Cleopatra and Frankenstein

Cleopatra and Frankenstein Coco Mellors
Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

maviis_ 11/02/2024

Esse é um livro sobre histórias complexas,com muitos problemas,e personagens profundos. Acredito que seja isso que faça muitas pessoas não gostarem do livro,talvez não seja para todo mundo.
Senti que precisava ver mais sobre a Cleo,ela com certeza é a minha personagem favorita,com uma história triste,e eu queria mais,mas isso não me atrapalhou em nada.
O livro tem vários assuntos,e acho que isso fez eu gostar ainda mais. Vamos ver assuntos como drogas,problemas na família,suicídio,depressão e relacionamentos. Incrível como a autora conseguiu encaixar tantos assuntos em um só livro. Não é um livro sobre romance,então seria bom se as pessoas não fossem esperando só isso,pois vai muito além.
Sobre Cleo e Frank, eu gostei do final e acredito que não poderia ser outro. O relacionamento no geral já estava fadado ao fracasso,se relacionar com pessoas mais velhas a maioria das vezes não vai dar um bom resultado. Consegui ver o que levou cada um a se tornar o que se tornaram e achei isso muito importante.
Enfim,uma experiência muito boa. Leiam.
Francine122 11/02/2024minha estante
????

sweetjuu. 08/02/2024

Eu não poderia sentir menos?
Sinceramente, é um livro difícil. A escrita dele é impecável, mas ainda assim a leitura é difícil.
Os gatilhos são imensos e mesmo que exista a ideia de "eu aguento". Não sério, não aguenta não! É um gatilho de verdade mesmo, coisa séria!
Classificaram o livro como romance melodramático, mas com certeza isso aqui é do gênero de mulher maluca. O livro fala mais de solidão e relações tóxicas do que qualquer outra coisa.
Achei que fosse ser uma leitura de transbordar ? apesar de ter me emocionado em algumas partes ? não consegui me apegar a nada além da dor sofrida pela Cleo. O que nem chega a ser um apego e sim uma empatia.
Com certeza é um livro que eu indico apenas para pessoas com mais de 25 anos, quando a mente já está totalmente formada para que a experiência na história seja melhor.

alice654 02/02/2024

Não gostei. ler esse livro pra mim foi a mesma coisa que bater de cara com a parede. eu já fui ler sabendo que não era um livro pra todo mundo e é, realmente não é pra todo mundo, mas eu estava com boas expectativas mesmo assim e me decepcionei.
meu maior problema com esse livro foi sem dúvidas o estilo da narração + os capítulos enormes. a história não é narrada somente no ponto de vista da Cleo e do Frank, então você vai ler o livro e se depara com um capítulo do tamanho de um livro de outros personagens. E isso me atrapalhou a me conectar com a Cleo e o Frank (que eram os personagens que eu me interessava) e, ao invés de ficar dividida em relação a eles e a relação deles, tentar entender os dois lados, ficar num impasse, eu só detestei o livro e a história mesmo. não consegui me apegar a nada.
todos os personagens dessa história tem parent issues e é todo mundo mal resolvido.
pra não dizer que eu odiei o livro completamente eu gostei bastante deu s quatro capítulo e isso incluí o primeiro e o último. de resto foi uma leitura chata e maçante que eu só queria me livrar logo.
não recomendo!
ps: eu gostei do desfecho da história deles.

Mariana 02/02/2024

Tem seus erros e acertos mas foi uma boa leitura
O começo foi bem diferente do que eu esperava e acabei gostando muito, mas quanto mais os personagens ficavam instáveis, a história tb ficou e acabou se perdendo um pouco na metade. tinha potencial pra ser mais interessante mas acho q não foi escrito da melhor maneira. do meio pra frente foi ficando melhor, eu gostei bastante do final, uma vibe bem normal people, mas acho que ainda faltou algo pra atingir a complexidade e profundidade que os personagens tinham potencial pra ter. de modo geral é um bom livro (bem mais pesado do que eu imaginava) que tinha tudo pra ser ótimo mas só não é

mipavaneli 28/01/2024

Interessante
Li por indicação do Paulo Ratz e gostei.

Me passou um pouco a vibe de "Uma Vida Pequena", mas sem as descrições traumáticas de grande violência. Nesse livro também há violência, pois ele é brutalmente honesto quando fala sobre as dinâmicas de poder em uma relação, sobre o abuso de substâncias, enfim, sobre se sentir perdido.

Gostei do fato de que todo mundo tem um pouco de razão e um pouco de vilão nas suas atitudes, só não achei que foi tão complexo ou tão incrível pra uma nota máxima, mas vale conhecer!

Joana 22/01/2024

Faça o que digo
Mas não faça o que eu faço. Dito isso: esses dois só precisavam de terapia.

Livro bem mais ou menos, que fica tentando ser pretensioso sem um profundidade real.

rafaella 21/01/2024

?who knows what you will be? you are still becoming?
Gostei muitíssimo desse! entendo as críticas e concordo com algumas delas, mas me rendi a história e aos personagens (menção especial pros capítulos da zoe que eu adorei).

também entendi as comparações com normal people, apesar de não concordar. acho que as duas histórias se encaixam no mesmo ?gênero?, mas tratam de coisas bem diferentes.

no mais favoritado, mas com uma estrelinha a menos pq podia ser melhor em alguns aspectos mesmo

BrunaMenori 15/01/2024

A história é tão pesada que demorei meses pra terminar, pois precisava parar a cada capitulo. Senti que o livro fluiu muito mais na sua segunda metade.
Apesar de ter sido uma leitura lenta pra mim, se tornou um livro que gostei muito e não esquecerei tão cedo. Com uma escrita muito inteligente, a história mostra o lado de cada personagem e o quão mundano mas também essencial e verdadeiros eles são.
É um livro sobre a vida real, clichê em algumas partes e distante para alguns. Mas se você não se identifica com nenhum personagem, tenho certeza que achará algum que é exatamente como tal pessoa que você conhece.
é drama, romance, tragédia e arte!

Sophia1534 15/01/2024

Um livro sobre pessoas
Esse é um livro sobre pessoas complexas, com defeitos, problemas de comunicação e de drogas.

eu gosto muito de ver relacionamentos dos mais variados, e esse livro é um prato cheio disso. irmã-irmão, esposo-esposa, amigo-amiga, amigo-amigo, mãe-filha, pai-filha, por aí vai.

temos a perspectiva de alguns personagens, cada um com seus problemas, voz e diálogo interno únicos. me peguei querendo ler mais sobre alguns do que outros, o que era um pouco frustrante haha

no fundo, senti que o livro te dá tudo porque quer te prender. não sabe 100% o que é, então serve o cardápio todo. isso pode ser bom, mas não te permite saborear tudo com atenção.

o final achei agridoce, um personagem que eu desgostei teve um final feliz não tão merecido.
é uma experiência intensa, cheia de emoções e reflexões sobre as sutilezas da vida.

Nicole 13/01/2024

Entendo pq a geração booktok não gosta e os leitores 30+ gostam. Acho que acabei ficando num meio termo (não sou nem de uma geração nem da outra ?).
No início eu tava gostando, mas chegou num momento em que eu não conseguia mais me importar com nenhum personagem e só queria que o livro acabasse logo.
E o inglês desse livro foi meio puxado pra mim, talvez isso também tenha interferido um pouco. Acabei me arrependendo de ter comprado a edição em inglês.
Uma pena, queria mesmo ter amado esse livro.

mnthoug 12/01/2024

Dificil
É um livro complexo, e muito forte, os capitulos são muito extensos e acaba não acontecendo muita coisa, eu não me senti muito preso, os capítulos que aconteciam algo eram muito dificeis e era impossivel retomar a leitura do capítulo seguinte por que era preciso um tempo de digestão pra conseguir continuar, no fim é muito triste, é um livro onde todos os personagens estão muito sozinhos e não conseguem se enxergar como seres humanos, o que faz com que torne a leitura mais dificil, o Frank definitivamente é problemático, mas no fim da para notar uma diferença, não so nele mas na Cleo também. É um exemplo do por que é problematico se relacionar com pessoas mais velhas, não acho que entre na lista de livros favoritos de 2024 mas definitivamente foi uma experiência

Maria1691 10/01/2024

Cleopatra and Frankenstein e A Very Nice Girl
Acidentalmente li esses dois livros seguidos sem fazer ideia de que eles têm basicamente a mesma história.
uma menina de 20 anos começa a namorar um cara de 40. vai dar certo
eu quase abandonei A Very Nice Girl porque depois que ela conhece o cara, a história só volta a ficar interessante em 60% do livro. é irritantemente repetitiva a quantidade de descrição de interação do casal que, por seguir sempre o mesmo padrão, deixa o livro irritantemente massante. cheguei até a começar outra leitura, mas infelizmente estava curiosa pra saber se o final valia a pena (não valeu nada eu devia ter abandonado mesmo!!).
já Cleopatra and Frankenstein vira uma obra de arte comparada a A Very Nice Girl. o livro conta a história de vários personagens sem deixar ninguém de fora. quando a parte do casal fica bem pesada, o fato da autora intercalar as histórias faz o livro não ser muito pesado, uma ótima estratégia de imersão no enredo.
eu demorei pra terminar o livro porque, por mais que tenham outras histórias, é tudo muito triste muito complicado, então eu não tinha tanto interesse em pegar o livro pra ler sofrimento. dito isso, ambos os livros nunca seriam 5 estrelas pra mim, mas vale a pena ler se vc tiver na vibe de um drama.