Última Parada

Última Parada Casey McQuiston

Resenhas - Ultima parada

ihsoyk 14/05/2024

O verão nunca acaba.
"Quando minha mãe abriu este lugar, ela me disse: ?Filho, você precisa criar um lugar para chamar de seu?. Então, eu criei um lugar para chamar de nosso."

Vocês não tem noção do quanto tempo eu levei pra ler esse livro. Meu Deus. Em parte pq o meu ritmo de leitura desse ano é TOTALMENTE diferente do ritmo do ano passado e em parte pq eu esperava bem mais desse livro.

Quem me conhece sabe o quanto eu VENERO vermelho, branco e sangue azul. Aquilo é uma obra de arte que eu tenho vontade de emoldurar cada página nas paredes do meu quarto. É mais que um livro de cabeceira (que eu nem tenho físico, infelizmente), é um estilo de vida. Por isso, quando eu vi esse livro de capa consideravelmente bonita, com uma história interessantíssima, com uma sapadrão punk e escrito pela mesma pessoa que escreveu vbsa, eu só pensei "dentro".

Aí levei meses e meses e meses e meses. E finalmente terminei.

Eu esperava bem mais pq o livro poderia ser bem mais, tinha um potencial imenso pra isso. No começo, só focava em trem (tipo, ok, mas ainda assim), era cada detalhe inútil sobre a linha Q que parecia um guarda me dando instrução todo santo dia de como andar numa linha que eu nunca pegaria na vida. Foi tenso. Então teve os personagens, que de primeira eu já tava empolgadíssima e realmente achei que me apegaria a eles, mas não foi tanto o caso.

Os personagens não parecem tão bem apresentados ou vivos. Eu não sei dizer, mas eu não consegui criar uma conexão forte nem com a Jane. Tipo, eu até consigo ver o que ela é e acho incrível, mas eu não consigo sentir isso. E esse foi um dos pontos fracos.

A história é profundamente interessante e foi muito do motivo que me fez ler até o fim. Eu precisava saber como tudo aconteceu e o que iria acontecer no final e posso dizer que até fiquei bem impressionada com essas partes, me ajudou a conhecer um pouco de história também.

No geral, é uma história interessante, mas peca muito no desenvolvimento e na falta de conexão com os personagens (ainda mais quando os demais personagens somem por séculos só pq não são parte do casal, o que me deixa levemente que muito decepcionada). A escrita continua impecavelmente jovem e divertida, o que é uma delícia de ler. O livro fala sobre família, sobre pertencimento, sobre o seu lugar no mundo. Carrega algumas lições bem interessantes e é bem profundo em vários momentos, o que é legal também.

Um beijo punk pra você, Jane Su.

"E lá estava eu, punk, asiática, sapatão. Em qualquer lugar que eu fosse, alguém me amava. Mas, em qualquer lugar que eu fosse, alguém me odiava."

Ched 11/05/2024

Você não se decepciona se não espera nada de ninguém...
... mas também não vive.

August, uma cética com problemas de confiança (tanto em si quanto nos outros) vai a NY para estudar e acaba descobrindo que passou a vida inteira fugindo do que ela mais desejava: conexão. mas, como assumir isso para si quando só o fato de querer parece uma traição à relação com a pessoa mais presente na sua vida - sua mãe?

o combo pessoas de personalidade completamente opostas se apaixonando nunca me cansa. sempre traz um quê de crescimento compartilhado. aqui, Jane traz a rebeldia, a ousadia, a autoconfiança. August, o pensamento estruturado e certa sensibilidade. o que também ocorre com os demais amigos e colegas de August: todos agregam.

engraçado que hoje mesmo li sobre os estilos de apego e ambas eram assim meio ansiosas por criar laços mas sem confiar e se jogar de cabeça por tudo o que já tínham passado, mas por motivos diferentes. até se encontrarem e notarem que não eram mais só uns beijos aleatórios no metrô, mas algo a mais.

gostei muito que os personagens secundários não são meros acessórios, mas tratados como pessoas com suas próprias histórias e dilemas. como a história foca na importância de romper com certos traumas geracionais e criar sua própria história. gostei ainda mais que a autora não trouxe desfecho só para a relação romântica mas também para as demais.

amei os clichês. amei a delicadeza da espera, ao mesmo tempo em que ambas sabem que tá rolando algo e não conseguem mais esperar.

a ideia da relação inteira se desenrolar devagar e com calma (apesar do prazo para talvez tudo acabar e nunca mais se verem) é um ponto fortíssimo pra mim. é lindo ver August se apaixonando, como ela mesma disse, duas vezes. 1) pela pessoa que ela imaginou que Jane fosse, e; 2) por quem Jane de fato é. e Jane se abrindo para uma intimidade como jamais conseguiu ou sequer QUIS antes.

fui ler esse sem muita expectativa e jamais imaginei que uma história de enredo aparentemente MALUCO sobre amor sáfico envolvendo viagem no tempo fosse ser tão satisfatoriamente incrível.

uma história sobre pertencimento, família (a que nascemos e aquela que escolhemos) e, acima de tudo, amor.

me lembrou muito aquela frase de interestelar:

?o amor é a única coisa que somos capazes de perceber que transcende dimensões de tempo e espaço. talvez devêssemos confiar nisso, mesmo se ainda não entendemos?.

elas confiaram, e talvez isso seja tudo o que precisamos fazer.

Michaela.Bertolli 11/05/2024

Em minha perspectiva na última parada.
Lembro de ver esse livro em uma estante literária em 2022, eu não tinha interesse nenhum em lê-lo, só não estava nas minhas prioridades.
Esse ano vi em uma promoção e comprei, queria um romance bobinho para equilibrar minhas leituras que estavam sendo mais sérias.
Eu demorei muito para ler, mas é engraçado já que isso fez com que eu lesse na hora certa o que precisava ouvir.
Eu ri muito com as falas da Myla, nunca tinha gargalhado tanto com livros.
Esse livro ficou na minha cama, foi para o colégio onde foi lido religiosamente nas aulas de física em todas ás terças-feiras,
me viu adotar uma gatinha que dormiu por cima dele dias e dias, foi testemunha de lágrimas, escritos e grifados.
A história passou além do meu esperado, eu adorei a construção de amizades dos personagens e o quão lindo o amor de Myla e Niko sempre se mostrou.
Essa vibe de viagem no tempo, o romance entre August e Jane me deu um quentinho no coração.
E como a própria autora pontuou nos agradecimentos é uma história que fala sobre uma busca pela família e por si mesmo, acho que por isso me abraçou tanto.
Jane, August, seus amigos, estamos todos no mesmo barco.
E apesar de não ser meu primeiro livro sáfico, nem o primeiro livro que me abraça, como é bom ler coisas tão doces que acabam em finais felizes e que foram feitos para nós, pessoas da comunidade.
E deixo registrado aqui não só a minha vontade, mas a minha certeza de querer e ser merecedora de um amor tão lindo como o delas.

izzy.dresch 10/05/2024

CARA QUE INVRIVEK
Meudeus que livro perfeito, no começo eu tava achando muito enrolado, mas depois eu não conseguia piscar, eu tinha que limpar a casa hoje mas acabei indo limpar tardissimo só porque essa leitura me prendeu tanto que eu tive que terminar o livro hoje, não tinha como

Lannr 09/05/2024

Cara, eu comecei o livro parei por ter me perdido varias vezes no contexto, depois voltei a reler e comecei entender melhor, bom, nao é um dos melhores livros, mas, gostei

Liv 09/05/2024

"Última Parada"
Aos vinte e três anos, Augusto Landry tem uma visão bastante cética sobre a vida. Quando se muda para Nova York e passa a dividir um apartamento com pessoas mais excêntricas e encantadoras, que já conheceu, tudo o que quer é construir um futuro sólido e sem surpresas, diferente da vida que teve com a mãe.
Até que Jane aparece. No vagão do metrô, em um dia que tinha tudo para ser um fracasso, August dá de cara com uma garota de jaqueta de couro e jeans rasgado sorrindo para ela. As duas passam a se encontrar o tempo todo e logo se envolvem, mas há um pequeno detalhe: Jane pertence, na verdade, aos anos 70 e está perdida no tempo, mas especificamente naquela linha de metrô, de onde não consegue sair.
August fará de tudo para ajudá-la, mas para isso terá que confrontar o próprio passado e, de uma vez por todas, começar a acreditar que o impossível às vezes pode se tornar realidade.

A leitura é muito divertida, e a história é completamente envolvente. Os personagens são cativantes, inclusive declaro todo o meu amor a Myla e o Niko.
Eu amei o livro do início ao fim, ele trás muita representatividade de todos os âmbitos, e mostra como a luta militante do passado foi importante para aonde conseguimos chegar hoje.
Portanto, recomendo a leitura pra todo mundo, vale muito a pena!!!
Só não dei 5 estrelas pois esperava um pouco mais do final.

"As vezes é importante ficar triste, August. Às vezes a gente tem que sentir certas coisas justamente porque elas merecem ser sentidas".

Gabi 09/05/2024

A última parada
Pelo amor de deus que livro CHATO, que texto CHATO, personagens principais IRRITANTES, cenas de sexo MAÇANTES, o mais legal são os secundários mesmo

Ari 08/05/2024

Parada de ficção científica
Gostei desta coisa de ficção científica com romance entre duas mulheres. August e Jane já têm um espaço em meu coração. Além do livro ter também os melhores personagens secundários que já li na vida!

Gabi 07/05/2024

MEU DEUS DO CÉU PQP EU VOU MORRE
MANO
que livro é esse?????????
Esse
Eu literalmente não dei nada por esse negócio, fui ler achando q ia ser um romance bobinho mas é tão perfeito nos meros detalhes tanto mostrando a cultura lgbt de ny tanto nos anos atuais como a luta antigamente, o romance entre as duas é tipo fenomenal você se apaixona junto, chora junto e até os personagem secundários são cativantes e eu amei todos
Esse virou um dos meus favoritos e me encontro agr em posição fetal triste chorando pq queria uma jane na minha vida e queria ler mais 3 continuações desse livro

skuser02844 06/05/2024

Um livro ok, bonitinho
É um livro fácil de se ler, como qualquer outro voltado para o publico adolescente, as personagens principais são legais e a história é agitada com varias coisas acontecendo (apesar de algumas sairem muito do contexto, e serem muito exageradas).
No geral gostei do livro, está longe de ser um dos meus romances favoritos, mas as personagens são legais, e a história ok, gostei da proposta mas não me trouxe grandes emoções.

É isso :)

anna 06/05/2024

A última parada
Eu gostei mto da história e das personagens (principalmente da jane e do wes) mas a escrita nn me pegou mto principalmente no início
mas é divertido

cachinhos.m0 05/05/2024

Um abraço em forma de livro!
Esse livro foi tão especial pra mim, que não acho que sou capaz de descrever!
me senti muito conectada com a August pelo momento da vida em que ela tá, tentando se descobrir em meio ao caos, tentando formar laços sem a interferência da família e tendo um interesse amoroso.
os personagens são muito divertidos, tem diálogos muito engraçados e os dilemas deles são tão reais quanto poderiam ser. me senti abraçada pela quantidade de personagens queer! nunca tinha lido um livro tão inclusivo e divertido ao mesmo tempo!
acho que gostei mais do livro, pela leve cemelhança da Jane com a minha namorada. sei lá, a Jane me fez lembrar um pouco dela, nos momentos que a gente estava distante fisicamente.
a declaração delas foi tão fofa!!! af, me senti em casa lendo esse livro, uma casa de verdade, onde eu posso ser quem eu sou. nota um milhão!!

"? Esta é para você, August. Jane diz: ?Por via das dúvidas?. ?Love of My Life? começa a tocar, e August deixa as meias caírem no chão e se joga na cama." ??????

"? Eu era muito solitária antes de conhecer você."
???????

Neri10 04/05/2024

Fazia um tempo q eu n lia um livro safico tão bom
Desde que eu li Evelyn hugo 2 anos atrás (foi o melhor livro q ja li na vd) eu nunca mais achei um que chegasse perto ate ler esse, e casey sempre arrasa nos livros, a leitura é fluida o misterio te prende na narrativa, o desenvolvimento dos personagens sao maravilhosos, a representatividade é melhor ainda. Se tão em dúvida se vale a pela ou nao, nao pense 2 vezes, vale a pena sim