Cleopatra and Frankenstein

Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

madrugueilendo 24/10/2023

A complexidade das entrelinhas
Esse foi um livro que eu já tinha criado certa expectativa, e conseguiu me surpreender em alguns quesitos, e atingir as minhas expectativas.

esse é o tipo de história que eu gosto de ler: história real, sobre personagens com problemas reais, defeituosos, que falham. não é uma história que tenha necessariamente um plot porque nem sempre temos uma virada de chave na vida.

eu achei a escrita da autora inteligente, pra dizer o mínimo. o livro é narrado em terceira pessoa, mas não te impede de conhecer a fundo aos personagens. você entende como a cabeça de cada um deles funciona, e por mais que em algumas partes eu queria que focasse mais na própria Cleo, acho que tudo foi feito e escrito na hora certa e como tinha que acontecer.

esse livro tem TANTAS camadas. terminei a pouco mais de umas horas e cada vez que eu penso mais sobre, fico mais absorta e refletiva sobre a leitura de forma geral. a complexidade que ficou nas entrelinhas e todos os temas abordados. o início e o fim de um relançamento - que às vezes, nunca realmente é o fim.

meu único ponto foi que queria ter visto mais da Cleo, por saber que ela é uma personagem que literalmente exala protagonismo. Ler sobre ela e saber mais sobre ela seria incrível, mas adorei o que a autora fez e como construiu a sua história.
já tô ansiosa pelos próximos lançamentos da Coco!

paola 23/10/2023

Complexidade humana
Amei o livro, embora tenha precisa ler devagar porque ele precisou ser consumido aos poucos. não acho que seja um livro sobre gostar de personagens ou do plot, mas pra se surpreender, se irritar, e ficar curioso com a complexidade humana. todos os personagens tem autos e baixos, e cada pedacinho da história foi apreciada por mim.

nanareadss 18/10/2023

Tarr kkk
é um livro daqueles bem monótonos então pra quem gosta de histórias cheias de coisa acontecendo eu não vou estar indicando esse queridão.
retrata muito bem sobre um relacionamento toxico, aqui não se trata de amor mas sim puramente ego e competição entre duas pessoas quebradas em busca de um suporte que jamais poderá existir. acho que tem muito personagem para pouca história, a maioria eu não me importei o suficiente (não consegui nem simpatizar com o final trágico de um deles)
bom livro, mas eu esperei mais

thais.pollo 04/10/2023

Queria saber qual droga ela colocou nesse livro
Esse livro foi uma experiência interessante. Acabei me apegando >demais< aos personagens, principalmente a Cleo. Acho que eu gosto muito de livros que retratam a dinâmica real e muitas vezes falha de um relacionamento. Gostei muito da forma que o livro acabou também. Todos os personagens mencionados tinham profundidade eu achei isso fenomenal. Não parecia que eram personagens secundários, todos tinham seu papel na história. Muito bom

Daniela.Lopes 24/09/2023

Existem pontos interessantes no livro? Sim.
Ocorre que a escrita me incomodou do início ao fim, e não pelos motivos óbvios (talvez por alguns).
Na realidade, pra mim, ficou nítida a arrogância colonialista da autora. Sem se dar conta, ela descarrega seu desprezo por tudo que não faz parte da cultura europeia/norte-americana nas entrelinhas.
No final das contas, ela não é tão profunda quanto acha que é.
Um livro que se propõe a trazer diversas reflexões acaba se limitando à mesmice.
Não passa de uma narrativa cheia de pretensões.
Os personagens são super clichês e superficiais.
Não sei dizer se é um livro ruim, mas, certamente, não valeu o hype.

licaschreave 21/09/2023

Cleopatra e frankenstein.
Esse é o famoso livro que ou você ama ou você odeia, não é um livro pra todo mundo e não é uma história com personagens apaixonantes em que você idealiza e sim sobre pessoas reais que cometem MUITOS erros e dos mais variados, erros pequenos e erros gigantescos e que em alguns momentos (talvez em todos) sejam extremamente babacas.

A Coco conseguiu escrever sobre diversos temas pesados e não tratá-los com o ?moralismo do twitter? ou querendo banalizar certas ações, ela abordou temas como depressão, traição, gordofobia, questões de autoimagem, racismo, problemas com a família, vício em drogas e diversos outros assuntos(recomendo que olhem os gatilhos antes de ler!).A autora vai abordar como principais cleo e frank e ao longo dos capítulos vamos conhecendo os pensamentos dos personagens e sobre as famílias deles, como tudo isso influenciou quem eles são hoje
além dessas pessoas a autora tem capítulos dedicados a amigos e familiares de cleo e frank,e achei genial como ela conseguiu deixar todos os indivíduos interessantes e cheios de particularidades.
Ainda poderia me estender muitoooo mais sobre essa obra pois tem coisas demais pra falar.

ps. recomendo MUITO que vejam o vídeo do paulo ratz falando sobre essa obra, foi o que me fez ficar mais reflexiva ainda sobre esse livro e até gostar mais.Adoro ver o que outras pessoas falam sobre porque cada um tem uma interpretação diferente.

Ana 19/09/2023

Obra prima
Vi muitas críticas negativas em relação a esse livro, em especial devido aos personagens defeituosos e ao livro não ter um plot enorme, e eu acho que a proposta do livro é exatamente essa: a nossa vida não tem um plot enorme, às vezes, o tempo só passa e nós vamos nos adequando a ela. Da mesma forma, não existe uma pessoa perfeita e sem nenhum defeito. Eu gostei muito disso na verdade, no início aparecia um personagem x e eu não gostava dele, porém conforme passava capítulos pelo seu ponto de vista, não que fossem justificáveis as atitudes dele, porém nós entendíamos o porque aconteceu o que aconteceu, e tudo de uma maneira apenas mostrando o que aconteceu sem nenhum caráter moralista da parte da autora.
Eu acho que é um livro pra ser apreciado, sem ser em maratona ou ler na pressa.
Coco Mellors ganhou um espaço no meu coração e acho que quero ler até a lista de compras dela. Escrita belíssima e fenomenal. Escreveu uma obra prima.

Nathalia Possenatto 12/09/2023

Bem mais ou menos
Achei bem bleh, nao consegui me me simpatizar com os personagens, todos problematicos porem a capa é bonita

gabenreis 12/09/2023

"Cleopatra and Frankenstein" é o tipo de livro que te dá um tapa na cara. Aqueles tapas bem dados e que você merece.

Não é um livro gostoso de ler, mas não é um livro difícil. Acredito que esse "ame ou odeie" entre os leitores se dá ao fato de que é uma leitura lenta, madura e cheia de gatilhos.

Eu, por exemplo, nos meus 20 e poucos anos, estou na mesma faixa idade da Cleo, personagem principal, e já me vi em situações similares, com questionamentos similares.

O livro vai do nada para o nada, como a vida real. É um livro de cotidiano. E apesar disso, a autora ainda consegue desenvolver um começo, meio e fim.

Recomendo para todos. Principalmente os jovens adultos dodoizinhos da cabeça.

"Do the things you've never done to get the thing you've never had. Or whatever."

"You look thin"/"It's depression!"/"Best diet I know."

"Sweatheart, love is humiliating. Hasn't anyone ever told you that?"

site: insta: @literatico_podcast

@emmzzzly 08/09/2023

Achei q era superestimado
Não comecei a ler esperando mt coisa pq já tinha me decepcionado antes com recomendações do tiktok (cof cof pessoas normais), mas tive uma surpresa positiva, esse aqui cumpre tudo que pessoas normais promete e ainda entrega mais!!!!

Raysza 07/09/2023

We're all f**kd up
Apesar de retratar relacionamentos tóxicos, temas sensíveis e problemas sociais (um livro com muitos gatilhos, já vou alertando), a abordagem dessas situações fez o bom trabalho de problematizar todas as atitudes ruins do relacionamento de Frank, Cleo e seu círculo social nos diversos pontos de vista do livro.

É uma leitura que gera um grande impacto, algumas cenas do livro são bem pesadas, outras cômicas e outras bem absurdas, mas são distribuídas de um jeito que evita aquele sentimento ruim no leitor por muito tempo, eu não consegui largar o livro até terminar.

OBS: Um grande dedo do meio para o Anders e um beijão para o Santiago.

Naa 04/09/2023

Estorninhos
Cleópatra e Frankenstein é uma leitura madura, cheia de dores e gatilhos. Para mim, teve um ritmo lento, mas não deixou de ser bom.

O livro possui pensamentos e diálogos que impactam e nos fazem refletir durante todo o processo.

Entender Cleo e Frank é como ser uma mosca observando vidas que se cruzam de forma tão intensa, mas tão diferentes. E de fato, os opostos NÃO se atraem.

A autora, além de trabalhar incrivelmente bem os dois personagens principais, traz visibilidade suficiente para os personagens secundários (Santiago um querido?)

Eleanor, te amo. Ela aparece na metade do livro e me cativou nas primeiras linhas, pois até a forma que se expressava era diferente. Eleanor é única. O leitor reconhece isso, Frank reconhece isso e, mais importante, ela reconhece ?.

É lindo.

Ana Beatriz 04/09/2023

Desde o primeiro momento que eu vi a capa e o título pela primeira vez no ano passado eu soube que ia amar essa história. Foi de cara.

E eu estava certa! Me liguei ao que estava sendo contando desde a primeira página, Cleo me encantou de cara, da mesma forma que ela faz com todos na história.

Uma coisa muito legal foi que eu basicamente odiava todos no começo da história, parecia tudo muito superficial e fora da minha realidade. Mas com o passar dos capítulos, principalmente naqueles focados nas personagens secundárias, as coisas mudaram.

Essas pessoas continuaram em sua maioria meio intragáveis, mas ter uma visão maior sobre as suas vidas deixou isso mais divertido e interessante. Eu provavelmente não sentiria isso caso não tivesse seus pontos de vista.

Mesmo o livro se chamando Cleópatra and Frankenstein a grande protagonista para mim sempre foi ela, é claro que ele teve um papel importantíssimo, mas eu tendo a me ligar mais as personagens femininas e colocar as suas histórias em primeiro lugar, até mesmo quando ela é dividida com outra pessoa.

De qualquer forma, foi um grande livro sobre pessoas que no fundo do coração não são ruins, mas que em vários momentos da vida vão cometer grandes deslizes. Ou seja, são como todos nós.

Ps: eu amo ficar olhando para a pintura da capa, o olhar me passa muitos sentimentos. É uma que eu colocaria de bom grado na parede da minha casa.