Órbita de Inverno

Órbita de Inverno Everina Maxwell

Resenhas - Órbita de Inverno

Baianaleitora 26/03/2023

Eu tô apaixonadaaaaa
O que falar dessa história maravilhosa? Jainan e Kiem ganharam meu coração, os dois são uns fofos e o romance slow burn foi construído de forma muito delicinha de ler, amei, queria mais cenas deles juntos? Sim, mas fazer o que. A parte toda da política e do mistério na história também foi algo que eu gostei bastante, a autora trabalhou muito bem, sem pesar demais uma parte ou outra. A questão da não binariedade também foi algo muito legal na história, não foi o foco, mas ficou legal a forma que ela inseriu ali na trama. Aí aí, já tô.com sdds de tudo, é uma ótima leitura!

P.S.: não entendi nada dos termos espaciais mas quem liga? Kkk

Emilly0 19/03/2023

Eu gostei, é bem legal, mas eu tenho problemas com livros que tem questões com falta de comunicação. Se eles tivessem conversado, muitos problemas nem teriam acontecido, foi exatamente isso que tirou uma estrela desse livro para mim. De resto, ele é ótimo.

jknicotne 11/03/2023

Esperava mais.
"Ninguém poderia querer mais do que você já é."

Por mais que eu tenha gostado do livro, me decepcionei um pouco. O começo foi realmente parado! A história não era interessante, a escrita nem um pouco envolvente e os personagens bastante sem graças. Na minha opinião, o livro ficou melhor assim que eles fizeram a viagem em que sofreram um acidente.

A intriga política foi mediana. Confesso que achei tudo muito confuso e não prendeu a minha atenção o bastante para eu me sentir ansioso para descobrir os acontecimentos.

Achei sem graça quando revelou quem de fato matou o Taam. Descobri que foi esse personagem em muito pouco tempo e eu realmente esperava algo mais emocionante.

O romance foi muito deixado de lado e nem um pouco aprofundado! Os dois tem pouquíssimos momentos românticos e fofos, o que me decepcionou MUITO, já que existia um grande potencial entre os dois.

O Jainan foi um personagem que me deixou bastante incomodado a princípio. Já suspeitava de que ele sofreu de um relacionamento abusivo com o Taam, no entanto, ao mesmo tempo o Jainan parecia ter respeito e consideração com o falecido, então fiquei com um pé atrás ao fazer suposições.

Kiem é um típico personagem que todo mundo conhece outros em livros diferentes com a mesma personalidade, entretanto, sempre ama não importa o quê.

Eu não faria uma releitura.

Gu Vaz 04/03/2023

Não funcionou para mim
Quero que narrativas lgbt+ continuem a avançar para todos os gêneros sem que se prendam às amarras da desgraça midiática, mas também quero narrativas bem construídas e maturidade para personagens cujas responsabilidades são tão importantes, ou a autora quer nos fazer crer que sim. Em Órbita de inverno algumas coisas não funcionaram; achei a tradução esquisita e literal, achei os dois cônjuges adolescentes demais - ambos têm quase 30 anos -, achei a construção de mundo fraca e o senso de perigo nulo ou simplesmente ineficaz. As intrigas políticas são jogadas por se tratar de uma história de volume único, o peso delas tanto faz, tanto fez.
Um pouco frustrante, mas acontece. Nem sempre as histórias vão ressoar na gente, a tendência é sempre procurar o momento certo e às vezes nem isso faz funcionar.
Helder 14/05/2023minha estante
Resenha perfeita pra este livro. Estou chegando na metade e me sinto carregando um piano que carrega uma bigorna.

Gabrielly 02/03/2023

Muito louco, plot twist bom e o casal é mt lindo
A parte política da história é o que mais se destaca, com intrigas políticas, corrupção e etc. Achei muito interessante, o casal é fofo demais e a parte da ficção científica fez meu cérebro derreter às vezes (de um jeito bom), especialmente no final.

O único problema que eu, particularmente, tive lendo foi a imersão da história. Apesar de entender todo o contexto da história , não conseguir imergir, talvez tenha sido um problema meu, mas de qualquer forma é um livro muito bem escrito e estruturado.

ANDER CELES 26/02/2023

Uma ficção científica com trama de suspense
Poderia ser muito melhor. A escrita não é ruim, pelo menos pra mim. A escrita é de fácil entendimento, principalmente pensando que é uma ficção científica. Mas acho que faltou mais personalidade para os personagens.

Ficou muito focado nos acontecimentos. Então, é mais difícil criar empatia pelos personagens, apesar de uma situação específica ser bem pesada e que poderia ter um peso maior ainda.

Foi legal a trama, todo o mistério, o suspense, mas acho que não apareceu tanto quanto poderia. Ficou em segundo plano na maior parte das vezes.

Acho que poderia seguir a mesma trama, mas de repente com um foco para cada personagem em cada capítulo. Tipo Game of Thrones, sabe? Colocar as perspectivas dos personagens, até pra gente conhecer melhor eles. Como são muito personagens, e meio que são jogados dentro da história já correndo, é até difícil vc lembrar quem é quem.

_Gabs_ 24/02/2023

Que leitura fantástica!
Comecei esse livro com baixas expectativas e me surpreendi muito com o que ele foi se tornando. Apesar de ter um início um pouco confuso, vale a pena insistir na história pois não demora muito para você se ver preso nesse universo. Everina Maxwell cria cenários épicos espaciais cheios de intrigas políticas, diplomacia intergalática, mistérios e é claro, um toque de romance.
Os personagens são cativantes e foi muito bom poder acompanhar a história de Kiem e Jainan. Ligados através de um casamento arranjado, ambos precisam representar seus respectivos planetas afim de assinar um tratado que garantirá a paz e a união entre o Império e seus planetas Vassalos pelos próximos vinte anos. Entretanto, Kiem (neto da Imperadora) acredita ser inapto para ocupar o cargo de representante de Iskat por não entender nada de política e nunca ter tido grandes responsabilidades na vida, e Jainan (viúvo de Taam, o qual era primo de Kiem) revive traumas do passado com seu antigo companheiro e acredita não ser digno de ser o representante de Thea. Juntos, eles precisam enfrentar as dificuldades nesse meio, se redescobrirem e se permitirem tentar. E é tão bonito ver o amadurecimento deles, tanto que se tornam praticamente irreconhecíveis ao final do livro.
Claro que eu esperava um romance mais aprofundado, mas a autora foi muito sutil e deu leveza para o casal, criando um vínculo lindíssimo de acompanhar. Não tem como não torcer e morrer de amores pelos dois.
Everina merece aplausos por sua escrita, ao mesmo tempo que tratou com cuidado e respeito de assuntos delicados (como relacionamentos abusivos), ela também entregou tudo ao trazer um livro com tanta representatividade. A forma como ela encaixou questões de gênero na história, colocou não só mulheres como pessoas não-binárias em cargos elevados e utilizou pronomes neutros em sua escrita foi tão natural que quero mais livros dela na minha mesa pra ontem!!!
Os únicos poréns é que senti falta de um mapa para poder me situar quanto ao ambiente, só a descrição dos locais me deixou um pouco confusa, então na minha cabeça parecia que os personagens estavam todos trancados numa mesma sala interagindo kkkkkk
E também senti que a cultura desses personagens poderia ter sido mais explorada, como a questão dos clãs presentes em Thea, bem como os demais planetas vassalos que são brevemente mencionados, você quase não os vê na história.
Mas fora isso eu estou apaixonada por esse livro e se tornou um grande favorito. Recomendo.

Vanny 28/01/2023

Que leitura gostosa
Tava super ansiosa pra ler esse livro após ver uma indicação de um booktuber que eu adoro.

Nem preciso dizer que amei, né? Dei 4 estrelas e só tirei 1 porque no início as informações são muito confusas, eu fiquei perdida no comecinho com a investigação, com a construção de mundo e levei um tempinho pra me adaptar. Então, não sei se isso é um problema comigo, já que não tô acostumada a ler fantasia e sci-fi, ou se a autora não apresentou o universo e o sistema dela com muita clareza.

Também, há muitos termos ?técnicos? que eu não compreendia muito bem, que me deixavam perdidinha.

Ainda assim, a leitura não foi maçante, não foi entediante ou desconexo. No fim, cada ponto se conectou, cada detalhe fez sentido. E eu surtei em todas as revelações e dei gritinhos com as confissões de amor também.

Eu AMEI o universo. Amei os personagens (JURO, eles são o ponto chave) e amei como eles são carismáticos. Como a história tinha um tom divertido nos momentos certos, um tom sério e cuidadoso também e até os momentos de ação e investigação foram incríveis de ler.

O desenvolvimento entre o casal me arrancou suspiros. Eu amei o desenrolar entre eles, a forma como foram de abrindo e se permitindo. Como eles eram opostos e ainda assim tinham uma química absurda. E eu também amei que eles fugiam um pouco do clichê (apesar de casamento arranjado já ser um clichê, né?) eu adorei. Cada um deles tinha sua própria camada, e por ser um livro de pouco mais de 350 páginas, tudo foi muito bem desenvolvido.

Gostei muito do sistema de identificação de gêneros, confuso no começo, mas interessante. Toda a proposta é interessante.

Fiquei desconfiada de todos com a investigação. Passei muita raiva simmm com certos personagens (acertei o vilão no fim? SIM!) mas não acho que tava tão óbvio assim (ou tava? Pra mim sim).

O final? me deixou com um gostinho de quero mais! Foi fechadinho, com indícios do futuro. Foi gostoso de ler do início ao fim. Fico toda boba quando lembro de algumas cenas (aquela após a queda da nave? na cabana, no gelo? SURTO)

Senti que foi um pouco corrido a explicação e tudo se resolveu de um jeito um pouco simples, mas foi coerente, foi um final que eu gostei bastante.

Li tudo em pouco tempo e ainda tô derretida com a relação adorável dos personagens. Até mesmo os secundários eram divertidos, carismáticos e envolventes.

Queria um segundo livro que pudesse desenvolver mais o outro planeta (Thea) seria interessante. Mas esse livro se sustenta sozinho e é isso que importa.

INDICO DEMAIS DEMAIS pra quem gosta de sci-fi, ficção, romance aquiliano, clichê de casamento arranjado entre um diplomata e um príncipe, investigação de assassinato e intrigas políticas.
ESSE LIVRO TEM DE TUDO!

Leticia1264 22/01/2023

Mais do que um romance do espaço
A construção de mundo é impecável. Conhecemos na história não só um império intergalático, mas também diferentes organizações sociais que estão acostumados com a pluralidade tanto de gênero quanto de sexualidade.
Acredito que, muitos autores, ao criarem um novo universo, esquecem de liberdade que possuem de desenvolver um mundo diferente do nosso, mas que mantenha "os mesmos problemas".
Durante a história, vemos não só mulheres, como pessoas não binárias em posições de poder de forma tão natural que nos fazem esquecer por um instante a nossa realidade.
Acredito que não só eu quando digo que estamos cansados de só ver a mesma história de novo e de novo que fala sobre homofobia e descoberta de sexualidade. Aqui, os personagens estão confortáveis com suas identidades, assim como todos a sua volta, para eles aquilo é normal e natural, como deveria ser. Assim, podemos nos concentrar em demais problemas que enriquecem a história, como relacionamentos abusivos, abuso de autoridade, ganância por poder, difamação...
SUPER RECOMENDO. O casal, a história, a construção de mundo. TUDO PERFEITO.

Andy 16/01/2023

? O aspecto pessoal costuma ser irrelevante...
Eu amei esse livro, sério, foi uma surpresa muito bem vinda.

Gostei muito dos personagens e da história, achei legal a parte da política, por mais que foçe um pouco confusa as vezes, e as cenas fofas foram ainda melhores.

Acho que o que mais gostei foi a evolução dos personagens, Kiem e Jainan estão quase irreconhecíveis no final do livro, amei muito o amadurecimento do Kiem e adorei ver o Jainan se soltando durante o desenvolver da história. Além é claro da evolução do relacionamento deles que é perfeita.

(Um adendo, o livro tem alguns gatilhos, como violência sexual, relacionamento abusivo entre outras coisas, pesquisem antes de ler.)

"A apatia tinha a frieza e o peso de uma piscina de água congelada."

"A dor até que tinha utilidade, pensou Jainan. Colocava as coisas em perspectiva. Havia certa pureza na maneira como ela atravessava as tangentes emocionais, fazendo você lembrar que poderia ser pior."

"? Só porque não é importante não quer dizer que não seja importante para alguém."

"Acredito que seja possível gastar toda a sua energia fazendo a coisa certa e ainda assim deixar um ponto óbvio passar despercebido. Acho que isso não invalida o seu esforço."

"A risada dele era alegre e contagiante, e o príncipe descobriu que amava cada detalhe dela." (Não aguento eles >>>)