria imaginado metade do que aconteceu ao longo da obra. Me prendeu do começo ao fim e posso afirmar que é uma das minhas leituras favoritas do ano e da vida!
Emilly 24/04/2024minha estante
Já vai pra minha lista!

Nai 23/04/2024

Faridah, obrigada por este livro!
É suspense do início ao fim, com assuntos muito pertinentes. Este livro é excelente para ter a sua leitura incentivada nas escolas como forma de explicar o racismo estrutural de maneira didática. A Academia Particular Niveus é um microcosmo da sociedade ocidental. A autora conseguiu descrever e lidar com temáticas inquietantes como o racismo e a homofobia de maneira muito cuidadosa e certeira. Pessoalmente me identifiquei demais tanto com Devon quanto com a Chiamaka. Inclusive me identifiquei com as palavras finais da autora, quando menciona sua experiência na faculdade em que se formou, na Escócia. Estudei em escolas particulares, e em muitas situações fui a única pessoa negra nos ambientes que frequentei. Os olhares, a maneira inadequada que eu me sentia com alguns questionamentos... Na época, eu não tinha um nome para dar ao desconforto daquelas situações. E hoje eu entendo que há uma estrutura social historicamente construída, que nos leva a tanta opressão. Este livro é a oportunidade de muitos adolescentes (e adultos também)terem acesso e entenderem certas questões para assim aprender a lidar com elas.

bianca 21/04/2024

Chiamaka e Devon <3
Excepcional! Não tenho palavras pra descrever como foi ler esse livro.

Quando eu comecei à leitura achei que seria apenas mais um livro na minha lista sendo adicionado, mas quando eu percebi já estava roendo as unhas com a tensão que eu tava envolvida. Os assuntos citados são muito bem colocados durante a leitura, tanto a questão da homofobia quanto o racismo vivenciado pelos personagens. A autora conseguiu descrever as ações deles de forma tão boa que me fez entender muito bem a cabeça deles.

Dentre tudo, sinto que faltou alguma coisa ser contada nisso tudo. E o final acabou que não me agradou muito... achei corrido demais. Porém tbm não foi ruim.

Mips 20/04/2024

Livro perfeito do início ao fim
Amei muito esse livro, do início ao fim, você não consegue parar de ler. Tem uma crítica social muito foda, você fica chocada com tudo que acontece na história, com o quanto os personagens são racistas. Amei o final, achei que fechou com chave de ouro.

percykills 17/04/2024

Se eu pudesse, panfletava esse livro em todo canto! Sério, que obra de arte. O plot é simplesmente incrível, tem uma pegada de PLL (o que eu gosto muito) e te faz querer não parar de ler o livro.

Os personagens são muito bem desenvolvidos, confesso que no começo achei a Chiamaka meio chatinha mas depois ela conseguiu me conquistar. O Devon sempre foi o meu queridinho desde o começo da leitura.

Agora que livro foi esse??? Você sente todos os sentimentos possíveis lendo, fica desconfiado de tudo e de todos (inclusive você não pode confiar em ninguém). Praticamente em todo capítulo tem uma reviravolta que você fica em completo choque e sentindo ódio de alguns (quase todos) personagens.

O livro retrata também o racismo que eles sofrem, e é tão bizarro que você pensa ?não é possível que isso realmente esteja acontecendo apenas porque eles são pretos? mas quando a justificativa aparece você fica tão enojado com aquilo. E sabe o que é uma merda? Saber que um monte de gente continua passando por essas coisas todos os dias. Como uma pessoa preta, consigo me colocar no lugar deles e é péssimo demais. Enfim, não importa se você é um preto pobre ou um preto rico, se o sistema ver que a pessoa está se destacando em algo, vão querer extinguir de qualquer maneira.

ps: fogo nos racistas.

Tay Nicolau 12/04/2024

Que livro foda! É uma leitura que te prende do início ao fim, você mergulha na história e não quer mais parar.
Recomendo a todos esse livro, trás diversas questões importantes, principalmente, os protagonistas serem negros e a história da escola de pessoas brancas ser nesse contexto

Mille21 12/04/2024

Que livro perfeito!! Consegui me conectar com os personagens e com a dor deles ao longo da jornada, confesso que me irritei demais lendo esse livro pois é muitas injustiças que infelizmente retrata a realidade. O racismo, a homofobia no livro é absurda que tive que parar para respirar direito em algumas partes. Mas o livro é muito bom e recomendo demais !! Cuidado só com os gatilhos !!

Sofia124 07/04/2024

O que é isto?
Meu Deus. Prometeu tudo e tudo entregou! Está história passa se num local só de pessoas de raça branca, em que existem apenas duas pessoas/alunos de raça preta, tendo um impacto muito forte sobre racismo. Um livro de demora a desenrolar, mas que quando desenrola se fica completamente viciado. Nada mais a dizer, perfeito.

willherondale 01/04/2024

Achei a trama genial só que a última parte e o fim em si não me agradaram, achei muito corrido sla, tirando isso seria 5 estrelas

@nicobaladore 28/03/2024

UAU
QUE LIVRO BOM! A energia parecida com Pretty Little Liars já tinha me conquistado logo de cara, mas quanto mais eu lia mais eu me apaixonava pela história, completamente arrepiado com tudo que acontecia. Agora que acabei, eu me pergunto qual a possibilidade de algo assim acontecer na vida real, e é MUITA. A abordagem das questões raciais nesse livro é uma obra prima. Recomendo muito e favoritado!