Casas vazias

Casas vazias Brenda Navarro
Brenda Navarro

Resenhas - Casas Vazias

Judeneve 19/05/2024

Me identifiquei mais do que gostaria
Forte, impactante e me identifiquei mais do que eu gostaria com os pensamentos de maternidade de uma das personagens. A leitura é uma trajetória completa. Terminei no voo do uruguai oara salvador

Delma 12/05/2024

Casas vazias
A autora tem uma escrita intensa, crua e visceral. O livro traz reflexões, por vezes, incômodas sobre o papel da mulher, esposa e mãe. Além disso, traz a tona sérios problemas familiares.

Isa 10/05/2024

Difícil mas brilhante
Nunca pensei que um livro tão curto poderia ser tão denso e carregado de tantos sentimentos controvérsos. Foi um leitura muito incomoda, a autora te leva pra dentro dos pensamentos dessas duas mães e revela os pensamentos dúbios que ora te fazem ter empatia e ora trazem as coisas mais desprezíveis que um ser humano pode imaginar a tona.
Acredito que pra quem tenha filhos essa leitura seja ainda mais difícil do que foi pra mim.
A escrita é brilhante, o jeito como tudo se amarra é muito bem feito, recomendo a leitura pra quem não tiver muito envolvimento pessoal com os gatilhos do livro.

gabriela tintin 09/05/2024

O avesso e os pensamentos mais julgados da maternidade escancarados durante todo o livro, as camadas de informações e sentimentos que são reveladas em cada capitulo, a diferença de vida gritante entre as duas narradoras mas que por conta do denominador comum daniel/leonel são apagadas.

seria a maternidade um ciclo de violência vicioso? seria possível duas mães que se conheceram apenas brevemente superar o desaparecimento de um mesmo filho? não é possível saber, a história é deixada em aberto, tanto para nós como para elas.

Chris Botosso 04/05/2024

Enredo inquietante
Duas mulheres. Duas vozes que contam cada qual sua história. O filho de uma delas desaparece num parque. A outra tem uma criança em casa. A cada relato, a trama vai es expondo e ficamos sabendo das angústias de cada uma delas e de como suas vidas se entrelaçam.

J^! 29/04/2024

Pancada
A crueza da vida e o que está debaixo do tapete. Quando as mulheres conseguem espaço pra escrever suas histórias, começamos a entendê-las.

Aline 28/04/2024

Um livro bem escrito, que prende o leitor, mas que não é uma leitura fácil ou agradável. Eu ainda tô digerindo muito do que li. Sem dúvidas, uma leitura que vale a pena.

Ronelson 24/04/2024

Amei a leitura. Duas mães disputam a atenção do leitor, tendo como pivô o desaparecimento de uma criança. A "ausência" do menino provoca diversas mudanças na vida de ambas as mulheres, e põe em xeque o ser mãe. Não apenas a romantizacao, no qual estamos acostumados, mas a representação de uma realidade que muitos ainda fingem não ver, mas que está escancarado perante todos.

Priscila.Mastranto 13/04/2024

Tenso...
Tentando digerir ainda a história e principalmente o desfecho do livro.
É uma leitura desconfortável pelo tema e pela maneira que é posta, sendo narrado primeiro pela mãe que perde o filho Daniel e depois pela mãe que rouba o filho Leonel. Depois são narrados os pontos em que essas histórias se encontram porque são uma só. O desfecho me chocou muito, triste. Acho que um dos livros mais tristes que li esse ano...

Luis.Henrique 06/04/2024

O peso da maternidade, a ideia assustadora de, no.fundo, desejar que os filhos desapareçam mas a dor que isso causa e destroça com a vida das protagonistas fazem Brenda Navarro nos entregar essa verdadeira obra prima.

carolina2404 28/03/2024

ótimo livro de estreia!
Esse tipo de leitura é bastante específico, é forte e bem escrito, mas não é uma leitura feita para ser agradável, me parece uma história de denúncia, através de suas narrativas, a escrita denúncia um sistema e hirarquias sociais e como sofre quem não está ao topo. Maternidade é um tema explorado justamente pela sua complexidade, não achei nada de surreal ou absurdo, achei honesto.

Felipe 22/03/2024

Não é fácil encontrar autores que, num mesmo enredo, consigam criar narradores muito diferentes com vozes que soem convincentes. A Brenda dá um show.

C4nteiros 14/03/2024

Era pra ser, mas não foi
Tinha tudo pra ser um bom livro mas foi fraco, sem carisma e, em muitos momentos, entendiante.
A história poderia ter sido o lado B do livro Véspera, da Carla Madeira só que mal feito.

Book 'n' Beverage 14/03/2024

Visceral.
Ok. Vamos lá. Se eu soubesse no que estava me metendo não teria lido. Não porque o livro é ruim ou mal escrito, muito pelo contrário. Porém esse tipo de drama, que traz o que provavelmente é o pior pesadelo de uma mãe, definitivamente não me agrada. Não sendo mãe já foi difícil seguir com a leitura, para quem é mãe então, não consigo nem imaginar.
Sinopse: Uma criança de 3 anos é sequestrada no parquinho e a história se divide entre o drama da mãe que perdeu o filho e o da mulher que o sequestrou.
A não ser que você consiga encarar um livro desses com frieza e distanciamento, não recomendo. Mas se você consegue, vá em frente. A autora fez um excelente trabalho colocando o leitor na mente dessas mulheres, suas tragédias, suas dores e angústias. Realmente, um ótimo trabalho. ?

geovana 13/03/2024

Talvez eu deva admitir que a tristeza cai bem em mim.
A história é bem interessante e conta sobre dois pontos de vista, uma coisa que eu acho perfeita nos livros.
Apesar de ser "fantasiosa" eu muitas vezes senti que a realidade fez o livro e o livro fez a realidade.
É triste, doloroso, estressante e algumas poucas vezes foi bonito.

?Eu lutava com meu próprio inferno, infantil, sem graça, vão, mas era o meu inferno. Não se pode ser humano se outro organismo suga a sua vitalidade. Também não dá para ser humano se você carrega os fantasmas que não são seus.?