Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação Demoníaca

Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação Demoníaca Mo Xiang Tong Xiu

Resenhas - Mo Dao Zu Shi

lore 15/05/2022

meu favorito da vida! adoraria ter a experiência de esquecer essa história para apenas ler novamente e lembrar de todos os sentimentos bons e emoções que tive durante essa novel ?

Luke.morningstar 30/03/2024

Mo Dao Zu Shi
Eu amo romances, é meu gênero favorito.. mas fazia muito tempo que eu não lia aquele romance que me fazia pirar!! Mo Dao Zu Shi não é só focado no romance, tbm trabalha na fantasia e na mitologia chinesa (muito bem trabalhada) mas mesmo assim, eles conseguem trabalhar muito bem esses 2 temas, os 2 tem um romance muito bem trabalhado (romance aquiliano) e a fantasia é muito cativante, oq faz vc querer ler mais e mais, só leiam é muito bom.

Bea.3 16/08/2022

Perfeito, minha razão para viver.
Sou um pouco suspeita para falar sobre esse livro porque li antes mesmo de ser lançado oficialmente e é o meu livro favorito do mundo todo.

O livro já começa de forma marcante, nosso querido protagonista é anunciado como morto e é criticado pela população, o que já te faz pensar "ué?". Em seguida mostra Wei Wuxian voltando a vida no corpo de Mo Xuanyu e seguindo em uma jornada, a qual não queria ter sido envolvido, acompanhado de seu "arqui-inimigo" Lan Wangji, isso depois de tentar fugir dessa situação inúmeras vezes.

A história conta com flashbacks para nos explicar tudo o que passa na cabeça de nosso protagonista e porque ele tentava fugir tão avidamente de Lan Wangji. Mesmo que ele ainda não explique por completo, deixa uma palhinha de como eles eram considerados rivais desde o princípio.

Pra mim, foi impossível ler e não se apaixonar pela áurea intimidante de Huanguan-Jun (ainda mais com o tanto que Wuxian falou e pensou sobre ele kkkkkk), ele é um homem de poucas palavras e muitos mistérios, mesmo sendo arisco quando adolescente, amadureceu muito e se tornou um homem admirável, manteve seus preceitos e morais, mas se tornou mais flexível, afinal, nem tudo é preto e branco como ele acreditava ser.

Apesar de eu amar muito o Wei Wuxian, devo admitir que durante sua ida para o Recantos da Nuvem, ele era verdadeiramente irritante, em outras palavras: atentado, aprontando de tudo um pouco, digamos que ele era uma pessoa que não baixava a cabeça para aquilo que considerava injusto, mesmo que o injusto seja uma aula chata demais para ele conseguir prestar atenção, ou não poder dormir até tarde. E isso não parece ter mudado muito depois da reencarnação, na verdade, depois de voltar no corpo de uma pessoa considerada louca, ele piorou muito e não sentiu um pingo de vergonha das coisas que fez quando sua verdadeira identidade foi descoberta por Lan Wangji, ele tem a cara muito grossa. Lan Wangji foi um verdadeiro guerreiro ao conseguir suporta-lo por tanto tempo na Biblioteca do Pavilhão e durante os momentos de loucura de Wuxian.

Enfim, o livro não te explica muito sobre o porque de Wei Wuxian, ou melhor, Patriarca de Yiling, ser tão odiado pela maioria das pessoas e ao mesmo tempo admirado em certos pontos, essa é uma explicação que ficará para os próximos livros, afinal, são cinco. Eu ainda fico chocada ao saber que são cinco livros, pois já aconteceu tanta coisa em 470 páginas que me pergunto o que tem tanto para contar nos próximos livros? Mas garanto, há muito o que saber. Quem assistiu The Untamed sabe que ainda tem chão.

A história em si é surpreendente, para mim que nunca tinha tido contato com nenhum livro de fantasia chinesa, foi um novo mundo a ser explorado e tudo parecia ser tão inovador e original, espero para quem vá lê também ache isso, porque a história conta com monstros e mistérios, feitiços e cadáveres, almas e fantoches, lendas e deuses, isso tudo acompanhado de homens belos que voam em suas espadas espirituais (por favor, não imagine eles voando igual bruxa, com a espada entre as pernas, eles voam em pé, tipo um skate.), que lutam contra o mal.

Mas não só isso, o livro trás reflexões sobre moral, certo e errado, preceitos, punição, família, modos e gentileza. Sua maior moral é sobre como ouvir a opinião dos outros sobre algo e assumir como sua é errado, vá atrás da verdade, ouça todos os lados da história e tire suas próprias conclusões.

SPOILER:

O próximo livro prometes grandes revelações e um drama gigante envolvendo o final desse livro, afinal, quem é esse homem que eles salvaram? Se Song Lan foi morto por Xiao Xingcheng, e esse homem supostamente é o Xiao, como Xingcheng estaria controlando o cadáver de Song? Porque Xiao Xingcheng estaria com o Amuleto do Tigre Yin se quem o restaurou foi Xue Yang? Que relação esses três tinham? Fica o questionamento.

Mas para quem ainda não conhece toda história, preste atenção aos mínimos detalhes, as respostas estão todas bem debaixo do seu nariz, só percebi isso quando fiz minha releitura.

Espero que Mo Dao Zu Shi vire o livro favorito de vocês também, porque garanto uma coisa: daqui pra frente só melhora (no sentido de história bem desenvolvida e com enredo sensacional, não se engane, tem muito sofrimento pela frente sim),

ekatherinah 05/09/2022

eu esperava que a história seguisse parecida com o donghua, mas é bem mais orgânica e equilibrada entre presente e passado sem falar em detalhes ou coisas que foram reveladas nesse primeiro volume, que eu esperava serem reveladas mais tarde. Terminei com a sensação de que vi mais de duas temporadas em um único volume. Isso sem falar com a quantidade de vezes que ri alto! Eu já achava o donghua engraçado, mas a novel eleva a um nível que chega a ser difícil ler em local público ou de madrugada haha’. Amo.

eu senti bastante dificuldade em ler com fluidez, mas não sei se é a escrita original, a tradução e adaptação ou outra coisa. Não entendo muito, mas pareceu ser a construção das frases que ficaram mais truncadas. Eu precisava prestar muita atenção para entender o que estava lendo apesar do vocabulário ser tranquilo. Nos três últimos capítulos eu senti muito mais fluidez na leitura.

a edição da NewPop está linda. A seção Extras tem muita informação que ajuda a entender e fixar melhor as informações encontradas ao longo da história como os 152486 nomes e títulos diferentes para cada personagem (e aquela parte de roteiro de viagem foi uma mão na roda também!). Apesar de alguns erros de revisão e da diagramação muito interna (essa parte foi levemente irritante, mas atrapalhou menos do que esperava), é possível ler de boas.

agora é surtar esperando as próximas edições (ainda bem que já sei o geral da história) >.

jensaturini 31/08/2022

que delicinha.
o prazer lendo esse livro não está descrito aqui

o livro vem com algumas imagens logo no começo e até mesmo durante, e as do começo se parecem bastante com posters, tem até a mesma textura! mas estão COSTURADOS no livro me deixaram indignada, fiquei muito triste que não pude descolar e colocar na minha parede. o livro vem com uma "capa móvel" (aquelas capas de papel que vem em cima dos livros, sabe?) muito bonita, que não deixa a desejar em momento algum. mas quando a pessoa tira... não sei se o problema fui eu, pois demorei um pouco para terminar o livro, admito, mas começou a sair o plástico protetor da capa normal, não essas móveis. o livro é bem frágil, se amassa por tudo, mas a resistência dele a respingos de água é grande. fica marcado por um tempo mas depois passa.

não é a primeira vez que eu leio MDZS, mas é a primeira vez que eu li a tradução pra português da new pop e a tradução é ótima. tem uma palavra ou outra que deixam a desejar, pois não estão nem finalizadas ou o contexto está meio estranho (se eu não me engano são dois ou três, não mais que cinco), mas se não contar isso, sem problema algum, tá tudo certinho.

MXTX prende a atenção do leitor desde o começo do livro, que começa com WWX acordando no corpo de outra pessoa (um homem) em um lugar que ele nunca viu na vida. ao olhar para os lados e para o chão, vê tudo espalhado por aí, e símbolos estranhos no chão que ele logo reconhece como um ritual. o que quer dizer que ele voltou a vida para realizar os desejos de uma pessoa que teoricamente quer ver todos os membros e alguns servos de sua famílias mortos, e para isso, ofereceu sua alma para o "pior dos demônios", WWX. o próprio WWX se acha um pobre camponês, mas vemos ao decorrer do livro, que ele realmente não é. ao sair do quarto depois de uma "fugida", ele resolve dar o ar da graça e ir ver sua queria tia (que o deixa cativo no próprio quarto, apesar de ter uma linhagem considerada mais "especial" que o filho dela, e eu acho bastante que ela tem é inveja desse maluco por causa disso), e se encontra com alguns discípulos de um clã que antes de sua morte, ele tinha relações, até ouviu nomes conhecidos, o que o assustou bastante.

o plot da história começa quando os discípulos, inexperientes, resolvem colocar uma bandeira para chamar espíritos do mal e acumularem mais experiência, mas acabam chamando um braço fantasma que tem um poder e uma história maior e mais importante do que todos imaginaram. assim, WWX resolve investigar o que está acontecendo com esse braço e, com a ajuda de LWJ, ele vai desvendando de pouquinho em pouquinho essa história maluca.

a partir daí é tudo spoiler então não vou descrever muito mais da história completa do livro.

é um fato de que a escrita do livro é bem xula mesmo, quase um diálogo normal, que podemos ter no nosso dia a dia, mas muito bem detalhado, achei que era algo com a tradução de fã, que queria normalizar mais a história, mas é realmente do mesmo jeitinho. os detalhes que a MXTX coloca no livro são muito legais e realmente parece que você se transportou para dentro do livro, reconhecendo cheiros, texturas e até ouvir como os personagens falam. vi esse tipo de descrição precisa em poucos livros, e poucos autores, antes de começar a ler as obras dela, como a Elena Ferrante.

a história do livro é muito bem desenvolvida, você consegue perceber que os personagens crescem bastante ao decorrer da história, e sente a necessidade de continuar, querendo descobrir mais sobre cada um deles, se identificando e se colocando no ponto de vista deles.

os detalhes da cultura antiga chinesa são muito bem preservados e respeitados, acho, e mostram o cuidado que a autora teve ao escrever o livro, citando obras e mais obras nos nomes dos feitiços, o que achei muito genial e que até nos faria querer conhecer mais a cultura.

perdeu pontos comigo por algo que eu não gosto, normalmente, nos livros, e nesse não foi diferente: a falta de marcação nas voltas ao passado do WWX. na tradução era bem pior, nem tinha marcação, aqui é simplesmente umas três linhas puladas e na do meio um traço pra marcar uma quebra. na minha cabeça isso deveria ser um novo capítulo, mas não é, né. acho que fica meio confuso essa quebra repentina pra voltar ao passado, e não acho organizado esse tipo de separação.

enfim, o livro é inimaginavelmente delicioso de se ler, você fica com tanta curiosidade que acaba engolindo tudo, se maravilhando com os detalhes e curioso com o que vai acontecer com a relação dos personagens e com a história do plot em si, pedindo por mais quando termina o livro.

Alice 18/01/2023

Eu adorei
Conheci o universo de MDZS pelo anime, assisti alguns episódios e me maravilhei (tive que desinstalar o aplicativo e nunca terminei). Depois de um tempo instalei novamente e queria reencontrar o anime, e quando descobri que tinha um livro fiquei muito feliz.

Foi minha primeira novel chinesa que li e sempre vai ter um lugar muito especial no meu coração, um dos romances mais bem construído que tive o prazer de ler

É uma história tão bem construída com diversos personagens muito legais. Espero ansiosamente os próximos livros. Até agora essa história trata de resolveram um mistério de um corpo totalmente mutilado, não sou o tipo de pessoa que gosta de um suspense, mas amo um bom desenvolvimento romântico. Está sendo uma leitura que proporciona uma ótima sensação

Jhejhe0 16/08/2022

"Wei Wuxian morreu! Que notícia gratificante."
Wei Wuxian, o temido Patriarca de Yilling, morreu.
13 anos depois, um jovem chamado Mo Xuanyu faz um sacrifício para trazê-lo de volta a vida, usando sua própria vida para isso, com o intuito de que Wei Wuxian se vingasse por ele.
Lan Wangji, o admirado Hanguang-jun, acaba por encontrar a Wei Wuxian, que finge ser Mo Xuanyu, e o leva à sua seita GusuLan.

Mesmo que eu ja conheça a história inteira pir conta da série e do donghua, e já tenha iniciado o livro antes, fui surpreendente bom de se ler. Fiquei empolgada, e ver as migalhas de romance eram as melhores partes ???
Preciso do 2° imediatamente! Leiam essa obra de arte

Moon 07/09/2022

Um dos meus preferidos
É um dos meus xodós desde que li no Wattpad em 2019, ficou guardado no meu coração enquanto desejava que fosse lançado aqui no Brasil
Bem, desejo realizado! Comprei o mais rápido que pude após o lançamento.
A leitura é fluida e a história cativante, só meio suspeita de comentar sobre qualidade ou defeitos pq para mim não há defeitos, então é melhor ler e tirar sua própria conclusão.
Apesar de ter muitos termos e dialetos diferentes, o livro tem um guia bem detalhado para o leitor não se perder, então se vc não conhece a cultura chinesa e quer ler o livro não vai precisar se preocupar pq o guia vai realmente te ajudar.
As ilustrações são perfeitas, a jacket, a capa, a diagramação e os detalhes são super bem feitos!
Espero que saia logo as continuações!

Tatiana 20/10/2023

O que falar de Mo Dao Zu Shi? Ouço falar dessa obra desde acho 2018 e fiquei surpresa quando vi que ia ser traduzida aqui para o Brasil. Peguei para satisfazer a minha curiosidade e fiquei completamente apaixonada. Demorei para entender o enredo, os múltiplos nomes dos personagens me deixaram confusa. Mas depois que eu peguei o nome de todos, consegui entender o enredo e devorei os livros.
Wei Wuxian é um protagonista tão bom. Acho que é difícil não gostar dele imediatamente e a relação que ele tem com Lan WangJi é ótima! A química entre os dois e como ele se relacionam é sensacional.
Eu gostei muito de como a história é contada. Os eventos do passado são apresentados aos poucos e apenas com informações suficientes para você entender o presente. Muita coisa não fica explícita e deixa um pouco para a imaginação do leitor e para você inferir.

Grazylivros 14/07/2023

Elite????
Eu conheci essa obra pelo anime( Donghua), e eu amei demais, então fui ler a novela que pra minha surpresa é mais completa, rica em detalhes e em desenvolvimento, engraçada e emocionante. A estória é maravilhosa, não tem nem como colocar em palavras, estou apaixonada pela novel agr e vou continuar até finalizar, eu indico pra todos, e aconselho a começar pelo anime que vai esclarecer mais as coisas e personagens da novel, assim vc N vai ter dificuldade com os nomes chineses e os clãs. Meu único arrependimento é não ter lido antes.

? essa novel te faz rir, chorar, estressar, rir, depressão, rir, ansiedade, suspirar = favoritada ???

Æon 02/09/2023

O INÍCIO

O grande problema é, na minha opinião de quem não entende muito desse tipo de literatura, a construção de mundo é um pouco falha. O livro é feito claramente pra um leitor que já esteja familiarizado ao que significa ser um cultivador num universo fantástico chinês, então não tem muita explicação sobre o que exatamente é ser um cultivador, os poderes, a dinâmica dos clãs...

Tem os extras e algumas notas de rodapés, que ajudam bastante, entretanto se eu já não tivesse assistido o drama, e olha que lá já peguei muita coisa pelo contexto, estaria bem mais perdido em certos pontos. O drama ajudou muito no caráter visual desses clãs pra me ajudar a identificar na novel.

É uma leitura bem de nicho (novel chinesa, BL, realidade fantástica, de época) e talvez alguém interessado desista por não consiguir se ambientar dentro do universo apesar da leitura ser extremamente fácil e fluída. Só o último capítulo que demorei a ler (li +- num ritmo de 1 por dia e o último levei 2) pois achei as primeiras páginas meio tediosas – era o último capítulo e a trama em si ainda não havia engatado (porém, vou dar um desconto em consequência de ser o primeiro volume e ter esperança que o ritmo aumente nos próximos livros).

Por ser introdutório, o primeiro livro peca um pouco na ambientação/familiarização pra um leitor do meu perfil. Ele te joga no meio da história, sem muita explicação do que é aquele universo e como as coisas funcionam. Tem vários personagens, mas alguns ainda não tem muita personalidade muito definida ou que não seja rasa. Pra não dizer que só reclamei, vou listar os pontos positivos:

- Leitura fácil

- Universo interessante, espero que seja mais explorado pois a história passa muito a vibe que não é só sobre o romance dos protagonistas

- Feitiço do silêncio sendo o melhor feitiço de todos os tempos

- Protagonista carismático, mas falho (apesar de ser overpower)

- Entretenimento inofensivo

mssz 24/07/2022

amei amei amei amei
primeiramente OBRIGADO NEWPOP POR REALIZAR MEU SONHO DE TER MDZS EM MÃOS
agora sim, quando o físico chegou eu me senti a pessoa mais feliz do mundo, como eu amo essa obra, ter ela e as adaptações dela (donghua, manhua, audio-drama, live-action e jogo) mudou a minha vida totalmente
os personagens, a história, o universo em si é a minha coisa favorita do mundo, amo cada personagem (até os podres), os furos no enredo tudo tudo tudo

Maria.Eduarda 14/08/2022

MARAVILHOSO
Sinceramente, não tenho palavras para descrever o quão boa é a história. A dinâmica e a relação entre os personagens é muito gostosa e divertida de se ler.

Tem algo na escrita da MXTX que me encanta, a última vez que me senti desse jeito lendo algo, foi quando li TGCF.

Agora, falando especificamente sobre a edição da NewPop, apenas uma palavra descreve: decepção.
A jacket é linda, porém a arte da capa é muito simples e a capa não tem orelha, a folha de guarda é horrível só com aquele tom de azul que não sei pq colocaram ali. A diagramação nem se fala, é péssima, ter que abrir tanto o livro para ler não é muito prático e acaba danificando o mesmo.

Em geral, só vale apena comprar esse novel pelo conteúdo, que é incrível, porém essa edição deixa a desejar!
Bea.3 16/08/2022minha estante
amg, sobre a arte da capa é porque é igual a versão tailandesa de mdzs, não foi ideia da new pop.
Mas sobre a margem tbm fiquei decepcionada, acabei quebrando minha lombada pra ter uma leitura mais confortável, felizmente já prometeram resolver isso nos próximos volumes, só acho que não vão alterar nesse por causa da promessa do box, se mudar a margem vai mudar a quantidade de páginas e não vai caber no box ?

Hela4 16/11/2023

Mo dao zu shi
Com toda certeza mo dao zu shi é minha obra favorita de todos os tempos, não tem como ñ ser!!! É tão perfeito, tão bem escrito, tão bem desenvolvido....resumindo o meu queridinho e amor da minha vida.

Allan 20/12/2022

Sempre adorei temas de alta fantasia, que construíam um mundo próprio com as próprias leis. Terminei o livro inteiro em menos de três dias, foi uma leitura muito rápida, fluida.

A princípio, é um pouco confuso por ter muitos nomes e termos, mas conforme você se acostuma ? o que não demora quase nada, a história prende totalmente. Os personagens são extremamente cativantes, Wuxian é a melhor parte desse livro, cômico e cínico, mas profundo e bem escrito.

Você termina querendo ler mais e mais.