Ela se chama Rodolfo

Ela se chama Rodolfo Julia Dantas

Resenhas - Ela se chama Rodolfo

Eliza.Beth 19/02/2024

Simples e poético
- A alegria, que cor tem?
- Verde. A alegria é verde.
- E a felicidade?
- Azul.
- Tristeza?
- É branca.
- O medo?
- Um cinza sem fim.
- E a saudade?
- A saudade é quente. A saudade abraça, acarinha, sussurra, canta baixinho e nos coloca pra dormir.
- Como o amor?
- Saudades é um dos nomes do amor.
- Tu acha que o amor tem muitos nomes?
- Alguns. O meu preferido é atenção.

Com um suposto tema simples, ao acompanhar um homem meio perdido, que ao se mudar, encontra uma tartaruga no seu novo apartamento, e na tentativa de devolver o animal ao seu antigo dono, vamos conhecendo um pouco de Murilo e das pessoas ao seu redor, as que se foram e as que vão chegando.

Foi incrível acompanhar Murilo enquanto ele tentava se encontrar. Perceber que nem sempre é o outro. Pode ser que sim, que seja até ambos, ou ninguém.
Um livro sobre a vida.
Um livro contemporâneo que me deixou impressionada.

Carla 07/02/2024

Comovente e profundo
Um livro comovente e sensível, com personagens muito bem construídos, que me surpreendeu.
A história de Murilo, que se mudou para um apartamento onde a antiga moradora, Francesca, deixou uma targaruga. Ele entra em contato com ela a respeito e recebe instruções para levar o animal (Rodolfo) a uma pessoa. Acaba que não dá certo, ela indica outra pessoa e assim sucessivamente.
A odisséia de Murilo é o pano de fundo , na verdade o livro é sobre a natureza humana e seus segredos, os relacionamentos, e nos faz refletir.
Mas a cereja do bolo são os emails da Francesca para o Murilo, sempre cheios de sabedoria e histórias interessantes.
Gostei muito da leitura.

Juliana Ascoli 13/01/2024

Daqueles livros que dá medo de ler por medo que aconteça algo com o bichinho, mesmo sabendo que ele é coadjuvante na história de auto conhecimento dos humanos. Amei, acho que, mesmo tendo memória ruim, vou lembrar com carinho dessa leitura!

Lilliancs 14/12/2023

Ela se chama Rodolfo
É um livro leve, mas com muitas camadas. Uma prosa boa e fluída que nos faz não querer parar de ler. Acompanhamos a jornada de Murilo por Porto Alegre e aprendemos muito sobre ele e os outros. Os personagens são muito interessantes e cativantes, a forma como aparecem e conhecemos um pouco sobre cada um se dá de diversas formas, tão naturais e diferentes ao mesmo tempo.
?Se faz caminho ao andar?.

Helen Sippel 15/01/2024

Eu, muito tocada por essa leitura. É desses livros que não se faz ideia onde tudo isso vai dar, mas tem a certeza de que não é do modo mais clichê "ele fica com a garota no final".

Aqui, os meios importam mais que os fins, até que se chegue ao fim e perceba que ele também vale. Murilo é um dos personagens mais interessantes que eu conheci nos últimos tempos. Você vai descobrindo quem Murilo é, à medida em que vai entendendo PORQUE ele é, ao mesmo tempo em que o próprio Murilo vai conhecendo a si mesmo.

Tudo isso em uma narrativa livre, poética e espirituosa, que desafia os tempos verbais, e promove uma disputa entre o que é aspas, vírgula, parágrafo e travessão. Eu confesso que nunca li nada parecido. Quero reler, agora que sei exatamente como os meios se dão para que o fim seja o fim.

"Eu sou agora tudo o que ja fui e tudo o que ainda vou ser"

Gabriela1598 06/12/2023

Maravilhoso
Um livro de leitura muito fácil, fluída e rápida. Comecei o livro e não queria parar de ler. Quando terminei o livro, desejei não ter terminado. Uma história cativante e curiosa de Rodolfo e Murilo. Seguimos os dois durante os capítulos que são uma delícia de acompanhar.

Mari M. 25/03/2024

Que bela surpresa
Um livro de leitura rápida, mas não menos profunda e surpreendente. Pelo título parece uma comédia, mas há pitadas ao longo dos textos/contos. É uma jornada ao auto conhecimento, um ode à amizade e ao amor próprio. Cada página algo a refletir e sem deixar de ser atual e moderno. Vale muito a pena a leitura.

Natacha com CH 29/12/2023

Uma paixão por Porto Alegre ??
O livro foi uma agradável surpresa. Confesso que adquiri porque amei a capa e fiquei curiosa com a sinopse. Que bela surpresa! Os personagens são todos muito envolventes e a paixão por Porto Alegre é algo muito poético e acolhedor. Recomendo demais!
leiturasdabiaprado 30/12/2023minha estante
Ainda não comecei o meu, vou colocar na lista dos próximos a serem lidos! ?

Gislaine 04/01/2024minha estante
Também gostei bastante! Leitura rápida e ao mesmo tempo generosa!

Ramon 30/12/2023

A peregrinação que envolve o livro me foi bastante entediante mas que bom que, devagarinho, persisti. O livro trata lindamente sobre questões de gênero e travestilidade de maneira muito fluida e tocante e a autora cria diálogos sublimes, principalmente os da personagem Francesca. Também amei o desenvolvimento da relação entre os irmãos Murilo e Lídia, adoro acompanhar relações entre irmãos. O personagem Murilo tem uma reflexão introspectiva sobre escolhas que me tocou num lugar muito sensível, foi por esse trecho que persisti. Que bom.

"Quanto mais se lembra das escolhas que fez, mais pesa o lado das escolhas que não fez. [...] Todos os homens que não foi ainda moram dentro dele, pequeninos, à espreita, e não sabe se eles estão ali para dizer que se pode fazer o que quiser no mundo ou se para lembrá-lo de que ele falhou em muito mais coisas do que conquistou. Tem vontade de se despedir das vidas não acontecidas dentro de si. [...] Deseja matar os Murilos que não pôde se tornar mas que ainda vivem dentro dele. Ao mesmo tempo, tem vontade de lhes prestar algum tipo de homenagem por terem resistido até aqui."

Wescley.Costa 31/12/2023

Surpresa boa!
É uma obra sensível. Aborda vários temas de maneira leve ao mesmo tempo profunda. O enredo parece simples e é por essa simplicidade que conseguimos compreender a sensibilidade dos personagens. Foi um livro sem sombra de dúvidas surpreendente essa experiência literária. Fechei 2023 com chave de ouro.

Candido Neto 14/12/2023

O livro não evolui, ele dá guinadas
Ri, me emocionei e fiquei surpreso.
Leitura ágil, não tem frases de efeito, porém tem momentos e conversas de efeito.
Murilo aluga um apartamento e lá encontra uma tartaruga abandonada...
Muito bom.

Fernanda Sleiman 05/03/2024

Surpreendeu
Achei que era uma temática, pensei que estava errada, e no final estava certa.
Tratado com leveza e mestria

Caroline Vital 13/03/2024

Sobre identidade e relações (consigo e com os outros). É bem moderno e bem brasileiro. Às vezes enfadonho, mas, com certeza, diferente. Gostei muito.