Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Hayð§ââï¸ 27/02/2024

Pensei que ia demorar muito mais para terminar o livro, por se tratar de um livro de mais de 700 páginas, mas a história me cativou tanto que eu não conseguia parar de ler, para vocês terem ideia eu lia umas 200/250 páginas por dia porque eu estava encantada e precisava saber cada vez mais.
o jeito que o autor ligou todos os personagens foi genial e eu adorei o efeito borboleta que ele criou no decorrer da história, todos tiveram um final digno (ou pelo menos uma vida digna) e fiquei muito feliz por isso, uma história com muitos personagens merece mais atenção e cuidado para que cada um deles tenham a devida importância, e nesse caso o Anthony fez seu trabalho muito bem.
acho que esse vai ser o meu último livro lido com 17 anos e fico contente com a escolha do livro.
ju.evy 12/04/2024minha estante
tem romance amg?

Mel ð¯ 22/02/2024

Histórias que sobrevivem para dar vida
Uma demonstração de como uma boa fantasia em forma de livro pode sobreviver ao tempo, construindo sonhos e salvando a alma de pessoas através das gerações.
Nesta história primorosamente bem construída acompanhamos, com capítulos com trocas de perspectivas, cinco personagens: Anna, uma garota curiosa e sonhadora, diferente de todas as outras na falida Constantinopla em seus últimos momentos antes da queda; Omeir, um garoto sensível e amante dos animais, com o rosto deformado por um lábio leporino que leva a expulsão de sua família de um vilarejo otomano, também no final do século XV; Zeno, um ex-soldado que lutou na Coreia durante a segunda guerra, agora com seus seus 86 anos por volta de 2020, e a retrospectiva de sua história desde a infância; Saymour, um jovem excêntrico e idealista que apenas encontra conforto em um bosque ao lado de sua casa com seus ?HomensAgulha? e sua ?Amigafiel?, nos anos até 2020; e, por fim, Konstance, uma garota crescendo abordo da nave Argos em uma missão em direção à Beta Oph2, um plante a mais de 42 mil anos-luz da Terra, em anos indeterminados do futuro.
Ao longo do livro vamos acompanhando as personagens e assistindo aos fios de suas histórias se emaranharem, improvavelmente unidos pela história de um livro chamado Cuconuvolândia, escrito por Antônio Diógenes em grego no século II.
Ao mesmo tempo que acompanhamos as personagens, também somos apresentado a Éton, o personagem do livro que uniu todos os outros e podemos desfrutar da tradução dessa história que sobreviveu a séculos para dar vida a tantas outras.
O final me surpreendeu e me agradou bastante.

Paulo.Matheus 21/02/2024

Livros importam
Uma história de como um livro nos conecta através do tempo, como ele é importante nas nossas vidas para nos dar força para seguir em frente, para questionar as coisas e para compartilhar um momento ao lado de quem amamos.

Bia 17/02/2024

Achei chato
Eu já não tinha gostado do outro livro do autor, mas resolvi dar uma chance pra esse pq a história me interessou. Só q me decepcionei, achei muito chato, fiquei entendiada em vários momentos e não tinha a mínima vontade de pegar o livro pra ler. Só terminei por terminar mesmo. Essa coisa de seres vários personagens e linhas do tempo é interessante até certo ponto, mas também confuso pq vc passa muito tempo sem ver aquele personagem e nem lembra mais o que aconteceu com ele. Acredito que a escrita do autor não funciona pra mim, acho ele muito prolixo e esse livro poderia ser bem menor do q ele é. Pra não ficar só macetando o livro, gostei desse elemento de uma mesma história ultrapassar gerações e séculos, e como ela salvou os personagens quando eles tavam em situações difíceis. Mostra o poder da leitura. Mas tirando isso, foi chatooo

Camila 11/02/2024

Uma obra prima
Só vi tamanha qualidade em alternância de POVs assim uma vez antes, com George Martin em Crônicas de Gelo e Fogo. Esse livro é além de uma leitura longa, uma leitura cautelosa para leitor de situar em tempo e espaço. As cinco histórias são incríveis, mesmo quatro delas sendo muito superiores a história do Seymour.

Eu simplesmente me encantei pelo Zeno, na minha opinião é melhor personagem. Mas Anna, Omeir e Konstance não ficam atrás. Com toda certeza vou ler outras obras do autor.

Sheila 31/01/2024

Não amei
Peguei esse livro para ler por dois motivos. O primeiro pois amei Toda Luz que Não Podemos Ver, primeiro livro do autor. O segundo pois vi que muitas pessoas amaram!

Pelas
resenhas, vi que a história demora para pegar no ritmo, mas ok. Para mim, o livro terminou sem pegar no ritmo.

As histórias individuais das personagens são ok, mas o motivo delas se interligarem foi bem fraco para mim.

Amei o estilo de escrita, a forma pela qual os capítulos foram estruturados, mas não amei a história.

Odiei a conclusão da história que se passa no futuro!

Vitti 31/01/2024

Corujas, donas do mundo
Apesar de ser bem denso, a constante mudança de tempo/espaço fazem com que a história fique interessante. Grande parte da história parece ?previsível?, mas sinto que isso foi feito propositalmente então ok.
Não consigo explicar, esse livro me deixou emocionado, bem melancólico, mas ao mesmo tempo esperançoso? Loucuras!

Marih 25/01/2024

Esse livro foi um treino de perseverança pra mim, quis abandonar várias vezes. O livro não é ruim, só n funcionou pra mim, em parte porque fui c a expectativa de ser um livro de fantasia e me decepcionei, mas a mensagem que ele passa é mto legal, só n acho q precisava de 750 páginas

pduda 25/01/2024

Não foi pra mim...
Tinha altas expectativas sobre esse livro que infelizmente foram frustradas. Não consegui me afeiçoar a nenhum personagem, pois quando eu estava começando a me acostumar com um ponto de vista a narrativa mudava abruptamente. A história nos apresenta a 5 personagens "principais" e no meu ver são todos rasos e pouco desenvolvidos. O foco maior do autor é em contar sobre o livro que em algum momento vai conectar todos os núcleos apresentados, mas infelizmente acabei achando a construção forçada e entediante. Pretendo sim, no futuro dar outra chance pro autor, mas "Cidade nas nuvens" definitivamente não foi um livro pra mim.

darthxwinter 21/01/2024

Um livro de conforto
Para muitas pessoas pode parecer um livro chato e lento, ele não segue a fórmula clássica dos livros famosos, é um romance extenso, detalhado e deslumbrante. Todos os pontos de vista são muito bem escritos e fluídos, a gente sente aquela conexão e fica querendo saber de tudo dos personagens. A ligação das histórias no final do livro é surpreendente e emocionante, seu coração enche e a mensagem de todo o livro te atinge em cheio. A gente reflete, se emociona e se vicia com toda a obra e termina o livro com aquela sensação gostosa de lição de vida kkkkkk.

Você pode ler rápido, ler devagar, ou ate mesmo devorar, o importante é desfrutar de todo o lindo significado que ele traz.

"Aquele que conhece todos os Ensinamentos já escritos, sabe apenas isso: que ainda não sabe nada"

Ravasco 17/01/2024

Um livro que honra os livros
Comecei achando q n ia gostar mt mas insisti e me surpreendeu, achei mt legal acompanhar a história de todos os personagens, viajando entre o espaço e o tempo e como os cinco se unem pela história de Éton, q o livro mostra ser um livro poderoso, milagroso.
Uma coisa q me chamou atenção é q o autor deve ter estudado mt pq o livro trata da Guerra da Coreia, da Queda de Constantinopla e principalmente do livro de Antônio Diógenes q eu tive q pesquisar se era vdd (e era).
Esperava mais do final mas msm assim foi um livro incrível.

Rosie 14/01/2024

Que tal Cuconuvolândia?
Comecei esse livro graças a recomendação de um booktuber que acompanho. Fazia um tempinho que eu já não estava lendo mais um livro de fantasia moderna - estive presa em livros clássicos nos últimos tempos, que decidi começar esse sem pressa. Que grande surpresa meus amigos.

A história é narrada entre passado, presente e futuro por 5 personagens diferentes.
1° - Temos o Omier e Ana no passado em Constantinopla
2° - Temos Seymour e Zeno no presente em Lakeport
3° Temos a Konstance no futuro na Argos
E o que os mantem conectados é apenas 1 livro.

A história é bem bem beeeem confusa no começo, até eu conseguir entender o que estava acontecendo demorou muito. Eu talvez estivesse esperando um pouco da obra, não imaginei que os pontos seriam encaixados da forma que o autor finalizou o livro.

Achei que tivemos muitas informações que poderiam terem sido resumidas, mas acredito também que foram necessárias para cada personagem.

Como bibliotecária - sou bibliotecária de referência. Eu amei o fato de termos um livro sendo passado de geração, de século por séculos. Além de eu amar o latim, grego e restauração. Foi meu ápice de apreciação quando o autor tomava notas desses pequenos detalhes entre as conversas dos personagens.

Pensei muito durante a leitura se o livro valeria de fato as 5 estrelas e com o final acredito que valha sim. É um livro mágico e as notas de tradução do livro "Cuconuvolândia" são de uma magia e fantasia incríveis, eu conseguia visualizar cada detalhe da história. Em livros de fantasias, quem consegue desenvolver muito bem minha criatividade de imaginação durante a leitura é a autor Cornélia Funke, autora de "Coração de Tinta", de fato lendo esses trechos só vinha na minha mente "isso é muito o que a Funke escreveria em um livro infanto-juvenil"

No mais pessoal, leiam o livro e se deliciem com a aventura de cada personagem dentro dele. Lembrem-se de que a leitura mais lenta pode ser mais prazerosa.

Obrigada por ler até aqui.
Se cuide
bjs

@ninafalsoni 14/01/2024

Incrível!
Cidade das Nuvens é um daqueles livros que, à primeira vista, parece uma jornada assustadora pelo tamanho do livro, e depois de superar o começo confuso, é uma experiência incrível. Conforme você se conecta com os personagens e suas histórias entrelaçadas, a leitura se torna mais fácil e prazerosa. Eu ainda não sei se seria meu favorito, mas definitivamente merece 5 estrelas, mesmo com algumas dúvidas persistentes.

São 4 histórias sendo contadas, passado, presente e futuro e mostrando como os livros conseguem interligar histórias e realidades de forma mágica, assim como, de uma forma mágica livros salvaram os personagens (ou não).

O livro trás muitas reflexões fazendo comparações sempre as existências dos livros e a existência humana. E em várias dessas reflexões teve uma em especial que eu achei interessante.

?Mas os livros, como pessoas, morrem. Morrem em incêndios ou inundações ou pela boca dos vermes ou por capricho de tiranos. Se não forem salvaguardados, saem do mundo. E quando um livro sai do mundo, a memória sofre uma segunda morte.?

Mariana 14/01/2024

Demorei um pouco para pegar o ritmo da leitura, mas depois... É incrível a forma que o autor conecta as vidas daquelas pessoas.
Como a história da vida de Eton está envolvida nas outras épocas.

Me apeguei a cada um dos protagonistas, com suas vidas e desafios. Torci pela vitória de cada um deles e é incrível como autor faz com que nos envolvamos na história.
Demorei alguns meses para terminar devido ao tamanho do livro físico, mas depois que peguei o e-book, foi bem mais fluido.