Jake Livingston vê gente morta

Jake Livingston vê gente morta Ryan Douglass

Resenhas - Jake Livingston vê gente morta

Guto 23/09/2022

Incrível e Perfeito
Quando eu iniciei já senti q i ser favorito, e não me arrependi em nenhum segundo, eu praticamente devorei esse livro.

Ryan Douglas eu ainda não conhecia, e essa minha primeira experiência foi magnífica.

O Jake tem muitas questões e traumas, e isso fez ele sem bem tímido e quieto, eu fiquei até triste com a história dele.

Sawyer uma pena q teve q passar por tudo aquilo e depois quando morreu, virou aquela coisa maligna e assassina.

Esse livro é um relato real do q acontece se vc roubar a inocência de uma criança, q tipo de ser humano ela se tornará quando for adulta.

A leitura foi muito fluida, e o livro é bem curto, então minha experiência virou 10/10.

Recomendo pra quem assim como eu quer sair da ressaca!

Tati- Leitora 05/07/2023

Por ser um livro infanto juvenil eu abracei muita coisa dele, mas sinceramente o final do protagonista contra o vilão foi viajado e sem sentido demais pra mim. No final das contas o livro é bem mediano e poderia ter sido bem melhor.

zoni 14/08/2022

Os temas abordados em meio a um romance jovem sobrenatural são bastante pertinentes
Jake Livingston vê gente morta, conta a história de um jovem negro e queer, que aos poucos, e com muita resistência, começa a acreditar em si mesmo e a lidar com os seus vários traumas e medos (um deles, inclusive, é ver fantasmas, outro muito marcante, é lidar com os valentões da escola, que aqui, conseguem ser muito cruéis). É um enredo cheio de camadas e discussões pertinentes. É uma história com aquele Q de: tem muito mais coisas por aqui, do que o simples clichê de garotos que se apaixonam lentamente. E essas coisas, que eu digo que estão por trás, pedem certa consideração, nos pede sutilmente para que percebamos como a representação importa. Se você gosta de terror e histórias adolescentes com teor paranormal, eu recomendo.

nalu | @ilyreiner 01/08/2023

Péssimo, uma perda de tempo
Vamos lá.. esse livro tem temas muito importantes: homofobia, racismo, massacre escolar, bullying...

O autor não conseguiu desenvolver nenhum dos assuntos em 300 páginas.
A escrita dele é péssima, colocando palavras mais difíceis para um falso cultismo que claramente não existe.

O livro se perde tanto que, o personagem principal em um momento concorda com um assassino, um menino que fez um massacre numa escola por que não se aturava.

Toda a motivação para o massacre é ridícula. E aliás o Jake realmente vê gente morta? Por que ele só conversa com dois fantasmas o livro inteiro. MUITO mal desenvolvido. Foi um dos piores livros que já li na vida!!
Pedro 01/08/2023minha estante
sim sim e sim

Duda Gaglianone 23/03/2023

Fantasmas e ghouls o tempo todo
Eu vou começar essa resenha falando que eu achei a premissa do livro interessante, mas o desenvolvimento não me prendeu... isso ocorreu provavelmente por conta da narrativa em dois pontos de vista diferentes - que eu costumo gostar geralmente - que aqui eu senti que não funcionou.

Nós começamos o livro conhecendo Jake, um menino negro e gay super melancólico que estuda em uma escola majoritariamente de alunos brancos e não tem muitos amigos. Os capítulos do Jake foram difíceis pra mim porque ele ficava insistindo no quanto ele era triste, que ninguém gostava dele, e esse tipo de personagem me estressa sinceramente kkkkk. Os capítulos do Sawyer no início estavam sendo melhores porque tinham mais emoção que não era só a tristeza, mas durante os acontecimentos acabou ficando monótono e muito previsível.

Acabou que o autor trouxe a tona diversas dificuldades familiares tanto já vida do Jake quanto do Sawyer e não foram resolvidas e nem abordadas direito. As partes que eu mais gostei foi as aparições dos amigos do Jake, o Allister tem 5 min de tela mas ele foi o meu favorito kkkkkk

Vitor 30/07/2023

Caso o livro focasse no que o título propõe, seria muito melhor
Apesar da leitura fluida e ser um livro curto, foi difícil se manter interessado durante o processo. Todo o contexto apresentado é muito interessante, inclusive as descrições de como Jake interage com o “outro lado”, os espíritos, é bem imagética. Alguns mortos ficam presos no local de sua morte, revivendo o momento que antecedeu seu falecimento e apenas Jake consegue vê-los. Entretanto, o livro tenta abraçar milhões de causas e acaba passando superficialmente em todas elas.

Racismo, homofobia e porte de armas são temas centrais da trama. Por um lado, é muito importante a representação de protagonistas negros em narrativas diversas, lamentavelmente a história acaba por cair em mais um clichê. A famosa trama do único menino negro da escola, e até então o único gay, que sofre bullying e se isola. Nenhum personagem secundário é bem desenvolvido e até mesmo o antagonista tem motivações que custam a convencer.

LIA 31/12/2022

Eu, Jake Livingston, sou páreo para Sawyer Doon.
Eu criei tanta expectativa para esse livro e no final nenhuma delas foram correspondidas. A proposta do livro é tão cativante mas quando você se depara com o personagem principal acaba caindo no tédio, principalmente quando os plots acabam se tornando previsível, o suspense que tem no ínicio do livro não foi sustentado ao longo da história, infelizmente. Creio que faltou um pouco de desenvolvimento de ambos os personagens, digo, o Jake e o Sawyer, pois não consegui sentir nada por eles, nenhuma emoção negativa ou positiva, foi tudo muito neutro e sem graça.

Rosy-@mother_ofbooks 19/10/2022

Mais pesado do que parece
Fui ler achando que era algo mais juvenil, até mesmo cômico. Porém é pesado e com bastante gatilhos, como suicídio.

LiteraBruna 19/10/2023

Raso
Apesar de ser uma leitura rápida, tudo nesse livro é raso. O autor tenta abordar temas super pesados como racismo, homofobia, estupro, entre outros, mas ele não consegue desenvolver bem nenhum desses assuntos, apenas joga lá pra chocar e falar q tem.

Os personagens são todos muito superficiais, incluindo o próprio Jake. Por incrível q pareça o personagem mais gostável é o vilão, Sawyer, é claro q não passo pano para oq ele fez (tiroteio em escola), mas dá para entender o que levou ele a fazer aquilo sabe (mente perturbada + família podre) e até q ele é bem explorado, mais do q o protagonista. O Jake é um porre, não tem um pingo de personalidade e tbm tem atitudes incoerentes várias vezes, como **SPOILER** na cena em q ele conversa com seu ancestral sobre não se deixar dominar por Sawyer e logo em seguida ele entrega o corpo dele pro garoto possuir, tipo?? Kkkkk **FIM DO SPOILER**
Já o querido do Allister, interesse romântico do prota, é um fofo, pena q só aparece lá nos 40% do livro e mal tem cenas.

O universo mágico é extremamente mal explorado e, na maior parte das vezes, confuso. Não sabemos nada de onde vem o dom dele, nem como ele descobriu e lidou com isso, como funciona, nada... As descrições tbm não ajudam, são super confusas.

Num geral, é uma leitura pra encher TBR e rápida de ler, mas não dá pra ir esperando q seja revolucionária e bem construída.

umbookaholic 15/06/2023

Aquele clássico caso de Histórias Muito Boas Que Caíram No Limbo De História De Preto 🤬 #$%!& Tem Que Girar Em Torno De Racismo E Homofobia. gosto da história e gosto dos personagens, mas acho mt triste q todos os livros de preto q chegam ao mainstream tenham que seguir uma fórmula pra ~chegar lá

o protagonista é muito apático durante 60% do livro, a parte fantástica é mt mal explicada, nada te convence e algumas coisas aconteceram muito do nada. apesar de tudo isso que me incomodou (muito), a atmosfera é mt legal e eu, pelo menos, fiquei mt empolgado com o final

foi uma leitura mt cheia de altos e baixos. acho que esse livro serviu pra me mostrar e me fazer bater o martelo pro fato d q eu não curto mais livro ya... 😭

se vc curte histórias adolescentes com um terrorzinho, talvez vá gostas. do contrário...

Januariobook 25/11/2023

Esperava mais...
Acredito que o maior erro cometido aqui tenha sido a falta de explicações. As coisas só estão lá, os ghouls (que ainda não sei o que são), as pessoas, os acontecimentos, as conversas, as descobertas... Mas nada parece ter sentido. Não se sabe o porquê, de onde vêm, para onde vão, qual o intuito de cada coisa. Apenas existem.

Sendo o livro narrado em primeira pessoa, um limite logo é imposto sobre as explicações, as quais são ainda mais confundidas quando misturadas a uma dimensão fantasmagórica.

Sobre os personagens: mal apresentados.
Sobre o enredo: eu gostei, achei criativo, porém, pouco explorado.
Sobre a escrita: repetitiva e eventualmente confusa.
Começo: abrupto.
Meio: bom, gostei.
Fim: esperava mais...

Foi uma boa leitura. Intrigante. Chocante. Entretanto, faltou personalidade.

malô 08/02/2023

três estrelas
legalzinho, foi fofo ver o jake se descobrindo e se soltando com os amigos, achei a história envolvente.

Li 26/10/2022

Um drama sobrenatural muito tenso
Resenha por A Garota Entre Páginas:

Não se engane pela capa, essa não é uma história cômica e divertida com um toque sobrenatural; muito pelo contrário, Jake Livingstone Vê Gente Morta é um livro bem tenso e com temas muito sensíveis.

Racismo, homofobia, bullying, suicídio, tiroteio escolar, são apenas ALGUNS dos assuntos trabalhados no livro de Ryan Douglass (o que não falta nesse livro são gatilhos, já deixo o aviso aqui).

Confesso que passei o livro inteiro confusa com o lado sobrenatural da história. Tanto os poderes de Jake quanto o mundo sobrenatural em si foram muito confusos para mim, tudo parecia envolto na tal ectonévoa.

Jake é um jovem extremamente solitário, acostumado a nunca ter sua voz ouvida. Sofrendo racismo e bullying constantes em seu colégio, a vida do paranormal não é nenhum um pouco fácil.

E então, para piorar tudo, ele começa a ser assombrado por um espírito maligno. O espírito em questão é Sawyer Doon, um adolescente que levou uma arma para a escola e matou diversos colegas.

No livro temos o ponto de vista dos dois personagens, de Jake no presente e de Sawyer no passado, no período antes do tiroteio e de sua morte.

Os capítulos são curtos, a escrita de Ryan Douglass é bem fluída, mas o fato de eu ter passado o livro inteiro confusa com a parte sobrenatural da história fez com que a leitura fosse um pouco arrastada.

Gostei muito da representatividade da história, adorei Allister e Fiona e sua amizade com Jake, também amei muito o romance super fofo entre Jake e Allister. Acho incrível que o autor conseguiu humanizar um personagem que, em tese, seria odiavel; porque sim, Ryan Douglass nos faz entender Sawyer e as razões para ele ter se tornado o que se tornou.

Jake Livingstone Vê Gente Morta é uma história sobrenatural e pesada sobre racismo, bullying e espíritos malignos.