Ela se chama Rodolfo

Ela se chama Rodolfo Julia Dantas

Resenhas - Ela se chama Rodolfo

@eleeoslivros 16/01/2024

Que livro delicioso.
um livro leve que fala de um homem e uma tartaruga.
um livro que mostra os contratempos da vida.

Irka Barrios 15/11/2022

Não sei, mas acho que só Julia Dantas seria capaz de fazer, num ano reativo e violento como 2022, com que eu me agarrasse a uma tartaruga e peregrinasse pelas ruas suarentas de Porto Alegre em busca de um lar.
Iniciei a leitura pensando, ótimo, é uma história de amor (e eu amo histórias de amor, embora as considere leves frente aos problemões atuais). Só que chega um momento em que a Julia aparece, e o que ela nos diz é arrebatador.
Julia Dantas reforça em mim a crença na beleza das coisas que nunca acontecerão, porque as promessas também são belas.
As histórias de Rodolfo, e de Murilo, e de Lídia, e de Camilo, de Francesca, são repletas de investidas e abandonos. Como é a vida, e seguimos. Em frente, presos aos limites da liberdade que nós mesmos impomos.

Wanessa_Gabriela 25/12/2023

Pelo direito de ser quem se é!!
Ao terminar a última frase, um suspiro e uma engolida são os atos da pessoa que não apenas gostou, mas que devorou a história de Murilo, Rodolfo e Francesca.
Que saudades que já estou deles, e não faz nem 5 minutos que fechei o livro.
Que livro importante! Que livro belo! Que livro real! Que livro, que livro!!
Assim que o livro chegou e li o título, achei se tratar de uma narrativa de uma pessoa trans. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com o plot de Rodolfo ser uma tartaruga. Adorável!
A história de Murilo me fez pensar em quantos casos semelhantes existiram. Seria apenas uma coisinha de novela dos anos 2000? Acho que não. Tanto para um lado quanto para o outro.
Quanto à Francesca? o que dizer dela? O que dizer do sofrimento eterno de não poder ser livre por ser quem se é? Estou contigo! Seja Francesca, seja Valeska, seja Aiden, seja Zeyn? Pelo direito de ser quem se é!!

_Ane_ 19/01/2024

Um livro com uma escrita deliciosa. Leitura fluída. A história é de um homem e uma tartaruga. Sobre e-mails trocados. Sobre perdas, sobre preconceitos. Sobre verdades e histórias de ficção. Sobre morte e urubus. Sobre histórias errantes. Sobre diferença de gêneros.

Sobre caminhar em linha reta ou em uma cidade sinuosa, cheia de ladeiras. Sobre lugares de Porto Alegre e olhares diferentes dos personagens sobre a cidade.

Um livro que é uma aula incrível sobre escrita criativa. E sobre a vida e todas as suas nuances, caminhos e surpresas.

Andre.Coletta 02/12/2023

Surpreendente
Daqueles livros que quanto menos informação você possuir antes da leitura, mais prazerosa ela será.

Estou fascinado com a simplicidade que a Julia Dantas constrói essa narrativa, não esperamos nada grandioso, mas no instante em que somos cativados pela obra, o ritmo torna-se avassalador.

Se tornou uma das minhas leituras favoritas desse ano, o brilhantismo está nas diversas entrelinhas que a narrativa vai construindo aqui e ali, começando pelo título do livro, que se você reparar bem, já traz alguns indicativos.

Cada surpresa que a autora vai construindo é ainda mais incrível e, assim como o protagonista, nós também saímos mudados desse livro, tem algo meio mágico inclusive, esse que de contar uma história dentro de uma história, as cartas, os e-mails, as muitas viagens dentro de uma cidade, que uso de espaço fenomenal.

Daquelas leituras leves e ao mesmo tempo completamente arrebatadoras.

Thaysa 12/01/2024

Arrebatada por Rodolfo
Não esperava ser arrebatada pela história de Rodolfo, uma tartaruga a procura de um lar pelos quatro cantos de Porto Alegre. A princípio, uma leitura despretensiosa. O livro é dinâmico, repleto de (des)encontros, solidão, solidariedade... me peguei completamente absorvida pela história e seus personagens.

DANIELA 10/02/2024

Indicaria a leitura
Essa foi minha primeira leitura deste ano. Adorei como a história é costurada e fiquei na torcida por Rodolfo, mas fiquei especialmente presa na leitura tentando entender quem era a pessoa que a teria deixado e em que circunstâncias.

Madame Marisa 08/12/2023

Como é bom ler livro nacional! Como é bom! Estou encantada com a escrita, com essa sensação de entender exatamente o que está sendo dito. Estou apaixonada pelos personagens. Cada pessoa que cruza nosso caminho, nos ensina alguma coisa, deixa marcado na gente um pouco de si mesmo, nos muda, nos transforma. E a Rodolfo, sim, pq ela se chama Rodolfo. 5 ????? Amei!

Andressa Klemberg 15/02/2024

Leve e profundo
Com um enredo extremamente criativo, Júlia Dantas nos brinda com uma história tão profunda quanta repleta da simplicidade da vida. Muitas questões são levantadas em torno da vida de Murilo, um porto-alegrense que não estava vivendo sua vida como gostaria. Parecia sobreviver antes de encontrar Rodolfo em um apartamento vazio. O despertar e a saga pela cidade são pontos que mexeram comigo. Destaquei muitas frases e estarei atenta para ler mais da autora.

Danilo546 03/01/2024

Nome: Ela se chama Rodolfo
Autora: Julia Dantas
País de origem: Brasil
Período de leitura: 24/12 a 27/12/2023

Comentário SEM SPOILERS: Livro enviado pela TAG em dezembro, narra a história de Murilo, que se muda para um novo apartamento num momento difícil de sua vida e lá encontra uma tartaruga, deixada pela proprietária do imóvel. Uma série de conversas e andanças por Porto Alegre tem início, tudo motivado pela tartaruga (que se chama Rodolfo). A autora irá trazer reflexões sobre amor, amizade, família, amadurecimento, relacionamentos e identidade de gênero, tudo isso em passagens que deixam o leitor bastante reflexivo. Adorei a leitura e quero conhecer mais da autora! ???

Tiago 19/12/2023

Singelo e tocante
Esse livro caiu de paraquedas no meu colo e acabou sendo uma surpresa absurdamente agradável. Muito leve na escrita e formatação, o livro leva a gente a entrar nesse cotidiano urbano com uma imersão muito simples mas forte.

Os temas lgbts q me são mt caros foram tratados de forma impecável e fez meus olhos marejarem no final. Recomendadíssimo

Josana.Baltazar 24/12/2023

Pensa em um livro que começa inocente e vai crescendo, crescendo e te encantando, fiquei embriagada com a história, amei os personagens, gostei do ritmo, bem escrito, goste muito, indico

Igryne 24/12/2023

Livro reflexivo
?- A saudade é quente. A saudade abraça, carinha, sussurra, canta baixinho e nos coloca pra dormir.
- Como o amor?
- Saudade é um dos nomes do amor.
- Tu acha que o amor tem muitos nomes?
- Alguns. O meu preferido é atenção.?

Um livro fluido e cativante do começo ao fim.