Cleopatra and Frankenstein

Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

Flavia 29/03/2023

PERFEIÇÃO
Esse livro se tornou o meu favorito da vida eu juro pra vocês ele é simplesmente TUDO só de lembrar dele eu quero chorar de tão perfeito

tem gatilho de tudo? tem
deixa de ser simplesmente perfeito? não

Yeda 27/03/2023

HORRÍVEL TENEBROSO ASQUEROSO DESPREZÍVEL PRETENSIOSO FUNESTO NEFASTO FEIO CHATO INSOSSO RIDÍCULO PATÉTICO ESTÚPIDO RASO OFENSIVO PODRE PUTREFATO PATÉTICO PATÉTICO PATÉTICO PATÉTICO NÃO HÁ NÚMERO NEGATIVO O SUFICIENTE PRA ESSE ACÚMULO DE PÁGINAS PÍFIAS QUE ALGUÉM CHAMOU DE LIVRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Amanda 24/03/2023

Vários trigger warnings para esse livro, em especial suicídio e tentativa de suícidio. O livro é muito bom, mas é bem no plot just vibes, o que pessoalmente eu gosto bastante, mas sei que não é todo mundo que gosta. Os personagens são bastante problemáticos, mas de maneira intencional e eu gostei do modo como a autora conduziu isso. O livro já foi comparado várias vezes ao "Conversas entre amigos" da Sally Rooney, e acho uma comparação bastante coerente, acho que quem leu Sally Rooney e só não gostou do estilo da escrita iria gostar bastante desse.

rebecca 28/02/2023

Sinceramente? me decepcionei
Quando fui começar esse livro, achei que ele tinha poucas páginas pra tudo que o plot prometia, mas decidi confiar no processo... pois muito que bem. apesar de uma introdução magnífica, o desenvolvimento foi deprimente, principalmente o dos personagens secundários, uma coisa jogada sem qualquer explicação.

sofiaa 15/02/2023

Sally Rooney wannabe
"Cleopatra and Frankenstein" de Coco Mellors é um romance de estreia, engraçado e às vezes emocionante que conta a história do casamento impulsivo de Cleo, uma pintora britânica de 24 anos que escapa da Inglaterra para Nova York, e Frank, um publicitário de 20 anos mais velho e um sucesso autodidata.

Embora o livro apresenta personagens de diferentes idades, a escrita faz com que pareçam adolescentes de 15 anos, o que é bem desgastante. Além disso, a construção dos personagens secundários é rasa e forçada, com diálogos previsíveis e constrangedores.

Os capítulos são narrados por diferentes personagens, o que oferece um olhar multifacetado sobre as relações e a evolução dos personagens. No entanto, a trama não consegue envolver o leitor emocionalmente, e a maioria dos personagens não são cativantes. A exceção são as conversas entre Eleanor e Frank, que são engraçadas e parecem mais reais.

A história secundária de Santiago, o amigo gordo que perde peso, encontra amor e é feliz, é previsível e acrescenta pouco à trama. Além disso, a autora exagera na rebeldia adolescente da irmã de Frank, Zoe, em alguns momentos e a usa como um dispositivo para transmitir lições sobre a vida.

Embora "Cleopatra and Frankenstein" tenha momentos engraçados e bem escritos, muitos dos personagens são irreais e desinteressantes ao mesmo tempo, como o melhor amigo viciado em drogas e tóxico (um clichê) Quentin, e o interesse amoroso passageiro de Cleo, Anders (um homem mais velho que dorme com mulheres mais jovens e não os vê como pessoas, que original). O ponto de vista de Anders apresenta uma passagem repulsiva e desnecessária sobre como ele vê seu caso com Cleo, o que sugere que a autora depende do fator de choque para atrair leitores. Além disso, a tentativa da autora de fazer a depressão de Cleo parecer poética e bonita pode ser considerada inapropriada e irrealista, e sua personagem egocêntrica e sua tentativa de suicídio são retratadas de forma desrespeitosa, o que pode ser um problema para alguns leitores.

Em comparação, se você quer ler algo que descreve poeticamente a vida dos jovens e seus problemas interpessoais no século 21 que seja rico, contemporâneo, bem escrito, deprimente e engraçado ao mesmo tempo, faça um favor e leia Sally Rooney. Ninguém mais se compara e tudo que vem depois é incrivelmente decepcionante. Talvez, se eu não soubesse o que é boa literatura antes desse livro, eu teria gostado mais.

Em geral, "Cleopatra and Frankenstein" é um livro que tem momentos engraçados e bem escritos, mas que não consegue envolver emocionalmente o leitor. A trama é previsível e forçada em alguns momentos, e a maioria dos personagens não é particularmente interessante. Minha nota final é de 2,75 estrelas em 5.

zoyasgirlfriend 01/02/2023

child of divorce
gostei muito do livro, talvez porque não tenha muito senso crítico pra avaliar a leitura ou paciência pra fazer isso. no final do livro, senti como se fosse uma das partes do relacionamento ou uma amiga próxima. gostaria que todos fizessem terapia mas, se fizessem, qual seria o propósito do livro? acho que ele nem existiria

no mais, espero ter mais contato com a escrita da coco mellors

Dee 28/01/2023

cara?
nossa eu to sem palavras, estática, sem reação. eu não sei muito bem o que eu esperava desse livro, mas ele me surpreendeu bastante, fui dormir muda e acordei calada

maria 27/01/2023

cleopatra and frankenstein
no início do livro não consegui me prender muito bem a história, mas ao passar do tempo quando cada personagem era evoluído e principalmente na introdução da eleanor, comecei a gostar muito da história. foi muito diferente do eu achei que seria no tratamento do relacionamento dos personagens principais e essa foi uma das melhores partes na minha opinião, a forma como foi demonstrada todos os lados e não apenas um.

Rachiri 26/01/2023

O hype que deu super errado
Eu tenho uma implicância com livros que pensam que são muito mais inteligentes do que realmente são.
Sabe quando as pessoas enchiam a boca para se autointitularem HIPSTERS? Então, acho que essa é a definição deste livro. Alguém que tá se achando poderoso, diferentão e importante mas que não entrega nada disso, só um título fajuto.
A história parecia que ia ser interessante e depois nada de importante acontece. Eles apresentam personagens secundários que pra mim não agregam nada, mas aí os principais também não agregam em nada e é isso.
Cleo quer uma solução pra sua solidão e acha que um casamento com alguém que nem conhece direito vai resolver todos os problemas. Spoiler: só piora tudo!
Frank gosta de se sentir grandão e o que melhor do que casar com uma jovem linda e artista, isso com certeza vai fazer ele se tornar mais importante aos olhos dos outros, certo? Não, amigo! Vai continuar a mesma coisa, só que agora você tem muitos mais problemas.
E aí o que mais me fez querer jogar alguma coisa na parede: esses dois decidem brigar e competir quem é o mais coitadinho, quem teve a vida mais difícil, quem sofreu mais. E culpam todas as merdas que acontecem durante o casamento no outro sem em nenhum momento reconhecerem seus próprios erros.
Olha, tem que respirar muito fundo mesmo pra aguentar.

juba 17/01/2023

perdi até o sono de tão angustiante que é esse livro
Esse livro foi a experiência mais angustiante que eu já tive na literatura, livros de ficção científica ou de terror, nada se compara com o tanto que esse livro me deixou angustiada, ansiosa, completamente sedenta por ver o que ia acontecer, rezando por um final feliz para todos os personagens.

A história em si, do casamento, não é extraordinária, mas é verdadeira do jeito que faz com que nós não queiramos acreditar. Talvez, de fato, Cleo e Frank se diferenciem por serem dois f0didos da cabeça, mas mesmo assim, a história desse casamento não é tão diferente da de tantos outros casais que a gente conhece. E é aí que entra a mágica em si, a maneira em que a Coco Mellors escolheu escrever essa história, não completamente pelos olhos dos protagonistas, mas também por todos aqueles que os envolvem, todos esses amigos que foram afetados por eles feito um país inteiro é afetado por um terremoto em uma cidade pequena. E nisso, a autora brilha, ela escreve personagens tão reais que faz com que choremos com eles, faz com que nós queiramos entrar no livro só para oferecer um abraço, mesmo os mais odiáveis, como Anders, faz com que nos nos compadeçamos por suas histórias. Se tem um jeito mais resumido para definir essa sensação é: foram 300 páginas onde eu morei fora da minha cabeça e me alojei na mente de tantas outras pessoas desconhecidas, mas que se tornaram quase uma família em questão de minutos.

O final é perfeito, completamente compatível com o resto do livro e, de certa forma, também é feliz. Me fez sentir uma saudade imediata desses personagens, mesmo que a jornada com eles tenha sido angustiante e, por vezes, me fez fechar o livro ou perder o sono; quero ler a história deles até suas mortes, quero ver todos os altos e baixos, tudo que ainda tem a ser vivido. É tão triste ter que deixá-los logo no momento em que tudo parece tão bom; o que também é engraçado porque eu não tenho nenhuma intenção de revisitar essa história em uma futura releitura desse livro justamente pelas sensações tão intensas que causa, embora seja justamente a intensidade que faça esse livro tão maravilhoso.

Guilherme107 03/01/2023

3-leitura novela de estreia Goodreads choice awards
Quando eu vi que esse livro estava na lista do Goodreads eu logo fui me informar sobre o que se tratava "Cleópatra and Frankenstein", tendo feito minhas pesquisas descobri que muita gente falava que se você gostou de Conversas entre amigos irá amar esse livro, posso atestar com todas as minhas fichas q isso não é uma informação verídica.

Dito isso vamos para uma chuva de reclamações, os protagonistas desse livro foram para começar chatos, emocionados, xoxos, inconsistentes, entre outros adjetivos.
O casal principal não tinha química nenhuma, assim como a razão pela qual o livro se chama "Cleópatra and Frankenstein", eu estava esperando algo grande e fascinante e não apenas apelidos que eles se derao na primeira vez que se encontram.

A escrita de Mellors foi interessante e o que salvou esse livro de ser uma das minhas piores leituras do ano e assim mal entramos em 2023!!

Resumindo até aqui foi o livro q eu menos gostei desse desafio.
Cianthe 03/01/2023minha estante
Eu tenho o costume de ler algumas resenhas do Goodreads antes de começar um livro, pq nunca vi um povo tão sincero kkkk tava louca pra ler esse livro. Li uma resenha. Desisti.

Guilherme107 03/01/2023minha estante
Sim!!!

Julia Bretas 02/01/2023

?TEMP TO PERM?
Confesso que demorei pra entender a paixão que as pessoas tinham com esse livro. Principalmente, devido aos relatos sobre a similaridade com a escrita da Sally Rooney (que pra mim é uma entidade superior).

Cleopatra e Frankenstein é um livro profundo, devastador porque explora todas as nuances de um relacionamento. Além de debater temas sobre: suicídio, alcoolismo, depressão, negligência parental. Senti um misto de amor e ódio por todos os personagens.

Eu gostaria muito de ter achado a Eleanor tão brilhante quanto todos acharam. Mas pra mim, a Cleo foi de longe a minha preferida. Eu queria muito proteger ela. Me partiu o coração ver o quanto ela era sozinha, abandonada, negligenciada.

Senti falta de explorar alguns desfechos, da Zoe com o Jiro, o Anders, o Quentin.

Mas foi um livro muito importante pra mim, que me surpreendeu muito.

pollyana27 26/12/2022

Um sugar daddy vale sua saúde mental?
Cleopatra and Frankenstein foi mais um dos livros que vi diversas vezes sendo recomendado por alguns booktokers (gringos e brasileiros). Decidi dar uma chance para o debut da Coco Mellors, e devo admitir que apesar de considerar a obra como razoável, foi uma das melhores indicações do booktok que eu já li.
O livro acompanha a Cleo e o Frank, após ambos se conhecerem e se apaixonarem à primeira vista, ele nos seus 40 e ela nos seus 20. Os diálogos são, de certa forma, rasos, porém são interessantes o bastante para te fazer querer entender mais sobre a dinâmica dos personagens e como eles vão do luxo ao lixo. A dinâmica do relacionamento entre pessoas com grande diferença de idade acaba sendo abordado indiretamente, os traumas dos personagens também, mas acredito que a autora se perde um pouco a dar profundidade e muito espaço para alguns personagens que eu considero não tão importantes (como a Zoe e o Quentin).
Não considero o livro ruim, mesmo que em alguns momentos ele tenha parecido interminável! ?

Lara 17/12/2022

um romance contemporâneo muito verdadeiro com bastante força e que mexeu bastante comigo. mal vejo a hora de ter edições em português e poder reler!

rafa 14/12/2022

Não acredito que eu esqueci de fazer a resenha e agora já esqueci dos detalhes tbm. Enfim eu gostei muito, conta a história do casal e vai se intercalando com a história dos amigos deles. Gostei do final