Corpo público

Corpo público Mathilde Ramadier...

Resenhas - Corpo público

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Suzane46 08/07/2022

Não sou leitora de HQ?s, mas me interessei por essa assim que vi um post da editora Leya. Ganhei o texto de presente e li em pouquíssimas horas, não dá vontade de parar.

Traz reflexões sobre a nossa sociedade e tudo que impõem sobre nosso corpo, mas não aprofunda muito. É um start inicial, mas também acho que se aprofundasse demais poderia ser cansativo.

Leitura rápida, cores firmes e expressões para impactar.

Maria13245 03/07/2022

Corpo Público
Em "Corpo Público" acompanhamos a vida de uma mulher a partir de seus 20 e poucos anos e vemos várias ocasiões em que seu corpo, seus pensamentos e suas decisões são simplesmente desrespeitados, o que é algo que ocorre muito no nosso dia a dia.
Uma leitura rápida e muito satisfatório, nos faz pensar sobre o quão "livre" realmente somos.

jupitereis 03/07/2022

Rápida e precisa.
Você consegue ler em menos de uma hora, mas ter diversas reflexões no meio disso. Apesar de não se aprofundar muito em nenhuma das problemáticas, é um start inicial muito bom pra refletir sobre feminismo, maternidade e tudo que assola a nós mulheres.

Cami 25/06/2022

Achei bom, a premissa é fantástica e a execução é ótima, uma pena que a história seja tão curta.
A hq faz uma crítica à como a sociedade transforma o corpo de uma mulher em um objeto público.

Elizangela 17/06/2022

Você é "livre"... Mas...?
Nesta HQ, com texto de Mathilde Ramadier e ilustrações de Camille Ulrich, temos a reflexão sobre o corpo das mulheres. A quem "pertence" este corpo? Como nós, mulheres, lidamos com as pressões sobre nosso corpo?
De forma descontraída e cheia de "segundas visões", Mathilde Ramadier transita por um mundo cheio de "verdades" e "lições" a serem aprendidas pelas mulheres: com suas mães, seus médicos, seus amantes, seus filhos... Leitura rapidinha mas cheia de porquês e comos...

Kiara | @livrosdakiara 14/06/2022

Achei tudoh o título e a prosposta. Queria mais.
O título já fiz muito sobre a proposta do livro, e muitas vezes ela só joga um fato e não aborda mais sobre, e não sei até q ponto isso ficou legal na narrativa. As vezes seria interessante discutir mais e problematizar a sociedade e como a mulher lida com essas questões tão íntimas sobre o corpo feminino e ao mesmo tempo tão aberto a crítica da sociedade. Faz a gente refletir e temer. Me fez ficar um pouco revoltada. É muito difícil ser mulher. Se hoje é difícil quando já avançamos tanto (ao mesmo tempo que temos tanto ainda pra avançar), imagina antes. Triste.

Mila 18/05/2022

Livre?
O livro traz uma premissa muito interessante da crítica constante ao corpo feminino, porém acho que não aborda de maneira explícita.
Capítulos curtos mostram Morgan ao longo da vida adulta com seus diversos parceiros e sua recusa em ter filhos, ao longo de diversos momentos, ela sofre com comentários machistas sobre suas escolhas.
Acredito que o livro é bom, porém como criei muita expectativa e ela não foi atingida, não dei nota total.

gabisnzz 16/05/2022

não é meu estilo de livro
a temática é importantíssima, isso é um fato.
mas definitivamente não é o tipo de leitura que me cativa e me deixa presa
de qualquer maneira, o assunto é importante e deveria ser falado com mais frequência!

Mari 12/05/2022

A vida da mulher sempre é território público
Eu comecei essa HQ sem muita expectativa, porque achava que talvez não fosse gostar muito e que bom que fui de peito aberto, pois gostei bastante da história.
O título é auto-explicativo. A história faz uma reflexão sobre como todas as pessoas se sentem no direito de opinar nas decisões de foro íntimo de uma mulher, achando que seus corpos, suas vidas e escolhas são públicas. As autoras ainda inserem uma pequena crítica, pois, inacreditavelmente, muitas vezes são mulheres dando palpites desnecessários na vida de outras mulheres.
Uma temática assim pode facilmente adquirir um tom raivoso, o que não acontece nesse quadrinho. Ele é direto, mas não ofensivo (a menos que você seja um grande machista).
Eu achei que a paleta fria utilizada em toda a história pode acabar afastando um pouco o leitor, pelo menos foi a isso que atribuí minha pouca conexão com a protagonista. O excesso de tons azuis é um pouco cansativo, mas cada ponto de cor quente pincelado entre as páginas faz reviver cada quadro.
Tayná 12/05/2022minha estante
Ai que ótima resenha, me interessei pelo livro

Vaisussu 09/04/2022

Ótima ilustração e história ok
Achei certos retratos caricatos até demais, mesmo entendendo que isso faz parte de uma história ilustrada, achei um pouco forçado no início.
Os capítulos da gravidez me soaram muito reais, mas os primeiros me fizeram revirar os olhos em alguns momentos

Aila - @livrosue 08/04/2022

Então, estou com a sensação de que fui com muita sede ao pote e não me surpreendeuz e nem superou minhas expectativas.

Mas no geral é bom, faz uma certa crítica à todo mundo querer mandar no corpo de uma mulher, fala sobre essa visão errada que na gravidez só a mulher pode fazer as coisas enquanto o homem vive sua vida normalmente.
Achei que podia ter mais assuntos, mas gostei no geral.

_thegreatsimpsina 02/04/2022

Uma história com uma temática importante retratada de forma leve e bonita. Nessa hq vemos a pressao sofrida pelas mulheres em todas as fases da vida no que diz respeito ao seu proprio corpo, levantando varios questionamentos em uma leitura super rapida e gostosinha de acompanhar.

isasousa 23/02/2022

Achei uma leitura muito boa super leve e bem didática,senti q foi bem complexo como abordam o tema da incessante tomada de decisões feita pelas outras pessoas na vida da Morgan a gravidez e essa constante cobrança com pessoas que tem útero para ?utiliza-lo?,achei as ilustrações muito criativas e a facilidade que elas tem em passar emoções é esplêndido,fico feliz que no final a Morgan se sente completa e realizada.

CInt_lo 16/02/2022

Um livro com uma ilustração incrível,cores que suavizam nas páginas e deixam a obra mais linda ainda.
O livro aborda o corpo feminino q sempre foi alvo de grandes críticas, opiniões alheias, cerceamentos, proibições, restrições etc

1 | 2 | 3 | 4 | 5