Ela se chama Rodolfo

Ela se chama Rodolfo Julia Dantas

Resenhas - Ela se chama Rodolfo

Anelena 23/12/2023

Simples sem superficialidade
Essa leitura foi uma das mais prazeirosas do ano para mim. A escrita fluida, os capítulos curtos e a identidade inegavelmente brasileira tornaram Ela se Chama Rodolfo irresistível.

Conhecer Murilo através de suas reflexões e interações com o mundo foi uma viagem de autoconhecimento também - a carência, a falta de rumo, a insatisfação com os próprios traumas e erros e, sobretudo, o seguir em frente.

Me encantei também por transitar por esses personagens que buscam se conhecer sem se violar, que se revelam lentamente, como os passos da tartaruga Rodolfo.

Pra mim, a maior impressão que ficou dessa leitura é que o sentido da vida é mirando pra frente: nunca podemos nos desfazer por inteiro do que fomos e do que passou, são elementos que nos compõem no hoje, mas nunca é tarde para continuar e se explorar aquilo que se pode ser. Sobretudo, que o que dá significado ao caminhar são os laços que criamos no caminho.

Attalya 25/12/2023

Corpo, exploração e espaço
Os e-mails escritos pela Francesca me lembram MUITO a escrita de Saramago. Impressionante como Julia Dantas escreve de uma forma tão bonita, como se cada frase fosse um arranjo delicado, montado com toda a atenção e cuidado"

Tenho um jardim digital com mais de meus pensamentos e destaques. Acesse o link :)

site: https://publish.obsidian.md/jardim-publico/1+LIVROS/Ela+se+Chama+Rodolfo

Gislaine 29/12/2023

São fatos que transformam a vida
Uma narração tão pura e simples que toma a gente de assalto.
Cheia de reviravoltas nos faz pensar sobre cada um que passa por nós e deixa um pouco de si, pois somos a média daqueles com quem convivemos e conhecemos.
Uma história tocante sobre sonhos e escolhas.

Campa0 26/12/2023

Diferente!
Uma história sobre encontros e desencontros, sobre relações humanas e principalmente, amizade masculina. Murilo, perdeu a namorada, é escritor frustrado e trabalha como porteiro. Vai morar no Apartamento de Francesca, que está com a porta emperrada. Ao adentrar o AP, descobre dentro dele, uma tartaruga (Rodolfo). Começa a se comunicar por e-mail com Francesa, e aí se consolida uma amizade interessante. Murilo vai realizando uma jornada através de Porto Alegre para tentar achar alguém que cuide de Rodolfo até Francesa voltar. O livro tem pauta LGBTQIAP+, e também reflexões interessantes. Uma leitura simples , mas não tão fácil. Demonstra várias camadas , vão adentrando outros personagens na história. A leitura é fluida, mas exige mais atenção, achei bem sensível. Gostei!

Fabiene.Barbosa 28/12/2023

Murilo, um rapaz que está na sua pior fase da vida, aluga um apartamento e descobre que uma tartaruga vive lá. A fim de devolvê-la à sua dona, Francesca, ele entra em contato via e-mail e, assim nasce uma amizade baseada em conversas profundas. Começa uma peregrinação em busca de deixar a tartaruga (que se chama Rodolfo) com alguém que possa cuidar dela. E é nessa peregrinação que acontecem tantos encontros e desencontros, além de descobertas importantes.

Um livro de escrita profunda, que aborda diversos temas importantes, como por exemplo, as vulnerabilidades e anseios das personagens.

Aline 14/02/2024

Profundo
Li o livro é terminei incomodada, não porque o livro é ruim, mas porque o livro realmente toca em pontos e levanta questões profundas.

Eaisagui 11/02/2024

As vezes tudo que a gente precisa pra lidar com os nossos problemas são mais problemas.
Junto com Rodolfo, Murilo ganhou um novo objetivo de vida e, mesmo que por pouco tempo, conseguiu se distrair.
O copo meio vazio de Murilo se complementava com o meio cheio de Francesca e dessa amizade uma história sobre temas pesados: preconceito, abandono... Mas também afeto e amor.

SocorroBaptista 22/12/2023

Uma narrativa sensível sobre um homem que tentar juntar seus pedaços depois de uma separação dolorosa, e encontra em uma tartaruga chamada Rodolfo, em um amigo inesperado, e na misteriosa dona da tartaruga as peças para voltar a querer viver. Um belo livro, uma bela história.

Nani 08/02/2024

Murilo e Francesca
Acabei de ler e nem sei o que dizer...sempre gosto de finais felizes e talvez esse livro nos mostre que nem sempre os finais acabam no foram felizes para sempre.
O romance traz temas interessantes, conflitos familiares, morte, doença, fim de relacionamento, questões de gênero e de uma forma comovente e posso dizer até poética.

Humberto.Fernando 11/01/2024

Ela se chama Rodolfo
Um livro que mexe com a estrutura interior, provoca vários questionamentos. A história de Murilo é uma verdadeira metamorfose. Rodolfo, Lídia, Camilo e Francesca são provocações para avaliar a vida e levar Murilo a encontrar sua própria identidade. Se isto for possível.

Renata.Mieko 21/12/2023

WOW!!!!
Esse livro me surpreendeu muito.
Profundo e reflexivo, Murilo se descobre meio sem querer.
Fantástico

Klelber 10/12/2023

Sensível
Eu fiquei com pena da tartaruga em muitos momentos, mas ela foi feliz no final, isso aliviou a história ??

Clarissa130 17/12/2023

Tornou delicado diversos temas complexos
Essa se tornou uma das minhas leituras favoritas do ano! ?O nome dela é Rodolfo? conta a história de Murilo no enfrentamento ao luto de um relacionamento cujo término ele não aceita. Na tentativa de economizar dinheiro para reaver seu relacionamento, Murilo se muda para um apartamento barato e lá encontra uma tartaruga. Passa então a enviar e-mails à dona do apartamento, Francesca, e na tentativa de acharem um novo lar pra tartaruga, que se chama Rodolfo, estabelecem um companheirismo crescente a cada mensagem, com partilha de segredos e autodescoberta. É um livro repleto de trechos filosóficos, que aborda relacionamentos (amorosos, familiares e de amizade), vulnerabilidades, questões de gênero e orientação sexual (de forma brilhante), bem como o luto de forma geral. É um livro que todos nós podemos nos identificar em alguns trechos. A escrita é muito fluida e a história me envolveu muito! Amei! Belíssimo!!!
Gi, 02/01/2024minha estante
Eu amei esse livro!!!

Dulcinea3 27/01/2024

O poder de transformação da amizade
Nesse livro de Julia Dantas, conhecemos a trajetória de Murilo em peregrinação por Porto Alegre em busca de um novo dono pra Rodolfo, a tartaruga que anda sempre em frente e avante, e as descobertas de pessoas e amizades é inesperado e apaixonante.

A linguagem é simples, os personagens muito bem construídas, não tem como não se apaixonar por eles ou pelo menos acreditar na realidade de cada um.

O texto é leve e o caminhar da história muito real. Ao mesmo tempo que deixa no final uma certa tristeza pela inevitabilidade do fim: seja da vida, de nós próprios, das pessoas e amizades.

taisbellini 25/01/2024

Local, fluido e profundo
Como uma orgulhosa Porto Alegrense, amei ler um livro com tantas referências à capital do Rio Grande do Sul. De início, pode-se pensar que a ?localidade? do livro pode limitar o público, não pela gramática, mas pelas tantas referências a ruas, lugares e costumes. É um livro muito legal de ler, ao mesmo tempo em que é leve, divertido e fluido, também aborda temas muito profundos. Se lemos, entendemos e gostamos Itamar Vieira Jr. e todo o seu referencial do nordeste, acho que não custa também ler e aproveitar Júlia Dantas, que tem uma ótima escrita, e excelente conteúdo. Adorei e recomendo.