Ás de espadas

Ás de espadas Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ás de Espadas

fabb1998 24/03/2024

Fogo nos racistas
Gostaria de ter lido esse livro na adolescência, mas de qualquer forma foi uma experiência muito boa. Não importa se você é preto pobre ou preto rico, o sistema vai dar um jeito de tentar te derrubar de forma explícita ou de maneiras veladas, e infelizmente a gente vai ser obrigado a lidar com isso.

É extremamente difícil se sentir parte de algo ocupando lugares elitizados, e as engrenagens do sistema são feitas de forma que o racismo seja perpetuado. O sistema funciona pra que mesmo pessoas como a gente, pretas, sejam peças de manutenção dessa violência.

Que criemos mais "sociedades subterrâneas" assim como Devon e Chiamaka! E fogo nos racistas ?.

Ma.1431 23/03/2024

Meu Deus que livro bom.

Cinco estrelas chegam a ser até pouco para ele, me identifiquei um pouco com os personagens, não pelo fato de ser perseguida pelas pessoas pois isso eu não sou, mas sim com partes como as que a Chiamaka não se sente muito confortável em sair de casa com seu cabelo natural e as pessoas ficam olhando pra eles como se eles fossem errados.

A leitura do livro é muito fluida e bem desenvolvida, me peguei caindo em vários plots ao longo do livro o que deixa tudo mais interessante. Recomendaria até de olhos fechados, não ouvi muita gente falando desse livro e acho que merece mais reconhecimento.

VitAria.Caroline 23/03/2024

Caralhoooo o livro é muito bom! Quanto mais ia se aproximando do fim eu ficava desconfiada de todossss

Amei o fim deles e essa amizade inesperada

Eu amo o jeitinho nojento da Chiamaka ??

Marih 21/03/2024

Que livro mais perfeito e infelizmente real, as vezes vivemos em uma bolha e n vemos o tanto q até hoje o racismo ainda está presente na vida de tantas pessoas. Sofri mto lendo esse livro e nem imagino o quanto as pessoas pretas sofrem com o racismo diariamente.

Anna1721 21/03/2024

Apenas leiam!!!
Isso deveria ser uma leitura obrigatória!

Tem uma pegada bem gossip girl e PLL com um protagonismo negro e LGBTQIA+ ,oq me ganhou demais!!!

Devon e Chiamaka são os únicos alunos negros das escola em que estudam e são os únicos a terem seus segredos vazados por Ases, essa figura anônima que surge para destruir a reputação e a vida deles.

Oq começa com algo inofensivo se torna cada vez mais perigoso e oq está por trás de Ases é uma esquema bizarro que envolve preconceito de classe e racismo.

Durante o livro, vc começa a duvidar de todo mundo e pensar que é Ases, simplesmente NÃO CONFIE EM NINGUÉM!
Incrível do início ao fim, li muito rápido!

relh44 19/03/2024

Ás de espadas
Incrível. eu não encontro nenhuma palavra que descreva melhor esse livro; ele é uma verdadeira joia. não é exagero dizer isso, é a realidade. você mergulha em meio ao livro, consegue entender perfeitamente cada camada dos personagens, além de lidar com um mar de racismo que te sufoca (especialmente se você for negro). é tudo muito bem escrito, a cada passo de Áses você se sente perseguido, se sente acuado, angustiado; como se você fosse uma vítima de Áses. é algo incrível. a autora conseguiu transmitir tantos sentimentos em cada linha que você se sente humana. você chora, se apaixona, sente medo, angústia. é, talvez seja um dos melhores livros que eu já li e o que me preocupa é a ressaca que ele vai deixar...

Pedro Peixoto 18/03/2024

Páginas de agonia, dor e sofrimento, com um lapso de esperança
Comumente, acho que o terror psicológico em obras de ficção se torna potencializado quando, de forma inteligente, traça alegorias e paralelos com situações mais do que plausíveis na vida real, de maneira direta ou indireta. E o jeito como a Faridah escreve seus personagens e os coloca em situações desesperadoras ao longo da narrativa é uma tradução muito forte disso

É difícil resumir em palavras todos os sentimentos provocados pelo livro. Chiamaka e Devon são cativantes e incríveis, mas, na maior parte do tempo, os testemunhamos tentando sobreviver ao próximo trauma que a sociedade racista vai causar neles. É difícil de ler, ao mesmo tempo que, movidos pela expectativa de uma volta por cima e pelo carisma de ambos, continuamos imersos na trama, ansiando pela esperança em meio à toda violência

É uma ficção que brinca com o fato da realidade ser tão assustadora. E que, principalmente pela personalidade multidimensional e tão rica de cada um dos protagonistas, conquistou muito o meu apreço

Jhi 18/03/2024

As de espadas
QUE LIVRO BOM!!!!
Acho que não tem nem palavras pra descrever tudo que eu tô sentindo só que ele é maravilhoso e emocionante, vale muito ler esse.

Margaridasaatg 13/03/2024

Necessário
Não foi o livro que mais me agarrou, mas acho um livro extremamente necessário, um livro que aborda o racismo, a homofobia, o classicismo, etc, tudo num mistério envolvente.

dayolive 13/03/2024

Um suspense/drama de tirar o fôlego e se arrepiar, essa história me pegou demais porque não esperava em momento algum tudo o que iria acontecer e como foi doloroso de se lê.

Incrível como foi bom ter dois pontos de vista de pessoas tão diferentes uma da outra e trazendo uma mensagem que "não importa se você for pobre ou rico, se você for preto vai sim passar por dificuldades que muito pouco provável um branco passaria."

A amizade improvável da chiamaka e do devon é uma ótima ideia no livro porque enquanto um é emoção o outro é a razão.

Antes de começar não sabia que o tema ia ser tão a pesado de sobre racismo e até mesmo uma supremacia branca, então ao mesmo tempo que me prendia a leitura tudo também me deixava muito aflita com os acontecimentos.

Foi um bom final no entanto esperava mais, no mínimo todo mundo daquele escola se fo?dendo muito, mas entendi que é como um alerta e mostrar que coisas assim ainda estão aí acontecendo.

SPOILER: se eu fosse a chiamaka no final torturaria muito aquele diretor antes de ele ir de ??

Theonly.Elizi 13/03/2024

Favorito
Amei a narrativa com dois pontos de vista, a forma com que os plots foram desenvolvidos de uma forma suave e impactante, além da denúncia que essa obra faz. Portanto, até agora, esse livro está no meu top 5 livros favoritos, a leitura não me momento nenhum, fiquei envolvida do começo ao fim.

JK13 12/03/2024

Primeira resenha :)
Muito envolvente e quando começa não da vontade de parar, escrita fluída e sem muita enrolação. Não achei que ia ser tão bizarro quanto foi ao desenrolar da história, simplesmente desconfiava de todos e me sentia agoniada por eles. Único ponto negativo foi algumas coisas em aberto no final e outras que poderiam ter sido melhor explicadas.

babshenry 09/03/2024

Uma grata surpresa
Ganhei esse livro de presente, e confesso que enrolei muito pra começar, o que - como sempre - se revelou uma péssima decisão. Adorei a escrita, o livro é MUITO fluido, você devora facilmente. Gostei muito dos personagens e de suas histórias. Acredito que o suspense acabou sendo deixado um pouco de lado, e senti falta de um grande plot, e também de um certo desenvolvimento de alguns assuntos que ficaram meio largados. AMEI toda a abordagem sobre a homofobia, racismo, e todas as formas que se apresentam. Com certeza vale a pena a leitura!

Gabi 09/03/2024

Um aprendizado
Eu gostei muito desse livro. ele nao é apenas um suspense, ele é necessario
ele me arrepiou de diversas formas e me fez abrir os olhos para muitas coisas.
apesar de ser um livro grande, tem uma leitura boa.
infelizmente eu n gostei tanto do final e tambem tiveram alguns assuntos que ficaram abertos.

Gabrielly449 02/03/2024

Que livro foda!
Que livro bom vey, simplesmente leiam. Uma mistura de drama e suspensa numa vibe o filme corra, só que com adolecentes negros, oque faz eu uma garota parda me sentir representadas mas ao mesmo tempo aflita, o Racismo explícito e extremamente perigoso, como sempre foi. Cada fim de capítulo era um plot diferente e eu amei isso, amei a construção dos personagens, eu me surpreendi, não confiava em ninguém, igual aos Personagens, no final, eles tiveram um fim e aquela escola 🤬 #$%!& tbm, amei.