As mentiras que nos unem

As mentiras que nos unem Emily Giffin

Resenhas - As Mentiras Que Nos Unem

Aione 08/08/2022

As Mentiras Que Nos Unem é o romance de Emily Giffin originalmente publicado em 2020 e lançado no Brasil em 2022 pela Arqueiro, com tradução de Fernanda Abreu. Ambientado em Nova York em 2001, traz uma típica história da autora — envolvente e desenvolvida ao redor de conflitos morais —, além de retratar o fatídico 11 de Setembro e seu impacto sobretudo nos habitantes da cidade.

Após terminar o namoro, Cecily vai para um bar e conhece Grant. A conexão entre os dois é instantânea, de forma que, ao longo das semanas seguintes, estabelecem uma relação. Contudo, tudo muda após o 11 de Setembro, fazendo Cecily questionar não só o que sabe sobre eles, mas o que sabe sobre si.

Em primeira pessoa, a história é narrada por Cecily que, perto dos trinta anos, têm repensado aspectos de sua vida, especialmente a carreira. Com o fim do namoro com Mathew e início da relação com Grant, ela questiona seus sentimentos, que voltam a ser bagunçados após o 11 de Setembro. Toda essa angústia e dúvidas são muito bem desenvolvidas por Emily Giffin, mas sem que a escrita perca a leveza. Dessa maneira, é fácil se envolver com a leitura, ágil do começo ao fim. Não senti vontade de parar de ler, completamente imersa na história.

As Mentiras Que Nos Unem é também cheio de reviravoltas. Por mais que elas não tenham me surpreendido, já que pude antecipá-las, serviram para manter a tensão, intensificando as emoções e aumentando a agilidade da leitura. O capítulo sobre o 11 de Setembro foi bastante angustiante e sensível. Mesmo conhecendo os fatos sobre ele ou tendo visto inúmeros relatos ao longo das duas últimas décadas, ainda assim me emocionei. Ao descrever o dia enquanto ele transcorria, Emily Giffin permite aos leitores imaginar como foi a experiência de quem o vivenciou, com todas as incompreensões e todo o terror próprios do momento. Principalmente, demonstrou o quanto as vidas foram afetadas, o quanto se estabeleceu uma noção de um antes e um depois, colocando tudo em perspectiva.

O que mais me agrada nas obras da autora é sua capacidade de desenvolver personagens ao redor de conflitos morais. Em As Mentiras Que Nos Unem, isso não é diferente. Aliás, temas comuns aos seus romances voltam a aparecer aqui, como a traição e autodescoberta, trabalhados a partir de erros e acertos. O foco está em Cecily, principalmente, mas ainda assim conseguimos acompanhar o perfil das personagens secundárias, mesmo que através do olhar da protagonista. A mensagem maior da obra está em como o discernimento fica nebuloso em meio a crises e emoções intensas, de maneira que há algum relativismo entre o certo e o errado. Embora isso seja justamente o que me faz gostar dos romances da autora, nessa obra especificamente fiquei um pouco dividida em relação ao final, uma vez que tenho minhas dúvidas se concordo com a relativização aplicada ao contexto específico da trama.

Apesar disso, adorei As Mentiras Que Nos Unem pela leitura deliciosa e envolvente que me proporcionou, ainda que eu tenha achado alguns acontecimentos previsíveis ou não tenha ficado de todo satisfeita com o final. Ainda, fui positivamente surpreendida pela rápida aparição de Rachel, Darcy e Ethan, personagens apresentados em O Noivo da Minha Melhor Amiga, romance de estreia de Emily Giffin.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/08/03/resenha-as-mentiras-que-nos-unem-emily-giffin/

Mila.Maluka 26/05/2023

Linda história de Amor
Um romance delicioso, de rápida leitura, capítulos curtos e cheios de emoção.
Onde a escritora transmite que, quando se mente por amor, tudo deve ser perdoado.
Merece minhas 5 estrelinhas ?

Fernanda 19/07/2022

As mentiras que nos unem
Resenha disponível no blog:

As mentiras que nos unem - Emily Giffin

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/07/resenha-as-mentiras-que-nos-contam.html

Leninha Sempre Romântica 04/07/2022

Sabe aquelas histórias redondinhas, que a autora acerta e apara todas as arestas da trama de uma maneira tão incrível que deixa o leitor totalmente em choque quando se depara com uma reviravolta inesperada?! E, que logo em seguida quando tudo parece se encaixar, quando as coisas se acalmam outra reviravolta acontece?! Pois é, temos aqui As mentiras que nos une, de Emily Giffin, com certeza uma leitura que marca o leitor.

O livro já te pega pela capa, que em minha humilde opinião é linda e diz muito sobre a história (entendedores entenderão). Daí vem a sinopse e você se depara com uma história que pode até parecer levezinha, um drama que se encaminha para um romance com final feliz. Então, você começa a ler e vai se envolvendo, vai se deixando levar pelo romance, pela paixão, pelo novo e inusitado e pronto, vem a bomba, quase que literalmente, e tudo muda, as peças caem do tabuleiro e o leitor fica de cara, sem saber onde a história vai dar.

Quem me conhece sabe que adoro a escrita de Emily Giffin, suas histórias não tem nada de clichê, seus enredos sempre tiram o leitor da zona de conforto, ela sabe dosar de maneira certinha o drama, o romance, o inesperado e sempre nos brinda com uma historia inesquecível.

Temos aqui a história de Cecily, uma mulher frustrada com sua vida, com seu emprego, e que sonha com grandes feitos na vida. Depois de perceber que seu relacionamento não está caminhando bem, ela decide dar um tempo, reavaliar seus sentimentos e sua vida em si. Eis que ela conhece Grant, um homem que parece preencher todas as lacunas que estão em aberto em sua vida, um cara perfeito, uma paixão que pode ser o que Cecily busca na vida. Mas o destino se encarrega de bagunçar as peças desse quebra-cabeça que parecem se encaixar perfeitamente, e do nada, Cecily se vê num mundo de incertezas, onde a verdade pode ser muito aquém do que se espera.

Mais uma vez rendo elogios a essa autora que faz parte do rol das minhas queridinhas, ela conseguiu me manter presa à sua história de uma maneira que foi difícil me desvencilhar. Me fez torcer pelo que seria o certo, ansiar pelo errado, e almejar que tudo terminasse bem, mesmo que o bem não fosse enfim o que eu desejava. Adorei o enrolar e desenrolar da trama, um dom que essa autora tem de atar e desatar os nós de uma forma única e muito bem escrita. Suas histórias têm o poder de envolver o leitor como se fôssemos parte da narrativa, como se estivéssemos ali, no abraço amigo, na mão amiga e no final, mesmo que seja apenas para confortar os personagens.

Super recomendo a leitura de As mentiras que nos unem, uma história envolvente, uma escrita sensível, com uma pitada de suspense, um mistério que deixa o leitor diversas vezes confabulando teorias e mais teorias. Eu adorei, de verdade.
Mais uma vez Emily Giffin me pagou pela mão e me conduziu para dentro de sua história, difícil não se envolver.
Leia!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2022/07/as-mentiras-que-nos-unem-emily-giffin.html

Patricia.Perrout 14/08/2022

AS MENTIRAS QUE NOS UNEM - Emily Giffin.
Pra mim, essa autora é sempre esplêndida. Narra fatos do cotidiano com mestria de quem viveu as situações. Trabalha com a emoção dos personagens e nos faz entender que todo indivíduo é dúbio e está tudo bem.
Neste romance, ela narra a história de Cecily, uma jovem de 20 e poucos anos, que termina um namoro e vai afogar as mágoas em um bar, na tentativa de não ligar para seu ex. Nesse bar, conhece Grant, um rapaz bonito e misterioso.
Para Cecily, tudo aquilo se torna encantador e muito atrativo. Ela se apaixona ele e aparentemente ele também se apaixona por ela.
Depois da tragédia do 11 de setembro, Cecily descobre algo importante sobre Grant e acaba envolvida numa amizade cheia de segredos.
Matthew, seu antigo namorado, se aproxima e os dois acabam retomando a relação. Entretanto, Cecily não consegue manter suas omissões por muito tempo e a revelação de alguns segredos abala a relação entre eles.
Nenhuma mentira tudo pela vida toda. E perdoar cabe a cada indivíduo, dentro do seu tempo. Mas o mais importante é cada um seguir sua intuição e seu coração. Torcendo para que ambos indiquem para o mesmo lugar.
Foi uma leitura deliciosa com ansiedade para saber o final. Torcendo pelos personagens e me colocando no lugar deles. (06/2022)

Ana Claudia 27/03/2023

Cecily é jornalista, trabalha em um jornal em Nova York e namora Matthew. O relacionamento não anda muito bem porque ela quer ter algo mais sério com ele, mas ele fica empurrando com a barriga a relação, dizendo que do jeito que está está bom. Insatisfeita, mesmo amando Matthew, Cecily se cansa e termina o relacionamento.

Sozinha em casa e abalada com o término, ela decide ir a um bar beber alguma coisa para tentar espairecer a cabeça. Enquanto está bebendo, ela tem um impulso de ligar para Matthew, mas um rapaz atrás dela diz para ela não fazer isso.

Grant trabalha em Nova York e tem um irmão gêmeo com uma doença terminal. Vive em função de proporcionar o melhor bem estar a ele. Quando ele conhece Cecily no bar a atração entre os dois é imediata. A conversa e a companhia um do outro flui muito bem. Ele começam a sair algumas vezes e, a cada dia, a vontade de estarem juntos aumenta.

No entanto, Grant precisa viajar às pressas para Londres para iniciar um tratamento de saúde de seu irmão. Nesse período, ele e Cecily trocam e-mails e alguns telefonemas. Ela vai a Londres encontrá-lo e passam uns dias juntos. Grant precisa fazer uma nova viagem com o irmão e Cecily volta para NY.

Setembro chega e Grant retorna para NY. No dia 11 de setembro, com o atentado ao World Trade Center, Grant desaparece. Cecily fica apavorada com o sumiço dele e começa a procurá-lo pelo caos na cidade enquando precisa produzir matérias sobre as vítimas e os familiares do atentado. Isso até ela encontrar uma foto de Grant em um poste escrito ?Desaparecido?.

A partir desse momento, a vida de Cecily muda completamente e ela descobre coisas sobre o passado de Grant ao mesmo tempo que seu ex namorado, Matthew, a procura pedindo para reatar o namoro e fazendo juras de amor a ela.
MissFalcone 27/03/2023minha estante
parece ser bem interessante

Natalia1175 27/06/2023

Cada página uma emoção diferente. Não consegui parar de ler até chegar ao final. Traz uma reflexão mostrando que nossas vidas não são perfeitas e que as pessoas merecem uma segunda chance.

Letícia Santos 20/05/2022

Por amor e pela verdade.
As mentiras que nos unem é o último lançamento da Emily Giffin no Brasil, uma das minhas autoras preferidas da vida. E aqui nesse livro ela nos conta a história de como Cecily uma jovem do interior dos Estados Unidos, agora vivendo em Nova York, sai uma noite, depois do término de seu relacionamento e acaba conhecendo Grant. E aí que tudo muda.

A conexão entre Cecily e Grant é imediata, mais do que algo físico, e por muito tempo foi assim,

A primeira noite que passam juntos é algo que só alguém que esconde algo te oferece... Grant é sim um cara interessante, e inteligente, com uma história de vida sofrida, mas algo ali não se encaixava, e quando o onze de setembro acontece, muitas coisas são reveladas e outras passaram a serem encobertas.

Com o onze de setembro Nova York passa a ser um lugar caótico, pessoas morrem, pessoas desaparecem e com isso Grant também desaparece e assim Cecily começa uma busca por esse homem e as respostas que ela encontra não são bem as que ela esperava, mas quem lê o livro vai sacar logo o que aconteceu era meio óbvio, menos para Cecily que estava muito apaixonada para ver certas coisas, rsrs.

Só que as reviravoltas não param por aí, o tempo passa Cecily se reconecta com Matt, seu antigo namorado e ela vai vivendo e quando tudo parece estar no lugar, tudo muda de novo.

Confesso que esse momento eu não esperava, eu estava sempre pensando, além o onze de setembro o que mais vai acontecer? E quando acontece me choca e me mostra que Cecily também não é esse poço de virtudes... Ela tem medos, acerta, erra, se joga, recua, enfim é humana. Em alguns momentos eu tive muita pena dela, em outros quis falar umas verdades para ela.

O fato é que ela foi absorvida pelas mentiras que passa a contar os segredos que esconde, e também pela lembrança de Grant que não desaparece. E aí tudo desanda de verdade.

E enfim quando ela entende que precisa tomar decisões e fazer certas escolhas é muito bacana de ver e acompanhar. É um livro que fala de amor, perdão, segundas chances, família e amizades. Recomendo demais a leitura!

07/03/2024

Terapia
Terapia é o que todo mundo desse livro precisa, principalmente a Cecily. E eu também, por ter ficado feliz e desejado um amor tipo Grant ? kkkkkkk
Livro gostoso, adorei a forma que a autora retratou o 11 de setembro, a escrita é muito envolvente. Tem alguns defeitos, mas não é nada demais. Li rapidinho e só não foi mais rápido pq estava conciliando com outros. Curti!

Roberta 14/07/2022

Chato e previsível
Nunca imaginei detestar um livro desta autora. Fiquei triste porque gostava muito dela. Eu sabia tudo que ia acontecer e não goste ide nenhum personagem.

Cami @leiturizar 10/10/2023

Esse livro parece uma fofoca do início ao fim, daquelas que os vizinhos se sentavam nas calçadas para falar da sobrinha de alguém.. Gosto muito da escrita da autora e confesso que devorei o livro mas para desvendar a fofoca em si do que outra coisa.. achei a Cecily um pouco insossa mas deu pra seguir e no decorrer da história, ela evolui muito. O final é previsível, embora poderia ter terminado de outra forma.

Gostei da ambientação do 11 de Setembro e só consigo imaginar como foi o desespero que eles passaram e como foi encarar os dias subsequentes.

É um livro bom pra quem gosta de romances cheios de altos e baixos, mas no momento eu tô na vibe de romances mais leves e tranquilos, pode ser por esse motivo que não me identifiquei com a leitura.

Michelle Trevisani 20/08/2022

Eu amo essa autora e gostei desse livro!
Eu gosto muito de um bom drama familiar. Uma das minhas autoras favoritas do gênero é Emily Giffin. Ela sabe criar um suspense em torno da narrativa que me agrada muito. Seus personagens na maioria das vezes são bastante reais, com dilemas internos e parecem que eles próprios vão conduzindo a história. É uma autora que sempre me surpreende positivamente.

Não foi diferente com esse livro. Apesar de ser uma história que se desenrola aos poucos, de forma mais lenta, os capítulos são curtos e dão certa agilidade ao livro. A personagem principal me agradou bastante, a Cecily, que acaba vivendo um dilema em sua vida amorosa bastante incomum: ao se separar de seu namorado de longa data, encontra num bar um desconhecido que lhe causa uma conexão imediata. O romance dos dois vai se desenrolando super rápido e é forte, intenso. Cecily fica inesperadamente imersa nesse amor imediato e acredita que encontrou o amor da sua vida. Até acontecer o 11 de setembro. Até seu mundo virar de cabeça para baixo ao descobrir algumas coisas que não se encaixam em Grant, o amor repentino. Ele desaparece no 11 de setembro e algumas verdades surgem à tona, deixando Cecily em dúvida se o que viveu realmente existiu.

A história toda gira em torno desse suspense amoroso na vida de Cecily. Ela fica dividida entre esses dois homens - seu ex do passado que retorna arrependido e Grant, o misterioso que acaba sumindo. E a história vai crescendo, conforme a gente avança, de um jeito inesperado. Fui surpreendida várias vezes pela narrativa. E fiquei satisfeita com o final. A história tem esse lance de amores improváveis, personagens reais que erram e se arrependem, segundas chances. Cecily é uma personagem que vai se apoiar nos amigos em seus momentos difíceis e vai encontrar na família refugio quando tudo desmorona. Aliás, um trecho que ela divide um de seus problemas com seus pais, me emocionou muito, pois ela foi extremamente acolhida.

Um livro para quem gosta dessas reviravoltas que o destino faz, com uma pitada de amor dramático. Recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/livro_docelivro/
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regina 23/02/2024

Misto de emoções
Este livro despertou em mim diferentes sentimentos e reações... Tive raiva em várias partes, pena de alguns personagens, duvidei da sinceridade de outros, desacreditei de mudanças repentinas de comportamento, admirei amizades e repudiei atitudes de mentira e enganação. Se era isto que a autora pretendia, teve êxito... Gostei da abordagem tendo como pano de fundo o 11 de setembro (ainda não tinha lido nada que se passou nesta época). Achei o final certinho demais... no final, tudo é lindo, todos são ótimos, todos perdoam, quem errava não erra mais, o amor é lindo... Mas vale a pena a leitura.

Jhosi 22/11/2022

Emily Giffin arrasa!
Mais um livro incrível que me prendeu do começo ao final! A autora sempre me surpreende e eu sempre fico na expectativa pelos livros dela.