Ela se chama Rodolfo

Ela se chama Rodolfo Julia Dantas

Resenhas - Ela se chama Rodolfo

Andre.Coletta 02/12/2023

Surpreendente
Daqueles livros que quanto menos informação você possuir antes da leitura, mais prazerosa ela será.

Estou fascinado com a simplicidade que a Julia Dantas constrói essa narrativa, não esperamos nada grandioso, mas no instante em que somos cativados pela obra, o ritmo torna-se avassalador.

Se tornou uma das minhas leituras favoritas desse ano, o brilhantismo está nas diversas entrelinhas que a narrativa vai construindo aqui e ali, começando pelo título do livro, que se você reparar bem, já traz alguns indicativos.

Cada surpresa que a autora vai construindo é ainda mais incrível e, assim como o protagonista, nós também saímos mudados desse livro, tem algo meio mágico inclusive, esse que de contar uma história dentro de uma história, as cartas, os e-mails, as muitas viagens dentro de uma cidade, que uso de espaço fenomenal.

Daquelas leituras leves e ao mesmo tempo completamente arrebatadoras.

Josana.Baltazar 24/12/2023

Pensa em um livro que começa inocente e vai crescendo, crescendo e te encantando, fiquei embriagada com a história, amei os personagens, gostei do ritmo, bem escrito, goste muito, indico

LuHilst 05/12/2023

Rodolfo
Não lhes contarei quem é Rodolfo, esta personagem cativante, sempre disposta a dar um passo a frente.
Mas posso contar que o livro cria um retrato complexo da realidade, sem esteriótipos nem simplificações. Que a escrita é cativante e que o não dito, aquilo que fica no ar, empurra a leitura pra frente rapidamente.

Madame Marisa 08/12/2023

Como é bom ler livro nacional! Como é bom! Estou encantada com a escrita, com essa sensação de entender exatamente o que está sendo dito. Estou apaixonada pelos personagens. Cada pessoa que cruza nosso caminho, nos ensina alguma coisa, deixa marcado na gente um pouco de si mesmo, nos muda, nos transforma. E a Rodolfo, sim, pq ela se chama Rodolfo. 5 ????? Amei!

Danilo546 03/01/2024

Nome: Ela se chama Rodolfo
Autora: Julia Dantas
País de origem: Brasil
Período de leitura: 24/12 a 27/12/2023

Comentário SEM SPOILERS: Livro enviado pela TAG em dezembro, narra a história de Murilo, que se muda para um novo apartamento num momento difícil de sua vida e lá encontra uma tartaruga, deixada pela proprietária do imóvel. Uma série de conversas e andanças por Porto Alegre tem início, tudo motivado pela tartaruga (que se chama Rodolfo). A autora irá trazer reflexões sobre amor, amizade, família, amadurecimento, relacionamentos e identidade de gênero, tudo isso em passagens que deixam o leitor bastante reflexivo. Adorei a leitura e quero conhecer mais da autora! ???

Thaysa 12/01/2024

Arrebatada por Rodolfo
Não esperava ser arrebatada pela história de Rodolfo, uma tartaruga a procura de um lar pelos quatro cantos de Porto Alegre. A princípio, uma leitura despretensiosa. O livro é dinâmico, repleto de (des)encontros, solidão, solidariedade... me peguei completamente absorvida pela história e seus personagens.

JoAo366 18/02/2024

O poder na simplicidade das relações
"Ela se chama Rodolfo" acompanha desde o começo Murilo, que leva aparentemente uma vida comum e acaba de alugar o apartamento de Francesca.
O livro cativa o leitor ao narrar as relações de Murilo, e das outras personagens, que foram construídas, estão em construção e que ainda se construirão, assim como as aventuras do protagonista por Porto Alegre com a tartaruga Rodolfo, que são verdadeiramente a base da trama.
Um livro que surpreende ao buscar a profundidade que existe nas coisas que parecem simples, com capítulos curtos e uma leitura muito fluida.

ogatoleu 14/12/2023

Envolvente
Ler "Ela se chama Rodolfo" é certamente... uma experiência. Não é o tipo de leitura que te deixa facilmente. Previsibilidade e quebra de expectativa sopesadas na dose certa pra você se conectar com a história do começo ao fim, além de muitas reflexões profundas. Trabalha com temas pesados de forma bastante orgânica e de um modo que, mesmo com um toque de amargo lá no fundo, o gosto resultante seja bem doce e quentinho no peito. Recomendo!

Victor Vale 09/03/2024

Murilo é Roberto. Fechado a si e a merce de terceiros. Transportado para todos os cantos por Gabbriela, Francesca, Lídia. É casa para Camilo, e casco para Roberto. Francesca também é Roberto. Feminino-masculino, ancestral em suas palavras e vivência, asquerosa por olhos de muitos (o que é inadmissível), isolada em seu casco-hospital.

Anelena 23/12/2023

Simples sem superficialidade
Essa leitura foi uma das mais prazeirosas do ano para mim. A escrita fluida, os capítulos curtos e a identidade inegavelmente brasileira tornaram Ela se Chama Rodolfo irresistível.

Conhecer Murilo através de suas reflexões e interações com o mundo foi uma viagem de autoconhecimento também - a carência, a falta de rumo, a insatisfação com os próprios traumas e erros e, sobretudo, o seguir em frente.

Me encantei também por transitar por esses personagens que buscam se conhecer sem se violar, que se revelam lentamente, como os passos da tartaruga Rodolfo.

Pra mim, a maior impressão que ficou dessa leitura é que o sentido da vida é mirando pra frente: nunca podemos nos desfazer por inteiro do que fomos e do que passou, são elementos que nos compõem no hoje, mas nunca é tarde para continuar e se explorar aquilo que se pode ser. Sobretudo, que o que dá significado ao caminhar são os laços que criamos no caminho.

SocorroBaptista 22/12/2023

Uma narrativa sensível sobre um homem que tentar juntar seus pedaços depois de uma separação dolorosa, e encontra em uma tartaruga chamada Rodolfo, em um amigo inesperado, e na misteriosa dona da tartaruga as peças para voltar a querer viver. Um belo livro, uma bela história.

Juca 25/12/2023

Uma tartaruga em linha reta
A capa e o título despertam uma curiosidade muito acertada. fiquei com medo de me empolgar demais com o quanto me interessei de cara, mas só fui surpreendida positivamente. acho que vai ser o primeiro livro da TAG que eu de fato vou ler a revista.
que livro LINDO.
talvez o meu favorito do ano, quem diria, o último. na lista dos favoritos da vida com certeza.
estou apaixonada por tudo. pelos personagens, pela progressão, pelo enredo, por tudo. definitivamente preciso reler pra absorver tudo que eu posso dessas páginas tão simples e ainda assim tão complexas. ou melhor, tão complexas e ainda assim tão simples.
se eu escrever um livro na vida, essa é a minha maior referência do que eu gostaria de produzir. talento, habilidade e paixão exibidos com maestria

Attalya 25/12/2023

Corpo, exploração e espaço
Os e-mails escritos pela Francesca me lembram MUITO a escrita de Saramago. Impressionante como Julia Dantas escreve de uma forma tão bonita, como se cada frase fosse um arranjo delicado, montado com toda a atenção e cuidado"

Tenho um jardim digital com mais de meus pensamentos e destaques. Acesse o link :)

site: https://publish.obsidian.md/jardim-publico/1+LIVROS/Ela+se+Chama+Rodolfo