O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

Solidade. 22/05/2024

Gostei muito desse livro.

É um bom livro para quem está começando a estudar sobre letramento racial.

Aborda os diferentes modos como o racismo está presente na sociedade, falando sobre "O pacto da branquitude" em diferentes áreas da vida e a forma como pessoas brancas se unem com o objetivo de segregar quem eles consideram inferiores, mesmo que de forma inconsciente.

Para explicar certos fenômenos há inúmeras citações de outros autores, aos quais a autora recorreu para reforçar suas ideias sobre o tema.

Esse livro me fez parar para pensar em coisas que acontecem diariamente e passam despercebidas.

Recomendo muito que leiam.

Rafaella 20/05/2024

Pequeno (grande) livro. Atemporal e imprescindível.
Cida Bento, psicóloga, ativista preta, fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CERTD) e eleita uma das pessoas mais influentes do mundo na promoção da diversidade (pela revista The Economist), escancara ao leitor na escrita de seu livro, os mecanismos e as engrenagens pelas quais a branquitude se (re)afirma na contemporaineidade. As maneiras silenciosas, extremamente sutis, que caracterizam a "cultura branca" em seu lugar "honorável" de poder, um lugar de conforto onde se olha o outro com uma lente que não se olha a si mesmo (isto é, a lente de raça), como bem diz a professora Lia Vainer Schucman, da UFSC. A branquitude se configura por todos os privilégios simbólicos e materiais associados à brancura da pele, já o pacto da branquitude é este pacto narcísico coletivo das pessoas brancas usado como uma narrativa para mascarar o racismo em todas as suas camadas. É uma aliança da supremacia branca que revela em suas raízes a "herança inscrita na subjetividade do coletivo, mas que não é reconhecida publicamente ." (pág. 24).
O "Pacto da Branquitude" é uma leitura essencial para compreender a si mesmo, e. não obstante, os lugares os quais cada um de nós ocupa dentro de sua própria existência, o passado político-histórico-social ao qual, direta ou indiretamente, somos condicionados. Assimilar profundamente as maneiras pelas quais tais tratos tácitos se aderem violentamente nas entranhas da sociedade, para assim, sermos capazes de vislumbrarmos outras perspectivas democráticas e de equidade para abolir tal preito.

Egberto Vital 19/05/2024

Uma leitura urgente, necessária e que deveria ser obrigatória nas escolas brasileiras. Uma obra que desconstrói o discurso falacioso da meritocracia, denuncia os privilégios brancos e desvela os resistentes alicerces que perpetuam o poder da branquetude.

Voltarei depois para comentar com mais atenção.

Lúvina 19/05/2024

Demorei, mas foi
É um bom livro, mas estou sem ritmo de leitura que não seja ficcional, então ele acabou se tornando meio arrastado no fim.

Me trouxe questionamentos que me fizeram perceber algumas coisas antes nunca reparadas, olhar ao redor e perceber padrões que fazem nos sentir até um pouco envergonhados de onde chegamos enquanto sociedade, e o quanto ainda temos a avançar.

David.Alves 18/05/2024

Perfeito
O livro é perfeito, o conteúdo é essencial, sobretudo em meio ao momento histórico que vivemos, marcado por retrocessos e pela deslegitimação do racismo e dos demais processos discriminatórios em nossa sociedade. A leitura é muito fluida, sendo fácil devorá-lo em poucos dias dada a urgência desse tema. Enfim, para quem busca abrir os olhos para fenômenos de perpetuação das estruturas racistas, com o devido destaque a classe e ao gênero, que infelizmente passam despercebidos e não ganham a atenção necessária, essa é a escolha certa!

gabs pina 10/05/2024

Eu tenho um apego emocional a livros que não explicitamente me convidam para visitá-la várias e várias vezes. E desde o início eu sabia que com este não seria diferente. ?O pacto da branquitude? me relembra o quanto precisamos, enquanto sociedade, lutar pelo o antirracismo e pensar o pacto narcísico da branquitude que é pautado desde o período colonial do Brasil.

Alan fborges 05/05/2024

O racismo em empresas e organizações do 3° setor
O livro fala sobre os impactos negativos advindos da escravidão, porém, fala também sobre a herança escravocrata, os impactos positivos para as pessoas brancas e o silêncio delas quanto aos seus privilégios, desmistificando assim, a falácia do discurso meritocrático, e criando assim um pacto implícito entre os brancos.

Recomendo muito a leitura deste livro.

Jamile.Galote 05/05/2024

Leitura necessária para entender um pouco como funciona o racismo velado dentro do mundo corporativo. Mudar é preciso e a mudança tem de partir do privilegiado.

mthsthn 04/05/2024

O racismo é um problema da branquitude
Já tinha ouvido falar dessa frase em algumas aula e vídeos no YouTube, de que o racismo é um problema da branquitude e não da população negra, mas foi lendo Cida Bento que essa perspectiva ficou mais em evidência para mim. Como ela mesma diz, não como todos os brancos fizessem reuniões secretas contra os negros, mas é como assim fosse. A escrita de Cida é clara, objetiva e muito certeira na denúncia aos problemas em volta da branquitude.

Para entendermos o problema do racismo na estrutura da sociedade, é preciso não apenas racializar os brancos, também, mas anatomizar os privilégios sociais e históricos perpetuados pela branquitude.

laiz 04/05/2024

Leitura obrigatória
A minha professora recomendou esse livro pra um trabalho que vou realizar, por isso, comecei a ler por fins didáticos. Mas se tornou um das minhas melhores leituras, de verdade. A Cida traz uma perspectiva muito PROFUNDA sobre a relação entre o pacto dos brancos que está presente em TODAS as esferas da sociedade. Eu, como uma mulher negra, já passei por tantas agressões veladas, implícitas. É por muito tempo não enxerguei, a consciência racial expande nossa maneira de enxergar as relações de dominações, como pessoas pretas sempre tem que serem melhores 30x pra serem consideradas de igual pra igual (é mesmo assim não conseguimos o reconhecimento) como o mito que se construiu da democracia racial no Brasil faz com que pessoas brancas não enxerguem seus privilégios. Cida Bento, muito obrigada por essa obra! Magnífica.

Juliana 03/05/2024

Desconfortável, como tem que ser
Livro gera bastante reflexão e desconforto. Me fez pensar sobre a branquitude de uma forma que infelizmente nunca tinha entrado em contato.

Camila.Longa 03/05/2024

Reconhecendo privilégios
Que leitura necessária!
Como pessoa branca, não é só sobre reconhecer os privilégios, mas é também (e mais) sobre perceber os pactos velados pra manter esses privilégios e, principalmente, pensar em como ser antirracista.

(Apenas um resumo bem pequeno sobre o que bateu em mim)

babi.albini 02/05/2024

?A meritocracia pretende justificar as desigualdades que produz e criar uma elite que se considera trabalhadora a virtuosa? - Daniel Markovits

Camile.Campos 29/04/2024

Cida é realmente uma sumidade no assunto. Diria que esse livro é mandatório para todas as pessoas, convidando à reflexão. Muito bom!