Corpo público

Corpo público Mathilde Ramadier...

Resenhas - Corpo público

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nathy Lestriz 28/11/2022

Uma HQ tranquila de ler, eu terminei da leitura em um dia seguido. As imagens são autoexplicativas, assim como o assunto do corpo da mulher. Claro que, se tratando de quadrinhos, vão ter menos diálogos.
Mas mesmo assim, as frases curtas que escutamos das pessoas ditando nossos corpos são exatamente essas. Frases curtas que muitas mulheres já ouviram em todo seu período de vida, desde menina até virar mulher.

Beu 19/11/2022

Caramba, se tornou um dos meus favoritos.
Como uma mulher ainda muito nova, que não passei por metade das experiências retratadas no quadrinho, ainda assim foi muito prazeroso ler. Foi muito uma questão de "veja isso aqui de uma outra perspectiva, o quão esquisito isso é ".

Não é uma militância que cair o queixo, ela vem de uma forma bem humorada, e claro que não vai abordar todos os contras vividos por mulheres (porque somente um livro não é suficiente para isso), mas mostra bem tudo o que ele se propôs a nos contar. Amei!

May 13/11/2022

Meu corpo, minhas regras
O hq e sobre Morgan e sua jornada para se uma mulher independente que quer fugir dos padrões, que a sociedade tentar colocar sobre o seu corpo e a maternidade, tornando-se algo traumático para ela.
Miguel 13/11/2022minha estante
oie, td bem? desculpa atrapalhar. meu nome é Miguel, tenho 14 anos e recentemente publiquei um conto chamado ?Prezado Howard?. caso você tenha interesse em ler, está disponível gratuitamente na amazon até dia 15/11. é bem rápido e curto, tem só 25 páginas! muito obrigado e novamente me desculpe pelo incômodo ???

May 14/11/2022minha estante
Boa!
Viu obrigada ?

@prazerliterariooficial 14/11/2022minha estante
Miguel, comprei seu ebook. Lerei em breve.

Mirella Pupo 26/10/2022

Mostra de um jeito leve como TODO mundo acha que tem o direito de opinar sobre o corpo de uma mulher e como isso é exaustivo para nós mulheres

Dauw 08/10/2022

Interessante para todos.
Como mulher é meio triste refletir sobre o quanto a gente é violada durante a vida, deste tão cedo e sair disso parece impossível, mas é sempre importante ter consciência, conhecimento é poder...
O capítulo referente a gestação e maternidade foram os que mais gostei, não é tão romantizado como de hábito.

Bruna - @libros.et.libri 17/09/2022

Quadrinho fundamental e de leitura obrigatória
Acompanhamos Morgan desde a adolescência até a sua vida adulta, e vemos como em todas as etapas da vida de uma mulher as pessoas se sentem no direito de opinar sobre decisões intimas que não dizem respeito a mais ninguém, além de nós mesmas.

E o quadrinho aborda de forma direta, muitas situações que de tão rotineiras às vezes as tratamos como normais, mas esse é um comportamento que deve ser questionado e abolido.

O assédio descarado e o velado, o sentimento intrínseco que alguns homens têm ao se achar no direito de opinar sobre a nossa aparência, sem que essa opinião seja solicitada.

A desmistificação da utopia que cerca a gravidez e o que é ter um recém-nascido. As dificuldades da gravidez, do parto, dos primeiros dias como mãe. A exaustão das mães de primeira viagem, a cobrança, a expectativa e a responsabilidade sobre a função da mãe e a do pai.

Quantas de nós já não ouvimos algumas das frases abaixo em algum momento, sem nunca solicitar essa opinião: Você já está na idade de engravidar, não estrague o seu corpo com uma gravidez, você ainda amamenta, você deveria tomar a pílula, cuidado a pílula engorda, você emagreceu, você engordou, valorize os seus seios use sutiã, não se depilar é desleixo demais, mostre mais as pernas, não mostre tanto do seu corpo, você precisa saber cozinhar, uma boa mulher tem que....

Eu achei esse quadrinho fundamental e de leitura obrigatória!!!

site: https://www.instagram.com/p/Ce2JEXIrynj/

DéboraMP 11/08/2022

Um quadrinho sobre o corpo feminino
Já tem muitos e muitos anos que a sociedade encontra meios de sabotar, de oprimir e subjugar o corpo feminino.

Desde pequenas somos condicionadas a nos comportarmos como meninas: sente direito, isso não é coisa de menina, use roupa de menina.

A sociedade como um todo dita o que é melhor para o corpo feminino e daí vem a ideia de corpo público.

Por exemplo, desde pequenas aprendemos em casa como uma mocinha deve se comportar. O ginecologista diz qual é o melhor método contra cólica, o melhor anticoncepcional e, em alguns casos, não apresenta alternativas, só empurra goela abaixo.

As revistas, redes sociais, programas de televisão, etc, ditam o que deve ser o corpo ideial: magro, mas nem tanto, depilação em dia, cílios, lábios, sobrancelha, cabelo, unhas, melhor exercício pra entrar em forma, o que comer, como ser uma super mulher de negócios, como cuidar dos filhos, da casa e do marido, qual roupa usar sem ser vulgar, seja sexy, mas nem tanto, dê risada, mas não alto demais, tome atitude, mas não seja atirada. E por aí vai.

E há relacionamentos onde o marido quer ter filhos, mas não leva em consideração tudo o que isso envolve, o quanto a mulher abdica. Nem sempre há divisão das responsabilidades. Em geral, quem sai perdendo em todos esses jogos são mulheres.

Decidir o que fazer com nosso corpo deveria ser algo individual, não deveríamos justificar por quê escolhemos isso ou aquilo. E escolher diferente do que é imposto também não deveria nos excluir, nos diminuir.

E quem te deu o direito de tocar meu corpo sem permissão? Não é não. E o que nos dá o direito de ver uma grávida e sair logo passando a mão na barriga dela, sem pedir licença? Grávida ou não, é o corpo dela. Mulheres tem desejos, vontades e isso é normal tanto quanto é para um homem. Não é feio, nem nojento, nem menos importante.

Existem excessões e as coisas mudaram (um pouco). Mas, se pararmos pra analisar, tem muita imposição disfarçada, muita coisa dita em entrelinhas.

Mulheres, conheçam seu corpo. Não é pecado, nem vergonha nenhuma. Decida o que você quer pra ele. Ele é seu e só seu.

Faline.Ferreira 28/07/2022

Necessária leitura
Comprei a hq despretensiosamente, mas adorei a forma que as autoras mostra como o corpo da mulher é público, como é uma hq os assuntos não são aprofundados, mas dá para perceber o que se passa através das imagens . Acho necessária a leitura

Mayara1075 25/07/2022

Pela sinopse, esperava mais
História com proposta interessante, traz algumas reflexões mas acredito ter sido raso ao abordar os temas que acabam sendo apenas pincelados.

Larissa.Giordanna 20/07/2022

é uma boa leitura, rápida.
aborda temas muito importantes de como a mulher sempre tem que lidar com uma pressão sobre seu corpo das pequenas coisas até o corpo na gravidez por exemplo, como é uma hq curta achei q não aprofundou tanto algumas coisas que deveria, mas cumpriu seu papel de enviar uma mensagem significante, e que nos deixe repensando tudo

Miyako.Matsumoto 20/07/2022

"Prepare-se"
Não conhecia essa graphic, mas me surpreendi.
Incrível como eu consegui me encontrar nessas páginas mais de uma vez e em como todos os capítulos me tocaram.
Acho que todo mundo deveria ler um dia e eu com certeza lerei mais vezes durante a minha vida.
Essa HQ fala da vida de mulheres e não faria sentido lê-la apenas uma vez, já que sempre somos mais de uma mulher em nossas jornadas.

Monique 14/07/2022

Debate necessário
Gostei muito do quadrinho, considero uma leitura necessária para nós mulheres nos tempos atuais, onde estamos vivenciando um retrocesso em relação aos nossos direitos, o pertencimento dos nossos corpos é um tema mais que necessário.

Apesar de ter curtido muito a leitura, preciso dizer que ela não se aprofunda muito, beira a ser rasa, apesar de não ser uma história bibliográfica, é fácil perceber que ela se trata mais das experiências vivenciadas pela autora, não é um manifesto para todas as mulheres, hetero ou trans, de etnias e classes sociais diferentes, trata apenas da vivência dentro da bolha da qual ela tinha conhecimento, o que não é ruim, e nem tira o mérito da história, todo manifesto em favor das causas femininas são importantes.

Aqui, Mathilde narra a história de Morgan, uma menina que desde cedo teve de se acostumar em em ter as decisões sobre seu corpo compartilhadas com a família, ginecologista, parceiros e a tão crítica sociedade. Os problemas ficam mais intensos quando ela decide ser mãe, e precisa enfrentar todas as opiniões vindas de amigos, familiares, a mulher sempre parece ter que abdicar de sua existência para maternidade, raramente há um consenso onde a mulher seja o astro principal de sua vida, suas vontades e seus direitos.

Odivany 14/07/2022

Corpo público
A escritora começa a narrativa com uma visão bastante negativa da relação homem / mulher, apresentando uma personagem que embora tenha uma visão clara do machismo e da consequência disso para as mulheres, faz com que sua personagem construa uma visão de certa forma ressentida, embora essa visão vai ficando amena ao longo do livro.
Achei os traços simples mas isso reflete o estilo da desenhista.
No final das contas achei a história relativamente simples e não recomendo a leitura.

Thayná Krueger 12/07/2022

Muito bom!!!!
Estou apaixonada por HQs, essa foi mais uma experiência excelente nesse modelo.

O livro relata como o corpo da mulher, é visto como público, onde todo mundo pode palpitar sobre tudo, mesmo que as suas opiniões não sejam pedidas.

Como mulher, a gente se identifica com várias situações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5