Império do Vampiro

Império do Vampiro Jay Kristoff

Resenhas - Império do Vampiro

Fernando Lafaiete 29/07/2022

Império do Vampiro | Jay Kristoff
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

*******************************NÃO contém spoiler*******************************

Autor: Jay Kristoff

Editora: Plataforma 21 / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 976 páginas

Em um mundo sem luz, onde os mortos se levantam e uma guerra ancestral acontece, a única salvação é se agarrar a uma inquestionável fé e rezar para que Deus nos escute? Ou devemos temer Àquele que deveria nos proteger? Em um mundo apocalíptico onde lutar pode ser a única alternativa viável, Jay Kristoff nos imerge em um assombroso e cativante mundo, onde todos podem ser mocinhos e vilões. Onde Deus nos guia ao mesmo tempo que nos ignora. Onde Mortos, vampiros, mestiços e humanos travam uma luta em prol da preservação/destruição da humanidade e a continuação/queda do Império.

Com referência a aclamadas obras como Entrevista com Vampiro, O Nome do Vento e A Passagem, a elogiada narrativa vampiresca de Kristoff parece ser o tiro certo que vem para arrebatar os leitores de fantasia adulta que desejam não apenas se aventurarem pelas páginas de uma boa obra especulativa, como também se depararão com reflexões sobre relações humanas, fé, perdão e perseverança.

Com uma escrita mais madura e com personagens mais complexos, o famoso autor da trilogia Crônicas da Quasinoite nos entrega uma trama que empolga, que nos guia linha a linha a um universo repleto de cenas cinematográficas, que muito bem escritas, descrevem com maestria os sentimentos das personas, que mesmo ficcionais, quase saltam das páginas transcendendo o imaginativo dos leitores.

Sendo uma narrativa de jornada em que acompanhamos o famoso, carrancudo e enigmático Gabriel de Léon, em meio a um excêntrico e enigmático grupo de personagens codajuvantes - que parecem protagonistas tanto quanto - Império de Vampiro se eleva pelos magníficos diálogos, acontecimentos, representatividades bem inseridas e trabalhadas, e pelos questionamentos sobre religião, machismo e a liberdade de sermos quem somos e de amarmos livremente.

Contudo, a obra aqui resenhada peca ao meu ver, pelo ritmo por vezes arrastado e repetitivo, o que o assemelha e muito a escritos de autores como Robin Hobb e o já citado Patrick Rothfuss. O que não diminui a grandiosidade textual do autor; mas que impacta - ou pode vir a impactar -  na agilidade e talvez imersão da obra em si. Além de alguns plot-twists que por serem quase em sua maioria óbvios demais, acabam perdendo a força e não gerando o impacto que gerariam - e que deveriam gerar - se tivessem sido melhores elaborados e inseridos na trama.

Em suma, Império do Vampiro é um livro de alto nível, que não o distancia em nada se comparado com tantas outras obras de fantasia adulta que temos no mercado; e que mostra de forma palpável que Jay Kristoff é um baita de um escritor que vai muito além de seus já conhecidos clichês, decisões equivocadas e cenas exageradas e problemáticas. O que temos aqui é algo que já considero como um suprassumo da literatura fantástica. Se não leu, leia!

"NÃO ME PERGUNTE SE Deus existe, mas por que ele á tão cretino?

Nem o maior dos tolos pode negar a existência do mal. Nós vivemos em sua sombra todos os dias. Os melhores de nós se erguem acima dele, os piores, o engolem por inteiro, mas todos caminhamos mergulhados no mal até a cintura, todos os momentos de nossas vidas. Maldições e bênçãos recaem igualmente sobre o cruel e o justo. Para cada oração atendida, dez mil ficam sem resposta. E santos sofrem junto com os pecadores, presas de monstros cuspidos direto do estômago do inferno. [...] Você já se perguntou o que nós fizemos para que ELE nos odeie tanto?"

Lu 19/02/2022

O MELHOR DE TODOS
Amei tudo tudo tudo não consigo nem expressar em palavras serio apenas leiam pfvr é perfeito em um nível, o jeito que é mesclado fatos históricos com a historia é perfeitos os personagens as reviravoltas, os questionamentos sobretudo fé, família e amor, tudo pra mim, fiquei com tantas perguntas ao final desse livro, preciso da continuação!!!!

Patricia 15/05/2022

Fantástico!!!!
Que livro bom, SÉRIO! Diferente de tudo o que eu já li, muito bem escrito e uma fantasia super bem construída.
Não dei 5 estrelas por ser um pouco cansativo próximo da metade do livro, mas mesmo assim foi uma leitura muito surpreendente e que eu indico muito. Se for ler, leia com a mente aberta pois não tem nada de fantasia fofinha e romântica como os livros que costumamos ver por aí.

ana ð 19/02/2022

que livro...
comecei esse livro com as expectativas lá no alto e não me decepcionei em nada. a leitura prende absurdamente fácil, o universo é muito bem construído, as histórias contadas são incríveis e é impossível não se apaixonar pelos personagens. tem mistério, tem magia, tem dedo no uc e gritaria, tem tristeza e sofrimento... de tudo um pouco. eu simplesmente amei, não consegui parar de ler esse livro (tanto que foi minha leitura exclusiva durante esse tempo). só quero o próximo pra saber mais sobre a história de Gabriel de Léon.

se você gosta de uma fantasia foda e bem escrita, esse livro é perfeito. sem falar das ilustrações incríveis que trazem algo a mais pra história, já estou ansiosa para o próximooo

Karini.Couto 29/04/2022

Do mesmo autor de As Crônicas da Quasinoite, também publicado pela @plataforma21_ e que eu quero nas versões novas aqui no feed, (me patrocina plataforma! Rsrs). Temos mais uma fantasia incrível! Jay Kristoff constrói enredos magníficos, Intrínsecos, completos, de cair o queixo!

A trama é bem estruturada, ambientação perfeita, personagens críveis e bem caracterizados, com identidades palpáveis, que são admiráveis, desprezíveis e reais, aflorando todos os tipos de sentimentos inimagináveis.

Com uma escrita poética e ao mesmo tempo perturbadora, sensível e ao mesmo tempo sarcástica, intensa, profunda, incômoda, fascinante! Temos aqui usando o jargão do momento "o plot de milhões com a escrita mais incrível que vocês possam imaginar!".

E vou falar, um livro de mais de 900 páginas, só se for muito bom para eu encarar. E valeu todo meu tempo! Esse é o primeiro volume da nova série de fantasia dark do autor, temos uma narrativa fluída, mas que não é linear, não temos uma cronologia, e nessa obra, isso desperta ainda mais a nossa curiosidade e instiga o leitor a todo instante.

Vamos conhecer Gabriel de León, que é membro de uma ordem sagrada lutando contra vampiros; porém ele acaba sendo capturado e com isso vai nos contar sua história, desde seu treinamento, ascensão, amor proibido, como teve tudo; até não ter mais nada.. em um mergulho rumo a perdas significativas, amadurecimento e reflexões pessoais.

Vocês não vão achar vampiros fofos, sensíveis e encantadores. Eles são o que são: cruéis, sedentos, assustadores.. Gabriel também não é nenhum herói, ele é um personagem que desperta raiva e compaixão, então se liguem, no poder da escrita do autor. A história de Gabriel teve altos e baixos. Aos dezesseis, vivia com sua mãe, duas irmãs e um pai que não sentia amor por ele. Gabriel é mestiço, filho de uma mortal com um vampiro e conta sua história de vida para o vampiro que o capturou e para nós, com isso vamos vendo toda a sua trajetória, suas escolhas certas ou erradas, até o momento em que se encontra aos trinta e dois anos e capturado por um vampiro.

O enredo é fascinante, se trata de uma fantasia adulta, então temos muita violência e também algumas coisas que podem vir a incomodar leitores mais sensíveis, não vou entrar em detalhes para não acabar dando spoiler. Mas é um livro de fantasia para leitores de estômago forte!

Terminei o livro já ansiosa por mais. Pode vir que tô esperando! A edição está linda e contém ilustrações incríveis, olhe as fotos!

🤔O que acharam?
Gostam de fantasia dark?

site: https://www.instagram.com/p/Cc8rRCvu5hw/

Gabrielle.Quinlan 30/01/2023

Frustrante
Neste livro nos é apresentada a história de Gabriel de Leon, um caçador de vampiros que conta o seu passado. Não é contado de forma cronológica, se passa em dois tempos, durante a adolescência e aos 32 anos de idade.
Eu já havia lido "As Crônicas da Quasinoite" do mesmo autor e gostado muito, tanto pela dose de romance presente (quanto mais melhor, para essa leitora de romance em mundo fantástico) quanto pela organização.
Eu esperava que o mesmo acontecesse em "Império do vampiro", mas não aconteceu.
O universo criado é muito interessante e original, eu gosto muito da representatividade, discursos sociais e críticas religiosas presentes. Mas...
Os vampiros, que são sempre descritos como seres cheios de luxúria, não possuem essa característica aqui, eu diria que o livro possui cerca de 3% de romance.
E foi decepcionante que depois de quase mil páginas, o personagem não tenha terminado de contar sobre o seu passado, e as principais perguntas não tenham sido respondidas. Eu esperava ver um fechamento de ciclo ao fim do livro, mesmo que omitindo alguma informação pra trabalhar no livro seguinte. E ainda senti que o autor finaliza pedindo que o leitor tenha "paciência", coisa que eu já havia perdido há tempos.
Não pretendo continuar a série.
Não é um livro ruim, tem uma fantasia maravilhosa, mas definitivamente não funciona para a leitora de fantasia com romance.

Sunih 21/01/2023

Um dos Melhores, se não o Melhor Livro que já li!!!
970 páginas de "PUT QUE PARIU QUE LIVRO"
Comecei esse livro pelo simples fato de eu ser completamente apaixonada na escrita do Jay Kristoff e a Trilogia da Quasinoite ser a minha Trilogia favorita! De início fiquei um pouco chateada por não ter rodas de rodapé, mas essa chateação não durou muito tempo. Uma vez que o escritor entregou muito com a história, não deixando nada a desejar.
Do começo ao fim a escrita te prende e atiça sua curiosidade pelo formato que o enredo é apresentado: Gabriel de Léon, um Santo de Prata, um mestiço metade humano metade vampiro, está preso; forçado a contar sua história, da glória ao fracasso, para uma Imperatriz vampira através de seu historiador. Assim, ele vai escrevendo tudo que lhe é contado pelo maior Santo de Prata que já existiu. Porém, é claro, não é só isso! A história é contada não linearmente; ora de quando era jovem, ora de quando já está mais velho. Além de que há algumas ilustrações, que supostamente estão sendo desenhadas pelo próprio historiador.
Podem acreditar, meus amigos, lendo Império do Vampiro vocês terão sofrimento, traição, amor, batalhas, criaturas horrendas e belas nascidas direto do inferno, crentes e muito, mas muito vocabulário chulo (a melhor parte e.e).
Deixo aqui meu mais sincero reconhecimento por esta obra divina, escrita pelas mãos de um dos melhores escritores na minha mais singela opinião. Logo, adoraria que mais pessoas pudessem ter o prazer de ler esse livro, o qual indico tão descaradamente.
E mais uma coisa: "Dirija seu coração para a porr do mundo." ?

LeSoze 27/12/2022

Fantástico e escuro
É o meu favorito de todos os tempo, vai ser bem difícil um livro bater o meu amor por esse, tudo funciona, fantasia é coerente, a narrativa te prende, os personagens são cativantes, vocês se apaixona pelo personagem principal, e entende a situação dele.

São quase mil páginas, e eu queria mais

A e se você se ofende fácil por blasfemar o nome de Deus e a santa igreja, esse livro não é pra você !

Sophia.Campos 06/01/2023

Uma ótima leitura!
Conheci esse livro em livraria, olhei pra ele e me apaixonei. Ganhei de natal e agora finalizei a leitura.
Eu sou uma pessoa apaixonada por vampiros e quero ler muitos livros sobre esses seres e tenho que admitir que esse livro é um dos melhores que eu já li sobre eles.
Um universo MUITO bem construído, com uma ótima organização, um protagonista impecável, não totalmente bom ou mau, o que combina com a estética gótica que o livro aborda, junto com questionamentos sobre a religião que foi super crítica, o que me agrada bastante.
Me senti muito envolvia na história, primeiro gostando mais das partes no passado mas ainda sim lia o presente curiosa e quando alguns detalhes passaram a ser revelados, ficou tão interessante quanto as outras partes.

Minhas ressalvas para não ter dado 5 estrelas é que algumas muitas que eu estava muito curiosa ficaram em aberto. Eu sei que o final deu a entender que haverá uma continuação mas? eu fiquei sentindo um gostinho de que faltou, nem que seja uma dica a mais.

Recomendo de mais essa leitura. O tamanho do livro assusta mas vale muito a pena porque a história é muito envolvente e eu estou apaixonada pelas personagens, principalmente a família do Gabriel e Dior. As ilustrações são impecáveis, muito bom mesmo.

Thayna.Canton 10/08/2022

Um gostoso
Império do Vampiro é sobre um mundo que não tem mais dias e sem a luz do Sol os monstros estão cada vez mais fortes e conquistando território. Gabriel De León é o último santo de prata que está preso esperando sua execução, mas antes de ser morto ele tem que narrar toda sua história de vida.
A história é bem elaborada, os personagens são cativantes e com camadas, podem esperar traições até a última página.
A vida do Gabe é narrada entre o passado mais distante (quando ele tinha uns 16 anos ), e um passado mais recente narrando acontecimento de uns 3 anos atrás e com o desenrolar essas histórias se completam.
O Gabe é extremamente confiante, forte e lindo e vai mostrar que é melhor ser um bastardo do que um tolo, e confiem ele é um bastardo.

skuser02844 21/03/2022

Um dia como leão vale dez mil como cordeiro.
Esse livro conta sobre a morte dos dias e de como os vampiros começaram a dominar cada vez mais a terra e fundar seu império! Contada por Gabriel de Leon para uma vampiro historiador Jean-François, que quer escrever uma "biografia" sobre o maior dos santos de prata. vamos descobrir a lenda por trás do grande leão negro desde seu auge a sua ruína é seu papel na grande guerra contra os vampiros. Uma história sangrenta de sangue e fé!

Eu adorei conhecer de Leon, apesar de não gostar dele no início a gente vai entendo o motivo dele ser assim, uma pessoa imperfeita e cheia de cicatrizes, mas assim como todo mundo tem defeitos e qualidades. As últimas páginas são muito emocionante, confesso que quase chorei quando ele contou sobre o que aconteceu com a família dele, eu te amo Gabriel de Leon!
Eu estou ansiosa para o próximo livro quero muito saber como essa história vai continuar!

Frases do livro:
"Era como meu amor tinha me dito, como ela sempre fazia. Corações só se machucam. Eles nunca se partem."
"E diante de Deus e seus Sete Mártires? citou o monstro.? Eu aqui juro; Que as sombras conheçam meu nome e desespero. Enquanto queimar, eu sou a chama. Enquanto sangrar, eu sou a espada. Enquanto pecar, eu sou o santo. E eu sou prata."
"meus amigos são a colina sobre a qual eu morro."

Ka 04/05/2022

Eu não sei nem o que dizer, o quanto eu amei esse livro. Impecável do começo ao fim e estou tão ansiosa para reler esse livro. Eu gosto muito da escrita do jay kristoff, acho impecável e esse livro só comprovou isso. Um livro escrito dessa forma, conseguindo se manter bom e interessante ainda mais considerando o tanto de páginas é surreal.

DeiaMolder 27/04/2022

"Primeira lei: os mortos não podem matar os mortos."

Estava ansiosa por mais uma obra desse autor, a trilogia de Quasinoite me arrebatou, Mia Corvere foi uma personagem cheia de camadas. ?

Agora Gabriel de León, uma Santo de Prata, um Chevalier, matador de sangue frios, é denso, ele vai do céu ao inferno em questão de segundos e aí fica, infelizmente. ?

O livro nos traz uma narrativa envolvente, é magnética, quando se para de ler emerge - se de um lugar escuro e com o coração pesado, mas assim mesmo precisa - se continuar.

A única coisa que dava leveza a história era a Bebedoura de Cinzas, uma espada que cantava e conversava com quem ela escolhia ser empunhada. ?

O autor me entregou muita mais do que eu esperava, uma fantasia crível com uma estrutura bem construída, personagens complexos e vampiros nada romantizados. ??

Quando terminei estava com o coração sangrando e cheia de perguntas. ? Nada contra as perguntas esperarei contente pelas respostas. ?

As ilustrações do livro são maravilhosas, a cereja do bolo. ?

"' Essa é a maldição em nossas veias ', respondeu MãoCinza. "E só vai aumentar conforme você envelhecer. As pessoas são atraídas pelo escuro em nosso interior, Pequeno Leão, assim como os sangues - frios que os fizeram.'

Quetlin.Padilha 25/07/2023

Perfeito!
Me surpreendi em muito em como a leitura é fluida, apesar de ser um livro enorme ,e de fácil entendimento,o mundo criado dentro dessa historia é sensacional tambem.
O enredo te prende e você sempre quer saber o que vai acontecer em seguida,e o porque que os vampiros querem saber a historia dele.
E tem uns plot twist que meu deus.
E o jeito como é tratada a religião,todas as duvidas do Gabriel em torno disso,cara sensacional.Muito bem escrito,outro livro favorito!??