A perigosa arte de ser invisível

A perigosa arte de ser invisível Angelo Surmelis

Resenhas - A perigosa arte de ser invisível

autorithy 20/03/2023

Pesado, real e necessário.
O livro em si é muito importante, por mais que tudo na estória seja tratado ao extremo é bom ver que o autor representou muitos jovens que vivem dessa maneira ou semelhante ao redor do mundo. E Não se enganem esse livro contém muitos gatilhos e muitas cenas de violência. Fica meu alerta, estejam com a saúde mental em dia antes de realizar essa leitura.

A escrita do autor não é uma das melhores, ou talvez tenha sido a tradução, achei bem pobre em questão de descrever os lugares e a aparência das pessoas com clareza, fora que ele deixa muitas situações subentendida. Mas não posso negar que ele criou o Evan (protagonista) perfeitamente, um garoto com personalidade, sonhos, camadas e humanidade. Que logo me fez ficar imerso em sua história de vida, fazendo eu ficar conectado e apegado, torcendo a cada momento pelo seu final feliz.

????????, 5 + ??

itzskai 26/08/2023

NECESSÁRIO.
Foi uma experiência angustiante de ler, porém, com toda certeza, algo que realmente acontece até hoje. Dessa vez, recomendo a todos a lerem e refletirem sobre o que acontece ao seu redor. Você que leu ou lerá isso e se sente sozinho ou errado por ser quem você é, nunca se esqueça. Você não está sozinho. Você merece ser amado de verdade. Dêem muito amor e apoio a pessoas que lidaram e ainda lidam com homofobia diária. Busquem apoio sempre. ??

bruueuzebio 11/03/2024

Nunca é simples, nunca será?
Esse livro acaba trazendo uma variação enorme de sentimento para o leitor, indo de 0 a 100 muito rapidamente.

Evan, o invisível, retrata com certeza a vida de muitos por aí, onde a sociedade, o meio em que vive, ou como foi criado acabara sufocando o que de fato ele realmente era. Em meio a tudo isso o que ele quer é só passar despercebido, tendo esperança de que um dia tudo isso possa mudar, principalmente com relação ao amor não recebido de sua mãe.

Infelizmente ao longo da história fica claro que isso está longe de acontecer, pelo menos por parte de sua família, as agressões literais e psicológicas conduzem a mudanças necessárias na vida do personagem. O pai tenta em meio ao convívio compensar todo o horror sofrido pelo filho, porém é castrado constantemente pela esposa, causando revolta no leitor.

Encarar e aceitar quem realmente somos, pode depender de muitas coisas, e Evan demonstra muito isso. O personagem demostra ser maior que o preconceito que sofre na escola em casa, e cria coragem para encarar, após ter resistido até o último momento na esperança em ter realmente uma mãe.

As vezes as pessoas só querem paz para serem quem elas realmente são.

vcmechamademar 17/09/2023

Pesado...
O livro tem umas descrições bem pesadas e ver esse garoto sofrendo me deu uma agonia terrível, eu só torcia pra mãe dele morrer na pior forma possível... Não sei se foi o tom, mas no início o livro não me pegou muito, comecei a ter mais interesse da metade pro final, mas foi uma leitura densa de ser concluída... Pelo menos terminei aliviado com a forma como terminou, durante toda a narrativa eu fiquei morrendo de medo do desfecho :(

kittylover 27/11/2023

Para todos corações machucados..
Intenso, esse livro é completamente intenso. A sensação de ler ele é como você quase se afogar, mas conseguir voltar a superfície. É muito triste ver que o Evan sofre muito com tudo e não poder dar um abraço nele. Talvez o objetivo do autor tenha sido completamente esse, o foco não é no romance, me fez refletir muito várias coisas e nossa me deu muito gatilho.
A parte que me deixou bem frustrada é a questão do final ter sido 'cagado' se for essa a palavra. Eu queria ver mais o Evan conquistando a felicidade, se amando, queria mais detalhes sobre o quê ocorreu, como tudo ficou, foi quase um final em aberto para mim. Com todos os gatilhos dele, eu gostei muito de ter lido, é aquele livro que você não esquece nem se quisesse..

Arthur 22/01/2024

Comprei esse livro achando que era uma história de romance e no final fiquei refletindo por horas. Passei muita raiva e quase chorei em diversas páginas. Uma história triste mas que é realidade de muitos. Um livro com diversos gatilhos e traumas.

Alediohead 30/01/2024

"Este momento em silêncio é o meu mundo"
Esse realmente é um dos poucos livros que eu fiquei bastante indeciso sobre o que achei. Ao mesmo tempo que me senti extremamente desconfortável com todas as cenas de agressão, tortura psicologica da mãe e passividade do pai, torci muita pela felicidade do Evan, achei algumas coisas muito mal construídas. O romance por mais fofo que tenha sido, achei muito rushado, e o final basicamente não entregou desfecho nenhum, ao menos não um muito satisfatório. Senti que faltou um pouco de detalhe na construção do personagem do Evan, esperava na real um outro rumo pra história.

leobalarin 09/02/2024

FORTE
É simplesmente uma das histórias mais pesadas que já li, justamente pelo fato de você conseguir se enxergar em vários momentos e o pior ainda é saber que isso não fica restrito a ficção. ?Tem gatilhos pra bullying, homofobia, violência física e psicológica além de fanatismo religioso, se isso for sensível de alguma forma, aconselho não ler ou ir com muito cuidado. ?Conhecemos Evan que é de uma família grega que vive nos Estados Unidos com seus pais, ele está prestes a completar 18 anos e teve recentemente sua primeira experiência ficando com outro garoto em um acompanhamento da igreja.
Evan tem uma mãe extremamente abusiva, agressiva e manipuladora em diversos sentidos, simplesmente por ter a certeza que o ?mal? está afetando a vida seu filho. Essa relação é bastante intensa, triste, incômoda e angustiante, tudo isso traduzido como: uma mãe cristã que usa a religião como a respostas de todos as situações que acercam sua vida. Já temos um pai mais tranquilo que se mostra presente e tenta de uma forma meio ?morna? entender melhor o filho, porém leva o seu casamento muito a sério e tenta levar isso em consideração em certos momentos em que precisa defender seu filho. ?Evan se apaixona pelo seu melhor amigo, Henry, que até então estava em um relacionamento com uma garota. Eles se aproximam bastante e Evan tem alguns cadernos/diários onde ele retrata toda a violência sofrida com sua mãe, e alguns desenhos que retratam essa e outras situações. Henry começa a perceber certas marcas e machucados em Evan e quando tem acesso a esses registros ele começa a querer proteger Evan. Essa relação é muito fofa e isso gera uns momentos mais leves.?Temos outros pontos interessantes como Evan tendo conversas com o pastor, agressões na escola e bullying, a mãe tentando arrumar uma namorada e ele e outros assuntos. ?O único ponto é que acho que o final poderia ter sido melhor executado, mas isso não deixa a desejar em ser um livro muito bom, recomendo!