Jake Livingston vê gente morta

Jake Livingston vê gente morta Ryan Douglass

Resenhas - Jake Livingston vê gente morta

Sarah492 23/04/2023

Ele realmente vê gente morta
A história é bem fiel ao título, porque o Jake vê realmente gente morta rss
Dando uma resumida, a história fala sobre um espírito que fica atrás do Jake em busca de uma "divida" que ele tem aqui ainda na terra, mas não foca apenas nisso, pois também nos mostra o cotidiano do Jake e tudo mais (e mostra tanto o passado do espírito como o do Jake).
Eu tinha comprado o livro pela capa pra ser bem sincera, e no início eu não estava dando nada pra história, mas por incrível que pareça eu cheguei a chorar lendo ele.
Esse é o tipo de livro que sempre vai ficar guardado no meu coração e o desenvolvimento dos personagens é muito cativante de acompanhar.

Gabriela Pizzol 23/05/2023

Tinha tudo para ser bom, mas aí...

Uma coisa é inegável: a história se vende bem demais, tanto que bastou eu ler a sinopse láááá na pré-venda que já quis comprar.

Tem muita representatividade, fato. Nisso é impecável.

Porém, para mim, a sinopse promete coisas que a história não entrega.

Veja bem, é um livro curto, a escrita do autor não é complicada no sentido de ser rebuscada ou coisa assim, mas a minha experiência foi de passar o tempo todo esperando o momento em que tudo o que estava acontecendo faria sentido (especialmente a motivação do fantasma para estar atrás do Jake), mas isso nunca vem.

Acho que é disso que senti falta: motivação.

Entendo que ali existia todo um aspecto filosófico/sociológico de como o meio em que estamos inserido nos molda e é relevante sobre a forma como lidamos com as questões que a vida nos impõe, porque enquanto um dos personagens sofria de várias maneiras, mas tinha quem o amasse e protegesse, o outro estava solto no mundo, sozinho, sem receber a ajuda que precisava e sem o apoio de quem mais deveria, e isso o levou a fazer o que fez na escola. Acredito que esse seja o ponto.

Porém, o mundo da ectonévoa não é bem desenvolvido, deixa muito confuso e solto, com explicações pontuais que não desenvolvem a totalidade da coisa (que, vamos combinar, era necessária).

As motivações do fantasma, em vida, ficam muito claras ao longo do livro; na morte, não. E, para mim, essa foi a maior falha.

Enfim, tinha muito potencial, mesmo. A premissa é incrível, mas o livro simplesmente não acontece e você termina de ler sem saber o porquê da “luta” principal. Falta motivação e isso deixa a leitura monótona, apesar de tudo o que acontece, porque a reviravolta nunca vem.

Januariobook 25/11/2023

Esperava mais...
Acredito que o maior erro cometido aqui tenha sido a falta de explicações. As coisas só estão lá, os ghouls (que ainda não sei o que são), as pessoas, os acontecimentos, as conversas, as descobertas... Mas nada parece ter sentido. Não se sabe o porquê, de onde vêm, para onde vão, qual o intuito de cada coisa. Apenas existem.

Sendo o livro narrado em primeira pessoa, um limite logo é imposto sobre as explicações, as quais são ainda mais confundidas quando misturadas a uma dimensão fantasmagórica.

Sobre os personagens: mal apresentados.
Sobre o enredo: eu gostei, achei criativo, porém, pouco explorado.
Sobre a escrita: repetitiva e eventualmente confusa.
Começo: abrupto.
Meio: bom, gostei.
Fim: esperava mais...

Foi uma boa leitura. Intrigante. Chocante. Entretanto, faltou personalidade.

marcela115 02/08/2023

Foi uma brisa muito louca ler esse livro.
A história intercala entre dois pontos de vista, sendo o do Jake (presente) e o do Sawyer (passado).
Os capítulos do maluquinho do Sawyer carregaram esse livro nas costas, acho o Jake um pouco enjoado.
Acho q na verdade o problema é que a parte do Jake sendo médium e tals não me agradou muito, senti q muita coisa ali foi sendo jogada sem explicação (o q me deixou perdida em algumas partes). E os momentos de luta foram super chatos.

Nick.Kash 29/05/2023

Esperava um pouquinho mais
Não tenho muito o que dizer exatamente sobre esse livro, ele é bom, porém eu comecei a ler ele com expectativas demais e acabou sendo frustrante.
Eu gostei bastante do livro e do desenvolvimento pessoa de Jake ao seguir da narrativa, me senti bastante angustiada nas narrações de Sawyer também. É uma narrativa confusa, um estilo de escrita q não costuma agradar a todos também, apesar de eu gostar bastante.

barbitoss 01/10/2022

um misto de emoções
não sei bem o que dizer sobre esse livro, juro!

tipo, ele falhou no ponto de ser uma história sobre o além, fantasmas, espiritismo e afins mas por outro lado ele foi gigante ao tecer comentários e críticas sobre como o racismo, bullying, homofobia e outras violências sofridas desde criança podem destruir uma pessoa boa e transformá-la em alguém destrutivo como Sawyer ou extremamente recluso como Jake!

como falei as histórias de vida tanto do Jake quanto Sawyer em alguns pontos são bem parecidas: dois jovens homossexuais que se reprimem por medo da reação das outras pessoas - seus familiares inclusos -, que sofreram nas mãos de seus progenitores agressivos, mães omissas e colegas de escola que sempre praticavam bullying, mas ao mesmo tempo que iguais também são muito diferentes pois enquanto um acabou tomando um caminho obscuro o outro acabou se fechando pra tudo e todos!

enfim, ryan douglas foi absurdo nesse daqui ao relatar o fato de que as situações e tratamentos que recebemos na infância influenciam SIM na forma e caráter que iremos ter na vida adulta e eu espero que no futuro não precisemos nos identificar tanto assim com as situações relatadas aqui!
Floquinho 20/11/2022minha estante
Quero muito ler o livro mas vi tantas críticas negativas que fiquei até mal... Acha que vale a pena?

Bel 09/01/2023

Fantasmas loucos,romance fofo,divertido
Confesso que quando vi esse titulo imaginei que a premissa do livro seria bem assustadora,contudo,nas primeiras páginas percebi que a trama iria tomar outros rumos e não me decepcionei,a trama no inicio não me prendeu muito pois eu fiquei bastante confusa sobre a mitologia do livro mas lá pro meio do livro eu comecei a adorar e isso se deve principalmente a construção de personalidade do Jack que é simplesmente maravilhoso e muito carismático,assim como os coadjuvantes que conquistam nas primeiras linhas.
O livro não vai te deixar morrendo de medo nem nada(ele sim possui alguns gatilhos e algumas cenas de violência),talvez te deixe um pouco agoniado e principalmente preocupado com os rumos da história,o final é eletrizante do tipo que vocẽ ler desesperadamente para descobrir logo como se concluíra,em geral é um livro carismático que eu gostei muito

books7 09/10/2022

A capa promete tudo mas a história não entrega nada
Comecei a ler esse livro esperando muita misticidade, um thriller ou só um livro adolescente com fantasma vibes Paranorman, mas esse livro não é nada disso.
Pra começar a escrita desse livro é bem ruim, não cativa, não entrete, e é MUITO confusa. As cenas de luta não fazem nenhum sentido, mas as cenas de viagem astral são mais fora do eixo do que deveriam ser, ao ponto de você se perguntar se batizaram sua água, muitas vezes eu não tava entendendo nada do q tava rolando mas continuei lendo na esperança de uma melhora (spoiler: não melhora). O universo é mais raso do q uma poça de lama, o autor decidiu que simplesmente não iria explicar NADA do universo, "por que o protagonista é médium?" "Como funciona a mediunidade nesse universo?" "Quais as leis dos fantasmas? O que eles podem ou não fazer?" Não sabemos, nem o autor deve saber, nos vemos mais perdido do que quem entra vendado num jogo de cabra cega. A personalidade dos personagens? Esquece, são completamente caricatos e superficiais, nem a motivação do antagonista de querer matar o protagonista fica completamente claro
"por que você quer matar ele? Sei lá tava afim".
O livro acaba sendo muito mais um livro sobre racismo e homofobia do que sobre fantasmas e mundo sobrenatural, o não seria um problema se esse fosse o real foco do livro. MAS NÃO É AUTOR! O SEU LIVRO É SOBRE FANTASMAS ENTÃO FALE SOBRE ELES!

Eu deveria dar uma nota mais baixa do que a que eu dei, mas vou dar essa por pena.
Sandra45 12/10/2022minha estante
Estou na metade do livro e tenho a mesma impressão.

Thalita153 14/01/2023

Thalita Kellen vê uma história com potencial desperdiçado
Na minha cabeça a história seria sobre Jake Livingston vivendo uma relação romântica com um fantasma que cometeu uma chacina quando vivo e estaria tentando provar sua inocência enquanto o Jake tentava resolver o mistério do verdadeiro assassino e etc...

Para mim isso teria tornado a história com uma pegada muito mais interessante mas Ryan Douglas (autor) seguiu um caminho totalmente oposto entregando um casal gay preto INCRÍVEL e um antagonista odioso o bastante.

Porém Ryan peca bastante na criação de mundo em relação aos fantasmas e Ghouls acredito que o fato do Jake Livingston saber tão pouco sobre este mundo quanto o leitor atrapalhou ainda mais.

Muitos momentos eu me vi completamente confusa em relação ao que estava acontecendo na dinâmica daquele outro lado dos mortos.

O que realmente salva é a empatia pelos dilemas vívidos pelo Jake porque ele também carece de carisma devido a sua introspecção mas com o tempo você nota sua evolução emocional.

Emfim foi uma ótima leitura nada do que eu possa me arrepender.

rickspcrkr 01/10/2023

Jake Livingston Matou meu Tempo
Jake Livingston é o único garoto negro e gay da sua escola, e como se isso não fosse o suficiente, ele ainda possui a nada agradável habilidade de enxergar fantasmas. Sua vida é virada de cabeça para baixo quando Sawyer Doon, um garoto problemático e agora um espírito vingativo, começa a perseguir Jake na intenção de possui-lo. Bem intencional, mas mal desenvolvido. As linhas que compõem esse livro não poderiam ser descritas de melhor forma do que embaralhadas e frágeis. Vamos começar pelo fato de que Jake é um personagem totalmente desinteressante. Existe claramente a tentativa de visibilizar experiências de gays negros, mas Jake não possui nenhuma característica além de ser esse misto de minorias. Ele não tem personalidade, é alvo de brincadeiras por todos, não tem relações além da própria família e até mesmo o momento em que ele sai dessa zona com a chegada de Allister é mal trabalhado. Mesmo em um universo fictício rodeado por magia, não seria um tanto quanto estranho um cara que você acabou de conhecer não só acreditar que um fantasma te persegue, mas também te ajuda a invadir a casa desse antigo fantasma sem mais nem menos? Pois é. Aproveitando a deixa sobre magia, vamos expor o quanto essa parte do livro é negligenciada. Além do fato de que Jake vê fantasmas e possui uma tutora – que nem sequer explicam como ele encontrou -, não sabemos mais nada. Qual a relação entre o fato de que o avô dele aparentemente pertencia a essa categoria médium, mas a mãe e o irmão não e o tratam como um esquisito? São dois pontos que se contradizem. De onde vem seus poderes? Quais as regras dele? Vale a pena mencionar que as descrições em nada contribuem para uma narrativa fluída, uma vez que são extremamente confusas e desconexas. Existe um claro paralelo entre Jake e Doon: ambos gays, ambos excluídos, ambos maltratados pelos pais. Entretanto, o que me leva a considerar esse livro como um grande desperdício é que se torna muito mais fácil compreender a dor de Sawyer que a de Jake. Veja bem, não estou defendendo Sawyer nem nada do tipo, mas a forma como sua perspectiva é bem mais trabalhada e detalhada faz com que você entenda melhor as motivações para o que ele fez do que as ações de Jake, que se resumem a abaixar a cabeça e deixar que façam o que quiserem com ele. A batalha final entre os dois é um dos clímaces mais sem nexo que já vi, pois Jake simplesmente decide entregar seu corpo a Doon sabendo de suas intenções. Nenhum protagonista que se preze entrega o que o antagonista deseja sem ser forçado ou coagido a isso, REVOLTANTE. Há vários assuntos tocantes nesse livro como bullying, questão racial e de sexualidade, aceitação, autoestima, mas que infelizmente não tiveram uma abordagem eficiente. Decepcionante.

wwlfstar 02/08/2022

Chatinho
O livro que me tirou da ressaca literária. Entretanto, é muito ruim.

Só pela sinopse a premissa da leitura encanta: um toque de mistério junto com questões sociais importantes a serem abordadas. Depois de ler "Ás de Espadas" eu fiquei ainda mais interessada pela temática, o que significa que eu estava muuuuito ansiosa para ler esse livro.

Um dos principais pontos positivos: é uma leitura rápida. Para mim que estava em uma bela ressaca clariciana foi como um oásis que me relembrou do meu amor por ficção. Porém, como nem tudo são flores, o que tem de rápido tem de raso.

Por muitas vezes achei a narrativa confusa, com cenas em que eu não fazia a MENOR ideia do que estava rolando, apenas seguia o fluxo. O plot do Sawyer me lembrou um pouco "Perdão, Leonard Peacock", todavia sem a profundidade abordada na obra de Matthew Quick. A premissa é boa, mas o desenvolvimento foi fraco, com várias pontas soltas e pontos que poderiam ser melhor desenvolvidos.

Já o Jake e todo o sobrenatural que o cerca foi confuso, complexo e complicado. O leitor não recebe maiores informações sobre a mediunidade do personagem principal, sobre como foi sua vida convivendo com isso, a ajuda que recebeu ou qualquer coisa do tipo. É só algo que está lá: origem inexplicável, acontecimentos sem sentido, um toque de misticismo que mistura absolutamente tudo e não esclarece quase nada.

As cenas de ação foi o que mais me incomodou, pois talvez fizesse sentido na cabeça do autor, porém para o leitor apenas ficou o conglomerado de informações sem algo que conectasse tudo aquilo. Era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e a mistura de ação com sobrenatural não ajudou em nada.

Enfim, me tirou da ressaca literária, mas a que custo? Não recomendo.

wikibibs 15/07/2022

não tem muito o que dizer além de que foi uma ótima ideia de enredo, porém muito mal executada. Os diálogos muito sem rumo, a história extremamente confusa e não segue uma linha de pensamento. Além de não ter uma explicação do porque ou como Sawyer escolheu o Jake.
Muita coisa em aberto e eu achei o final totalmente desnecessário.
Sei la. Não curti não.

V_Almanac 27/06/2023

Não sei dizer
Foi tanta melancolia que eu me senti melancólica no começo da história. Mas, o livro é bom, só precisava ser mais e melhor desenvolvido.

gabi 12/02/2023

Amei
Que livro incrível!!! o jeito que o escritor descreve os acontecimentos é simplesmente impressionante... te coloca em uma situação de completa imersão na história em que você conssegue se sentir dentro da história. achei simplesmente incrível!!