Império do Vampiro

Império do Vampiro Jay Kristoff

Resenhas - Império do Vampiro

Leitor esquizofrênico 17/09/2022

Melhor leitura de 2022
Perdas, sangue, batalhas, perseguições, romance e traições um prato cheio, que me fez gostar de tudo nesse livro, os diálogos são incríveis, as ilustrações são fantásticas e claro os vampiros, o ponto central da história.
Yara 17/04/2023minha estante
Ouvi falar tão bem desse livro que não resisti e comecei a ler agora. Medo das quase 1000 paginas. Mas pelo visto elas vao passar rápido.

Barbara 20/01/2022

Obra prima
Já aviso que essa é uma resenha que só contém elogios.
A ambientação é perfeita, os personagens super bem construidos, a narrativa é viciante, e as 970 paginas praticamente voaram sem que eu percebesse. Alias, eu quero uma Bebedora de Cinzas pra mim.
Esse foi o primeiro livro que li desse autor, mas já estou totalmente interessada nos outros, por conta da forma como ele escreve.
5 estrelas, sem tirar nem por.

Alerta de gatilho pra várias coisas e o livro é bem sangrento ( nem foi um trocadilho, ou foi? )
Aperto 22 29/01/2022minha estante
Tem Romance?

Barbara 29/01/2022minha estante
Tem, mas nao é o foco principal

DeiaMolder 03/02/2022minha estante
Vc tem que ler a trilogia Nevernigth, uma delícia e ritmo acelerado

Barbara 03/02/2022minha estante
Preciso mesmo, tô de olho nela faz um tempão já!

DeiaMolder 03/02/2022minha estante
Depois de lê-la, fiquei mais exigente em matéria de fantasia ?????

Tâmisa 11/02/2022minha estante
É livro único, ou tem continuação?

Kaw 15/02/2022minha estante
Tbm queria saber, é único?

DeiaMolder 15/02/2022minha estante
Esse que estou lendo, pelo que disseram será um trilogia

Barbara 15/02/2022minha estante
Tem continuacao :) o autor deu ate a dica que já ta escrevendo o segundo. Mas nao sei quantos vao ser

Tâmisa 16/02/2022minha estante
Ahh . Valeu . Vou esperar sair o resto então. Senão acabo me perdendo na história.

gabcarstairs 03/03/2022minha estante
quais são os gatilhos que tem no livro?

Natty 29/03/2022minha estante
Aos interessados é uma trilogia SIM??

Joao366 18/01/2024

Império do Vampiro
Eu quis começar esse livro bem no início do ano porque ele é enorme, eu estava "descansado" de ler, tava com a mente mais tranquila, e desde o começo do ano só li livros fofos e tudo mais e se eu deixasse pra ler mais pro meio/final do ano eu provavelmente já ia estar cansado e com preguiça de pegar um calhamaço pra ler kkkk então acredito que o momento foi perfeito. Aliás, eu tentei intercalar esse livro com outros menores e mais fáceis mas fiquei tão preso e imerso na história que não consegui. Eu achei que eu demoraria mais pra finalizar a leitura mas esse livro é tão bom, mas tão bom que eu pegava pra ler e não conseguia largar! (Se não fosse o trabalho eu teria terminado bem antes)
Eu amo qualquer coisa com vampiros, desde filmes, séries, livros e etc, e com esse eu já sabia que ia gostar, fui com as expectativas altíssimas (a edição e as ilustrações do livro contribuíram pra isso!) Só me arrependo de não ter lido ele quando comprei em 2022, mas antes tarde do que nunca né?!
Eu amei acompanhar a história do protagonista, o Gabriel De León. O livro é escrito em terceira e em primeira pessoa, já que o protagonista é obrigado a contar a história de sua vida, e que história meus amigos!!!!
A trama é repleta de ação, aventura, descobertas, romance, amizade, família, batalhas, muito sangue kk sem dúvidas um dos melhores livros de fantasia que já li na vida!!!
O autor escreveu muito bem esse livro, consegui sentir cada emoção de acordo com o que estava acontecendo, por vezes fui triste, apreensivo, feliz, esperançoso, curioso e o Jay conseguiu até me tirar boas risadas kkkkk juro, todo tipo de emoção que o autor quis passar ele conseguiu esse efeito comigo.
Não sei explicar o quanto amei esse tijolo de livro, tudo nele é perfeito, desde a edição até a história, personagens muito bem construídos, acontecimentos melhores ainda, meu Deus, amei! Só tenho elogios pra esse livro viu?! Perfeito!!!

Ps. Quando gosto muito de um livro eu não sei fazer resenha dele kkkkkkk
Ps². Primeiro favoritado do ano, vou panfletar horrores esse kkk
Ps³. Já tô ansioso pela continuação aaaaa
Ps?. Eu não quero nem ficar pensando muito nesse livro porque é bem capaz de eu entrar em uma ressaca de meses hein :'(
Amyjuby 20/01/2024minha estante
Me indentifiquei muito com essa resenha kkkkkk. Esse livro é maravilhoso!!

Joao366 20/01/2024minha estante
esse livro é bom demais ? já é o melhor do ano

lana!¡ 02/02/2024

"Mas meus irmãos são a colina sobre a qual vou morrer."
Esse livro foi o meu primeiro contato com o Jay Kristoff e nossa sinceramente não acho que poderia ter escolha melhor, e isso falando de um livro que tem 976 páginas mas agora totalmente lido eu percebo que isso nunca foi um obstáculo pois a história funciona tão bem, você não quer parar de ler você não quer largar ali você só quer continuar lendo e lendo... Quando eu vi que seria passado e presente interligados eu fiquei meio ressentida mas cara até nisso o autor conseguiu me dobrar e sim no começo pode ser confuso mas também que você pega jeito você não desliga mais

O Gabriel é um dos melhores protagonistas que eu já vi, e como ele mesmo fala: ele não é um herói mas eu conseguir sentir muito heroísmo nele de qualquer maneira. como foi a ascensão, os amores, a glória até a sua queda e o autor faz isso tudo com uma pegada muito boa, o livro nunca ficou maçante para mim, e agora eu quero saber o desfecho e mais das histórias pq ainda não terminou e ele não finalizou de contar tudo, já sei que a continuação vai vim e eu tô muito ansiosa desde já, leiam pfvr vale muito a pena principalmente você amante de fantasia

Dei risadas, me emocionei, chorei, fiquei feliz, fiquei nervosa acho que esse livro despertou toda reação possível em mim, especialmente um capítulo que nossa acho que gastei todas as lágrimas que tinha para gastar, eu quero ver muito mais do Gabriel de León, que homem (depressivo e gostoso).
Laryssa 02/02/2024minha estante
tá na minha tbr?? vou ler? provavelmente nãoKKKK and vou tentar

lana!¡ 02/02/2024minha estante
ksksksksksks pelo menos vai tentar

letty biachi 02/02/2024minha estante
tem romance?

lana!¡ 03/02/2024minha estante
@letty tem sim!! hetero e lgbt

Andressa1296 03/05/2023

Foi uma longa jornada
A história é muito bem construída, amei muito o livro... a leitura flui super bem por mais que o tamanho assuste um pouco vale muito a pena ...
E as imagens no meio dos capítulos são perfeitas....
CPF1964 03/05/2023minha estante
?????

Gabrielle 10/05/2023minha estante
Eu quero muito ler esse livro, mas como ele vai ter continuação e não saiu ainda, eu tenho receio de ler ficar louca pela continuação que não tem ainda e atacar minha ansiedade kkkkkk

sherloking 30/07/2022

Excedeu minhas expectativas
Não vou mentir: comprei esse livro, porque achei a capa bonita. Mas assim que pesquisei mais sobre o autor e a história, fiquei realmente interessada.
Um livro grande desses, dentro do universo fantástico, não é incomum, mas frequentemente, há histórias que se tornam cansativas no meio do caminho (mesmo que os finais compensem).
O que me surpreendeu DEMAIS na escrita do Jay é que, mesmo com tantos detalhes, não senti que a narrativa ficou cansativa. Muito pelo contrário, tinha cada vez mais ação, intrigas, tensões... E assim, me apaixonei pelo universo de Gabriel e dos Santos de Prata.
Não se deixem enganar pelo tamanho do livro: a história te envolve tanto que passa num piscar de olhos.

Bagunça Books 18/12/2022minha estante
Nossa sua resenha ficou ótima ?

Manoela185 18/12/2022minha estante
Muito obrigada amg ?

Fernanda 04/05/2022

Império do Vampiro - Jay Kristoff
Resenha disponível no blog:

Império do Vampiro - Jay Kristoff

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/05/resenha-imperio-do-vampiro-jay-kristoff.html
Bruno 06/05/2022minha estante
Livraçoooooo

Bete Conrado 04/06/2022

Quebrando o estereótipo dos heróis....
Simplesmente amei e não vejo a hora de dar sequência a trilogia. Há tempos queria ler uma história com vampiros e que os mesmos não brilhasse kkkk...recomendo!
DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Bete Conrado 06/06/2022minha estante
Obrigada! Ansiosa para ler os outros 2.Espero que o Jay Kristoff não nos deixe esperando muito tempo.

Vitorcfab 27/01/2022

Império Do Vampiro
Obcecado por sua busca ao Santo Graal, o vampiro Gean François decide entrevistar um de seus prisioneiros, um homem chamado Gabriel, antigo membro de uma Ordem poderosa, responsável por exterminar os vampiros. Gabriel acaba por contar a história de sua vida, desde a infância, quando os humanos passaram a ser subjulgados pelos vampiros, até parte de sua vida adulta, quando finalmente encontrou o Graal.

O livro é uma deliciosa mistura de "O Nome Do Vento" com "Entrevista Com O Vampiro", juntando boa parte dos melhores elementos das duas obras, criando uma história nova, rica em construção de mundo, repleta personagens complexos, ação, reviravoltas e algumas reflexões religiosas.

O primeiro capítulo abre o livro deixando claro o tom que o autor adotará, propondo uma discussão sobre a não existência de um deus, bem como a famosa contradição entre a bondade e onipotência desse ser, como jamais poderia ser ambas as coisas ao mesmo tempo.

A história se passa em um universo fictício, mas boa parte dos elementos, como países, etnias, línguas e religião, são fortemente inspiradas nas existentes em nossa realidade, ainda que com algumas mudanças muito interessantes. A religião extremamente influente no mundo criado pelo autor, é claramente inspirada na religião cristã, tanto na mitologia quanto nos rituais. Temos inclusive, uma versão da história de Jesus (chamado de "Redentor"), o que torna muito previsível o real significado do Graal.

Gabriel nos narra a história de sua vida, mas constantemente teremos breves interrupções de François, com comentários mais analíticos e reflexivos, conjecturando como cada evento moldou parte da personalidade de Gabriel. Podemos ver grandes diferenças na personalidade de Gabriel entre o passado e o presente, sendo quase personagens diferentes, o que me deixou ainda mais empolgado para entender sua trajetória de vida. Durante as interrupções, teremos breves diálogos entre os dois, que revelam mais da personalidade deles, um mais grosseiro e raivoso, o outro mais delicado, sombrio e misterioso.

Por vezes, a narrativa pode ser não linear, dando alguns saltos temporais, e depois voltando para explicar o que ficou omitido anteriormente. Gostei muito desse aspecto, principalmente por manter constante durante o livro alguns personagens que só fizeram parte de um período da vida de Gabriel, já que esse primeiro livro abrange vários anos. E também salva uma das partes mais emocionantes para o final.

Poderemos acompanhar toda a evolução de Gabriel, da infância até a fase adulta, com focos narrativos e dramas específicos em cada período, como: A infância complicada, marcada por um pai violento e abusivo, mas cheio de amor por parte da mãe e das irmãs; o momento em que foi resgatado pela Ordem, e começou seu treinamento; Seus fracassos e glórias durante o período de treinamento; As amizades e paixões que conquistou, bem como algumas perdas; E a crescente perda da fé, decorrente não apenas das desgraças que ocorrem constantemente em sua vida, mas principalmente de seus questionamentos.

Existem mais temas e dramas abordados, mas spoilers não me permitem especificar. Mas preciso deixar claro, Gabriel é um personagem extremamente falho, quase um anti-herói, que não é extremamente bondoso e comete muitos erros. É um homem complexo, cheio de bondade e maldade dentro dele, e as vezes essas duas naturezas entram em conflitos, principalmente quando a vida parece tirar as poucas coisas boas que ele conquistou.

Ao longo dos anos, muitos personagens passaram pela vida do protagonista, o que faz o livro contar com um gigantesco elenco de personagens secundários. Muitos deles são complexos, tanto em personalidade quanto em trajetória de vida, além de serem personagens extremamente diferentes uns dos outros, dando ainda mais pluralidade à história, que se torna igualmente mais complexa e divertida. O conjunto de personagens foi com certeza um dos aspectos fundamentais para que esse livro se tornasse um favorito absoluto.

O autor não tem piedade de nossos corações. Ele fez questão de construir personagens maravilhosos, fez com que eu gostasse muito deles (tanto de forma individual quanto em grupo) para logo em seguida matá-los de formas cruéis e violentas. Algumas mortes ainda não superei.

Teremos muita diversidade nesse livro, como personagens negros e LGBTs com grande espaço e importância para a trama, além de personagens femininas extremamente fortes (de todas as maneiras possíveis) e diferentes umas das outras. Isso é o mínimo que esperamos, mas ainda é algo raro dentro desse gênero, então acho bom enaltecer.

Como essa sociedade é inspirada na nossa própria realidade, o autor ainda adiciona várias reflexões e discussões sobre machismo e LGBTFobia, que não são meros detalhes, mas sim dramas muito relevantes para o desenvolvimento de alguns personagens.

A mitologia se baseia principalmente nos vampiros clássicos (criaturas imortais, monstruosas, bebedores de sangue, que não podem sair ao sol, não podem entrar em casas sem serem convidados, etc), com seus poderes clássicos (força, velocidade, regeneração, etc). Porém, o autor faz alguns acréscimos, com cada linhagem de vampiro tendo poderes especiais muito interessantes, ainda que simples.

Teremos também a mitologia por traz da Ordem de caçadores de vampiros. São seres híbridos, filhos de vampiros com humanos, que herdaram alguns poderes, principalmente atributos físicos que lhes dão habilidades para matar. Também possuem marcas em seus corpos, tatuagens complexas feitas em tinta prateada que carregam magia, e quando ativadas, irradiam uma energia luminosa que os ajudam em combates contra os vampiros.

As cenas de ação são perfeitas, grandiosas, emocionantes e bem descritas, presentes em diversos momentos ao longo do livro. Destaque especial para o momento em que o grupo do protagonista deve lutar contra centenas de vampiros inferiores, em uma catedral abandonada.

A escrita é bela e muito atenta aos detalhes, construindo cenários, vestimentas e pormenores do mundo com elementos muito visuais, mas diluindo esses detalhes durante a narrativa, que intercala com bons diálogos, ação e desenvolvimento de personagens, mantendo a leitura dinâmica e rápida.

Durante a reta final, teremos dois grandes momentos que certamente foram os mais marcantes para mim. Em um desses momentos, veremos o pior dia da vida de Gabriel, o dia que definiu de vez a personalidade atual dele. É uma cena previsível, mas que não deixa de carregar um forte peso dramático, principalmente quando o leitor já está apegado ao protagonista, como era o meu caso.

O último grande momento do livro foi o mais surpreendente para mim, com direito a reviravoltas sensacionais, onde alguns personagens me surpreenderam muito, mudando completamente o rumo da história e a forma como eu os via. Suas atitudes eram de certa forma previsíveis, pois fazem muito sentido de acordo com a construção desses personagens, mas não consegui prever nada e me surpreendi de verdade.

--- Os Personagens ---

Gabriel é o protagonista, que está narrando a história de sua vida cheia de desventuras. É um personagem completamente diferente no tempo presente, comparado ao passado que está narrando, o que permite de imediato perceber que ele passará por muitas mudanças. No presente, é um homem corajoso, que não demonstra medo nem mesmo diante de um vampiro que o tem como prisioneiro, e que pode matá-lo a qualquer momento. Também parece um homem cheio de ódio, que detesta a própria vida. Em sua narrativa, podemos acompanhar a trajetória de vida, iniciando em sua infância violenta, marcada por um pai abusivo, que definiu boa parte de sua personalidade. É um personagem com muita profundidade, que compartilhará com o leitor diversos momentos de sua vida, seus relacionamentos, amizades, amores, perdas, decepção, e sua sua crescente perda de fé.

Gean François, o vampiro que aprisionou Gabriel e para quem o protagonista narra sua história. É um personagem misterioso, que fala de forma delicada e doce, ao mesmo tempo que é sombrio e assustador. Não sabemos muito sobre ele,  mas demonstra grandes habilidades analíticas, conseguindo dissecar a fundo a personalidade de Gabriel.

Família de Gabriel. Como já mencionado, pai era um homem extremamente violento, o que definiu boa parte da personalidade de Gabriel, bem como seus traumas. Entretanto, sua mãe e irmãs eram pessoas gentis e amorosas, que sempre representaram um apego ao lado mais humano e bondoso do protagonista. Não posso falar de cada uma delas de forma individual, por motivos de spoilers.

Fere Grayhand. Um híbrido como Gabriel, responsável por resgatar o protagonista e ser seu principal mestre na Ordem, quase como uma figura paterna. É um homem paciente e atencioso, que sabe ponderar quando é necessário ser bondoso ou incisivo. Ainda que seja muito sensato, coloca sempre suas obrigações acima das emoções, e é muito devoto à sua religião, fazendo dele um personagem que eu amei em muitos momentos e odiei em outros. Amo personagens assim, e Grayhand foi com certeza um dos meus favoritos desse livro.

Talon é outro dos treinadores de Gabriel. Um homem violento e bruto, mas muito poderoso e inteligente. Foi um personagem importante, mas que me deu muita raiva, em geral eu só queria mandar ele calar a boca.

Chloe é uma sacerdotisa que Gabriel conheceu na Ordem, e de quem foi amigo por muitos anos. É uma mulher focada, organizada e muito séria. É ela quem descobre o que realmente é o Santo Graal, bem como a forma de utilizá-lo para resolver os problemas. Se torna líder de um grupo de viajantes, com quem tem uma forte amizade.

Saoirse é uma das integrantes do grupo de Chloe. Uma mulher de 19 anos, alta, musculosa, confiante e extremamente habilidosa, mas com uma língua afiada que pode irritar algumas pessoas, e deixar outras admiradas (meu caso). Tem um relacionamento romântico com Dior.

Dior é outro integrante do grupo de Chloe. É um garoto pequeno e aparentemente frágil, de apenas 16 anos. Teve sua vida salva por Chloe, e tem por ela um forte sentimento de gratidão, amizade e admiração. Sempre foi uma pessoa solitária, mas passa a ver esse grupo como sua família. Devido algumas circunstâncias, se aproxima muito de Gabriel, por quem desenvolve um forte sentimento de pai e filho. Se torna um dos personagens mais importantes para a história, bem como um dos mais complexos e significativos, que mesmo com seu bom coração, é obrigado a passar por coisas terríveis, proporcionando um grande desenvolvimento. Também é portador de um segredo que pode mudar completamente o mundo em que vive, e tem uma reviravolta que eu não esperava, mas amei.

Astrid é outra sacerdotisa que Gabriel conhece na Ordem, e por quem se apaixonou. Uma mulher extremamente confiante, forte e com pensamentos rebeldes. É uma bastarda da realeza, mas por ter sido praticamente abandonada, cresceu se sentindo injustiçada, o que alimentou seu ódio e a tornou mais forte. Não tem a mente presa a dogmas religiosos e às definições de pecado, como a maioria dos personagens, sendo muitas vezes mais decidida e corajosa do que Gabriel, principalmente para contrariar as regras.

Aaron e Baptist, dois homens jurados da Ordem, mas que são apaixonados um pelo outro, e devem viver esse amor às escondidas, temendo por suas vidas caso sejam descobertos. Ainda que sua sexualidade seja condenada pela igreja, esses dois homens são muito religiosos, mas convictos de que o deus em quem crêem jamais os condenaria, e que os ama da forma que são. Gosto muito da amizade deles com Gabriel, amizade que se torna mais importante e significativa ao longo dos anos, quase como um amor de irmãos, ainda que tenham eventuais conflitos por conta das crenças religiosas. Ambos também são guerreiros extremamente habilidosos. Minha única ressalva é que gostaria ver mais de cada um deles de forma individual, como pessoas independentes, não apenas como um casal. Espero que tenhamos mais disso nos próximos livros.

Danton é um vampiro extremamente poderoso, cruel e violento, que logo se estabelece como uma das principais ameaças. Não é um personagem muito complexo, mas cumpre muito bem seu papel como ameaça, e tem personalidade e atitudes que tornam ele um daqueles personagens que eu amo odiar.

Liathe, uma misteriosa vampira mascarada, que aparece eventualmente em momentos importantes da história e parece ajudar Gabriel, mas não sabemos exatamente quem ela é ou de que lado está. Mais para o final, teremos essas respostas, respostas que deixaram a personagem ainda mais interessante. Quero muito ver o desenrolar de sua história no próximo livro.
Pedro 12/02/2022minha estante
Excelente resenha, Vitor!
????????

Bruna Araujo 14/02/2022minha estante
Wow, que excelente resenha! Agora sim, dá vontade de ler. Eu havia me interessado, mas, uma vendedora sugeriu que o livro talvez fosse similar a Crepúsculo, o que me desagrada imensamente, e me fez desanimar da leitura. Mas, após a sua resenha e vendo que seu gosto em geral, é muito parecido com o meu, me instigou muito e fez ressurgir a vontade que eu estava de ler.

Leituras_da_yas 09/04/2022minha estante
????????????????

John.Kevin 31/05/2022minha estante
Uma ótima resenha,Parabens!
Eu ainda estou lendo o livro, mais estou achando muito Foda! finalmente uma história de Vampiros decente depois de anos, uma pena não ser muito falado no Youtube por exemplo,alias só achei uma Booktuber falando e mais ninguem,porem não apaga o seu imenso potencial.

Jeh New 18/07/2022minha estante
Para um bom fã de Entrevista com o Vampiro, este vale a pena ler ?

Deysiane 07/07/2023

"Dias sombrios, e noites ainda mais sombrias."
Sangue, violência, monstros, magia, aventura, batalhas, uma pitada de romance e voilà, você tem um dos livros de fantasia mais perfeito da história!
Uma pessoa muito religiosa jogaria o tomo no fogo assim que lesse a primeira página, afinal, essa belezinha é recheada de blasfêmias. Acho importante dizer isso pois pode ser realmente desconfortável pra algumas pessoas.
Entretanto, eu adorei tanto essa história. Sempre acontece algo emocionante,de tirar o fôlego; não tem momentos de ócio, a ação é contínua. Porém é melhor você esquecer tudo o que viu sobre vampiros até agora. Se você adora uma boa fantasia no estilo idade média, com muita pancadaria, este é pra você, só recomendo ter alguns lenços por perto.
"A soma de sua juventude e sua glória, seu amor e sua perda, sua vida e suas lágrimas, capturada como uma mariposa errante e presa como que por mágika em uma coisa muito pequena e simples.
A simples maravilha dos livros."
Robô Congelado 23/07/2023minha estante
Parabéns meu anjo , ótima resenha !

Deysiane 24/07/2023minha estante
O livro é melhor ?

Ley 15/10/2023

Bem que poderia ter mais páginas
Império do Vampiro tem um mundo sombrio, que é marcado pela morte dos dias. Gabriel ainda era criança quando viu o sol pela última vez, e então um tipo de noite eterna iniciou, e durante o dia aparece apenas fragmentos de luz do sol. Com isso, seres como vampiros, que são afetados pelo sol, se sentiram mais ousados para buscar mais poder, e fazer tudo a seu bel prazer. Existem várias outras criaturas brevemente citadas no livro, mas os vampiros são a principal ameaça, sendo seres milenares. Gabriel sempre odiou essas criaturas, teve a vida marcada por uma delas quando criança, mas quando alguns instintos surgem, ele descobre que é um mestiço, sendo sua mãe humana e seu pai um vampiro. Depois disso ele é levado para um lugar chamado San Michon com guerreiros conhecidos como Santos de Prata, para ser ensinado a caçar vampiros com as habilidades que herdou de seu pai.

A história é descrita pelo próprio protagonista, quando todos os eventos sobre ele já aconteceram, e está encurralado em uma cela, sendo coagido a contar sua história para um historiador, que também é vampiro, um dos seres que sempre jurou matar. Gabriel conversa com o historiador e consequentemente nos conta sua história. Algo que gostei nessa forma de narração foi que o historiador quer que Gabriel lhe conte a história nos mínimos detalhes, como se não soubesse nada sobre o seu próprio mundo. Como se contasse para alguém que não tivesse conhecimento de absolutamente nada a respeito de quem Gabriel é. Que é o nosso caso como leitor.

São três linhas do tempo para acompanhar, sendo uma delas a principal, que é de onde o protagonista está contando. As duas outras são: quando ele tinha 15 anos, descobriu sobre sua natureza, e começou sua ascensão de como é conhecido até atualidade; enquanto isso sua outra linha do tempo é quando começa sua derrocada, quando sua reputação é renovada para algo mais sombrio, e chega mais perto ao Gabriel de Léon que está contando sua história.

O interessante é que o personagem é diferente nas duas linhas do tempo contadas. Isso mostra que muita coisa aconteceu nesse meio tempo que o transformaram, o que faz o leitor questionar o ápice da história, e como um protagonista que tinha tudo para dar certo se transformou na sombra do que era. O que é continuamente ensinado é que sua herança é maldita, e ele não é considerado uma pessoa digna de salvação, sendo determinado que mestiços precisam caçar vampiros por ordem de seu Deus para encontrar um meio de se redimir do seu nascimento. Gabriel de Léon ainda adolescente é determinado a se tornar um herói, por isso possui atitudes impulsivas, sempre buscando sua própria glória e por vezes indo contra o que é considerado adequado pela igreja.

Dentre suas narrativas, preferi a de quando Gabriel é mais velho, porque sinto que ele já passou por tudo que tinha de passar e as experiências o transformaram em alguém melancólico, difícil de lidar, e amargurado. Ele tem respostas sempre prontas, não é um personagem amado por todos, e ninguém conhece totalmente sua história, por isso sempre pressupõem o pior dele.

Vários personagens aparecem durante a história, mas senti que tudo que aconteceu são apenas fragmentos para construir o protagonista em sua missão principal, que não dá pra comentar em detalhes porque seria um grande spoiler. São essas extensas páginas que nos fazem entender como ele chegou até onde está, e apreciar ainda mais a companhia que ele consegue durante sua trajetória.

O livro assusta pelo tamanho, e me perguntei como o protagonista conseguiu render tantas páginas. Mas me surpreendi ao chegar quase no final e até sentir falta de algumas narrativas. Gabriel é famoso, então há muita história sobre ele que se tornaram lendas, até mesmo o vampiro que o está entrevistando as cita brevemente, o que me despertou curiosidade e expectativa em ler sobre elas, mas nem tudo é dito. O principal a se esperar são os pontos críticos do protagonista, os ápices que o moldaram e o desfizeram respectivamente. E ainda que o livro seja bem grande, o ponto final de seu declínio é deixado para os próximos volumes, que vou esperar uma narrativa focada quando ele está mais velho, junto de Dior e com novas alianças, estando mais próximo do Gabriel que conduz a narrativa.

Não pude deixar de comparar este livro com outro do autor, sua trilogia Neverngiht, um dos meus livros favoritos. Ao contrário de As Crônicas da Quasinoite, que não há noite e há três sóis em vigor, neste aqui não há dia e a noite perpetua sem um fim. Algo em comum entre as duas é acerca da religião e suas mensagens. Império do Vampiro constrói um personagem em que sua existência é uma blasfêmia e está em um meio termo tanto para o bem quanto para o mal. Segundo sua figura divina, é necessário se redimir caçando seus progenitores, e seus preceitos são extremos. A luta é aceitável, mas as regras são cruéis. Mais uma vez, Jay agrega em seu livro críticas sobre a cegueira que uma religião extrema pode causar, nublando escolhas óbvias. Achei particularmente ousado pelo modo como o fez. Há tanto personagens fervorosos quanto céticos. O próprio Gabriel passa pelos dois extremos, quando tinha 15 anos e seguia tudo à risca, e quanto tinha pouco mais de 30 e não tinha mais fé. Pode-se pensar que ele tenha permanecido calado sobre isso, mas o protagonista é fervoroso em seus dois modos, manifestando a ousadia que indiquei sobre Jay.

O ponto ruim de tudo, que pode confundir mesmo o leitor é sobre a escolha de construir essa narrativa. O interlocutor conta sua história em detalhes, mas é preciso tempo para se acostumar a este mundo complexo. A escolha de seguir o texto e se referir ao relato de Gabriel foi por meio de aspas, mas não somente uma ou duas, o livro inteiro é demarcado assim, o que fica confuso para indicar que outros personagens estão conversando. Já li outros livros em que o personagem era entrevistado e narra como se falasse com outra pessoa, mas seu relato era considerado principal, e suas breves pausas eram marcadas como "interlúdio", por isso estranhei a falta disso aqui. Mas seguindo a leitura, dá de se acostumar e o universo se torna familiar depois de um tempo, entretanto, o livro tem erros grosseiros, com palavras trocadas, erros de português, e o principal, falta e excesso de aspas que confundem o leitor. Esse era meu medo quando comecei e percebi que era narrado dessa forma. Dependendo da edição, em um livro tão grande, poderiam ocorrer erros aqui e ali que prejudicariam o entendimento, mas foi uma surpresa encontrar tantos. Depois de um tempo é mais fácil se acostumar e supor onde tem ou não falas de outros personagens.

A história foi certeira em meu gosto literário. Fantasia, melancolia, protagonista cínico e anti-herói, enredo sombrio. Gosto muito dessas características, mas o livro me surpreendeu também em ser recheado de artes. Costumo buscar fanarts quando leio um livro de fantasia, e me senti bastante servida em ter várias dentro da história, marcando algumas partes específicas. As ilustrações são de Bon Orthwick (@monolimeart), que já admirava o trabalho e passei a gostar ainda mais. O livro também tem mapas caprichados, que tive que conferir várias vezes devido a constante peregrinação dos personagens. Foi uma leitura bastante imersiva, que vale a pena conferir gostando dos pontos que citei. O conteúdo é adulto, tendo gore, descrições adultas, vícios e bastante palavrão.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/08/resenha-imperio-do-vampiro-livro-1.html

Yasmim Braga 24/05/2022

Épico.
?? Primeiramente, queria avisar que tem um vlog de leitura pra esse livro no meu canal, lá eu registrei minhas emoções, pensamentos e surtos em tempo real, caso queira conferir, só ir no link da bio!

? Em Império do vampiro vamos conhecer um universo onde, um dia, o sol não apareceu mais, fazendo com que o mundo tivesse uma eterna noite. Por conta disso, os vampiros acabaram dominando tudo.

? Temos Gabriel De Leon, uma lenda e o último dos santo de prata que está aprisionado numa masmorra de vampiros. Ele já travou grandes batalhas e até enfrentou o Rei Eterno, o vampiro mais antigo do mundo. ?{ Santo de prata é um mestiço: filho de uma humana com um vampiro; eles são fortes e mais resistentes que qualquer ser humano, são treinados para combater e exterminar os vampiros, e também sentem a sede de sangue, porém, não ingerem} ?

? O livro se inicia com Gabriel relatando sua história para um vampiro à pedido da Imperatriz. Então, vamos acompanhando a narração em 1ª pessoa, desde sua infância até o momento em que foi pego. É um livro longo e se divide em 6 pequenos livros, organizando assim, os grandes momentos de sua história.

? Acabei cativada por essa história, achei muito bem desenvolvida. Por ser narrado pelo Gabriel, possui uma narrativa envolvente e que nos faz sentir na pele o que ele passou. Tem poucos momentos leves, pois a vida dele não foi nada fácil. Temos sua infância, seu treinamento com os Santos, muitas cenas de batalhas sangrentas, conhecemos seu grande amor (Astrid), tem suas aventuras e muitos momentos de tensão.

? Gabriel é um anti-herói e um personagem bem complexo, tomou várias atitudes egoístas, sendo ainda um homem bem ambicioso e vingativo. Contudo, mesmo sabendo disso, eu consegui gostar dele! Pois compreendi suas razões, apesar de não concordar com várias delas.
Também apreciei muito as reviravoltas, grandes revelações e estou TRAUMATIZADAH com um momento trágico que acontece mais para o final. Me destruiu, o Jay não podia ter feito isso ?

Concluindo, Império do vampiro é uma leitura fluida, que começa lenta mas vai te conquistando aos poucos. Tem muitos gatilhos então, cuidado (violência explícita, assassinatos, torturas, muito sangue)
Recomendo para quem curte fantasia dark ou quer conhecer a escrita do autor.
Ana lu 05/07/2022minha estante
Tem romance?

Yasmim Braga 05/07/2022minha estante
siiim!

MahElisabete 21/09/2022

Impecável!
Estou sem palavras até agora para descrever o quão impactante foi essa leitura.

Gabriel de León foi preso por vampiros após viver sua longa vida como caçador de vampiros. Nessa cela, ele é convocado por um vampiro a contar a história de sua vida, cada detalhe que o fez matar um dos vampiros mais poderosos que já existiram.

Assim, Gabrie se vê obrigado a relatar sua vida, e dessa maneira, nos fazer conhecer o pequeno garoto que se descobriu um mestiço e foi levado por pessoas como ele à treinar e se tornar apto a acabar com essas feras que rondam a escuridão.
____
? Esse livro tem quase 1000 páginas, mas a escrita é tão viciante e fluida que você nem percebe o tempo passando e as páginas virando.
? Gabriel é um personagem que não se considera herói, ele é grosso, sarcástico e rabugento com todos, exceto com aqueles que por alguma razão tem uma parte de seu coração.
? O universo criado pelo autor se baseia muito no cristianismo, na fé em um só deus todo poderoso, tais caçadores de vampiros servem a igreja e tem como objetivo matar os vampiros em nome da salvação de deus, muitas das vezes eu tinha que me lembrar que era uma alta fantasia e não tinha nada a ver com a nossa realidade ?.
? As cenas de luta e ação são impecáveis, super detalhadas e explícitas, conseguimos imaginar cada movimento das lutas e matanças que Gabriel já enfrentou.
? O romance faz parte de uma pequena porcentagem da história, mas tem uma presença muito grande e um impacto gigantesco na vida de Gabriel e na maneira como ele conta sua história.

Esse é um livro que traz tudo do bom e do pior, com cenas de morte e nascimento, todo sentimento possível é explorado e retratado com muita atenção.

Marina 26/09/2022

épico
fui surpreendida ao pegar império do vampiro pra ler e encontrar uma narrativa linda, fluida e épica. amo o fato do gabriel nos contar uma história, nunca tinha lido nada dessa forma. a história dentro da história se divide em duas linhas do tempo e eu amei as duas, mas doía meu coração saber o que tinha acontecido e só esperar que o pp verbalizasse? eu AMEI aaron e baptiste, MEU DEUS, esses dois me fizeram chorar demais. astrid e gabriel eu JURO, lindos lindos lindos? e a relação do gabriel com dior também foi um ponto excelente, ansiosa pra desenvolver no próximo livro. a fantasia em si é fenomenal, cheia de intrigas e revira voltas? sério, jamais imaginei que fosse favoritar mas depois do meu choro de ontem e de parar e entender a complexidade do que eu tinha lido, não tem jeito!
cardangrnbriar 26/09/2022minha estante
doida p ler este agora!!!!'