A perigosa arte de ser invisível

A perigosa arte de ser invisível Angelo Surmelis

Resenhas - A perigosa arte de ser invisível

Alu.vitória 14/10/2022

Um livro Necessário
? A perigosa arte de ser invisível? é um livro com assuntos sensíveis e importantes, com personagens incríveis e complexos. Não é uma leitura para todos e com vários gatilhos.

?Em cada um desses espaços, ele escreveu: Para cada dia normal.

Sinto as lágrimas escorrerem pelo meu rosto. Você se lembrou.

Ele assente. Baixinho, diz:

? É um começo.

Henry estica o braço e me puxa para mais perto.?

Esse livro é maravilhoso, extremamente importante e necessário. 10000/10

Emily.Verly 25/10/2022

minha opinião sobre o livro!
Eu gostei do livro. Eu me apeguei de extremo com o protagonista, o Evan, creio que a cada detalhe que ele fala sobre sua vida, você se apega mais. O livro é bom, tem capítulos curtos. Porém, eu queria um desenvolvimento da mãe dele e também queria saber mais sobre a vida dela. Tem alguns pontos do livro que achei que faltou desenvolvimento, mas o livro em si, eu amei. Recomendo ele, só que ele possui imensos gatilhos ( de abusos tanto quanto físicos e psicológicos)

Arthur409 02/06/2024

Não entendi o final mas esse livro me lembrou de traumas q eu não sabia q tinha, quis morrer lendo mas foi incrível

Viickrxts 19/02/2023

Um livro necessário
Eu entendi completamente a dor do Evan.
O medo é abuso constantes da mãe com um pai que não faz nada pra ajudar é muito difícil. Uma leitora pesada porém extremamente necessária.

J.Vitor 26/04/2024

Eu não sei vocês, mas eu adoro quando aleatoriamente adquiro um livro novo e ele me surpreende de forma significativamente positiva. Eu literalmente senti um misto de emoções ao ler essa história, porque o tanto de agressões e situações humilhantes e tristes que o Evan passa, é simplesmente revoltante, senti ódio, tristeza, alegria, e frustração durante a leitura, e isso foi o que mais me instigou a seguir. Senti que o final foi muito rápido, bom, mas rápido, não deixou aquele ar de satisfatório, o que me decepcionou um pouco, mas o livro como um todo é MUITO bom, antecipo que ele possui muitos gatilhos, sobre agressão, preconceito, depressão e alguns outros, então, muito cuidado, mas indico 100%.

vicmglanna 10/01/2023

A perigosa artes de ser invisível
É um livro muito interessante de ser, apesar de ter vários gatilhos, ainda não entendi o porquê esse livro não é muito conhecido a história é simplesmente perfeita, para quem gosta de um romance lgbtq+ irá amar este conto que é um romance gay muito fofo por sinal, este livro me surpreendeu muito.

liolio 09/03/2023

"Eu quero amá-la. Quero que ela me ame."
Quando eu li um pouco sobre esse livro, pensei que ele seria a versão gringa de Um Milhão de Finais Felizes, e bem... podemos dizer que é e ao mesmo tempo que não é.

Eu sei que esse tema é algo que acontece muitas vezes na vida de pessoas LGBT+ que vivem no armário, mas ainda assim eu acho que tudo nesse livro é elevado ao extremo. A mãe dele é a agressiva... ao extremo; O pai dele é calado... ao extremo; Ele está nessa sozinho... ao extremo.

Eu entendo que nem tudo deve ser romantizado e às vezes as coisas tem que ser feias como são na vida real, mas isso não justifica algumas escolhas feitas nesse livro (como as do Henry, o crush de Evan) e enfim, essas 2 estrelas e ½ foram justamente pelo escritor conseguir abordar esse tema de forma corajosa, porém é aquela coisa, a história ou está num ponto muito baixo ou muito alto, acho que esse foi um dos erros dele no livro. (Não gostei muito da escrita também, algumas coisas ficam muito superficiais às vezes e o escritor age como se já soubéssemos de X informação ou Y).

Enfim, é um tema muito complicado e que eu gostaria que escritores (e artistas em geral) dessem um pouco mais de visibilidade no intuito de espalhar algumas dessas histórias.

Jackson 07/04/2024

Simples, pesado e poderoso
A escrita é simples, a narrativa é direcionada ao público infanto juvenil, mas qualquer lgbt de qualquer idade, tenho certeza, irá se identificar.
A questão do livro suplanta a estética literária, as métricas e formas, a mensagem é de empoderamento, de descobertas, inspira outras pessoas a tomarem decisões sobre suas vidas e não aceitarem a violência como normal.
Foi um soco no estômago!
Fiquei revoltado, alegre, decepcionado e emocionado na mesma medida.
Amei a história e o desfecho. Lindo ??

thami 27/12/2022

matilda - harry styles
"Talvez eu não seja tão feio assim, afinal de contas. Talvez ninguém seja feio de verdade e talvez ninguém tenha o direito de chamar alguém assim ou dizer que ele é. Talvez a única feiura de verdade seja o que mora dentro de algumas pessoas."

sergioh 03/06/2023

O livro é bom, você consegue sentir todo o sofrimento do Evan e pra sentir bastante ÓDIO da mãe maldita que ele tem.
O desenvolvimento da história é legal porém o final é corrido. Tudo que foi abordado durante o livro não recebe um desfecho real, apenas é fechado de maneira rápida e sem explicações consistentes

mariana 25/10/2023

Cacete.....
Como a maioria das pessoas que fez uma resenha aqui, eu também peguei esse livro sem ler a sinopse, então me deparei com todos os ferimentos aos direitos humanos possíveis de surpresa.

O livro trata de algo que é muito recorrente (tão recorrente que isso ser espelhado na vida do autor me fez ficar muito mais chocada), pq a nossa sociedade ainda é uma merda e não é difícil ver/ouvir relatos muito parecidos.
Todos os abusos sofridos foram descritos de certa maneira detalhados, o que me deixava MUITO apreensiva. Xinguei MUITO a mãe por motivos óbvios, o pai por ser extremamente otário, apesar de meio que entender mas continuar achando inaceitável.

Acredito que seja muito mais do que uma história de romance, mas seja uma história sobre se redescobrir e lidar com seus monstros internos e externos. É necessário, é cruel, é indispensável a leitura.

ninha 03/07/2023

Ele pode melhorar
Muito fraquinho e dá pra perceber que é o primeiro livro do autor kk mas tem umas coisas boas que poderiam ser ótimas se ele fosse mais experiente
Ewerton 07/08/2023minha estante
Nem você acredita no que escreveu. O livro é excelente e brutal.

Januariobook 06/02/2024

Tenho a péssima mania de tentar entender as pessoas.
Personagens são humanos, e humanos são personagens. Todos seguem um roteiro, porém, a questão é: quem escreveu tal roteiro? Quem ditou qual personagem você deve ser?

Evan é um protagonista que me cativou muito. O que mais fez em sua vida foi sofrer e buscar entender as coisas. Expressa sua dor na arte e desabafa em folhas de caderno. Evan seguiu o roteiro que talvez pensou merecer, aquele que parecia ser o único.

A mãe de Evan (aquela desgraçada) seguiu o roteiro que achou ser o melhor diante da vida que teve. Ela não era má porque era má, só acreditou estar correta e fez seu papel. | O pai do Evan seguiu o roteiro ditado pela personalidade da esposa. Ele realmente só queria fazer seu melhor como pai de família. Foi o suficiente? Não, não foi.

Henry é meu personagem favorito (por mais que eu nunca saiba a pronúncia correta, Enri ou Renri?). Ele é esforçado, amoroso e tem defeitos. Ou seja, perfeito. | Geremy é um imbecil babaca, não fez nada além de ser chato, e infelizmente existem pessoas como ele... que vão estar lá, no final, para te dar apoio quando você precisar. (Foi por causa da mania dele de chamar as pessoas pelo sobrenome que eu não entendi metade das cenas.)

Personagens complexos, nada rasos. Meu tipo preferido de personagem. Cheios de camadas. Nada óbvios. Mais reais. Mais enigmáticos e, paradoxalmente, mais dignos de compreensão.

Não entendi alguns diálogos, li, reli e não entendi. Talvez por causa de algo regional do escritor, ou da tradução, ou por serem jovens conversando, o que sugere: diálogos estranhos.

O romance entre Evan e Henry não me conquistou o suficiente. Principalmente por ser o contrapeso das partes pesadas do livro (agressões e tudo mais). Não houve um balanceamento, as cenas de violência tomaram o foco, e ler violência não é meu passatempo favorito.

O final deixou a desejar, principalmente porque criei muita expectativa em uma reviravolta explosiva. Não foi dessa vez.

rickyrolim 25/01/2023

QUE LIVRO!
Comecei a ler este livro despretensiosamente e não sabia que sairia com tanta tristeza! Tipo esse livro é tão sensível e ao mesmo tempo tão pesado. Encontrei um favorito de 2023 em peso.