Casal Imperfeito

Casal Imperfeito Fernanda Witwytzky

Resenhas - Casal Imperfeito

Angela.Joia 22/11/2022

Acompanho há um bom tempo a vida da Fer e do Rafa pelas redes sociais, gosto tanto da escrita e narrativa dela que não pensei duas vezes em ler esse livro também, mesmo não estando em um relacionamento amoroso no momento.

A forma com que a Fer traz o cotidiano e a rotina de forma leve é muito acolhedora, achei os capítulos bem pontuais e relevantes. Porém, confesso que senti falta de mais profundidade em alguns tópicos, em diversos aspectos foi um pouco raso, resumindo, falou o que "todo mundo já sabe". De qualquer forma, ainda recomendo o livro, fala muito sobre relacionamentos no geral, não apenas os românticos, o que é ótimo e de muito proveito.

heloisa karin 18/05/2022

Casal Imperfeito
Parabéns Fernanda, arrasou de novo!
Um livro que eu vou ter que ler a cada dois meses para poder absorver tudo que tem disponível, quero muito colocar em prática tudo o que li e creio que a obra vai auxiliar muito muito diversos casais por aí.

Victoria.Soares 28/11/2022

Esse estilo de livro é daqueles que devem ser estudados ao invés de somente lidos.
Fernanda e seu marido Rafa demostram na prática como é ser um casal que busca ser um time, sempre amparados por Deus.
Recomendo!

Keilaschneider 13/05/2022

Que riqueza.
Este é o terceiro livro que leio da autora, e cada vez ela me surpreende positivamente. Fernanda juntamente com seu marido, vem trazer vários conselhos bíblicos para casais. O compartilhar de suas vidas e experiências me fez me idenficar muito com coisas que vivi e ainda vivo. Não concordo 100% com tudo que foi colocado, mas há um conteúdo bíblico e rico para aprender.

Eduarda Veloso 25/10/2022

Amor e Religião (parte I)
O primeiro livro do meu projeto de leituras para estudar o amor dentro das maiores religiões do mundo foi sobre o amor no cristianismo. Foi lindo conhecer a trajetória de amor dos "Nenos" e conhecer também todos os conhecimentos adquiridos nesse trajeto. O amor, dentro da perspectiva psicanalítica, sempre tende ao desencontro; a falha. É bonito ver que os Nenos, de alguma forma, também possuem esse conhecimento - sabem das dificuldades que existem numa vida a dois e, para eles, amar é escolher viver a dois.

Com isso, ao entrarmos nos termos religiosos, todos os temas abordados pelo casal (sexo, dinheiro, filhos, diálogo, os papés de gênero) são descritos e analisados levando em conta a religião. Confesso que em certos temas me deixaram desconfortáveis sob o olhar psicanalítico que carrego sobre a realidade, como os papés de cada gênero dentro do casamento, mas isso ainda diz sobre a religião do casal.

Ainda tenho outros 6 ou 7 livros que preciso ler dessa série de estudos sobre o amor e as religiões, então, não vejo a hora de conhecer as "mesmas temáticas" sob outras óticas!

Ingrid 14/01/2023

É na imperfeição que se cultiva um casamento
Eu diria que este não é um livro de autoajuda, mas de reflexão que levará o casal a buscar o próprio caminho!
Não existem fórmulas prontas para um casamento duradouro, pois é preciso reconhecermos as falhas que dois seres humanos completamente diferentes carregam, e que esse é só um início de um presente que pode ser essa relação se cada um se fizer presente e inteiro para alicerçar a caminhada em Deus!

VS06 27/06/2022

A autora de Enquanto isso e As primeiras 4 estações, @fernandawitwytzky agora escreve com seu marido @rafacarrilho7 sobre casamento.
Eles falam sobre diversos assuntos, como a divisão das tarefas domésticas, questões sexuais, incompatibilidade e atração de opostos, falhas de comunicação, problemas financeiros (causa de 57% dos divórcios segundo o IBGE), disciplinas espirituais a dois, masculinidade/feminilidade e criação de filhos. No final de cada capítulo há uma série de perguntas para reflexão.
No cap. 3 eles usam um exercício bem interessante de diálogo do livro "Making Marriage Simple" de Harville Hendrix e Helen LaKelly (tartaruga vs tempestade) e no cap. 4 falam sobre as 5 linguagens do amor de Gary Chapman.
No capítulo 6 de "Casal Imperfeito", Fernanda Witwytzky cita uma pesquisa dos EUA que me chocou: 20% dos casais se separam após a chegada de um bebê.

mahbernardo 10/02/2023

Terminei mais um livro da Fernanda com vontade de viver..
Eu li o livro em 10 dias, mas leria em 2 dias.. mas são tantos ensinamentos e perguntas no final de cada capítulo, que você precisa pensar.. cada capítulo eu precisava ficar pelo menos um dia pensando sobre aquilo, administrando na minha mente.. fora os ?tapas na cara? que a fernandinha da, com muito amor e carinho. eu sou apaixonada pelo trabalho da fernanda, e acho incrível como o trabalho dela fala c a gente em diversas áreas, não somente no que o livro retrata.. já estou ansiosa pra ler ?quatro estações? (mesmo sem filhos ainda), porque acredito que aprender/estudar sobre esses assuntos nunca é cedo, e você já partir pra alguma área da vida tendo algum ensinamento e sabendo experiências de outras pessoas, é melhor ainda.

Fran 13/11/2023

Esse livro é de muito aprendizado. Nós pensamos que o casamento tem que ser perfeito, mas nem nos mesmos somos perfeitos. Nós temos que nos aperfeiçoar e aperfeiçoar nosso casamento, e só Deus para nós dar a graça de um casamento feliz e bom.

Thalia.Vicente 08/09/2022

Leve e necessário
A escrita da Fernanda é extremamente leve e atual, parece até a conversa com uma amiga, foi minha primeira experiência e já me cativou.
O conteúdo do livro é extremamente necessário e real, uma leitura para todas fases de um relacionamento cujo o objetivo é ser moldado e ter Deus como seu pilar.
Leitura super indicada!

Saul 29/03/2024

Muito pessoal
É um livro razoável para casais cristãos, tanto casados quanto não casados, assim como para os que possuem filhos e os que não possuem.

No geral, o livro abrange um bom grupo de pessoas, tendo em vista que os autores vão aos poucos contando histórias de suas vidas e incluindo determinados grupos a medida que suas histórias vão sendo contadas. No entanto, isso fez do livro muito pessoalizado; é muito sobre a visão de mundo dos autores e é carregado de muita opinião pessoal.

Como consequência do fato supracitado, o livro se tornou cansativo e repetitivo. É o tempo todo sobre eles e os conselhos são a partir das experiências deles como casal, não podendo ser generalizados ? porém eles generalizam.

Se a ideia inicial do livro foi a leitura em casal, houve uma falha muito grande por parte dos autores ao fazer capítulos muito grande ao invés de capítulos menores. As perguntas que seriam interessantes para debate em casal, são poucas ? já que são apenas no final dos capítulos (que são poucos; 7 capítulos para 240 páginas).

Por isso, concluo: se você busca um livro pessoal de um casal que você provavelmente não conhece, esse livro é para você. Se você busca um livro sobre casamentos com menos visão pessoal e mais ensinamentos no geral, esse livro não é para você.

Brendaizidoro 01/05/2023

Gostei muito da leitura. Vi meu casamento e relacionamento em vários momentos e me identifiquei bastante.
Acho que é um livro que deve ser lido antes do casamento e também durante, mais de uma vez. Ele traz reflexões maravilhosas, baseadas na palavra de Deus.

Carla 26/02/2023

Livro Valioso
Recomendo a casados e aqueles que ainda estão solteiros para estarem prontos e mais cientes em como se comportar em lidar com os desafios do relacionamento.

São 7 capítulos onde cada um deles mostra um situação desafiadora do relacionamento. Ao final de cada um deles, existem exercícios a serem feitos individualmente ou com o casal.

Com linguagem simples e profunda, a autora nos conquista com a sua escrita fluida. É como se estivéssemos numa mesa conversando e falando do assunto.

Lillian 09/10/2022

Se você deseja investir no seu relacionamento, leia esse livro. Mesmo ainda não sendo casada, esse livrou esclareceu tantas coisas e me apresentou um novo mundo sobre como é dividir a vida com alguém tendo como base os princípios de Cristo. A escrita da Fer e do Rafa é leve, envolvente e a cada página você fica mais ansiosa pra saber mais um pouco sobre as experiências que os dois viveram.
O mais especial é ver com quanta sinceridade foi escrito cada capítulo, sem ressalvas nenhuma até mesmo para assuntos mais delicados, como a sexualidade durante o namoro e até pensamentos de separação.
A leitura não é nada monótona, no final de capítulo encontramos perguntas e dicas práticas pra responder juntos. Valeu muuuuito a pena e indico de olhos fechados pra qualquer pessoa que deseja ter Jesus como centro do seu relacionamento.

Carine 07/07/2022

Quanto aprendizado!
Amo acompanhar os conteúdos produzidos pela Fernanda Witwytzky. Sejam seus livros, conteúdo do Instagram ou podcast. Independente de viver os temas que ela aborda, sempre me ensinam muito e não foi diferente com esse livro. Sou casada? Não. Vou me casar por agora? Não e nem sei quando isso acontecerá em minha vida rsrs Mas cada página me trouxe um aprendizado enorme que já me é útil agora e com certeza me será útil futuramente quando eu viver a experiência de um casamento. Sem palavras para descrever a excelência desse trabalho que ela e o Rafa se dedicaram tanto pra fazer!!