A perigosa arte de ser invisível

A perigosa arte de ser invisível Angelo Surmelis

Resenhas - A perigosa arte de ser invisível

Nicolly392 11/05/2023

Com certeza mais um livro escrito
Logo de cara o plot do livro me pegou, adoro dramas familiares e friends to lovers, e estando em uma pseudo ressaca esse livro me pareceu perfeito. Li super rápido e sempre que parava de ler eu sentia vontade de voltar pro livro. Mas no final das contas eu senti vários problemas na narrativa, não sei bem se a culpa foi do autor ou da tradução, mas tem muitas cenas descritas de um jeito esquisito/confuso, meio aéreo. Além de que eu senti falta de ter um pouco mais sobre o Henry no livro, ele é uma figura muito raza, parece muito mais uma projeção do Evan do que uma pessoa de verdade. O Jeremy tbm, esse personagem foi tirado de um lixão, e o autor ainda quis falar "ah não ele tem um lado bom", lado bom? Sério? Sério mesmo? Enfim... A leitura foi boa, me diverti e tal, mas dificilmente vai ser um livro do qual vou me lembrar, ou ter carinho pelos personagens e etc. É com certeza mais um livro que foi escrito no mundo.

liolio 09/03/2023

"Eu quero amá-la. Quero que ela me ame."
Quando eu li um pouco sobre esse livro, pensei que ele seria a versão gringa de Um Milhão de Finais Felizes, e bem... podemos dizer que é e ao mesmo tempo que não é.

Eu sei que esse tema é algo que acontece muitas vezes na vida de pessoas LGBT+ que vivem no armário, mas ainda assim eu acho que tudo nesse livro é elevado ao extremo. A mãe dele é a agressiva... ao extremo; O pai dele é calado... ao extremo; Ele está nessa sozinho... ao extremo.

Eu entendo que nem tudo deve ser romantizado e às vezes as coisas tem que ser feias como são na vida real, mas isso não justifica algumas escolhas feitas nesse livro (como as do Henry, o crush de Evan) e enfim, essas 2 estrelas e ½ foram justamente pelo escritor conseguir abordar esse tema de forma corajosa, porém é aquela coisa, a história ou está num ponto muito baixo ou muito alto, acho que esse foi um dos erros dele no livro. (Não gostei muito da escrita também, algumas coisas ficam muito superficiais às vezes e o escritor age como se já soubéssemos de X informação ou Y).

Enfim, é um tema muito complicado e que eu gostaria que escritores (e artistas em geral) dessem um pouco mais de visibilidade no intuito de espalhar algumas dessas histórias.

Leyd Hope 02/05/2024

Clichezinho leve ??
Uma leitura bem levinha e fácil de terminar, muitos momentos de raiva com a mãe do Evan mas já é o mínimo esperado né?!

vicmglanna 10/01/2023

A perigosa artes de ser invisível
É um livro muito interessante de ser, apesar de ter vários gatilhos, ainda não entendi o porquê esse livro não é muito conhecido a história é simplesmente perfeita, para quem gosta de um romance lgbtq+ irá amar este conto que é um romance gay muito fofo por sinal, este livro me surpreendeu muito.

rickyrolim 25/01/2023

QUE LIVRO!
Comecei a ler este livro despretensiosamente e não sabia que sairia com tanta tristeza! Tipo esse livro é tão sensível e ao mesmo tempo tão pesado. Encontrei um favorito de 2023 em peso.

Jackson 07/04/2024

Simples, pesado e poderoso
A escrita é simples, a narrativa é direcionada ao público infanto juvenil, mas qualquer lgbt de qualquer idade, tenho certeza, irá se identificar.
A questão do livro suplanta a estética literária, as métricas e formas, a mensagem é de empoderamento, de descobertas, inspira outras pessoas a tomarem decisões sobre suas vidas e não aceitarem a violência como normal.
Foi um soco no estômago!
Fiquei revoltado, alegre, decepcionado e emocionado na mesma medida.
Amei a história e o desfecho. Lindo ??

Fadel 04/03/2023

Dolorido
Que livro difícil, meu Deus. A cada novo abuso eu sentia uma parte de mim morrendo aos poucos. Muito triste, muito perturbador e o pior é saber que isso e a realidade de muitas pessoas. Simplesmente destruidor!

Jojo 10/08/2023

Inesperado
Não sei ao certo que nota dar em específico mas com certeza me prometeu nada e entregou tudo

Eu baixei na premissa de ser um romance, com o pensamento de ser um romance simples que eu ia terminar em pouco tempo mas provou ser totalmente o contrário. Não é só um romance, é um romance que explora bem o tabu de ser um homossexual e o preconceito pesade que um tal sofreria, além do mais que explorou temas pesados no ponto de vista de um homoafetivo. Um romance querido porém tem relatos e representações pesados que são, puta merda, necessários pra mostrar a realidade do que é alguém que sofre o preconceito teimoso e constante disso!!

29/01/2023

É um livro pesado que contém vários gatilhos, mas infelizmente é a realidade de muitos. Eu senti muito pelo personagem, o quanto ele é inseguro, o medo de ser descoberto pelas pessoas por ser gay
"Será que ?ser descoberto? faria minha família me amar menos? Será que eu iria perder os amigos que me esforcei tanto para fazer no ensino médio?" Essa dúvida me persegue tbm, e o pior de tudo é sentir a vergonha de ser quem você é e ficar escondendo isso por anos com medo do que vão pensar e o que podem fazer com você.
Durante a leitura eu sentir falta de um pouco mais de detalhes em algumas partes, mas é um ótimo livro, quero que seja mais conhecido.

Char Spring 03/08/2022

Mensagem pro futuro
Totalmente necessário, o livro cumpre fielmente no que se propõe, pobre Evans, e pensar que ele não foi o primeiro e nem será o último me dói muito.

Em considerações finais, o pai é um frouxa ou tá num relacionamento abusivo? O livro deixa em aberto já que os abusos acontecem bem mais com o evan, então jogo aí o questionamento. Minha opinião? Um frouxa, o próprio Evans narra alguns momentos em que o pai e a mãe tem uma boa interação, algo que nunca ocorreu entre Evans e a mãe.

Henry, você merece o mundo, espero encontrar você em alguma vida...

Mssamuca 21/07/2023

Um livro bem pesado, mais até do que achei que seria no começo, mas que vale a leitura.
As vezes podemos nos perguntar se há mães como a do Evan, e, infelizmente, isso deve ser até mais comum do que se imagina.

anaqszx 15/01/2023

Minha vida em um livro
Eu nem sei como e nem por onde começar, mas essa livro é tudo o que eu vivo. Sou nova, então é claro que vivo com a minha mãe (e meus pais), então sou obrigada a frequentar a igreja.

Achei certas atitudes até iguais as do meus pais. O fato dela não conseguir viver sem a igreja não adoece apenas a ela, mas também a todo mundo. Nem posso falar do meu pai, que literalmente vai pra igreja até quando está doente ou mort* de cansaço.

São inúmeras as vezes em que eu já me imaginei em uma família normal, onde meu pai se importa com a minha vida mais do que com a igreja e toda a religião. São inúmeras as vezes em que eu imaginei minha mãe sendo uma mulher normal e deixando eu e minha irmã apenas sermos normais.

Se eu vejo um filme, ela diz que eu deveria ver filmes cristãos. Se eu leio, ela diz que eu deveria ler a bíblia ou então passa horas dizendo que ?livro de besteira eu quero ler, mas a palavra do senhor que cura a minha alma eu não quero?. Sou obrigada desde pequena a frequentar aquele lugar ab*sivo cheio de doent*s que não sabem lidar um com os outros de forma saudável.

Então nada nesse livro me surpreendeu. Até pensei que de fato estava falando sobre mim. Fui ler um romance lgbt e dei de cara sobre minha vida.

Renata1004 26/06/2023

Vontade de guardar o Evan num potinho de amor e proteção.
É um livro que peguei pra ler sem pretensão alguma, apenas porque gostei da capa e do título... Mas que foi uma surpresa boa e a leitura me deixou pensativa e lacrimejando em algumas parte.
A história do Evan é tão difícil, angustiante e triste pq sei que ela é vivida por muitas pessoas. O abuso psicológico e físico que ele sofre da mãe, o medo e inseguranças pra tentar ser um bom filho e bom cristão, tudo isso afeta demais ele.
Ele tenta separar as suas "vidas", tenta manter escondido quem realmente é, o amor que sente pelo melhor amigo, os abusos que sofre em casa por medo, mas as coisas começam a colidir e ele se vê cada vez mais apreensivo e angustiado. Quando o Henry assumi que gosta do Evan e que sua família sabe que ele é gay, vemos a diferença entre a família dele e a do Evan... O final do livro foi de um alívio enorme, vê amor e acolhimento da família do Henry ao Evan aceitando a relação deles, e o Evan conseguindo ter um pouco de paz ao sair daquela casa e finalmente ser quem realmente é.

books.byluc 23/06/2023

Perdido
Sei lá, gosto da mensagem, mas não sei se gostei mesmo da escrita e da forma que a narrativa é construída. Diria que é um romance contemporâneo adolescente com gatilhos pesados, onde o romance parece ser apresentado para ?resolver? o problema da história do protagonista, o que não é legal tendo em visto o - problema -.

liizeeyoi 27/02/2024

Pode gerar gatilho
Eu amei ?A perigosa arte de ser invisível?, esse livro me tirou da ressaca literária que estava há um tempo!!

o Evan é um dos personagens mais únicos que eu já li: Um adolescente, artista, de família grega, que mora nos EUA com seus pais. A dor e a pressão que o personagem principal sofre faz do livro ser bem pesado, mas a história mostra a realidade de muitos jovens, incluindo o passado do autor (Angelo Surmelis).

?Eu quero amá-la. Quero que ela me ame. Mas ela odeia quem sou ? o que sou.?

Odiei com todas as forças a mãe de Evan. Voula consegue ser mais odiável do que próprio significado do verbo ?odiar?. Como uma mãe pode ser tão cruel e tóxica por conta da sexualidade do próprio filho? Porém, admito que ela foi uma personagem muito bem escrita, assim como todos os personagens, o que me fez refletir muito.

Assim que peguei o livro para ler, já sabia que o foco não era o romance entre Evan e Henry, e esse foi o motivo de ter comprado o livro. A adolescência de Evan é intensa demais para ser apenas um romance.

?A perigosa arte de ser invisível? pode gerar bastante gatilho. É profundo e possui muitas cenas de abusos/agressões. Se você for uma pessoa sensível recomendo que não leia. :))