A Loja dos Sonhos

A Loja dos Sonhos Jojo Moyes

Resenhas - A loja dos sonhos

Zana 13/12/2021

És Tu Jojo?
Negativamente falando pouco reconheci a Jojo nessa história. Ela alternou presente e passado de maneira confusa e desenvolveu uma caracterização de época ruim.

O título do livro não disse absolutamente nada, pois nem a loja era efetivamente um sonho, mas sim uma fuga por Suzanna não ter/saber o que fazer, e muito menos por ela ser um sonho de doçura.

Suzanna Peacock foi uma protagonista chata e autocentrada. Vivia numa eterna insatisfação por um dilema pouco convincente distribuindo grosserias constantes gerando nenhuma simpatia. Além do detalhe imperdoável de não ter ideia do que era e onde ficava a Argentina! Um mérito de alienação em forma de mapa para ela senhores! Ora, convenhamos Jojo!!

Já o ar de mutismo enigmático e falas dispersas na qual o protagonista Alejandro às vezes caía, acredito que era Moyes se perdendo na construção do personagem. Aliás esse artifício enigmático ela fez valer também para Arturo e seus funcionários, assim como para Liliane e Douglas. E vamos dividir o troféu banana entre os maridos Neil e o Douglas.

Quanto aos coadjuvantes a grande maioria eram insípidos e sem desenvolvimentos interessantes. Incluindo a mais destacada Jesse e a insuportável Rosemary. Na real? História pouco significativa, deixou a desejar mesmo... Pronto falei!

Carla 16/12/2021

Muitos segredos de família aqui
A história de Suzanna, que volta para a cidadezinha onde nasceu e abre uma loja/café/empório. O casamento está em crise e eles estão falidos, por isso voltaram, para morar de favor em uma casa que é dos pais dela.
A mãe dela foi uma figura polêmica quando jovem e faleceu logo depois que ela nasceu. Ela foi criada por Vivi, a segunda esposa do pai dela. Mas existem segredos não revelados .
A loja de Suzanna vira ponto de encontro na cidadezinha e reune diferentes e interessantes pessoas, como a jovem Jessie, que trabalha com ela, é muito criativa e simpática e sofre abuso do marido violento. Há também o enigmatico Alejandro, estrangeiro que trabalha no hospital local e desperta sentimentos em Suzanna.
Varias coisas acontecem ,segredos vem a tona e como em todos os livros da JOJO , claro que temos um final feliz, mas não reclamo disso. É o esperado, como filmes de natal.
Adorei.

09/06/2022

A loja dos sonhos
Que protagonista chata. Não gera nenhuma empatia, é mimada, birrenta.
Persisti na leitura pelos personagens secundários. A história que se passa no passado é infinitamente mais interessante.
Jessie também.
História principal esquecível.

Karina :) 11/06/2022

* A loja dos sonhos *
"(...) Dividia pessoas em sumidouros e radiadores. Sabia disso? Sumidouros são o tipo que está sempre infeliz, que querem lhe contar os seus problemas, sugar a sua vida... Radiadores são como Jess era. Ela aquecia a todos nós."

Não é o melhor livro de Jojo Moyes, não tem o melhor enredo nem os melhores personagens. Alguns temas tratados são interessantes, mas, considerando a protagonista uma espécie de "sumidouro", sobrou para os personagens secundários trazer alguma leveza para a história com o papel de "radiadores".

mah_clara 18/12/2021

Decepcionante?
O livro não explica muito as histórias e você fica completamente perdido, amei todos os livros da Jojo? mas esse foi decepcionante a forma como a história foi abordada e contada

Regiane.Braga 23/01/2022

Bem marron..
Esse foi o livro da jojo que eu li mais decepcionante.. Essa protagonista era bem fútil.. A mãe dela piorou.. Fiquei esperando esperando melhorar.. E ai acontece aquela catástrofe.. Piorou.. Nan nan nannn.. Proximo jojo esse nao valeu!!!
priellendias 06/02/2022minha estante
Tô em 7% e quase desistindo hahahha

MãeLiteratura 04/03/2022

Esperava gostar mais...
Eu tenho uma relação "tumultuada" com os livros da JoJo. Gosto dos seus romances, mas quase sempre não gosto dos desfechos deles. O livro vai acabando e eu vou ficando tensa...⁣

Quando soube deste lançamento, fiquei bem curiosa para ler. Esperava gostar mais do que gostei. ⁣

Encontrei uma trama que tinha muito potencial, mas que não foi, na minha opinião, bem trabalhada. Uma pena. Como a leitura é muito subjetiva, pode ser que você goste mais que eu. ⁣

O fato deste ter sido originalmente o seu terceiro livro, só agora publicado por aqui, talvez expliquei algumas coisas. Acho que a autora melhorou e amadureceu bastante com o tempo. Este é o 18º livro publicado no Brasil, todos pela Intrínseca.⁣

O que não funcionou? Várias pontas soltas, o texto não é "redondinho", como gosto de ler em romances. Os longos capítulos são truncados e encontramos muitas frases clichês. ⁣

O que eu não curti: personagens antipáticos, Suzanna é uma protagonista "sofredora" sem muita razão e muito mimada. Os desfechos são surpreendentes e não condizem com a trama apresentada até então.⁣

O que eu gostei: da loja da Suzanna, que era um misto de café e um espaço muito original. A abordagem sobre violência contra a mulher e o processo de envelhecimento da personagem Rosemary foram bem trabalhados. ⁣
⁣⁣
A edição da Intrínseca é muito bonita! Eu amei a capa e o título, mas acho que ambos passam uma idéia muito diferente do que o leitor encontra na trama. Imaginei que fosse encontrar uma história bem fofa e querida e não foi isso que li. Os nosso leitores tiveram a mesma impressão que eu. ⁣
⁣⁣
Este foi o livro de fevereiro da nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura e a discussão foi bem animada.⁣ Ouso dizer que gostei bem mais da nossa discussão que da leitura, sentimento compartilhado pelas nossas leitoras.⁣

site: www.maeliteratura.com

Adoro ler 14/06/2022

Porque eu achei esse livro muito bom...
Porque nem tudo é perfeito, e leve nessa vida...
Quando comecei a ler, achei a Suzanna depressiva, mal humorada, chatinha... dessas pessoas que "secam pimenteira".
Não há leveza, quase não há humor...é denso, intenso, pesado...por que estou lendo isso? Até eu fiquei com a energia pesada e pensei: " opa! Esse sentimento nem é meu, é do livro!" (Ainda bem que compreendi isso...rsrs).
Amo os livros da Jojo, leio todos que consigo ler. Ela tem uma escrita envolvente, segura, tocante...
E então, "essa tal loja dos sonhos", era depressiva, triste, pesada...e, me veio o sentimento de que há tantas pessoas assim, pessoas que carregam "uma tempestade" particular sob suas cabeças. Aquela nuvenzinha negra que ela levam dentro de si: "O dia está lindo!", você diz..." Ah, mais vai chover", responde ela..." Olha que árvore mais linda, que flores!", diz você..." Nossa! Que sujeira essa árvore faz!", diz ela... sabe como é? Pessoas assim?
Foi assim que comecei a pensar na Suzanna como uma pessoa que tinha algo mais, por trás daquela fachada, há sempre algo mais...e veio a compaixão e a torcida para que ela encontrasse seu caminho de paz.
Todos temos batalhas a vencer...e depois, sempre penso, quando eu leio um livro, que essa história não me pertence. Ela é do escritor... ele conta o que quer contar, do jeito dele...se fosse uma história que alguém contou na rua, você diria para mudar? Que não deveria ser assim? É o que é! É assim que as histórias são, reais ou imaginárias... são o que são.

Adriana1161 07/02/2022

Deslocado
Eu realmente não acho os livros da Jojo muito interessantes.
A história prende, mas tem muita enrolação, e o desfecho nem sempre agrada.
Com esse livro não foi diferente.
Há uma alternância entre passado e presente, mas parece meio deslocada, e a caracterização da época mais antiga, parece não corresponder ao que era, mesmo se falando sobre o interior da Inglaterra, na década de 60. Ficou meio fora de contexto.
Tem alguns capítulos que parece que foram inseridos aleatoriamente.
Personagens estereotipados.
Previsível.
Personagens: Vivi, Douglas, Susanna, Neil, Alejandro, Athene, Lucy, Ben, Jessie, Emma
Local: Dere Hampton- Suffolk/Inglaterra - 1963/2001
@driperini

Tatiane Vietmeier Engers 04/02/2024

Financeiramente irresponsável, a protagonista retorna a sua cidade natal com o marido, com o qual mantém um casamento arruinado.
Numa nova tentativa de estabelecer-se profissionalmente, torna-se dona de uma loja que vende artigos de decoração, serve cafés e chás. É nesse local em que surge uma amizade com uma moça vítima de um relacionamento abusivo, mantido na esperança de mudanças que nunca chegam.
História confusa e às vezes cansativa.